Referências arquitetonicas para tcc baseado em restauração
TAGLIANI, 2016). No entanto, os moradores locais se uniram para que isso não ocorresse em decorrência da importância histórico cívica do local. Como estação a estrutura não teria mais serventia, o que levou ao encaminhamento de uma manifestação para repaginar o local. TAGLIANI, 2016). Em 2002, surgiu a Friends of the High Line. Nova York é basicamente um conjunto de ilhas se dividindo em 5 grandes bairros, a criação da linha férrea nova iorquina, permitiu que houvesse contato entre as partes da cidade, conseguindo assim gerar grande distribuições de fluxos entre as partes, o High Line foi construído em Manhattan, e embora existam ainda diversas linhas ferroviárias, na cidade, algumas sobre boa, outras sobre má utilização (DANTAS, 2022). Ou seja, o High Line não é a única linha de trem do local, no entanto é a mais destacada, devido a sua intervenção e mudança funcional, o que acabou qualificando sua preservação (TAGLIANI, 2016).
O High Line park se destaca, pois permitiu uma intervenção Urbanistíca Sustentável, ou seja, sua melhora culminou na melhora da cidade em diversos aspectos, como a valorização imobiliária e maior fluxo de infraestrutura e pessoas, o que por sua vez acaba gerando segurança na localização (TAGLIANI, 2016). No entanto, Costa (2020), aponta algumas críticas sociais ao lugar, como a segregação social e a gentrificação de algumas partes, derivadas na mudança de valores. Esse percentual de problemas, se comparado é pouco as vantagens que o jardim suspenso trouxe, no entanto não podem ser ignorados. Figura: Teatro High Line. Render) Fonte: Highline. org. Instrumentos de descanso também são instalados ao longo do percurso, o que permite não só uma melhora a dinâmica local, mas permite que as pessoas de lá sintam-se mais confortáveis para utilizar o parque.
Essas saídas permitem a interação entre obra x cidade x pessoas, o que para o Urbanismo é a solução adequada de execução (SELL, 2017). ORG, 2022). Assim, além de propor um projeto que reestruturava o local, a obra propunha soluções sustentáveis, o que permitiu uma melhora quanto ao pensamento ecológico, sendo uma adaptação biofílica, onde junto de diversos fatores apresenta um passeio verde sobre a antiga ferrovia de NY(HIGHLINE. ORG, 2022). Fonte: Vias Ufsc. A construção do local se deu através de 4 fases, sendo a última finalizada em 2015, assim a apresentação do projeto se deu em 2007, enquanto as realizações foram a partir de 2009, elevadores de acesso, e escadas permitem que a mobilidade seja prática a todos que forem circular pelo local.
TAGLIANI, 2016). Para realização do parque foram plantados mais de 1000 vegetações. Permitindo uma variedade e reflexo ao conforto, a acessibilidade é pensada através de rampas e tipo de piso, que permite e a utilização por meios diversos como cadeiras de rodas. O posicionamento dos acessos incluindo escadas, leva a possibilidade de um melhor fluxo de pessoas. TAGLIANI, 2016). A produção de massas é um marco bem grande da cultura italiana, dessa forma o pão era muito utilizado na cidade, se pensando na importância desse alimento, que consegue se inserir em todas as culturas, e como meio de reformular o moinho da cidade, foi feito o projeto do Museu do Pão. FPJN, 2020). O museu do pão se localiza na cidade de Ilópolis, no Rio Grande do Sul, ele se apresenta implantado entre 2 ruas, a rua sete de Abril e a Padre José Kolling, ambas as vias são locais, o que permite um fluxo tranquilo, no entanto pelo museu ser uma atração turística, isso leva muito fluxo em sua direção.
Assim o museu não só atende a demanda da região, mas atraí turismo e infraestrutura, conseguindo contribuir ao desenvolvimento da cidade como um todo. FPJN, 2020). As pontes criadas também geram acessibilidade, já que nivelam a estrutura em um único nível. ARCHDAILY, 2011). O museu é dividido em 3 partes, o moinho, a escola e a exposição, a parte da escola é dotada de uma sala onde é possível assistir a história do museu, o moinho é onde tem diversas peças de exposição e é possível a participação no processo de moagem, e a exposição propriamente dita, onde são expostas diversas peças doadas pela população. ARCHDAILY, 2011). A insolação local é favorecida pela altura do prédio, de forma que o moinho serve de proteção para as outras partes menores, gerando sombra e conseguindo permanecer conforto.
