Relatório de Estágio em Língua Espanhola
Nome da escola: Será preenchido por mim Endereço em que a escola está localizada: Será preenchido por mim Dependência administrativa: privada Diretoria/ Secretaria de Ensino a que está vinculada: Será preenchido por mim A escola apresenta 12 salas, um laboratório de química e biologia, uma biblioteca, uma sala comum para professores, uma sala de coordenação e direção, 6 banheiros, uma sala para o setor financeiro, uma quadra esportiva para educação física, duas áreas recreativas com brinquedos para crianças menores, uma cantina e uma horta. Por ser uma escola particular os alunos têm como utilizar laboratório, biblioteca, sala de jogos de qualidade e com muitos equipamentos. Todas as salas possuem ar condicionado, boa iluminação, lousa e aparelhos de Datashow. INTRODUÇÃO Esse relatório tem como objetivo mostrar os acontecimentos e as discussões sobre o Ensino de Língua Espanhola.
Abrindo espaços para a reflexão crítica sobre a teoria e prática, ensino, métodos e conteúdo, além do ensino remoto. Além desse assunto, houve intervenção da estagiaria ajudando com a utilização de jogos como o Kahoot. Na segunda semana, o primeiro ano o professor falou sobre as las estaciones del año. Como ele sempre inicia, apresentando um texto para que os alunos façam interpretação. Logo após, ele explicou sobre os meses do ano, explicou como identificar as estações do ano e realizou procedimento de como fala cada estação. Já no segundo ano, o docente falou sobre La religion, utilizando textos para interpretar, falou sobre los oretérits perfect compuesto e imperfecto de subjuntivo. Na quinta semana de observação, no primeiro ano, o professor falou sobre “La Rutina”, nesse capitulo o docente falou sobre as coisas do cotidiano, falando e explicando cada coisa em espanhol e ainda deu enfoque nas regras de eufonia, finalizando assim com questões para fixar o assunto.
Já no segundo ano, nessa aula o professor falou sobre “El Cinema”, iniciou falando sobre os filmes famosos que já ganham óscar que são de países com a língua espanhola. Depois foi falar sobre as irregularidades verbales e finalizou aula com questões. Por fim, no terceiro ano foi revisão de Divergencias Lêxicas. O professor fez uma revisão através da criação de um mapa mental em conjunto com os alunos. Professor explicou sobre o verbo doler, falou sobre os sintomas e de enfermidades como são faladas em espanhol. Já no segundo ano, nessa aula o professor falou sobre “Las Adiccionas Perifrasis Verbales”, professor iniciou com interpretação de texto, depois falou sobre a construção de perifrasis de infinitivo e gerúndio, além da utilização do futuro utilizando las perífrasis.
Por fim, no terceiro ano foi revisão sobre “Comprensión textual – Pronombres Personales” e realização de questões para o Enem. Essa semana foi somente semana de revisão dos capítulos. O professor e a estagiaria fez uma metodologia diferente nas 3 salas. Por fim, no terceiro ano foi revisão sobre “Comprensión textual – Pronombres relativos, interrogativos, indefinidos” e revisão para o Enem. Na aula do primeiro ano dessa semana, o professor falou sobre “La ciudad verbo haber x estar” professor deu a aula através de construção de um mapa mental com o assunto. Já no segundo ano, nessa aula o professor falou sobre “La prensa, la television y la radio discurso directo x Discurso indirecto. Assim o professor falou sobre como é o vocabulário das pessoas que falam na televisão, rádio e programas.
Por fim, no terceiro ano foi revisão sobre “Estudio del texto – texto descriptivo” e revisão para o Enem. Na aula do primeiro ano dessa semana, o professor falou sobre “Aparatos científicos género de los substantivos y adjetivos; substantivos compuestos” foram explicadas as palavras do cunho cientifico. Já no segundo ano, nessa aula o professor falou sobre “Sistema financeiro y comercio – verbos de cambio” aula para o conhecimento das palavras no setor financeiro. Por fim, no terceiro ano foi revisão sobre “Estudio del texto – Texto Narrativo”. E revisão do Enem. Na aula do primeiro ano dessa semana, o professor falou sobre “El coche formación del plural”, foco da aula era a compreensão dos componentes de coche e existir uma flexibilidade das palavras e números.
Nessa semana, foi só de revisão para atividades da escola e a estagiaria realizou várias questões para fixar o assunto. Por fim, foi possível perceber que o professor e a escola para os alunos do 3 ano, estão mais focados na revisão do Enem, e em fazer eles compreenderem as questões e aprenderem o que até hoje não foi apreendido. Já para as outras series, o ensino remoto atrapalha muito a didática que o professor aplicas, entretendo ele tenta de todas as formas fazer coisas diferentes e realizar o diálogo e a escrita com os mesmos para os que os meninos não fiquem atrasados. PERFIL DOS PROFESSORES O professor titular da disciplina observada foi Gustavo, que é bacharel e Licenciado em Letras pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Letras na Universidade de São Paulo.
É professor da escola há 6 anos, mas tem 20 anos de experiência na sala de aula. Propõe a superação da passividade e imobilidade intelectual dos estudantes. Dito isso, diferente das aulas utilizadas de forma tradicional, nas aulas expositivas dialogadas utilizam-se estratégias que estimulam o diálogo do professor com o aluno, sendo uma das estratégias mais usadas atualmente. Desse modo, a utilização de exposição oral, por parte do professor é muito importante para o processo de Ensino-Aprendizagem, pois, esse tipo de estratégia possibilita aperfeiçoar a participação dos alunos, diminuindo as dúvidas e melhorando os questionamentos e assim conhecendo melhor a realidade dos alunos (ANASTASIOU, 2006). Por fim, durante o estágio utiliza dessa prática, que já era utilizada pelo professor da disciplina, para administrar as aulas de regência.
Como estamos vivendo um momento fora do comum. Como estamos num período de ensino remoto o docente trabalha com muitos vídeos, áudios, para fazer com que os alunos pratiquem a habilidade da escuta, utiliza de jogos também para que os meninos possam ler e escrever de modo mais descontraído. Isso faz com que muitos alunos gostem muito da aula, entretanto, nem todos gostam de espanhol o que é normal, mas todos participam bastante da aula, ele faz uma aula dialógica, apresenta comparativos entre os aspectos históricos, sociais e culturais da língua estrangeira com a brasileira. Por fim, os métodos avaliativos são atividades avaliativas por Google formulário, ou a plataforma que a escola utiliza, lista de atividades, jogos realizados em aula, apresentações de slide.
Métodos que são para todos os alunos. CONSIDERAÇÕES FINAIS Dessa forma, esse estágio foi bastante importante para minha formação. Joinville: Univille, 2006.
457 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes