RELATÓRIO ESTAGIO Ensino Fundamental 6º ao 9º Ano
Pesquisar metodologias ativas com uso de tecnologias digitais. O texto é composto por partes teóricas e práticas que possibilitaram compreender os diversos aspectos educacionais. LEITURAS OBRIGATÓRIAS Durante as leituras foi possível perceber os diversos aspectos e particularidades que compõem os processos educacionais. Reflexões, sobre os pormenores que devem nortear o Projeto Político Pedagógico da Instituição com o fim de traçar as diretrizes de trabalho, mas nunca se esquecendo de atualizar a proposta construída coletivamente. Pode-se perceber os diversos aspectos abordados pelo PPP, sendo estes: -Recursos, -Processos avaliativos -Meios digitais, -Diretrizes pedagógicas, -Aspectos do curriculares, -Rotina escolar, -Normas de conduta escolar, Importante ressaltar a autonomia que as escolas possuem para sua elaboração. ESCOLA WEB). Além disso, para que possa ser eficaz deve ser sempre atualizado e adaptável a realidade local.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP? A BNCC possui também além do currículo comum uma abordagem de trabalho com os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), para embasar o trabalho dos professores e gestores. Não sendo de domínio exclusivo de um componente curricular, mas que perpassam a todos de forma transversal e integradora. Qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola? A a importância de se trabalhar com os TCTs na escola é uma busca pela melhoria da aprendizagem.
Ao contextualizar o que é ensinado em sala de aula juntamente com os temas contemporâneos, oportuniza-se aumentar o interesse dos estudantes durante o processo e despertar a relevância desses temas no seu desenvolvimento como cidadão. Levar o educando a reconhecer e aprender sobre os temas que são relevantes para sua atuação na sociedade. Permita ao estudante compreender questões diversas, tais como cuidar do planeta, a partir do território em que vive; administrar o seu dinheiro; cuidar de sua saúde; usar as novas tecnologias digitais; entender e respeitar aqueles que são diferentes e quais são seus direitos e deveres como cidadão, contribuindo para a formação integral do estudante como ser humano, sendo essa uma das funções sociais da escola. a.
Por que a BNCC não pode ser o único documento orientador do planejamento docente? A BNCC não pode ser o único documento orientador do planejamento docente porque é necessário levar em conta os objetivos traçados nas reuniões pedagógicas pela equipe pedagógica no início do ano letivo. Apesar da BNCC traçar os conteúdos, orientações e competências a serem considerados durante o planejamento, a outros documentos a serem considerados. Pois este documento é somente uma base a se considerar que deve ser complementado de acordo com a reliadade de cada instituição escolar respeitando suas especificidades. b. CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS De acordo com a diretora, a escola está com alto índice de evasão e os alunos apresentam baixo rendimento em relação aos índices estaduais.
Isto porque, uma série de questões que estariam interferindo no cotidiano escolar e no rendimento dos alunos. A escola possui poucos recursos financeiros e tecnológicos, mostrava-se pouco atrativa para os alunos. Outro fator do baixo rendimento seria o uso ilimitado dos aparelhos celulares em sala de aula, que acabavam distraindo os alunos ao longo das aulas. Diante do problema proposto conhecer as metodologias ativas e o uso da tecnologia faz-se eficaz, isto porque de acordo com Carvalho (2006) apesar de o uso da tecnologia possibilitar uma série de recursos, a Internet traz, na maior parte das vezes, grandes problemas em termos de seleção da informação, independentemente do tipo de utilizadores e dos objectivos que justifiquem a sua utilização. Outra metodologia é a Sequência Didática composta por um conjunto de atividades planejadas para ensinar um conteúdo, constituído de passos e etapas ligadas entre si e organizadas de acordo com os objetivos propostos pelo professor para tornar o aprendizado mais significativo e eficiente.
Sendo assim, diante do problemas apresentado, visto a escola possuir poucos recursos e os alunos possuírem em sua maioria smartphones, e a faixa etária abordada considera-se o uso da gamificação uma das estratégias relevantes. Outra metodologia seria o ensino híbrido coma intenção de mesclar os conteúdos e as práticas cotidianas da escola. PLANOS DE AULA Plano de Aula Identificação Disciplina História Série 6º ano Turma A Período Matutino Conteúdo História: tempo, espaço e formas de registros Objetivos Objetivo geral: Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas. Objetivos específicos: - Observar as formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico - Identificar objetos de diversas épocas - Localizar estilos culturais e formas de registros ao longo do tempo -Comparar as modificações ao longo dos anos.
Adaptação do plano) FRANCO, P. M. FERREIRA, R. K. R. edu. br/index. php/citi/article/ download/6950/4639>. Acesso em: 16 Set 2020. Plano de Aula Identificação Disciplina História Série 9º ano Turma B Período Vespertino Conteúdo História recente: pluralidades e diversidades identitárias Objetivos Objetivo geral: Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contêmporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes culturas. br/p. Acesso em: 17 de Set. Adaptação do plano) FRANCO, P. M. FERREIRA, R. essentiaeditora. iff. edu. br/index. php/citi/article/ download/6950/4639>. Título da obra. ed. Cidade: Editora, 2019. BRASIL. Ministério da educação. Acesso em: 15 Set 2020. ESCOLA WEB. Projeto político pedagógico: a importância de traçar rumos para sua escola. Disponível em: < https://escolaweb.
com. Gamificação na Educação: considerações sobre o uso pedagógico de estratégias de games. Congresso Integrado de tecnologia da informação. Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Centro. Rio de Janeiro. Disponível em: <www. br/conteudo/104/ensino-hibrido-entenda-o-conceito-e-entenda-na-pratica#>. Acesso em: 17 de Set. REVISTA NOVA ESCOLA. Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre História: Formas de registro. Disponível em: novaescola.
120 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes