Relacão teoria e prática no cotidiano da sala de aula
CONCLUSÃO ________________________________________________09 4. REFERENCIAS _______________________________________________10 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho objetiva apresentar uma reflexão sobre a teoria e a prática aplicadas no cotidiano escolar. Para tanto, partiremos da situação geradora de aprendizagem (SGA), na qual apresenta dois alunos de pedagogia Caroline e Pedro, que ao relatarem as experiências vivenciadas no período de estágios, perceberam que ambos passaram por modelos pedagógicos diferentes aplicadas pelas professoras regentes e com isso foi solicitado como atividade da disciplina de estágio uma reflexão sobre as perspectivas teóricas que norteiam o processo de ensino e aprendizagem das professoras. Partindo disso, e com base nos conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas durante o semestre, será apresentado uma discussão sobre a relação da teoria e prática no que diz respeito aos pressupostos teóricos que fundamentam a ação de ensinar em prol do desenvolvimento do aluno.
Neste contexto, ao tratar de teoria e prática é importante refletir sobre o ato de educar como atividade intencional que apresenta objetivos previamente estabelecidos, e para que de fato ocorram, existe por trás das ações e atividades propostas pelo professor um processo que é desenvolvido a partir de teorias ou até mesmo tendências que norteiam o fazer pedagógico. A professora Lourdes possui uma postura, ainda muito presente em muitas escolas brasileira, classificada por Libâneo (1982) de Pedagogia Liberal Tradicional que de acordo com o autor: Na tendência tradicional, a pedagogia se caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, no qual aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa. Os conteúdos, os procedimentos didáticos, a relação professor-aluno não têm nenhuma relação com o cotidiano do aluno e muito menos com as realidades sociais.
É a predominância da palavra do professor, das regras impostas, do cultivo exclusivamente intelectual. LIBÂNEO, 1982) Ainda segundo o autor, a escola tem o papel de oferecer o caminho cultural do saber, ofertado de maneira uniforme aos alunos e este tem o papel de se esforçarem para adquiri-lo. Desta forma, elementos como a organização da sala em fileiras, a predominância do silencio entre os alunos como método de atenção ao que está sendo exposto pelo professor, este que se constituí como uma figura inquestionável detentora do saber, que é transmitido ao aluno através de uma aula expositiva em uma sequência fixa deveria ser memorizado pelo aluno. A avaliação está carregada de sentido e significados e, dependendo do sentido que ela assume, tem consequência e implicações para os alunos, para os professores, para a escola, para a sociedade.
Portanto, a avaliação não é neutra, ela está relacionada com uma concepção de educação e de sociedade. ARCA, 2017) Partindo dessa reflexão, o processo de avaliar vai muito além de aplicar prova e dar a nota obtida pelo aluno. Desta forma, a metodologia avaliativa utilizada pelo professor permite usar a avaliação como ferramenta de oportunidade de ferramenta de verificação e, assim, refletir sobre o desenvolvimento do aluno, possibilitando analisar e, então, retornar a prática pedagógica buscando trabalhar nos pontos que necessitam ser repensados. Conforme os pressupostos, os aspectos qualitativos predominam sobre os quantitativos, a avaliação deve ter finalidade diagnóstica, preocupada com as dificuldades dos alunos, com vistas à correção de rumos e à preocupação de reformular encaminhamentos e objetivos didáticos.
A avaliação muda o seu sentido, deixa de ser algo situado ao final e passa a estar presente durante todo o processo, desde o início indicando os conhecimentos que os alunos possuem e que vêm acumulando durante sua trajetória, cumprindo uma função prognóstica, ou seja, indicando ao professor aquilo que o aluno já aprendeu e aquilo que ainda falta aprender (. ARCA, 2017) A avaliação diagnóstica permite ao professor fazer uma análise do desenvolvimento do aluno e assim traçar caminhos de possibilite a atingir os objetivos esperados. Partindo desse cenário, o professor, este que está na linha de frente no processo de desenvolvimento da aprendizagem do aluno, deve estar consciente sobre as posturas pedagógicas e como está refletindo em sua prática.
Uma vez que, as percepções que o educar carrega irá refletir diretamente no fazer pedagógico e, com isso, no que se espera do educando em seu processo de formação. CONCLUSÃO Com o desenvolvimento da globalização a sociedade vem se modificando e tais transformações vêm refletindo em vários setores sociais, entre eles a educação. files. wordpress. com/2014/08/tendencias_pedagogicas_libaneo. pdf. Acesso em 28 de abr. php/olhardeprofessor/article/view/661/484. Acessado em 29 de abr. de 2020.
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