RELATÓRIO DO ESTÁGIO EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO
Além disso, também constatou-se como se dão as relações dos pais dos educando com a escola e com os professores, o que corresponde a uma etapa essencial no processo de ensino-aprendizagem. A atuação da docente, baseada em uma didática tradicional, mas também pautada na interação com os alunos, é direcionada a ensino de conteúdos cobrados em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio. Por conta disso, a maneira de como ela atua foi similar à empregada por mim neste estágio, a fim de não romper com aquilo que os alunos já vinham aprendendo. Dessa forma, este relatório objetiva demonstrar todas etapas do estágio, conforme o modelo da Instituição. Para tanto, foram consideradas todas as orientações no momento de observação e de regência.
Alguns pontos colocados pelo autor são baseados nas teorias do modelo de formação reflexiva e estágio de desenvolvimento do professor. Assim, são referidas algumas limitações da disciplina de estágio dos cursos regulares de graduação. O objetivo da experiência de estágio seria auxiliar o aluno a fazer a transição para o pensamento pedagógico, que se caracteriza pela criticidade e capacidade de refletir sobre os impactos do ensino para a aprendizagem e crescimento do aluno. Entretanto, nos relatos de alunos não houve menção a esses aspectos, o que mostra que os alunos professores em questão ainda não alcançaram o estágio de desenvolvimento esperado. Segundo o autor, existem cinco estágios para o desenvolvimento do professor. As reflexões centram-se na implicação do ensino para a aprendizagem dos alunos.
Através da leitura desse artigo, foi possível estabelecer relações com a experiência de estágio realizado durante a disciplina, abrindo a possibilidade de um olhar mais crítico para o processo de ensino-aprendizagem do aluno. Conclui-se a importância de ter como foco a aprendizagem do aluno e o desenvolvimento de metodologia que facilitem o objetivo pedagógico estipulado, além do aspecto puramente relacional. SENTIDOS DE ENSINAR E APRENDER INGLÊS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA O artigo apresenta os sentidos atribuídos ao ensino de inglês por alunos do curso de Graduação em Letras por meio da análise de depoimentos. A partir disso, o autor visa relacionar com o conceito de ideologia a fim de identificar como o discurso desses alunos se relaciona a elementos sociais.
Ao mesmo tempo que a escola é vista como ineficaz para o ensino de inglês, também é demarcado o papel isolado do professor como fundamental para tornar o ensino eficaz. Assim, percebe-se a desconsideração dos fatores sociais envolvidos na questão escolar brasileira ao centrar unicamente na figura do professor a responsabilidade pelo ensino de qualidade. A leitura desse artigo possibilitou reflexões sobre a experiência de estágio, permitindo observar que é necessário considerar o contexto social que dificulta as condições básicas para uma aprendizagem satisfatório. Entretanto, é fundamental que o professor se mantenha ativo no processo a fim de elaborar estratégias que facilitem a aprendizagem do aluno. PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID O terceiro artigo busca compreender as representações sobre a experiência de ensino de alunos de graduação que participaram do PIBID por meio de um grupo focal.
Nesse sentido, a escola é subdividida em: • Direção • Coordenação • Secretaria; • 14 salas de aula; • Sala dos professores com sanitários; • Pátio interno; • 1 refeitório; • Biblioteca; • 1 cozinha; • 1 laboratório de informática; • Quadra esportiva; • Sanitários masculinos e femininos; • Almoxarifado; No que concerne ao corpo de funcionários, há instituição é composta por uma diretora, uma coordenadora pedagógica, uma vice-diretora, um supervisor em educação, vinte e três professores, seis auxiliares de serviços gerais, quatro cozinheiras e um oficial administrativo. O tempo de serviço desses profissionais é de: • Diretora (14 anos) • Coordenadora pedagógica (9 anos) • Vice-diretora (16 anos) • Supervisor em educação (7 ano) 4 ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE A professora regente da qual pude observar as aulas deste estágio é Vania Maria Nadai de Souza. Segundo informado a mim, ela se formou em Licenciatura em Letras Português-Inglês pela Universidade Metodista de Piracicaba no ano de 1989.
