Relatorio de Estagio Disciplina de Letras Portugues Ensino Fundamental

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Linguística

Documento 1

Inicialmente, ele me respondeu que o calendário escolar é definido no início do ano, momento em que são realizadas reuniões entre professores e equipe pedagógica, a fim de definir o período de duração das unidades escolares e das provas. Todavia, não me informou se o planejamento anual continha um caráter de PPP. Em relação ao público-alvo da escola, isto é, alunos que tendem a estudar nela, o diretor diz que não há, de fato, uma análise acerca disso, mas que esta informação estaria presente quando fosse criado o PPP da escola. Questionado se ele acreditava que ter essa informação seria importante, ele respondeu que sim, em razão de a escola necessitar adaptar as estratégias de ensino à realidade cotidiana desses alunos e que os professores sabendo de onde provêm os estudantes poderiam ter mais sensibilidade no desenvolvimento das aulas.

No que concerne à relação entre escola e comunidade, XXXX diz que a escola sempre promove eventos e discussões que são abertas ao público externo, como manifestações da cultura local, jogos internos de educação física que podem ser acompanhados por esse público, entre outros. De início, na análise do livro, chama a atenção a concepção de linguagem adotada pela obra, segundo a qual ela tem a finalidade de permitir aos educandos se comunicarem e participarem do convívio social, de modo que: A linguagem, considerada em seu aspecto artístico, estrutural ou prático, é parte integrante de nossas vidas, instrumento indispensável tanto para a aquisição de conhecimento em quaisquer áreas do saber, como para nossa participação nos mais diversos contextos sociais de interlocução.

É por isso que dedicamos tanto tempo ao estudo da língua portuguesa em todas as suas dimensões (ABAURRE, p. Como se nota, a linguagem cumpre sua função quando ela dá a possibilidade do uso para a realização de pesquisas e para a concretização do ato comunicativo. A análise do livro didático evidencia uma abordagem do ensino de gramática sob a perspectiva tradicional, uma vez que o livro apresenta estes pontos de forma expositiva. Apesar disso, o livro tem a preocupação em não tratar a norma-padrão como se fosse a única variação linguística que permitisse a realização do ato comunicativo. Neste ponto, é possível que os alunos consigam contextualizar os assuntos por meio da visualização das fontes indicadas.

RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE A entrevista com o professor regente foi realizada antes do início das aulas deste estágio de regência, a fim de que servisse não apenas para questionar os itens referentes ao tópico deste capítulo do relatório, mas compreender como o docente enxerga a relação entre ele e os alunos mediante as estratégias didático-pedagógicas empregadas para o desenvolvimento das aulas. Em um primeiro momento, perguntei ao professor dados a respeito da formação dele. Segundo o docente, a conclusão da graduação em Licenciatura em Letras Português ocorreu em XXXX, e atua há XX anos na função de magistério. Conforme ainda informado, o curso de pós-graduação é em XXXXXX, tendo atuado nas instituições XXXX, XXXX.

Todos estes temas, conforme ele, são tratados por meio da leitura de texto e interpretação, sendo que ainda promove debates em torno deles para que os alunos consigam formar uma opinião e promovam a valorização do espaço e cultura nacionais. O professor finaliza apontando que a Secretaria de Educação não costuma enviar materiais específicos acerca destes temas, e que, por isso, busca complementar e inserir a necessidade de recursos no debate com a equipe gestora. RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA A reunião da qual participei foi de planejamento escolar, sendo realizada pelos docentes, secretaria escolar e equipe pedagógica. Conforme fora me dito inicialmente, a reunião teria a finalidade de definir o planejamento semestral de todas as disciplinas, sendo necessária a presença de todos os professores para que, sucessivamente, fossem elaborados os planos de aula em consonância com o que seria discutido nessa reunião.

A reunião iniciou com a explanação da equipe pedagógica sobre como seria o calendário do semestre, o repasse dos horários de cada um dos docentes e da discussão de temas como atividades complementares e processo avaliativos dos alunos por meio de provas. RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO DA DISCIPLINA A escola possui um amplo acervo de materiais que fornecem apoio ao ensino de disciplina de língua portuguesa de forma transversal a respeito de temas como história do Brasil e cultura geral. No entanto, em se tratando de História e cultura afro-brasileira e índigena, os instrumentos quase sempre não são encontrados, o que evidencia uma ausência de planejamento de abordagem da temática. Em relação à coletânea de livros literários, não foram identificados títulos específicos voltados ao tema.

Para a análise, foi observada a composição de livros da biblioteca da escola, de modo que as coleções que há na biblioteca são voltadas à adaptação de romances da literatura nacional, tais como “A escrava Isaura”, de Bernardo Guimarães; e “Senhora”, de José de Alencar, numa linguagem atual. Nesse ponto, a única referência feita é na presença de romances do período romântico indianista. RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA A fim de se verificar o processo de implantação da BNCC na escola, realizei uma entrevista com a coordenadora pedagógica, a qual relatou como a escola lida com o documento a partir dos direcionamentos dirigidos. Inicialmente, questionei se a escola a equipe gestora tinha conhecimento a respeito do que era a Base Nacional Comum Curricular, tendo como resposta a afirmação de que sim, tendo o tema já sido alvo de inúmeros debates entre professores e equipe de coordenação.

Com base nisso, questiono como a equipe gestora tem recebido formação para conhecer o documento. Segundo a coordenadora, a Secretaria de Educação encaminhou às escolas sínteses do documento, a fim de que as escolas partam para a implementação dos principais pontos deles. Sendo assim, a equipe gestora recebeu as orientações centrais, sendo que a ação não se limitou a apenas verificar estes pontos, pois foram realizados estudos para que a equipe pudesse repassar a formação aos professores. Em relação ao processo de alinhamento da BNCC com o Projeto Político Pedagógico, a coordenadora apontou que foi todos os planejamentos da instituição têm sido adaptados à BNCC. A coordenadora afirma, em relação ao processo de avaliação, que os professores, nos encontros realizados, sugeriram que as avaliações passassem a considerar não somente a nota da prova, mas também todo o processo.

RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR Para compreender os aspectos acerca de como o professor regente deste estágio lida com a avaliação da aprendizagem, realizei uma pequena entrevista com ele e questionei questões que me ajudar a entender não somente a relação prática entre ele e os educandos, como também metodologias didáticas, recursos empregados, dentre outros pontos. Nesse sentido, eu o perguntei qual o modelo avaliativo que ele o seguia para desenvolver o processo de ensino nas aulas. Segundo o professor, o modelo ideal para o tipo de turma com a qual ele trabalha é o processual, pois os alunos costumam passar por momentos de dificuldades dada a realidade de onde provêm. No que tange ao compartilhamento ou elaboração colaborativa de instrumentos avaliativos utilizados pelos professores de uma mesma área na escola, ele afirma que os professores costumam a adotar provas e instrumentos avaliativos diferentes, sendo que isso é inclusive estimulado pela equipe de coordenação, em razão de entender que cada professor pode desenvolver um processo de forma melhor quando ele se sente confortável e os instrumentos empregados estão de acordo com o currículo escolar.

