Sensibilidade e especificidade dos testes neuropsicológicos no TDAH

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Acredita-se que os testes neuropsicológicos devem ser sensíveis o suficiente para distinguir entre funções normais e anormais em áreas cognitivas ou comportamentais específicas. O valor da avaliação neuropsicológica na avaliação dos distúrbios da atenção baseia-se no pressuposto de que os testes neuropsicológicos são suficientemente sensíveis e específicos para identificar manifestações neuropsicológicas relacionadas aos padrões comportamentais do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais Modos específicos e discretos. Por outro lado, a validade da avaliação neuropsicológica é questionada porque ela não pode refletir total ou precisamente o processo neurofisiológico ou neuropsicológico subjacente, e o desenvolvimento de diagnósticos que reflitam verdadeiramente o comportamento será relevante. Este estudo tem como objetivo mostrar quanta atenção e especificidade podemos esperar de certos instrumentos (testes neuropsicológicos) que constituem avaliações neuropsicológicas, analisar a definição diagnóstica do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e analisar a doença Resultados da avaliação neuropsicológica dos pacientes: análise do déficit de atenção e hiperatividade em determinadas áreas funcionais, tais como: capacidade de linguagem, capacidade de resolução de problemas, função executiva, fluência, concentração e atenção sustentada, memória verbal e de imagem, para Garantir a validade dos resultados da avaliação neuropsicológica em termos do diagnóstico comportamental descrito pelo DSM-5.

Este estudo é uma revisão de literatura de cunho qualitativo e exploratório. The value of neuropsychological assessment in the assessment of attention disorders is based on the assumption that neuropsychological tests are sufficiently sensitive and specific to identify neuropsychological manifestations related to the behavioral patterns of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders Specific and discrete modes. On the other hand, the validity of neuropsychological assessment is questioned because it cannot fully or precisely reflect the underlying neurophysiological or neuropsychological process, and the development of diagnoses that truly reflect behavior will be relevant. This study aims to show how much attention and specificity we can expect from certain instruments (neuropsychological tests) that constitute neuropsychological assessments, analyze the diagnostic definition of attention deficit hyperactivity disorder and analyze the disease Results of neuropsychological assessment of patients: deficit analysis of attention and hyperactivity in certain functional areas, such as: language ability, problem solving ability, executive function, fluency, concentration and sustained attention, verbal and image memory, to ensure the validity of the results of neuropsychological assessment in terms of behavioral diagnosis described by DSM-5.

This study is a literature review of qualitative and exploratory nature. The keywords "neuropsychology", "ADHD", "diagnosis", "sensitivity" and "specificity" were selected in the search bases: PubMed, LILACS, Science Direct and Scielo. Quadro 1 - Principais sinais e sintomas de TDAH Fonte: Marcon et al. p. Este distúrbio acarreta consequências negativas pois leva os pacientes a exibirem “uma falha no desempenho acadêmico, nas relações sociais e em aspectos emocionais”. BONI et al. p. Porém, como os próprios autores discutem, existe marcada variação das prevalências de acordo com os parâmetros e instrumentos utilizados. No Brasil a prevalência em pré-escolares atinge os 7% da totalidade (COUTO et al. O estudo de Colley et al. abordou “polêmica” discutindo a questão “subjetividade” do diagnóstico, que se baseia em critérios clínicos.

Os autores chegaram ao consenso de que o TDAH é um distúrbio biopsicossocial complexo, que exige uma gama sofisticada de intervenções para apoiar aqueles que experimentam os prejuízos (COLLEY et al. MAEIR et al. p. tradução livre). Modelos de intervenção para pessoas com déficits neurocognitivos em neuropsicologia enfatizam que esses déficits cognitivos não ocorrem isoladamente.  Assim, os déficits neurocognitivos precisam ser entendidos no contexto de toda a pessoa, à medida que ela se ocupa de ocupações significativas em seu ambiente (CONNOR et al. Quanto à sua natureza, este estudo enquadra-se como pesquisa exploratória. Quanto ao método esta pesquisa adota o indutivo. No tocante aos procedimentos teóricos fez-se uso do levantamento bibliográfico que consiste em uma busca a partir de material já publicado como artigos, dissertações, teses e monografias.

Delineado o tipo de estudo deste trabalho, foram estabelecidas as palavras chaves para busca: “neuropsicologia”, “TDAH”, “diagnóstico”, “sensibilidade” e “especificidade”. Em seguida foram estabelecidas as bases para busca: PubMed, LILACS, Science Direct e Scielo. PEREIRA et al. O modelo de questionário está apresentado no Anexo A. Em relação à sensibilidade e especificidade, o estudo de Costa et al. realizado com 765 pais de crianças entre 4 e 16 anos, demonstrou um alto coeficiente de consistência interna, acima de 0,70, sendo o máximo 1,00, como demonstrado na tabela abaixo. Tabela 1 - Coeficiente de consistência interna Fonte: Costa et al. Logo, tem-se que a sensibilidade deste teste variou entre 40 e 68,7%, pela análise dos estudos anteriores demonstrados na tabela e a especificidade alcançou 99,5%, sendo o valor mais baixo para esta de 73,5%.

Contudo, estes valores são para o teste em versão reduzida. Na versão completa os escores de sensibilidade sobem para 60,2% e 65% nos estudos de Kessler e Zohar e especificidade de 98,3 a 62,7 respectivamente. O teste diagnóstico Stop Signal Task (SST) “é um procedimento que pode fornecer uma medida de controle inibitório de uma resposta motora em andamento” (SENDERECKA et al. p. A tarefa primária, ou de “ir”, envolve uma tarefa de tempo de reação que os participantes realizam o mais rápido possível. A tarefa primária configura a resposta prepotente sendo que a demanda por controle inibitório é invocada por apresentar, aleatoriamente e com pouca frequência, um sinal para interromper a resposta em andamento ao sinal de ir. A possibilidade ou não de o participante interromper essa resposta prepotente em um estudo específico é considerado o índice essencial do controle inibitório.

SORENI et al. Em relação a estes dois últimos testes, o estudo de Soreni et al.  The journal of special education, 2007, 40. APA. American Psychiatric Association. DSM-5: Options being considered for ADHD. DSM-IV-TR. Routledge, 2013. CARVALHO, TSZ; SERRAT, D. M. The “Visibility” of Learning Difficulty under the ADHD Diagnosis: Pathologization and Medicalization in Child Education.  Online International Interdisciplinary Research Journal, 2017, 7. COSTA, Danielle S. et al. Avaliação do instrumento SNAP-IV pelos pais no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: acurácia em uma amostra clínica de TDAH, validade e confiabilidade em uma amostra brasileira,.  J. Pediatr. DAVIS, Catherine C. et al. Putting families in the center: family perspectives on decision making and ADHD and implications for ADHD care.  Journal of Attention Disorders, 2012, 16. FONSECA, J. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa.

ed. São Paulo: Atlas, 2002. MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. ª ed. São Paulo: Atlas, 2003. B. Avaliação das propriedades psicométricas da escala de autorrelato de sintomas do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade – ASRS-18. Dissertação (Mestrado em Neurociências), Universidade Federal de Minas Gerais, 2011. MAEIR, Adina, et al. Effectiveness of Cognitive–Functional (Cog–Fun) occupational therapy intervention for young children with attention deficit hyperactivity disorder: A controlled study. Construção psicopedagógica, v. n. p. MATOS, Paulo; SERRA-PINHEIRO, Maria A. ROHDE, Luis A. psiquiatr. clín.  São Paulo ,  v.  n.  p. Avaliação de indícios de TDAH por meio de três escalas.  Psicologia Argumento, 2017, 32. PRODANOV, C. C. et al. SHIMONI, Ma’ayan; ENGEL-YEGER, Batya; TIROSH, Emanuel. Participation in leisure activities among boys with attention deficit hyperactivity disorder.

 Research in developmental disabilities, 2010, 31. SENDERECKA, M. et al. n. p. WASSERMAN, Theodore; WASSERMAN, Lori Drucker. The sensitivity and specificity of neuropsychological tests in the diagnosis of attention deficit hyperactivity disorder.  Applied Neuropsychology: Child, 2012, 1.

150 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download