Já atua como professora há mais 25 anos em escolas públicas da rede estadual, sendo assim está prestes a se aposentar. Na atual escola, ela atua desde o ano de 2003. Ao ser questionada se recebe materiais de apoio enviados pela Secretaria Estadual de Educação para trabalhar os temas específicos, ela afirma que o próprio calendário escolar prever o desenvolvimento de projetos interdisciplinares que visam à sensibilização sobre temas como racismo, preconceito e homofobia. Por essa razão, ela diz que a Secretaria repassa apenas orientações para a elaboração dos projetos, cabendo à escola desenvolvê-los. Em relação à abordagem sobre o meio ambiente, a docente que diz fazer leituras e discutir com os alunos o tema, sem se desvincular do planejamento, já que isso é feito por meio do livro didático.
ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR Com base no Projeto Político Pedagógico da escola, tem-se que a concepção da função social da instituição é fornecer subsídios para que os estudantes tenham uma formação pautada na autonomia intelectual, contribuindo para a transformação da sociedade por meio de iniciativas inovadoras. Além disso, objetiva-se que os alunos não só tenham acesso à escola, mas que possam permanecer neste ambiente. Com isso, a escola prevê a constante modernização de sua estrutura e a capacitação continuada dos docentes e dos gestores. Ainda conforme dispõe o PPP grande parte dos alunos tem por objetivo encontrar, na escola, amigos ou de passar um tempo fora do ambiente de casa. Porém, existem aqueles que, de fato, objetivam adquirir conhecimentos e buscar oportunidades para a capacitação profissional.
Independentemente do perfil, a escola entende ser importante oferecer a mesma qualidade de ensino para todos, fomentando nos que não têm interesse o gosto pela aprendizagem. O Projeto ainda prevê a missão dos educadores, quais sejam: educar para a vida; construir um ser humano melhor; motivar para o futuro; evoluir os conhecimentos; criar um ambiente acolhedor; proporcionar momentos de felicidades tentando suprir o que que falta em casa para os educandos; aprender a ouvir acolhendo os sentimentos. Destaca-se também o foco da coleção em propiciar a compreensão do leitor por meio da utilização de estratégias de leituras, as quais são formadas pela divisão de conteúdo em pré-leitura, leitura e pós-leitura. Desse modo, na pré-leitura, ocorre a introdução do assunto, enfatizando o que será abordado na unidade.
Já na parte que compreende a leitura há a disposição do conteúdo em si, tópico em que o assunto é tratado de forma minuciosa. Na pós-leitura, são retomados os principais pontos abordados na unidade, além das atividades para a revisão. No que tange às temáticas, estas são abordadas de modo instigante, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio. Seção “Studying for Exams”, presente nas unidades de revisão de cada volume, traz questões de provas anteriores do Enem e de vestibulares. Seção “Tips into Practice”, presente no volume 3, oferece dicas de resolução de questões do Enem e de vestibulares. Seção “Questões de Vestibular”, presente no Manual do Professor de cada volume, apresenta questões de vestibulares para serem utilizadas a critério do professor.
No que concerne ao manual do professor, as coleções disponibilizam orientações detalhadas e práticas de atividades ao longo de todas as obras. A organização também permite associar os conteúdos ao planejamento de aulas, uma vez que possui atividades adicionais e provas anteriores de vestibulares. Não percebi se algum dos alunos não o apresentou, o que demonstra que a turma se interessa em realizar as tarefas. Após essa etapa, a professora fez a correção da atividade na lousa, enquanto os alunos também corrigiam as questões que erraram. Pelo que consegui notar, eles não tiveram dificuldades substanciais, pois conseguiam responder adequadamente quando questionados pela docente sobre o modo como fizeram. Após a correção, a docente deu continuidade ao assunto da forma verbal imperativa, copiando na lousa um quadro referente ao modo como a forma infinitiva se apresenta no imperativo afirmativo e imperativo negativo.
Sequencialmente, ela utilizou o livro didático para explicar o presente simples. A fim de avaliar a compreensão, a professora ainda passou um exercício para ser respondido durante a aula. Tal atividade consistia em os alunos completarem as lacunas das frases com duas expressões sinônimas. A professora copiou a atividade na lousa. Por não dar tempo, ela os liberou para responder em casa e trazer na aula subsequente. Diário de observação nº 4 Escola: Data: Local: Horário das: Professor (a) regente: Ano: Estagiário: Nesta segunda aula com a turma do segundo ano, a docente continuou com a correção da atividade da aula precedente e a colocação de vistos nos cadernos dos discentes. Para este conteúdo, ela utilizou o livro didático mais uma vez para explicar a regra geral de uso e a aplicação concreta.
