Relatório de Análise Estratégica: Mercado de Luxo - China

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Conceituação de cultura 5 2. Diferenças culturais 5 2. Marketing 5 2. Implicações do marketing 6 3 ANÁLISE ESTRATÉGICA 6 3. Análise pestel 6 3. Conceituação de cultura A China está entre as quatro civilizações mais antigas do mundo, junto com Babilônia, Egito e índia, em um país continental aonde somente a escrita possui mais de 3,6 mil anos. A riqueza de informações milenar chinesa como a caligrafia, artes marciais, culinária, comportamento, arte, música, medicina, religião, arquitetura, astrologia, comportamento, dança e literatura. As tradicionais manifestações que vão da língua a culinária resistem, mas acabam se adaptando devido a pressão ocidental que surgiu após a abertura econômica ao ocidente permitida pelo Partido Comunista. Diferenças culturais A China é um país socialista e uma das civilizações mais antigas do mundo, o país atualmente possui a segunda maior economia e é o mais populoso do planeta.

É o país que mais cresceu economicamente nos últimos anos, de acordo com a organização mundial do comércio e é uma das melhores nações para investimentos estrangeiros liderando o primeiro lugar no ranking de exportações e o terceiro no ranking de importações. Onde aponta-se os seguintes fatores: A) Fatores Políticos: Instabilidade política, falta de liderança, legitimidade do governo. A instabilidade política afeta o desempenho econômico, no caso do mercado de luxo da China apesar do país apresentar um constante crescimento, os lideres devem se atentar para as empresas não terem um prejuízo inesperado, conforme o autor Souza, R (2020) B) Fatores econômicos: tributação, aumento da taxa de juros, volatilidade da taxa de câmbio. Com relação aos fatores econômicos entende-se que a China é o único país que apresenta crescimento anual seguido nos últimos 25 anos fazendo do país uma das potencias mundiais.

Diante disso, Nonnenberg (2010), destaca a necessidade de acompanhamento dos tributos de forma que sejam adequadamente pagos, ao mesmo tempo em que deve-se observar a taxa de juros e a flutuação da taxa de cambio, permitindo que o mercado de luxo opere em condições favoráveis. C) Fatores sociais: demografia, maior migração para o interior do país, aumento de população com nível superior. Análise competitiva A análise competitiva, permite identificar fatores relacionados a sobrevivência no mercado econômico, verificando as possibilidades de crescimento, estagnação e quebra de mercado. E quando realizada a análise competitiva do mercado de luxo da China, observa-se: • Os concorrentes; • Fornecedores; • Clientes; • Novos produtos e serviços. No caso dos concorrentes, estes incluem a disputa de mercado de outros países que podem utilizar a internet como meio de exportar produtos aos consumidores chineses, afetando o mercado do país, e também incluem próprias empresas da China que fabricam e comercializam réplicas de produtos originais.

Com relação aos fornecedores, o país conta com uma ampla rede, que é capaz de suprir a demanda de todas os setores do comércio, fazendo disso uma vantagem competitiva com relação aos outros mercados concorrentes. Sobre os clientes, aponta-se outra força ligada a competitividade, já que os consumidores são fiéis e em algumas vezes estão atrás do status que a marca comprada pode oferecer, deixando de procurar por melhores preços e comprando de forma rotineira. A desvantagem nesse caso é a falta do controle no posicionamento geral da marca no país, conforme sinalizado por Magalhães (2013). Um dos seis atributos assinalados como valor percebido pelos Chineses no mercado de luxo, destacado no relatório de diagnóstico foi o fator história da marca.

Toda a jornada gera um grande valor cultural. Magalhães (2013), cita sobre a necessidade da construção de uma herança da marca com base, ou melhor, foco, no seu core. Nesse contexto, novas categorias devem possuir uma narrativa que adornem esse elemento essencial, para garantir o prestígio por essa jornada. REFERÊNCIAS Analise pestel: Dicionário financeiro. Publicado em 2019. Disponível em: <https://www. dicionariofinanceiro. com/analise-pest/> Acesso em 19. com/instabilidade-politica/> Acesso em 19 jun. BEZERRA, J. Cultura chinesa. Artigo revisado em 11/09/19. Kapferer, j. A. C. Como elabora projetos de pesquisa. São paulo: atlas, 2012. Louzada, P. China luxury study. Mercado de luxo Por Imprensa Mercado & Consumo- 26 de fevereiro de 2020 _____________________. Internacionalização de marcas de luxo para o mercado chinês. Portugal, 2013, p 1-102. Trabalho de conclusão de curso (mestrado marketing) - uni-versidade católica portuguesa, portugal, 2013.

com. br/blog/analise-pest/> Acesso em 19. jun. Oswald, V. Os novos-ricos comunistas estão na moda no mercado de consumo e nas telas.

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