RELATÓRIO DE ESTÁGIO REGÊNCIA ENSINO MÉDIO-HISTÓRIA - MODELO UNOPARANHANGUERA
Tipo de documento:Relatório
Área de estudo:Estatística
Este relato apresenta reflexões a respeito do cumprimento de mais uma etapa do componente obrigatório: Estágio Curricular Obrigatório II: Ensino Médio realizado na Escola Técnica Estadual 31 de Janeiro situada na rua XXXXXXXXXX nº no Bairro xxxxxx. O presente relato busca atender aos requisitos propostos pela instituição de ensino mediante orientações do plano de trabalho. Assim, este texto se constitui de informações e reflexões que vão desde os aspectos administrativos, organizacionais, recursos humanos, pedagógicos, entre outros. Mediante o exposto, entende-se que propósito principal desta etapa do curso de pedagogia se cumpriu ao propiciar ao acadêmico, conhecer os aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros, considerando os princípios da gestão escolar, bem como, a participação da comunidade nos processos de desenvolvimento, contribuindo assim, com os saberes e fazeres da organização da escola 2 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS O artigo denominado “A Tecnologia como aliada no Ensino de História e a sua Adesão nas Escolas de Educação Básica “originou-se a partir de uma pesquisa aplicada ensino básico do estado de São Paulo cujo objetivo foi investigar a inserção das TICs - tecnologias de informação e comunicação - na ação docente da rede pública com foco no ensino de História.
O ensino de História apresenta uma dinamicidade característica do fazer histórico, o qual se encontra constituído, principalmente, pelo diálogo entre o passado e o presente. Para que de fato o uso das TICs torne-se realidade em todas as escolas começa pela necessidade da construção de uma estrutura que garanta de fato o acesso a essas ferramentas. Os autores destacam que “é imprescindível equipar as escolas com computadores, acesso à internet e sistemas de redes, softwares atualizados entre outros”. Eles ainda destacam que “a infraestrutura se configura apenas como o primeiro passo, a escola precisa ter um projeto pedagógico e uma equipe que adote o conhecimento digital como parte do processo de formação dos alunos. Faz-se necessário que esse seja um projeto da escola e de cada professor”.
As transformações tecnológicas trazidas pelas últimas décadas, bem como seus reflexos na educação formal, apresentam para o professor de História o desafio de além de possuir e ter consciência do domínio do conhecimento historiográfico em sua dinamicidade acadêmica (já que este deveria ser premissa da profissão), ser capaz de assumir o papel de articulador na interlocução com os alunos e desses com o saber histórico, construindo sentidos que garantam uma real apropriação do conhecimento. Podem ser aplicados questionários aos pais, alunos, professores e demais membros da comunidade. Esses questionários normalmente são produzidos pela coordenação e direção com questões que possam contribuir com a elaboração do PPP. É importante destacar que nenhum Projeto Político Pedagógico pode ser dado como pronto e acabado, necessita ser revisto e reformulado sempre para atender as novas demandas da comunidade escolar.
Portanto, a reflexão deverá continuar baseada principalmente na prática pedagógica cotidiana e na discussão dos referenciais teóricos que os encaminhem para umas “práxis” responsável e compromissada com uma escola pública de qualidade. Tratando-se do currículo do Ensino Médio observou-se que este está organizado por áreas de conhecimento e não por matérias. O estado oferece formação continuada através de parcerias com institutos de formação em nível ensino superior, além disso os coordenadores são orientados para promover grupos de estudos, afim de proporcionar a formação contínua do professor. O planejamento do professor é realizado semanalmente. RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE O planejamento anual apesentado para análise aparenta ser bastante sucinto, entretanto, nos encaminhamentos metodológicos há menção a metodologias que saem da aula expositiva e coloca o aluno como protagonista da sua própria aprendizagem.
Desse modo, para o/a estudante, no momento histórico em que se vive em que a informação está amplamente disponível e o desejo de satisfação imediata é iminente, e os conteúdos aparentemente atingem as necessidades e os motivam para a aprendizagem, portanto, é louvável que a proposta do plano docente busque contextualizar todos os conteúdos e significá-los junto a/o estudante. O planejamento do primeiro ano ao terceiro ano do ensino médio estão alinhados a BNCC e apresenta como objetivo geral propiciar aos alunos condições pedagógicas capazes de conscientizá-lo de que a língua inglesa faz parte do contexto em que vive e que é notória a importância de se aprender inglês nos tempos atuais. Fato é que sozinho, ele é incapaz de oferecer tudo o que os alunos precisam para aprender, entretanto não se pode negar que é peça fundamental para a aprendizagem.
