RELATÓRIO DO ESTÁGIO DE ENSINO FUNDAMNETAL
A metodologia usada foi a mais didática possível, como uma facilitadora, e não um transmissor de informações, o foco não foi passar só informações e sim discutir, refletir, pois é assim que se dar o conhecimento. O proposto relatório de estágio no Ensino Fundamental I teve como objetivos, observar, analisar e descrever as práticas em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo toda equipe escolar. Sendo assim, serão abordados no decorrer deste relatório alguns aspectos considerados relevantes e significativos, os quais foram observados e vivenciados durante o período de estágio, com o objetivo de concretizar os nossos conhecimentos teóricos construídos como discente em formação do curso de Pedagogia.
Acredito que o graduando do curso de pedagogia deve estar preparado para atuar em sala de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a vivencia no Estágio Supervisionando vem para contribuir. Na prática do Estágio temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas iremos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças do Ensino Fundamental. • Nas aulas de matemática, o bullying poderia ser estudado por meio de dados estatísticos. • Nas aulas de ciências ou de sociologia, pode-se estudar as consequências do bullying para os que o sofrem. • Nas aulas de geografia, é possível estudar em quais regiões o bullying ocorre com maior frequência. Piaget nos diz que a interdisciplinaridade pode ser entendida como “o intercâmbio mútuo e a integração recíproca de várias ciências”.
É a construção do saber a partir da conjunção de várias áreas do conhecimento. O projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos por todos os envolvidos com o processo educativo da escola (VEIGA, 1995, p. O PPP da presente escola apresenta um conjunto de diretrizes organizacionais, operacionais e pedagógicas que expressam e orientam suas práticas, documentos e demais planos, como o Regimento Escolar, planos de ensino-aprendizagem e projetos escolares, conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. O documento traz a unidade em relação à intencionalidade educativa da instituição, alinhada às diretrizes da Secretaria de Estado de Educação (SEE), fortalecendo a identidade dessa escola, esclarecendo sua organização, apontando os objetivos para a aprendizagem dos estudantes e, principalmente, definindo como a escola irá trabalhar para atingi-los.
Traduz o que temos como proposta em relação ao currículo, à forma de gestão, à organização das práticas de ensino, às formas de avaliação e, principalmente, ao diagnóstico da situação atual com perspectiva de onde queremos chegar. Onde os alunos levam livros para casa e fazem o reconto de forma lúdica e criativa. É feito também o projeto “Aluno destaque”, onde são escolhidos por turma, três alunos que se destacou no bimestre, tendo um bom comportamento, boas notas, participação nas aulas. Esse educando recebe uma medalha e um certificado perante todos da escola e tem sua foto exposta em um mural. O projeto é realizado pelas professoras, supervisora e direção. A escola, realiza reuniões bimestrais com as famílias, a comunidade é convidada para todas as festividades e horas cívicas realizadas mensalmente por cada turma.
É participativa dentro da escola, acha importante a realização de cursos complementares, acredita que a realização desses contribui para sua prática e evolução como profissional. Os seus últimos cursos foram de saúde e meio ambiente na escola e como utilizar as tecnologias em sua sala de aula. Débora, faz o uso da tendência escola novista, uma tendência renovada. Ela busca ser uma facilitadora do conhecimento promovendo medidas que estimulem seus alunos no aprendizado assim como atividades dinâmicas e participativas que poderão desenvolver seu potencial de socialização, indo além somente da própria avaliação, mas como um preparo para a vida social. A docente vê o aluno como centro principal do processo ensino – aprendizagem ela se esforça para despertar o interesse e provocar a curiosidade do aluno, fazendo com que ele atinja a abstração a partir de sua experiência.
Os mesmos são bastantes explorados por eles. A instituição conta, com vários jogos pedagógicos, material dourado, ábaco, sala de vídeo, sala de informática. A biblioteca possui um grande acervo de literatura, onde os alunos tem acesso para empréstimo. A escola conta com dois murais onde esses ficam no corredor das salas de aula, um mural é utilizado pelo turno matutino e o outro pelo turno vespertino, nesses são expostos trabalhos realizados pelos educandos juntamente com os educadores. Esses materiais são bastante utilizados e os alunos dão retorno positivo. Portanto, TCTs, no contexto educacional, são aqueles assuntos que não pertencem a uma área do conhecimento em particular, mas que atravessam todas elas, pois delas fazem parte e a trazem para a realidade do estudante.
