RELATÓRIO DE OBSVAÇÃO SOBRE DE UMA AULA INCLUSIVA
NÍVEL DE ESNINO DA INSTITUIÇÃO OBSERVADA 8 4. Observação da aula 8 5. Observação da escola no processo de inclusão: 10 5. Relação da professora x inclusão: 10 5. Relações Escola X Inclusão 10 5. Segundo a Declaração de Salamanca para que ações de promoção inclusiva sejam efetivas deve a escola tratar o tema das diferenças de forma séria, pois exigiria das instituições de ensino, sobretudo mudanças em suas próprias bases curriculares, planos de ensino e planos de aula. Brasil 1994 p. Para Mrech (1998) a primeira proposta de Educação Inclusiva surgiu nos Estados Unidos em 1975. Nesse momento várias possibilidades para a entrada de alunos com deficiência na escola comum, pois até então os alunos com necessidades especiais eram mandados para centros fora da escola comum.
No Brasil, os alunos com deficiência são enquadrados em modelo de ensino para tornarem iguais aos demais dos alunos de classes comuns. Para o programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares instituída pela portaria ministerial 17/2017, tem por objetivos: • Ampliar a participação das comunidades escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas; • apoiar a implantação e o fortalecimento de conselhos escolares; • instituir políticas de indução para implantação de conselhos escolares; • promover, em parceria com os sistemas de ensino, a capacitação de conselheiros escolares, utilizando inclusive metodologias de educação a distância; • estimular a integração entre os conselhos escolares; • apoiar os conselhos escolares na construção coletiva de um projeto educacional no âmbito da escola, em consonância com o processo de democratização da sociedade; • promover a cultura do monitoramento e avaliação no âmbito das escolas para a garantia da qualidade da educação (BRASIL, 2004, p.
Os objetivos para uma participação de uma gestão democrática aos conselhos escolares, não somente produzirão uma gestão dinâmica desse órgão, mas como contribuição efetiva de proposições a cerca dos assuntos escolares. Riscal (2016) revela que os conselhos escolares tem um papel importante na articulação e mediação dos anseios individuais, pois a escola possui vários agentes. As diversidades deveriam ser respeitadas, no entanto, em muitos casos, geram conflitos e embates no âmbito escolar. Não poderia um grupo individualizado tomar decisões para melhores políticas de trabalho. de L. Data de nascimento 13/05/2010 Escola onde estuda: Escola Municipal Fênix Idade 09 anos 2. DATA DA REALIZAÇÃO DA OBSERVAÇÃO Para que eu pudesse fazer uma análise bem categórica dos processos de observação sobre a inclusão, tive que realizar dois momentos de visita a escola.
A professora não se opôs em nenhum momento a minha entrada na sala de aula. Todos, alunos e professora foram simpáticos comigo. A professora foi organizando as falas no quadro negro. Depois disso a professora deixou no chão a corda esticada e o bambolê. Começou então a explicação sobre os conceitos de reta e curvas. A professora fez a seguinte pergunta: “Na sala de aula quais os objetos que possuem linhas curvas e outras retas. Todos participaram. de L. teve dificuldades de equilíbrio. Assim como também alguns outros alunos. A aluna B. de L. Os alunos falaram da dificuldade, mas apontaram que com a ajuda do coleguinha ficou mais fácil. A professora relacionou a atividade com situações de pessoas que não enxergam e que utilizam outros sentidos para se locomoverem.
A professora finalizou a aula com uma leitura de um livro para as crianças e disse que após o recreio teriam uma palestra com os agentes de saúde sobre higiene bucal. Observação da escola no processo de inclusão: 5. Relação da professora x inclusão: A professora em nenhum momento tratou a aluna com dificuldades motoras diferente aos outros alunos. Segundo o diretor, apontado na entrevista, a escola conversa com todos os professores a fim de trazer as discussões de inclusão nos processos e planejamento das aulas. Questionei o diretor na minha entrevista do porquê o ambiente físico não estar adaptado aos alunos como acessibilidade, pois na escola não havia rampas de acesso a parte do refeitório e banheiros. O diretor disse que a escola, que foi construída em 2001 teve vários projetos de execução errados.
Não previu o acesso de alunos com dificuldades de mobilidade. Segundo o diretor, já por muitas vezes levou o assunto aos seus superiores que apresentaram um plano de intervenção de serviços para o ano de 2020. Observei que no processo de criação do PPP, apesar de uma discussão mais abrangente, houve entendimento da políticas públicas de inclusão. O que mais me chamou atenção que falava-se da questão da acessibilidade, no entanto, a escola carece de investimentos para sê-la. avaliação x processo de inclusão Na proposta pedagógica aponta a avaliação aos alunos com necessidades especiais de forma potencializar suas habilidades através de um diagnóstico realizado através das atividades. A professora da turma apontou que nas atividades propostas aos alunos, todos são avaliados da mesma forma, pois ela adota, segundo ela, a avaliação diagnóstica, que vê onde os alunos estão com dificuldades para relacioná-las num outro processo de aula.
No dia da aula sobre linhas e curvas a professora me relatou que a avaliação aconteceu no ato da realização das atividades, tanto na execução da parte prática quanto da parte dos exercícios no caderno. A escola não possui rampas de acesso do piso A para o piso B. A aluna analisada não é cadeirante, mas tem dificuldades de locomoção. Uma escada traz obstáculos e pode gerar alguns acidentes. Além disso, proponho que haja maior intervenção do pode público para REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. rev. – Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2003. MRECH,L. O que é educação inclusiva? Revista Integração. MEC: Brasília, v. ANEXO – ENTREVISTA Tanto a professora da turma quanto o diretor optaram por fazer uma entrevista oral.
Apontaram que não tinham tempo para responder por escrito, Então optei para realizar desse modo. Como é relação dos alunos com inclusão dos outros alunos? 2. O PPP da escola é voltado para o atendimento ao aluno incluso? 3. Considera a sua escola acessível? 4.
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