Portanto, nesta entrevista com o professor regente pude conhecer que ele busca empreender esforços para que suas aulas sejam pautadas numa metodologia que o permite ser mediador de um processo educativo que permita a aprendizagem integral de todos os estudantes. RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA A fim de compreender como funciona o processo de acompanhamento do processo de estágio na disciplina de língua portuguesa, foi realizada uma conversa com o supervisor pedagógico da escola. Questionei, inicialmente, qual profissional a escola costumava designar no processo de condução do estagiário quando da realização das etapas de observação e regência. Segundo o supervisor, esse profissional é o próprio professor regente, que fica responsável por acompanhar a turma e o estagiário, garantindo que o processo de ensino se mantenha conforme definido em planejamento.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO (INSERIR) 11 PLANOS DE AULA Plano de Aula 01 (00/00/0000) Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Série Turma Período Conteúdo • Simbolismo: o desconhecido supera o real. Objetivos Objetivo geral: - Compreender como a literatura do período simbolista refletiu o momento de incerteza, indefinição e pessimismo do momento. Objetivos específicos: - Entender a razão pela qual esta escola literária fez uso de símbolos para fazer representações literárias; - Comparar os símbolos com as relações entre o mundo visível e o mundo de essências; - Identificar como o texto simbolista estimula os sentidos humanos e, desse modo, permite a apreensão da realidade sem o auxílio da razão Metodologia 1) Inicialmente, os alunos serão levados ao laboratório de informática onde poderão fazer pesquisa após a exibição do conteúdo; 2) Será exibido, em datashow as características do simbolismo, o contexto histórico do período, a representação simbólica; 3) Os alunos pesquisarão poesias nas quais podem encontrar traços do simbolismo e identificá-los; 4) Eles deverão compor poesia assemelhando o caráter da simbolista, tais como subjetivismo, espiritualidade e do misticismo, além da música e ênfase no imaginário e na fantasia.

As produções serão avaliadas conforme a identificação com os traços simbolistas. Recursos - Projetor multimídia; - Computadores; - Laboratório de informática. Avaliação A avaliação será processual e pautada na observação da participação dos educandos durante a explicação do conteúdo, além da análise do desempenho deles na atividade do livro didático. Referências BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. ed. São Paulo: Cultrix, 1997. ABAURRE, Maria Bernadete M. PONTARA, Marcela. Português: contexto, interlocução e sentido. ed. São Paulo: Moderna: 2013. ed. São Paulo: Moderna: 2013. Plano de Aula 05 (00/00/0000) Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Série Turma Período Conteúdo • Substantivos; Objetivos Objetivo geral: - Compreender as características da classe dos substantivos.

Objetivos específicos: - Identificar as funções morfológicas e sintáticas exercidas pelos substantivos; - Reconhecer as diferentes classes de substantivos; - Flexionar os substantivos em número e gênero; - Explicar o sentido associado à variação de grau nos substantivos. Metodologia 1) Apresentação do conceito na lousa; 2) Explicação do conteúdo; 3) Exemplificação; 4) Cópia dos exercícios; 5) Resolução das questões do livro didático. Metodologia 1) Apresentação do conceito na lousa; 2) Explicação do conteúdo; 3) Exemplificação; 4) Cópia dos exercícios; 5) Resolução das questões do livro didático. Recursos - Lousa/quadro; - Pincel/giz; - Livro didático. Avaliação A avaliação ocorrerá por meio da análise do envolvimento dos educandos com o conteúdo ministrado e a resolução das atividades do livro didático.

Referências ABAURRE, Maria Luiza M. ABAURRE, Maria Bernadete M. ABAURRE, Maria Bernadete M. PONTARA, Marcela. Português: contexto, interlocução e sentido. ed. São Paulo: Moderna: 2013. São Paulo: Moderna: 2013. Plano de Aula 09 (00/00/0000) Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Série Turma Período Conteúdo • Artigo Objetivos Objetivo geral: - Compreender as características da classe dos artigos. Objetivos específicos: - Reconhecer a diferença entre artigos definidos e indefinidos; - Identificar efeitos de sentido associados aos usos dos artigos definidos e indefinidos; - Saber as funções morfológicas e sintáticas dos artigos. Metodologia 1) Apresentação do conceito na lousa; 2) Explicação do conteúdo; 3) Exemplificação; 4) Cópia dos exercícios; 5) Resolução das questões do livro didático. Recursos - Lousa/quadro; - Pincel/giz; - Livro didático.