Observando a biblioteca e as dependências da escola de modo geral, foi possível encontrar murais, livros didáticos, lousa, gravuras, histórias em quadrinhos, ilustrações, jornais, diversos tipos de revistas, alguns folders, mapas, gráficos, cartazes, textos literários, livros paradidáticos, Data Show, notebook, caixa amplificadora, sala de informática, televisão, materiais para pintura, entre outros. Segundo informações da equipe gestora, a origem de alguns materiais: por exemplo, é do Plano Nacional do Livro Didático – PNLD; entretanto, a Secretária Estadual de Educação e os próprios professores patrocinam a compra de alguns materiais existentes na escola. Os materiais mais utilizados são os livros didáticos e o Data Show. No caso dos livros, este são utilizados comumente em sala de aula, porém o Data show, notebook e caixa amplificadora, além da sala, são usados no pátio em apresentações realizadas com plateias.
A Educação Inclusiva, baseiam-se numa concepção de educação de qualidade para todos e no respeito à diversidade dos educandos, é imprescindível uma participação mais qualificada dos educadores para o avanço deste importante reforma educacional. Contudo, com o avanço das tecnologias surgem soluções que permitem a concepção de sistemas embarcados e/ou inteligentes que possibilitam melhorar a qualidade de vida, por meio da acessibilidade, de pessoas com necessidades espaciais. Elas são compreendidas como recursos que colaboram com o processo de ensino-aprendizagem; por meio delas, é possível gerar uma troca de informações que beneficiam a aquisição de habilidades e a (re) elaboração de conhecimentos. PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC Aspectos Especificar Tema contemporâneo transversal a ser abordado Diversidade Cultural A quem será destinado Alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio Tempo de duração 3 aulas de 50 anos Objetivos Transmitir para os alunos a importância da cultura e a diversidade cultural na transformação e compreensão da sociedade; Compreender que a cultura não é algo estático e imutável, como uma esfera que paira sobre os indivíduos, mas algo vivido nas relações sociais; Refletir sobre a nossa posição através do questionamento de nossa própria maneira de viver, enquanto pertencentes a grupos culturais dentre a diversidade presente no mundo contemporâneo.
Encaminhamento metodológico 1. Recursos a serem utilizados Projetor de multimídia, caderno, lápis, borracha, imagens impressas e mapa-múndi e ou/ planisfério político. Avaliação A avaliação será feita de forma integral, observando todas as etapas do desenvolvimento do tema, principalmente do seminário. RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE A professora Nelise Nunes Higliavaca formada em História concluiu a graduação no ano 2000, possui pós-graduação em Metodologia do Ensino de História. A docente informou que leciona na mesma instituição a cerca de 10 anos, entretanto possui mais de 20 anos de experiência no magistério. Além, disso esclareceu que possui dezenas de cursos de capacitação, dentre os quais citou os dois mais recentes: Ensino Híbrido e Tecnologias da Educação e o curso de Formação em Tecnologias Educacionais, Aprendizagem e Inovação Pedagógica que ainda está em andamento, ambos com carga horária de 180 horas.
Nelise, refletiu que o papel da História e seu ensino nos dias de hoje reconhece que existem diferentes propostas de ensino e uma diversidade de linhas de trabalho no ensino dos conteúdos programáticos sendo capaz de levar a serem críticos com a realidade na qual estão inseridos, devido ao fato de que seus conceitos e conteúdos possam fazer com que os alunos debatam sobre o que está acontecendo não somente sobre o passado, mas também sobre o presente. Sobre fazer uma avaliação das metodologias aplicadas, a professora destacou que um bom professor pode enriquecer aulas com metodologias mais interessantes e citou as metodologias ativas como exemplo. Enumerou ainda a pesquisa, aula invertida, integração na sala de aula e atividades on-line, projetos integradores e jogos.
Enfatizou que de qualquer forma, esses modelos precisam também evoluir para incorporar propostas mais centradas no aluno, na colaboração e na personalização. Por fim, a docente deu uma dica salientando que em escolas com menos recursos, pode-se desenvolver projetos significativos e relevantes para os estudantes, ligados à comunidade, utilizando tecnologias simples – como o celular, por exemplo – e buscando o apoio de espaços mais conectados na cidade. As propostas visam contribuir para que os estudantes sejam conscientes de seu processo de aprendizagem e para que o professorado possa estabelecer uma estruturação mais aberta e flexível dos conteúdos escolares. As propostas estão vinculadas à perspectiva do conhecimento globalizado e relacional e buscam articular os conhecimentos escolares, organizar as atividades de ensino, mas não de uma forma rígida, nem, necessariamente, em função de referências disciplinares preestabelecidas.