Feito isso, ela resumiu as principais regras na lousa, a fim de facilitar o entendimento dos alunos e direcionar a compreensão dos principais pontos. Ela utilizou o momento, ainda, para sanar as dúvidas. Sequencialmente, ela pediu que eles mostrassem pegassem lista de questões e resolveu cerca de 8, sendo que a lista possuía 15. O tempo da aula se esgotou enquanto a docente estava corrigindo as questões. A fim de consolidar o conteúdo, após copiá-lo ela fez as devidas explicações. Sequencialmente, a professora pediu para que os alunos resolvessem a atividade do livro didático referente ao assunto. Como havia tempo suficiente para responder ainda nesta aula, a maior parte deles conseguiu finalizar e mostrou à docente, que deu vistos nos cadernos. O encerramento da aula foi com a professora explicando aos educandos que esta seria minha última observação naquela turma.
De modo geral, os alunos ao logo da observação mostraram-se interesse, embora alguns deles ainda necessite ter uma atenção mais concentrada. Sequencialmente, eles necessitarão responder, verbalmente, por meio da minha mediação, às perguntas da página 70 do referido livro; 4. Farei a leitura das perguntas estimulando que os alunos busquem entender do que elas estão tratando. A depender da reação deles; será escrito no quadro alguns vocabulários e sua respectiva tradução, facilitando a compreensão deles; 5. Eles precisarão, dessa maneira, dar respostas que estejam alinhadas aos questionamentos sobre hábitos alimentares. Recursos: Livro didático, lousa e giz. Recursos: Lousa, giz e livro didático. Avaliação: Os alunos serão avaliados em todos os momentos da aula, observando a participação, envolvimento e interesse nas atividades.
Além disso, será observado o desempenho frente às questões. Plano de Ensino 3 Nome da Escola: Diretor (a): Estagiário: Professora Regente: Série: 2º A Período: Matutino Número de alunos: Data: Tema da Aula: Discourse Markers Objetivos: - Reconhecer expressões sinônimas em textos; - Perceber os termos que costumam se apresentar como marcadores textuais; - Associar as palavras às respectivas situações de uso e grupo a que elas pertencem, considerando o contexto dos gêneros textuais. Síntese dos procedimentos: Em uma cartolina será apresentado aos alunos expressões que correspondem a marcadores discursivos de adição, contraste, causa e consequência, tempo, exemplificação, ênfase e comparação. Com o auxílio de um projetor do tipo datashow, será mostrado aos alunos uma figura que demonstra as formas dos condicionais do tipo 1.
Para a explanação, a explicação do uso dessas sentenças enfatizará que o primeiro condicional expressa uma consequência futura, possível de acontecer, que decorre de uma condição presente. Após a explicação sobre os condicionais, serão distribuídas cópias de um exercício. Os alunos deverão completar uma sequência de exercícios que trata sobre a maneira correta de uso do first conditional, escrevendo o final de cada frase. Ao terminarem a tarefa, os alunos deverão ler suas frases para a classe. Será corrigida a atividade e analisadas as palavras selecionadas pelos alunos. Recursos: Livro didático. Avaliação: Todas as atividades propostas para a aula serão avaliadas levando-se em conta a participação e o envolvimento dos alunos com a aula.
Plano de Ensino 6 Nome da Escola: Diretor (a): Estagiário: Professora Regente: Série: 2º A Período: Matutino Número de alunos: Data: Tema da Aula: Obesity is on the rise in Brazil Objetivos: - Interpretar o gráfico acerca da questão da obesidade no Brasil; - Localizar os dados que norteiam o índice de crescimento percentual do problema; - Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa. Síntese dos procedimentos: 1. Na explicação, será mostrado a eles que, na língua inglesa, para fazermos comparações na língua inglesa, temos que observar o número de sílabas dos adjetivos em questão. Será solicitado que os alunos acessem o slide no link: http://www. slideshare. net/lenitazen/funny-comparisons e observem a semelhança entre as imagens.