Recursos - Lousa/quadro; - Pincel/giz; - Livro didático. Avaliação A avaliação ocorrerá por meio da análise do envolvimento dos educandos com o conteúdo ministrado e a resolução das atividades do livro didático. Referências ABAURRE, Maria Luiza M. ABAURRE, Maria Bernadete M. PONTARA, Marcela. Fiz apenas a organização destes e, ainda dividi os tópicos em aulas com base na estimativa de tempo. Assim, este foi mais um item que teve a validação do docente, tendo como principal comentário dele a respeito deste ponto que era importante que os conteúdos fossem vistos no tempo estimado, sob pena de causar uma desordem nas aulas do estágio, caso houvesse atraso. No que se refere aos procedimentos metodológicos, o professor, mais uma vez, não apresentou objeção.

Disse-me, somente, que seria preciso consultar antes se os equipamentos de multimídia, tais como retroprojetor e computadores, estavam disponíveis para serem usados ou se estavam em adequado funcionamento. A respeito das atividades, antes de haver este encontro com o professor regente, havia questionado a respeito de quais atividades poderiam ser usadas e se elas poderiam servir como parâmetro para a composição da nota da unidade em que o estágio ocorreu. Reflexão sobre a aula Esta aula permitiu que os alunos tivessem contato com o conteúdo de forma ativa, tendo em vista que eles mesmos realizaram a pesquisa e a análise da poesia. Neste sentido, concluo que quando damos suporte para que eles mesmos façam pesquisas, os educandos se sentem capazes de serem independentes.

Diário de Regência n. ° 2 Identificação da aula Escola Data Hora de início Hora de término Nível/série Número de alunos Conteúdo Professor regente Estagiário Descrição da aula Foi solicitado que os alunos acompanhassem a aula em posse do livro no tópico referente ao projeto literário do Simbolismo. Em seguida, foram lidas as partes principais que o livro trazia acerca do tema, contextualizando com a aula anterior. Sequencialmente, apresentei uma introdução acerca do estudo de classes de palavras, destacando o porquê de a divisão ser feita. Em seguida, foi mostrado como as palavras se dividem em variáveis e invariáveis. Compreendida esta parte, procedi para a explicitação, no quadro, das relações básicas entre as classes.

Ao final, os alunos responderam ao exercício do livro didático. E, em seguida, realizei a correção da atividade. ° 7 Identificação da aula Escola Data Hora de início Hora de término Nível/série Número de alunos Conteúdo Professor regente Estagiário Descrição da aula A aula se iniciou com a apresentação do conceito de pronomes pessoais e possessivos na lousa, procedendo-se, em seguida, para o detalhamento das funções morfológicas e dando exemplos. Ao final, os alunos realizaram o exercício do livro didático. Reflexão sobre a aula A aula permitiu que entendesse que os alunos foram habituados a estudarem utilizando-se o livro didático, razão pela qual possuem facilidade em compreender o assunto quando a metodologia é esta.

Diário de Regência n. ° 8 Identificação da aula Escola Data Hora de início Hora de término Nível/série Número de alunos Conteúdo Professor regente Estagiário Descrição da aula A aula se iniciou com a apresentação do conceito de pronomes demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos na lousa, procedendo-se, em seguida, para o detalhamento das funções morfológicas e dando exemplos. CONSIDERAÇÕES FINAIS Neste relatório do estágio de regência em Língua Portuguesa – Ensino Médio, expus todas as principais informações para que a compreensão do que ocorreu durante o estágio fosse explanado de modo claro. Dentre as principais experiências que adquiri neste momento está o de conhecer como reagem os alunos do Ensino Médio frente a cada uma das teorias didáticas que costumamos aprender ao longo da graduação.

Por outro lado, os desafios de o professor ser mediador do processo de ensino-aprendizagem são cada vez maiores em razão da ausência do suporte teórico adequado advindo das equipes de coordenação e de secretarias de educação. REFERÊNCIAS: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

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