Problematização da realidade e das situações de aprendizagem; superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão sistêmica; integração das habilidades e competências curriculares à resolução de problemas; Promoção de um processo educativo continuado e do conhecimento como uma construção coletiva. A escola defende e apresenta em seu plano de ação sugestões metodológicas, afim de favorecer e estimular a criação de estratégias que relacionem os diferentes componentes curriculares e os TCTs, de forma que o estudante ressignifique a informação procedente desses diferentes saberes disciplinares e transversais, integrando-os a um contexto social amplo, identificando-os como conhecimentos próprios. Para tanto, sugere-se formas de organização dos componentes curriculares que, respeitando a competência pedagógica das equipes escolares, estimulem estratégias dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão de suas práticas pedagógicas.
Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo; 3. Repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultura digital; 6. Segundo ela, a equipe gestora juntamente com a pedagógica criou grupos de estudos para apresentação e discussão do normativo. Antes, a secretária de educação ofereceu treinamentos para diretores e coordenadores. Após a implementação da BNCC, o projeto político pedagógico foi reconstruído para estar em consonância com aquilo que a BNCC preconiza. Os livros didáticos são atualizados, de forma que, durante o planejamento os professores possam fazer seus planejamentos condizentes com as orientações normativas vigentes. A diretora e a coordenadora pedagógica informaram que as reuniões de planejamento ocorrem semanalmente, nas quais, um professor fica responsável por estudar e trazer um debate sobre um tópico da BNCC, iniciando dos conceitos gerais aos mais específicos, àqueles que diz respeito às disciplinas do currículo.
Cooperatividade na avaliação em diversas áreas ou disciplinas deve acontecer uma incorporação na avaliação para que os objetivos na série sejam alcançados, pois uma vez que o aluno foi aprovado, o professor deverá traduzir como foram atingidos os objetivos obtidos cooperativamente pela escola. • Auto avaliação: Nesta avaliação é o aluno que avalia a sua própria aprendizagem, levando em consideração e apreciando a bagagem que carrega consigo mesmo durante sua experiência escolar. A auto avaliação ajuda os alunos a se apropriarem de uma capacidade construtiva de analisar o que ele é capaz de fazer, das suas iniciativas, comportamento, pontos fortes, suas necessidades e sucesso nas suas finalidades. • Avaliação formativa: A avaliação formativa indica como os alunos estão se transformando de acordo com os objetivos esperados pelo professor.
A avaliação formativa tem o papel de informar ao professor e ao aluno o resultado da aprendizagem, durante a realização das atividades na escola. Essa orientação ocorrer através de formações, pois o profissional da educação precisa se adequar, se preparar para fazer parte de uma equipe que trabalhe com excelência. Quando identificado uma fragilidade, o pedagogo tem autonomia para além de orientar o trabalho docente, contribuir com o processo de formação do professor. É importante destacar que a relação da direção com a equipe pedagógica é importante para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar, é extremamente importante que ambos consigam desenvolver trabalho em equipe. Esse trabalho em equipe inclui respeitar as limitações de cada função para contribuir para o crescimento sólido e gradativo da instituição.
Para isso, é imprescindível que o gestor desenvolva competências gerenciais diversas. Quando houver conflitos na escola o diálogo sempre é a melhor solução independente que seja entre alunos, alunos X professores ou entre funcionários. Se for entre aluno e professor uma postura positiva que o professor poderá adotar diante da conduta agressiva do aluno é a de se aproximar dele, assim estará oferecendo-o a possibilidade de falar sobre seus sentimentos e até mesmo sobre seus atos. RELATO DA OBSERVAÇÃO A etapa de observação das aulas ocorreu nas turmas de 1º ano A, 2º ano C e 3º ano C totalizando 12 aulas, das quais apenas 3 serão relatadas sucintamente neste item. Observação realizada na turma do 1º ano A – (inserir a data) Na data acima mencionada, na sala do 1º ano da Escola Estadual 31 de Janeiro, a professora trabalhou o tema Expansão e dominação na África e na Ásia no século XIX.