Os temas transversais devem seguir dentro da vivência da comunidade escolar, alunos e educadores. Portanto a escola deve analisar quais são os temas que atenderá às demandas de sua clientela , ou seja, aqueles que são intensamente vividos pelas comunidades, pelas famílias, pelos estudantes e pelos educadores no dia a dia, que influenciam e são influenciados pelo processo educacional, ou seja, inclusão das questões sociais no currículo escolar. A escola, a equipe gestora devem juntamente com seus elaborar um trabalho conjunto para propor esses temas aos seus alunos. A abordagem de jogos para tratarem de Temas Transversais, acredito ser favorável para esse trabalho. RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS A transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender sobre a realidade e as aprender na realidade e da realidade.
O tema transversal, são os temas que não fazem parte de um conteúdo especifico, mas que entrelaçam dentre todos. Os temas transversais devem seguir dentro da vivência da comunidade escolar, alunos e educadores. A escola vista por esse enfoque, deve possuir uma visão mais ampla, acabando com a fragmentação do conhecimento, pois somente assim se apossará de uma cultura interdisciplinar. É importante que se faça um maior detalhamento para esclarecer como esses temas podem ser inseridos no contexto da Educação Básica de forma a contribuir com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e ética. Alguns critérios utilizados para a sua constituição se relacionam à urgência social ,a abrangência nacional, à possibilidade de ensino e aprendizagem na Educação Básica e no favorecimento à compreensão do ensino/aprendizagem, assim como da realidade e da participação social.
São temas que envolvem um aprender sobre a realidade, na realidade e da realidade, preocupando-se também em interferir na realidade para transformá-la. Pude perceber que a escola ainda está se adequando ao uso da BNCC, os educadores estão se organizando e adaptando os seus planejamentos A equipe gestora tem recebido cursos de capacitação ofertados pela Secretária de Educação do Estado e utiliza as reuniões de Módulo II para o repasse dessas capacitações ao corpo docente. A supervisão juntamente com a direção, tem procurado propor aos seus professores abordagem de temas que abranja a BNCC, dando a eles todo suporte necessário. Os livros didáticos adotados pela instituição, ainda não estão adaptados de acordo com a BNCC.
Avaliar exige do professor o domínio de conhecimentos de técnicas adequadas, a utilização de critérios claros e objetivos explicitados entre os sujeitos envolvidos no processo ensino e aprendizagem. A docente Débora, utiliza o método avaliativo para medir o conhecimento adquiridos pelos alunos. Ela não vê a avaliação da aprendizagem como um simples cumprimento de normas a apenas classificar os alunos como aprovados ou reprovados, acredita que ser vista como um momento no qual professor e alunos têm consciência do status da aprendizagem, adquirindo o sentido de uma avaliação formativa. Para a avaliação somativa, ela utiliza os meios propostos pela equipe pedagógica, que são, avaliação mensal de cada disciplina, avaliação bimestral de cada disciplina, atividades realizadas na sala de aula, trabalhos individuais e em grupo, para as disciplinas de Ciências, Geografia e História.
Na disciplina de Português, faz o uso de produções de texto e ditados como forma de avaliação. Ao mesmo se dá com as avaliações bimestrais, quanto mensais, os professores encaminham as mesmas ao supervisor pedagógico onde esse faz análise dessas. As reuniões acontecem semanalmente e são dirigidas pelo supervisor, onde são tratados assuntos pedagógicos e pude ver que esse sempre leva um feedback a sua equipe. E passa demandas de trabalhos a serem exercidos pelos docentes. A equipe pedagógica sempre auxilia e orienta seus professores em quaisquer problemas de indisciplinas e outros relacionados aos seus alunos. Se necessário comunica os responsáveis e solicita a presença desses na escola. A escola tem um pavimento administrativo, onde fica a sala da direção que conta com um banheiro, falta uma quadra para que os alunos possam praticar esportes, entretanto com muita criatividade os professores de Educação Física dão aulas prazerosas e dinâmicas.
