Resenha do filme fome de poder

Tipo de documento:Resenha Crítica

Área de estudo:Direito

Documento 1

ANÁLISE O filme lançado em março de 2017, foi dirigido por John Lee Hancock, roteirista Robert D. Siegel, conta a história de empreendedorismo e ascensão da rede de fast food mais famosa do mundo: O Mc Donald’s. Nesse ínterim, faz-se importante destacar que foi esta rede que inovou a forma de comer em todo o mundo. Inicialmente, a obra inicia-se com Ray Kroc, um vendedor de multimixers (máquinas de fazer milk shake) fracassado e endividado, mas persistente e determinado, que buscava garantir e conquistar clientes para suas vendas. Ray quase não tinha pedidos e se assustou quando uma lanchonete encomendou seis de seus produtos. Ao se deparar com um quadro na parede do escritório dos irmãos Mc Donald’s, Ray fica admirado com os “arcos dourados” nele impresso, o que mais adiante viria a ser o símbolo da marca Mc Donald’s.

Ray viaja até Phoenix para conferir os arcos impressos e gosta do que vê. Ao retornar para casa, o vendedor conta para a esposa sua fascinação pelo restaurante e compara o método dos irmãos com o fordismo, mostrando profunda euforia para de alguma forma, fazer parte daquilo. O vendedor insiste até conseguir o sim dos irmãos. Os irmãos ficam divididos mas no final, aceitam. Enxergou a necessidade de obter sócios e investidores que efetivamente se interessassem pelo negócio e por crescer – e após alguns desacertos, conseguiu angariar pessoas comprometidas para tanto. A franquia é um sucesso, inúmeras lojas são inauguradas mas Ray se surpreende ao saber que está quase sem capital, tendo em vista que a receita de 1,4% era insuficiente, e Ray tenta renegociar os termos do contrato com os irmãos Mc Donald’s, e estes não aceitam, dizendo que Ray aceitou livremente os termos do acordo.

Ray descobre que o custo com os refrigeradores é muito grande e está impactando negativamente em sua receita – enquanto isso, o contrato de hipoteca da casa, em três meses de atraso, está as vésperas de ser executado. O vendedor e agora empresário descobre um produto chamado instamix, um milk shake em pó que não precisaria de refrigeração, e que diminuíria os custos com energia. Ao apresentar a ideia para os irmãos Mc Donald’s, que novamente rechaçam o empresário. Os irmãos, ao saberem disso questionam Ray, que lhes informa que criou uma empresa para fornecer suporte na locação dos espaços, aos franqueados. Os irmãos, por sua vez, dizem que Ray não poderia fazê-lo, em decorrência da previsão em contrato que nada poderia ser alterado sem consentimento deles.

É nesse momento que Ray informa que trata-se de uma empresa autônoma, que não possui qualquer ligação com o que acontece dentro do restaurante (onde os irmãos possuíriam domínio), e que o que ocorre nesse espaço, não é de competência dos irmãos. O narrado alhures é a grande tacada de Ray, possuindo assim domínio total não só sobre os terrenos, como a própria rede. Tendo total domínio sobre tudo o que dizia respeito ao Mc Donalds, Ray faz uma oferta ínfima aos irmãos, que são obrigados a aceitá-las em decorrência do tanto quanto exposto, havendo rompimento entre as partes.

90 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download