RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ENSINO MÉDIO

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

Elaborar (dois) planos de aula, conforme campo de estágio. Relatório de Estágio CONSIDERAÇÕES FINAIS 22 INTRODUÇÃO Nesse trabalho que realizei durante o estágio foi de grande valor moral e profissional, com a diversidade de idéias que cada aluno ou professores aprendemos que temos um método a seguir para ensinar, mas porem cada profissional tem seu jeito de lidar com a diferença dos alunos, de compreender, vim que o ensinar não e só repassa o conteúdo programado do ano letivo e sim o ensina e se ouve aprendizado se o aluno apreendeu não basto seguir o cronograma o professor tem que ir mais além muito caso você precisa ganhar a confiança do aluno, com o conviver vamos vendo as dificuldades que cada aluno enfrenta em suas casas, então como profissional o crescimento de apreender, a saber, falar em público perde a timidez e ter mais atitude, a tarefa de professor e você gostarem do que faz de conversa compreender cada indivíduo e ter um bom relacionamento interpessoal com os alunos, como aluno entende muito bem a influência que o professor exerce sobre o aluno, lembro bem o que o meu professor de história me falou, suas frases estimuladoras que temos que fazer o hoje aqui que queremos porque os dias meses anos vão passar da mesma forma você realizando seu objetivo ou não, e é com grande satisfação que graças a esses ensinamentos morais que tive do meu professor entendo melhor o papel do educador, vai mais além de apenas ensina conhecimentos científicos, nós vamos ajudar na construção moral daquele aluno, para ele se torna uma pessoa e profissional do bem seja em qualquer área que ele exerça educar e é uma construção moral intelectual e profissional temos que ter essa junção para ensinar aos nossos futuros alunos 1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS Como vimos o conceito de ensina vai mais além de passar o conteúdo programático e um conjunto de idéias e conhecimentos que juntos com os alunos os professores aprendem que o estudo da geografia que esta nos livros muitas vezes não basta, por que o conteúdo dos livros fica muito fora de contesto da realidade de cada aluno, temos que trazer a geografia local onde o aluno vive para que assim ele também seja protagonista do seu aprendizado, tem que trazer o conhecimento que o aluno tem juntado com a sociedade, para enriquecer o currículo formal e também a experiência de vida de conhecimento que o aluno trás consigo compreender que cada um tem já um grau de conhecimento de sua vida leva os alunos para aulas em campo explora a comunidade trazer novos conhecimentos e assim fazendo o aluno problematizar buscar pesquisar e descobrir meios para melhorar a geografia da sua comunidade o espaço que ocupam se e um local seguro ou de valor de boa localização, assim eles apreenderam mais rápido e mais facilmente, com suas pesquisas do mapa geográfico de sua comunidade, dando assim uma autonomia e crescimento em seu desenvolvimento intelectual e moral, para assim ser um profissional mais autônomo, e competente, dentro da sala de aula o professor tem que estimular o aluno a participa verbalmente das aulas, para que eles coloquem sua opinião sobre os assuntos abordados, e assim criando novas teorias e idéias ou quem sabe ate possíveis novas descobertas, por isso temos que ter muita atenção com as idéias dos nossos alunos, aprendendo a escuta e não se colocando como o que sabe tudo soberanamente a frente dos seus alunos, mas sim como um aprendiz que troca novas idéias, para que assim os alunos sejam protagonistas também no seu aprendizado.

analisar o planejamento anual Considerando os conhecimentos abordados sobre a docência na educação do ensino médio aponte três atividades que fazem parte da rotina de trabalho do professor e explique como essas atividades devem ocorrer. A rotina de trabalho de um professor é bastante "carregada" no que se diz respeito ao volume de tarefas que são atribuídas a esse profissional. São exemplos de atividades que fazem parte da rotina de um professor: 1acompanhamento do desempenho dos alunos. O interessante é que os temas transversais não estão relacionados a uma ou outra disciplina específica: eles são pertinentes para o aprendizado de diferentes áreas, contribuindo para a formação integral dos alunos Dos TCTs listados, quais podem ser trabalhados de forma transversal no seu curso de graduação? Bom como futuro professor de geografia temas que TCTs que poderão ser trabalhados são o meio ambiente que também como a geografia estuda o meio espaço ambiente que habitamos cidadania e civismo também que estuda o meio social e familiar, ao respeito aos direitos do adolescente e a criança a valorização do idoso na sociedade, multiculturalismo ensina a cultura dos outros povos e a respeitá-los seus costumes e forma de pensa aprendendo a história de cada um e do nosso Brasil.

O Guia apresenta uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos TCTs, baseado em quatro pilares. Quais são estes pilares? Comente sua perspectiva sobre essa metodologia. Os quatro pilares apresentado no Guia para desenvolvimento dos TCTs são um Problematização da realidade e das situações de aprendizagem dois superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão sistêmica três da habilidade e competências curriculares à resolução de problemas Promoção de um processo educativo continuado e do conhecimento como uma construção coletiva. Essa metodologia contribuiu para a aplicação do conhecimento teórico adquirido pelos alunos, contribuindo para que assimilem o conteúdo de forma prática em seus estudos. Logo, o gestor precisa integralizar os diferentes setores em prol do desempenho escolar.