A administração escola é realizada por uma Diretora designada em um processo democrático de eleição pela comunidade escolar. A Direção compete gerir e orientar os serviços administrativos, técnicos e pedagógicos, bem como as atividades dos alunos e a relação da família e professores. O serviço de supervisão objetiva assegurar a unidade do processo pedagógico e articular o trabalho dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. O supervisor pedagógico e, que deve trabalhar de forma integrada, promovendo a articulação entre os demais serviços pedagógicos, em busca da qualidade do ensino. Faz perguntas, deixa sempre uma abertura para que seus alunos exponham seus pensamentos. Os livros didáticos ficam em um espaço reservado pela professora em um armário na sala de aula.
Quando vai ser utilizado faz a entrega desses. E quando há para casa de algum dos livros os alunos levam para casa e é marcado o dia da devolução. Suas didáticas e metodologias, propicia aos seus alunos um contato profundo e constante com o mundo que os cercam, capacitando-os e fazendo estabelecer um vínculo significativo com a realidade e a transpor barreiras, a fim de preparar esse solidamente para a vida futura. Em seguida será solicitado que vejam um vídeo educativo no “Youtube”. Sobre o assunto abordado. Após o vídeo apresente a “caixa de sensações” com uma variedade de materiais que possam levar os alunos a experimentar e perceber do uso dos sentidos (audição, olfato, visão, paladar e tato), relacionando-os aos seus respectivos órgãos (ouvidos, nariz, olhos, língua e pele).
Na “caixa de sensações”, coloque alguns alimentos como pó de café, açúcar, limão, sal, hortelã, cebola, alho, frutas, balas etc, para que os alunos, de olhos vendados, possam cheirar ou experimentar alguns alimentos e relacioná-los aos órgãos dos sentidos. Dentro da caixa coloque também um aparelho (de som, computador, celular) com acervo de sons diversos (músicas conhecidas e desconhecidas, sons da natureza, barulhos do trânsito e outros). br/plano-de-aula/18 Plano de Aula IDENTIFICAÇÃO Escola: E. E. Sérgia Caldeira Alkimin Professor Regente: Débora Bruna Pereira da Silva Professor estagiário: Ingrid Disciplina: Ciências Série 2º ano do E. F Turma 2º B Período Vespertino CONTEÚDO: Sustentação e movimento do corpo. OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: Reconhecer nos ossos e nos músculos a função e sustentação e o movimento do corpo humano.
Direcione para os seguintes movimentos: sentar e levantar; levantar e abaixar os braços; levantar uma das pernas; pular de um pé só; mexer braço e perna em movimentos circulares; escovar os dentes; pentear os cabelos; mexer o alimento na panela; lavar os pés; serrar com um serrote; marchar como um soldado; varrer; lavar roupa; fechar um pote com rosca. Imitar a locomoção de alguns animais. Os movimentos devem ser bem divertidos e desafiadores para que os alunos pensem e aprendam sobre o tema da aula. Sugira que imitem alguns animais com foco na forma de locomoção (sapo, pássaro, cobra, cachorro, peixe, garça, ema e outros). Proponha a montagem de esqueletos. E. Sérgia Caldeira Alkimin Professor Regente: Débora Bruna Pereira da Silva Professor estagiário: Ingrid Disciplina: Ciências Série 2º ano do E.
F Turma 2º B Período Vespertino CONTEÚDO: Ciências – Corpo Humano OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Compreender o Corpo humano Respeito à diversidade OBJETIVOS ESPECÍFICOS (EF01CI02): Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. METODOLOGIA 1º Orientações: Levar para sala uma grande borboleta numa caixa, para aguçar a curiosidade, alguém pode me adivinhar o que tem aqui nesta caixa? Logo após matar a curiosidades dos alunos, a professora poderá fazer algumas perguntas: Se todas já viram uma borboleta? Pedir para levantar o dedo para responder, em seguida será contextualizado que a borboleta, para chegar à forma que conhecemos, passa por diversas fases com o passar do tempo. Pergunte para as crianças: Vocês sabiam que a borboleta passa por um longo processo até realmente se tornar uma borboleta? Vocês já observaram como a borboleta vira uma borboleta? O processo pela qual ela passa até chegar à sua última fase é chamado de metamorfose, mas vocês sabem como isso acontece e quanto tempo leva até de fato ela se transformar em borboleta? 2º Será contada a história “A metamorfose da Borboleta”.