Inicialmente ela apresentou o tema da aula ao mesmo tempo que buscou explorar os conhecimentos prévios dos alunos. Para verificar a aprendizagem do conteúdo e estimular a reflexão e compreensão do conteúdo, a professora solicitou que os alunos pesquisassem sobre os problemas ambientais e sociais mais comuns na cidade em que vivem. Observação realizada na turma do 3º ano A – (inserir a data) Nesta aula, a professora trabalhou o tema Brasil de 1945 a 1964, na qual ela iniciou os trabalhos apresentando o tema e explorando os conhecimentos prévios: O que é populismo? O que você entende por democracia? Por meio de slides, a profissional conduziu brilhantemente a explanação e debate sobre a temática em questão. Ela explicou que o período dos Governos Populistas no Brasil (1945-1964) é marcado pelos presidentes: Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas, Café Filho, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart.
Eles tiveram um caráter populista pela imagem carismática e pelo momento de efervescência de alguns segmentos da sociedade. Sobre os primeiros sinais de democracia, a professora explicou que primeira vez na História do Brasil, os presidentes seriam eleitos pelo voto direto e secreto. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. Observação: O jogo descrito neste plano de aula consiste em explicar um fato, uma expressão, um conceito ou a atuação de um personagem histórico que foram selecionados por um grupo adversário. Se a resposta for errada, o grupo que lançou o desafio deverá responder, mas, se não souber, o pagará uma prenda. O jogo exige raciocínio rápido e argumentação clara e precisa. Todos os alunos participam e a pontuação de cada um vai para o grupo.
Depois de todos os cartões preenchidos, cada um deles é dobrado deixando as palavras no interior para que o professor não veja o que está escrito. Os papeis são recolhidos pelo professor e colocados em um recipiente ou saco. Execução do jogo Os times estão reunidos e identificados por suas respectivas cores, por exemplo, verde, amarelo e azul. Um representante do time amarelo (ou outro) pega aleatoriamente um cartão da cor de outro grupo (vermelho ou azul). Lê em voz alta o que está escrito, e explica o que está indicado no cartão: quem foi aquele personagem histórico, o que aconteceu naquela data, o que foi aquele fato histórico, o que significa aquele conceito etc. Recursos Material necessário: folhas coloridas (1 cor para cada grupo) dividida em 10 cartões.
Divida a turma em 3 ou 4 grupos, cada um com 12 a 15 alunos. Cada grupo recebe 10 cartões coloridos, em branco. As cores vão identificar os times, por exemplo: verde, amarelo e azul. Avaliação Atividades: Jogo “30 segundos para responder” Critérios: Envolvimento e participação dos/as alunos/as nas discussões e produções. Serão especificadas as estações de ensino, delimitando cada tópico que deverá ser explorado, - As formas de estudo, pesquisa, bem como os canais de acesso serão apresentados aos estudantes. Ao final, cada grupo apresentará para a turma quais as pesquisas realizadas e as conclusões alcançadas. Recurso Material de apoio impresso, lousa, pincel, apagador, caderno, caneta sala de informática. Avaliação Atividade: Peça para que elaborem um relatório analisando todas as questões mencionadas nesse estudo.
Critério: Avaliar o empenho e participação de cada aluno, assim como sua dedicação à pesquisa e discussões em grupo. Planos de aula Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Série 1º ano Ensino Médio Turma Período Conteúdo Formação da humanidade Objetivos Objetivo geral: Compreender a formação da humanidade Objetivos específicos: Explicar, por meio de teorias, a origem do planeta Terra e a origem da humanidade; Relacionar as teorias da terra e o surgimento das espécies Metodologia 1ºIndagar aos alunos/as: Como surgiu o planeta Terra? Como se formou a humanidade? Bate pato a partir da pergunta introdutória. ºExibir o vídeo “Humanidade; como chegamos até aqui?” disponível em: https://www. youtube. com/watch?v=YQDFnudUBdA 3ºSolicitar a socialização das informações dispostas no vídeo 4ºDividir as turmas em grupos e encaminha-los à sala de informática.
Cada grupo pesquisará sobre os temas abaixo que deverão ser sorteados. Quem aqui usa o celular para estudar? Se usa como fazem? Alguém acha possível estudar história através de um app ou um software? Que tal um jogo? Etc. Apresentar a proposta da atividade e apresentar o Jogo Ludomix Fazer uma apresentação oral do quiz. Lembrar que as questões são de múltipla escolha e comtempla diversos assuntos trabalhados na disciplina Preparar os alunos para a atividade que poderá ser realizada na sala de multimídia com computadores e tablets ou com celulares. Fazer a conexão do aparelho ao site. Definir as regras do jogo, considerando o início, andamento das respostas e finalização. bruc. com. br/arquivo/pdf2017/24549_12672. pdf Acesso em 12 Mar.