ARCHDAILY, 2011). No caso do museu não foi deixado de ser usado a função original, apenas aprimorada. A forma da estrutura se apresenta como sendo vários quadriláteros, um adicionado ao outro, no entanto em sua elevação existe acentuamento e curvatura (TEBET, 2020). Materiais que antes seriam descartados, como mesas de pedra, pedras, borracha e alguns outros elementos foram incorporados ao museu. Assim é possível perceber que o projeto não só trata de uma conservação contemporânea, mas permite melhores quanto a aspectos ecológicos e funcionais, além de inserir a obra nas necessidades atuais. Em 2021, o prédio histórico foi proposto para a restauração e refuncionalidade, a obra durou 10 meses, e uma equipe de diversos profissionais, não pela complexidade da estação, mas em se manter as características originais, a arquiteta Fabiula Domingues, mestre em restauro pelo CTTA Escola especializada em Artes, Conservação e Restauro foi uma das responsáveis por vistoriar o projeto , projeto realizado pelo arquiteto Laerte Gonzalez e a obra executada pela Anwal Engenharia.
Implantação O projeto focou na restauração do edifício de 300m², que se localiza em um terreno de 7. m², a área interna foi totalmente reconstruída, uma vez que sua estrutura estava comprometida pelo incêndio. Houve uso de telhas, tijolos e madeiramento estrutural, sendo buscado valorizar a beleza estrutural do prédio e manter algumas características. Na área externa, houve a troca do piso, e foi acrescido um estacionamento, assim como o entorno que foi modificado, sendo inseridos, postes, e infraestrutura. Assim, houve a busca por preservar seus antecedentes projetuais e materiais, de forma a manter a qualidade e estética do local, as peças que não puderam ser reutilizadas foram substituídas por semelhantes. Como aponta a equipe do projeto por meio da análise da obra.
Todas as janelas de madeira pinho de riga, que tinham sido destruídas, foram refeitas com madeira de lei cedrorana, no modelo inglês guilhotina. O piso de madeira, que também não havia resistido ao tempo, foi reconstruído em garapeira, madeira de alta resistência, muito conhecida como garapa ou grapiá. O forro seguiu o desenho original com réguas de madeira formando o desenho saia-camisa moldado com um rodateto. CLARA RIBEIRO DE ANDRADE SANTOS, A. YAMADA UBIDA, I. DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES, F. TEORIA DA RESTAURAÇÃO: CESARE BRANDI – NORTEANDO AS INTERVENÇÕES SEM FALSO HISTÓRICO E FALSO ARTÍSTICO. COLLOQUIUM SOCIALIS, v. REVITALIZAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS: OS CASOS DO HIGH LINE PARK EM NOVA YORK E DO MINHOCÃO EM SÃO PAULO.
UFPB, 2020. Disponível em: http://ct. ufpb. br/ccau/contents/documentos/estagio-supervisionado-i/acervo-virtual-estagio-supervisionado-i-2019-4-suplementar/fernando-rodrigo-silva-costa-revitalizacao-de-espacos-publicos-os-casos-do-high-line-park-em-nova-york-e-do-minhocao-em-sao-paulo. ArchDaily Brasil. Acessado 26 Mai 2022. archdaily. com. br/br/01-8579/museu-do-pao-moinho-colognese-brasil-arquitetura> ISSN 0719-8906 NUNES, Cristiane. br/revitalizacao-urbana-high-line-park/ Acesso em: 05 de maio de 2022. TAGLIANI, Simone. HIGH LINE PARK: UM EXEMPLO ICÔNICO E INOVADOR DE TRANSFORMAÇÃO URBANA. dISPONÍVEL EM: https://blogdaarquitetura. com/hight-line-o-parque-elevado-de-manhattan/ Acesso em 30 de Abril de 2020. archdaily. com. br/br/953934/restauro-da-estacao-ferroviaria-de-campo-grande-na-vila-de-paranapiacaba-contemporanea-paulista> ISSN 0719-8906.
600 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes