Resenha - O ENSINO DE GEOGRAFIA E O USO DOS RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS - Pedagogia

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

INTRODUÇÃO Neste artigo a autora argumenta sobre a importância do uso de recursos didáticos e tecnológicos nas aulas de geografia. Dessa forma, este artigo teve como objetivo demostrar como esses recursos didáticos são essências no ensino de geografia, visto que através dessa disciplina o aluno pode desenvolver o seu senso de localização de forma clara, bem como, compreender-se como parte do mundo em que vive. A autora realizou este trabalho a partir da pesquisa descritiva / qualitativa, razão pela qual esta pesquisa examina evidências baseadas em dados verbais e visuais para entender um fenômeno em profundidade, baseado em estudo de caso. O ENSINO DE GEOGRAFIA E O USO DOS RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS Resenha referente ao artigo “O Ensino De Geografia e o Uso dos Recursos Didáticos e Tecnológicos”, realizada pela especialista em metodologia do ensino de história e geografia (FACINTER) e professora da Prefeitura Municipal de Capitão Poço, Flaviana Moreira Calado.

Artigo publicado em junho no ano de 2012. Deste modo, surge a necessidade de inserir no ensino fundamental a geografia ensinada por novas tecnologias, capazes de superar os desafios postos, tanto no que concerne ao ensino, quanto a aprendizagem dos alunos, uma vez, ajuda tanto os professores quanto os alunos, respectivamente, ao ensinamento e aprendizado da disciplina. A autora faz uma observação imprescindível, quando relata sobre as escolas que em pleno século XXI, não possuem recursos didáticos e tecnológicos capazes em ensinar a disciplina de geografia, assim estas utilizam-se da forma “tradicional”, qual seja, quadro branco e pincel, muitas vezes lousa verde e giz, ou seja, muitos professores não inovam sua forma de ministrar as aulas, assim não se dão a oportunidade de se adaptarem aos recursos didáticos e tecnológicos.

Inclusive, observasse ainda que no seu acervo bibliográfico de algumas escolas há uma grande insuficiência de livros atualizados. Dessa forma, a autora, conclui que as escolas, não estão contribuindo com as práticas educativas, bem como, não estão sendo receptiva quanto às transformações e evoluções tecnológicas, embora sejam ferramentas essências para proporcionar o ensino de geografia com qualidade. Diante do o exposto, a autora destaca a importância do uso do livro didático no ensinamento e aprendizado nas escolas, em que, este o ajuda a nortear o planejamento do professor, sugerindo caminhos e sequências lógicas para a aprendizagem de seus alunos. A autora ainda destaca que pleno século XXI ainda há escolas passam por dificuldades, em razão por não possuírem de forma adequada, incentivo e motivação para o desenvolvimento de interativas, utilizando-se de recursos didáticos e tecnológicos no ensino.

Por fim, a autora ressalta que vale ao educador / professor repensar sobre as práticas de ensino no processo de ensino-aprendizagem do aluno, visando sempre proporcionar um ensino com inovações e qualidade. REFERÊNCIAS CALADO, Flaviana Moreira. O ensino de geografia e o uso dos recursos didáticos e tecnológicos. Geosaberes, Fortaleza, v.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download