F Turma 2º B Período Vespertino CONTEÚDO: Seres vivos OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, local onde se desenvolvem, fase da vida, etc. Que fazem parte de seu cotidiano e relaciona lá ao ambiente em que eles vivem. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Apontar características de um ser vivo. Identificar no meio em que o aluno vive (casa, escola) o que é um ser vivo. METODOLOGIA 1º: Serão realizadas as Orientações: O tema será introduzido com slide, em seguida pedir aos alunos que pensem em alguns seres vivos. Com base no que a letra os diz serão instigados à atividade seguinte de nossa pergunta disparadora da aula e retomarão esse texto posteriormente. Link para o áudio e letra da música: https://www. letras.
mus. br/toquinho/87302/ 4º: O professor deverá indagar aos alunos “O que será que difere um ser vivo daquilo que existe no ambiente e não é vivo?”. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças. Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. Identificar fonemas e sua representação por letras. METODOLOGIA 1º: A atividade será introduzida por meio de um levantamento dos conhecimentos prévios (tempestade de ideias sobre os personagens favoritos das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica). com. br/personagem/monica/). A quantidade de imagens distribuídas será de acordo com o número de alunos.
Em duplas, os alunos utilizarão o alfabeto móvel para escrever os respectivos nomes dos personagens e, em seguida, irão copiá-los em uma tira de papel. A intenção é fazer com que os alunos investiguem quais letras, quantas e onde usá-las para escrever. REFERÊNCIAS Disponível em: https://novaescola. org. br/plano-de-aula/2543/escrita-espontanea Plano de Aula IDENTIFICAÇÃO Escola: E. E. Sérgia Caldeira Alkimin Professor Regente: Débora Bruna Pereira da Silva Professor estagiário: Ingrid Disciplina: Matemática Série 2º ano do E. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem. Explique que eles irão circular por três ambientes da escola sendo: pátio, quadra e refeitório e observar qual objeto tem a forma de figuras planas.
Deverão registrar o local, o objeto e a figura plana. Ex: quadra de basquete (local) - tabela de basquete/chão da quadra (objeto) - retângulo (figura plana). Os outros dois planos foram trabalhados dentro das disciplinas de Língua portuguesa e Matemática. Com os seguintes assuntos Análise linguística e semiótica e figuras planas. A docente, aprovou as propostas e ressaltou que os temas abordados faziam parte do seu planejamento anual. E atenderia a demanda da turma, a mesma deu um feedback positivo sem necessidades de quaisquer adaptações. Os objetivos foram dentro dos assuntos, tais como; localizar, nomear e representar por meio de desenhos partes do corpo humano e conhecer suas funções. A metodologia prevista dentro dos planos de aula foi satisfatória pois ouve participação, empenho, aceitação e dedicação por toda turma.
Me preparei para cada aula, estudando antes de ministra lá, buscando uma forma simples de explicação para uma melhor assimilação dos discentes. Os recursos utilizados foram simples, e de fácil acesso, dentro das tecnologias fiz o uso do note book e data show. Tive bastante cuidado com o tom de voz, não o alterei, procurei manter o mesmo patamar utilizado pela professora. A turma foi bem receptiva, teve uma boa aceitação das aulas, ouve interação por parte de toda classe. Passei ter mais disciplina, tendo em vista que é importante verificar todas as incumbências atribuídas, a possibilidade da sua realização, buscando sempre priorizar o grau de prioridade. Percebi o qual é importante ter organização, pois somos observados também e deixar uma boa impressão por mais que minha passagem naquele local seja rápida, é importante.
Enfim, todas as experiências e conhecimentos adquiridos me farão uma profissional melhor! REFERÊNCIAS BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos Temas Contemporâneos Transversais, ética/Secretaria de Educação Fundamental. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2017. Brasília, DF, 2017. gov. br/cne/arquivos/pdf/028. pdf. Acesso em 12 setembro. BRASIL. Métodos e técnicas em pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2002. MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar prazer e aprendizado. Livro cadê a síndrome de Down que estava aqui? o gato comeu.
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