Com base nas imagens, farei a seguinte pergunta aos alunos: How are they different or how are they similar? Os alunos deverão, então, apontar semelhanças e diferenças entre os personagens que aparecem no slide, elaborando frases com adjetivos na sua forma comparativa. Recursos: Atividades xerocopiadas e livros didáticos. Avaliação: A avaliação qualitativa será feita ao longo do processo de aprendizagem, observando a participação e o interesse dos alunos em todos os momentos da aula: ao emitir opiniões sobre o tema, ao trocar ideias com os colegas e ao cuidado na produção escrita. Plano de Ensino 9 Nome da Escola: Diretor (a): Estagiário: Professora Regente: Série: 2º A Período: Matutino Número de alunos: Data: Tema da Aula: Climate Change Objetivos: - Fazer uso da língua inglesa para alguns fatores que envolvem as mudanças climáticas; - Explorar o uso de recursos linguísticos concernentes ao vocabulário; - Identificar os pontos centrais do texto.
Síntese dos procedimentos: 1. Inicialmente, serão distribuídas aos alunos cópias com o texto “Climate change is complex. Os alunos receberão uma lista com 20 palavras-chave sobre clima. Eles, a partir disso, deverão criar um texto simples que englobe pelo menos 10 delas, tratando das mudanças climáticas. Após a conclusão da produção, serão trocados com outros alunos. Os que receberam o material deverão traduzir o texto recebido. Irei avaliar as produções e se atenderam aos requisitos. Durante esta etapa, notei que o objetivo foi cumprido, tendo em vista que a execução do plano de aula pode ser realizada na prática, além de que os alunos mostraram ter compreendido o assunto. Diário de regência nº 3 Escola: Data: Local: Horário das: Professor (a) regente: Ano: Estagiário: Mantendo a ideia de adotar propostas pedagógicas dinâmicas para que consiga atrair a atenção dos alunos, nesta aula utilizei um cartaz para apresentar as expressões que correspondem a marcadores discursivos na língua inglesa, especificamente os que correspondem aos de adição, contraste, causa e consequência, tempo, exemplificação, ênfase e comparação.
Em consonância com o plano de aula, após demonstrar os marcadores copiei na lousa exemplos para cada um dos que apresentei no cartaz. Sequencialmente, escrevi uma atividade que pedia para completar as frases com o marcador discursivo adequado, que eles conseguiram resolver durante a aula e que pude corrigir. Diário de regência nº 4 Escola: Data: Local: Horário das: Professor (a) regente: Ano: Estagiário: Para esta aula, já havia solicitado à coordenação pedagógica, com antecedência, o projetor do tipo datashow. Eles então criaram, no Word, gráficos sobre o que pesquisaram e colocaram legendas e dados que são exibidos no gráfico em inglês. Diário de regência nº 7 Escola: Data: Local: Horário das: Professor (a) regente: Ano: Estagiário: Nesta aula, levei mais uma vez os alunos ao laboratório de informática, onde abordei, por meio do datashow, os termos comparativos em inglês.
Após a explanação, solicitei que eles abrissem o documento de slide e, a partir dele, respondessem à pergunta How are they different or how are they similar?, com base nas imagens presentes no documento. Por ser uma atividade simples, os alunos conseguiram sem dificuldades responder aos questionamentos. Diário de regência nº 8 Escola: Data: Local: Horário das: Professor (a) regente: Ano: Estagiário: Esta aula se iniciou com a distribuição que eu fiz aos alunos de cópias com perguntas sobre a percepção deles sobre a língua inglesa, sendo disponibilizados 10 minutos para que respondessem. Diário de regência nº 10 Escola: Data: Local: Horário das: Professor (a) regente: Ano: Estagiário: Na última aula do estágio de regência, encerramos dando continuidade ao assunto da aula anterior.
Para tanto, exibi uma lista com 20 palavras sobre mudanças climáticas, cabendo aos alunos formar um pequeno texto com ao menos 10 dessas palavras. A maior parte dos alunos teve dificuldades para elaborar o texto, sobretudo em razão de ter de encaixar as palavras de forma coerente, mas os orientei nas produções e fiz as correções ao final da aula. Diante disso, despedi-me dos alunos e fiz agradecimentos à professora por ter me auxiliado durante todo o estágio. CONSIDERAÇÕES FINAIS Foi possível perceber durante a realização deste Estágio que existem grandes desafios para que a escola consiga formar cidadãos que atuem de maneira efetiva na sociedade. Rev. bras. linguist. apl. Belo Horizonte, v. linguist. apl. Belo Horizonte , v. n. p.
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