LUDO EDUCATIVO Disponível em: https://www. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola. org. br/planos-de-aula/fundamental/9ano/historia/os-direitos-humanos-e-a-onu/5587. Planos de aula Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Série 1º ano Ensino Médio Turma Período Conteúdo Ditaduras na América Latina Objetivos Objetivo geral: Identificar o Movimento da Praça de Maio como uma importante forma de resistência à ditadura- civil-militar. Avaliação Atividade: Atividade escrita Critério: Alcance do objetivo proposto Referências SILVA, R Da. As mães da Praça de Maio e a resistência à ditadura civil-militar argentina (1976-1983). Disponível em: https://novaescola. org. br/planos-de-aula/fundamental/9ano/historia/as-maes-da-praca-de-maio-e-a-resistencia-a-ditadura-civil-militar-argentina-1976-1983/5893 PASCUAL, Alejandra Leonor. Após o vídeo fazer uma roda de conversa para discutir os pontos que chamaram mais atenção.
Apresentar uma proposta de atividade em grupo, que consiste na elaboração de um texto discursivo “Qual a importância da preservação do ambiente político democrático para a garantia dos direitos sociais, civis e políticos? Recurso Material de apoio impresso; Lousa; Pincel; Apagador; Caderno; Caneta. Avaliação Atividade: Atividade escrita Critério: Alcance do objetivo proposto Referências POLÍTICA CONTEMPORÂNEA. Disponível em https://www12. senado. Por outro lado, a professora ressaltou que, como principais possibilidades, se destaca as metodologias de abordagem dos conteúdos, que passa por relevante transformação que pode ensejar aumento no interesse dos educandos; possibilidade de adequação de tempo do aluno para elaborar atividades extraescolares. Assim, é essencial uma educação que ofereça condições de aprendizagem em contextos de incertezas, desenvolvimento de múltiplos letramentos, questionamento da informação, autonomia para resolução de problemas complexos, convivência com a diversidade, trabalho em grupo, participação ativa nas redes e compartilhamento de tarefas.
Para impulsionar o engajamento dos estudantes nos processos de ensino e aprendizagem deve -se contextualizar as metodologias de ensino diante das suas práticas sociais inerentes à cultura digital, ou seja, integrar as mídias e as TDIC no desenvolvimento e na recriação de metodologias ativas. Contudo, é preciso compreender que a ferramenta tecnológica não é ponto fundamental no processo de ensino e aprendizagem, mas um dispositivo que proporciona a mediação entre educador, educando e saberes escolares, assim é necessário que se supere o velho modelo pedagógico é preciso ir além de incorporar o novo (tecnologia) ao velho. RELATO DA REGÊNCIA Identificação da aula Escola Escola Técnica Estadual 31 de Janeiro Datas Turno Série turma 1º ano A Número de alunos Conteúdos Professor regente Descrição da aula O estágio de regência vivenciado na turma do 1º ano A da Escola Técnica Estadual 31 de Janeiro, foi de grande valia na prática profissional, pois o acadêmico teve contato real com a disciplina.
No aspecto relacionado ao bom desempenho didático, numa autoavaliação percebe-se que os alunos conseguiram compreender as explicações haja vista que o aluno tem uma boa dicção, vocabulário robusto e um tom de voz agradável. A interação com a turma se deu principalmente através de perguntas diretas, alguns alunos se demostravam ativos e questionavam, mas na maioria das vezes foi o estagiário que levantou as discussões. Poucos foram os casos de indisciplina, na maioria das vezes uma conversa do estagiário foi o suficiente para apaziguar os ânimos, ao contrário, o professor titular fazia a mediação de conflito e colocava tudo em ordem. Entende-se que o equilíbrio é a dose correta para que se obtenham os melhores resultados em tudo, e no ambiente escolar não é diferente; a boa relação entre professor e aluno é um dos princípios fundamentais para se desenvolver equilíbrio no sucesso do ensino aprendizagem, intercedendo às inquietações e as dúvidas existentes.
É através do estágio que o acadêmico vivencia parte da prática profissional, nesta etapa, percebe-se a importância de se formar um profissional qualificado, com domínio de conteúdo, e capaz de trabalhar com as diferenças existentes no meio de trabalho, seja este uma sala de aula, uma escola como um todo, ou mesmo a sociedade de forma geral. Parâmetros curriculares nacionais: história. Brasília: MEC/SEF, 1998. SILVA, Hilda Maria Gonçalves da; DAVID Célia Maria; MANTOVANI Almir A Tecnologia como aliada no Ensino de História e a sua Adesão nas Escolas de Educação Básica.
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