Conhecer a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento das disciplinas. Um A BNCC é um documento que regulamenta as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas públicas e privadas para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento aos alunos. Quais os principais desafios da atuação do professor no ensino médio a partir das regulamentações apresentadas na BNCC? A BNCC intensifica um novo olhar sobre a educação e o protagonizou do aluno. A Base propõe a maior inserção da tecnologia Na BNCC, o papel do professor 2. O planejamento pedagógico é fundamental para que seja ofertada uma educação de qualidade, respeitando todas as individualidades dos alunos. A BNCC, sigla para Base Nacional Comum Curricular é um documento obrigatório, é responsável por apresentar os objetivos que são esperados que os alunos cumpram a partir do que é apresentado.

A BNCC é que uma referência nacional obrigatória, ou seja, que as escolas precisam adotar. A Base discute sobre o Ensino Médio a educação à distância, o ensino técnico-profissional, definição das áreas de conhecimentos, dentre outros. Dois Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular. Afinal, a instituição escolar e a educação geográfica têm o compromisso de cumprir o seu papel social: o de permitir a contextualização social, econômica, política, histórica e geográfica da sociedade no ambiente de aprendizagem. Os materiais curriculares são utilizados de acordo com as necessidades e o grau de aprendizagem dos alunos.

Tais recursos darão suporte ao processo de aprendizagem dos discentes e os farão progredir em seu percurso escolar. A educação Recursos Os recursos didáticos são elementos auxiliares para os professores no processo de ensino e aprendizagem. Para que o professor utilize tais recursos, é necessário considerar uma estrutura teórico-metodológica, sendo esta planejada e executada de acordo com a realidade escolar e do aluno. Com isso, aqueles que tentaram memorizar o conteúdo acabam esquecendo as informações. Diante dessa situação, o professor deve abordar o conteúdo de forma a despertar o senso crítico dos alunos, fazendo o mesmo nas questões das provas, ao invés de priorizar os exercícios de memorização. A avaliação de Geografia deve ser traçada de acordo com os objetivos do planejamento, de uma forma clara e objetiva, evitando, assim, interpretações equivocadas.

Os exercícios devem explorar o senso crítico, permitindo que os estudantes possam resolver situações-problema, compreender, comparar e interpretar os fenômenos. Também é importante que o educador considere o meio sociocultural e as habilidades dos alunos, tornando a prova significativa e enriquecedora para o conhecimento. Iniciar a aula fazendo uma introdução do assunto a ser abordado e dos objetivos a serem alcançados. Relembrar o assunto da aula passada para que haja uma ligação entre os conteúdos. A utilização de transparências, vídeos, jornais, revistas e músicas são importantes instrumentos para a fixação de conteúdos. Incentivos à leitura, uma vez que a mídia tomou o lugar da mesma, e realização de trabalhos Dirigidos em Grupo. O provimento de aulas de campo conhecido como atividade extraclasse, fornece um grande potencial para a aprendizagem, pois se trata da prática, do real, da experiência.

O processo avaliativo deve refletir a realidade, a Legislação em vigor, as concepções educacionais que fundamentam o trabalho docente, a experiência individual e coletiva e os princípios que norteiam o Projeto Político Pedagógico. Referencias AUSUBEL, David P.  Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003, p. LACOSTE, Yves. O termo transversalidade está relacionada à implementação de diferentes pontos de vista e perspectivas através da união de temáticas envolvendo diversas disciplinas, como educação cívica, meio ambiente, saúde economia, ciência tecnologias, multiculturalismo, diante do meu estagio de geografia podemos relaciona alguns tema como conteúdo complementar da matriz curricular principalmente meio ambiente que está ligado ao espaço área que moramos os cuidados do meio ambiente.

Diante disso, é preciso que haja uma integração eficiente entre educadores de diferentes disciplinas, a fim de promover o desenvolvimento crítico dos próprios alunos, no que tange ao desenvolvimento de opiniões próprias. Vimos também às metodologias ativas com o uso da tecnologia digital, que e um bom estimula para ganhar a confiança do aluno e ter a sua atenção ganhando assim espaço e respeito dos alunos e a tão sonhada atenção para aprendizagem agora como podemos fazer isso? Bom viu muito eficiente o uso da ramificação na educação Gamificação a gamificacao não significa apenas recompensar o aluno a cada tarefa realizada, mas sim utilizar o design e as técnicas próprias de jogos para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, promovendo um ambiente atraente e desafiador que estimule os alunos em sua busca pelo conhecimento assim também cria o espírito competitivo do conhecer o novo ajudando assim e estimulando o aluno a sempre querer mais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS No estágio tive uma das mais importantes experiências que saber lidar com as diferenças de personalidade de cada indivíduo sabe lidar com cada um de maneiras diferentes, e uma das mais interessantes experiências foi entender que o ensino para ele ser realmente ter ensino nós temos que envolve o aluno com métodos diferentes para cada indivíduo, então temos que junta o ensino cientifico e moral compreendeu que nos professores fazemos parte na construção da personalidade daquele aluno. Passando a matéria programada, mas também sempre ter um ensinamento moral, que e um aprendizado que o aluno vai carregar para sua vida, então temos que ter muito cuidado o que fala no ambiente de ensino tudo poderá refletir na construção moral do aluno, no papel profissional me ajudo muito no relacionamento interpessoal de saber interagir melhor com a pessoa sem um todo, ser mais dinâmico saber escutar e entende e respeita opiniões e idéias de cada um então foi uma experiência que nos muda a forma de pensa e de agir no local de trabalho e também em qualquer local.

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