RECRUTAMENTO INTERNO E EXTERNO E A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O mercado de trabalho vem sofrendo um processo de transformação gradual e efetivo passando a demandar mão de obra cada vez mais qualificada para acompanhar essas mudanças. Dentro deste contexto, o recrutamento é um conjunto de ações coordenadas que visam selecionar candidatos para um determinado cargo. O recrutamento de pessoal consiste numa atividade que se encontra sob a responsabilidade da administração de RH, objetivando captar recursos humanos interna e externamente no intuito de ministrar o subsistema de seleção de pessoal na sua recepção aos clientes internos da empresa. MARRAS, 2005). Na mesma linha de pensamento, Chiavenato (2009), destaca que o Recrutamento é um conjunto de procedimentos e técnicas que buscam aproximar candidatos qualificados e capazes de executar cargos dentro da organização, desta forma, "o recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização".

O recrutamento interno é a divulgação da vaga dentro da própria empresa para as pessoas que já trabalham nela, é uma oportunidade para promoção e transferência de pessoal". FIDELIS E BANOV, 2007, p. Quando a empresa busca novos funcionários e colaboradores vindos de fora da instituição, o recrutamento externo é mais utilizado, almejando inovações, novos conhecimentos e possíveis talentos na intenção de inovar e desenvolverem seu capital intelectual, ou seja, agregarem novos conhecimentos e até desenvolver conhecimentos já experienciados. O recrutamento externo é focado em candidatos derivados de fora da organização, sendo estes atraídos pela empresa por meio das técnicas de recrutamento. CHIAVENATO, 2003). Enfim, as empresas enfrentam também desafios na hora de escolher as formas de recrutar, mas o mais importante é analisar seu perfil e ter bem definido qual resulta quer alcançar, analisando possibilidades e consequências.

RESULTADOS E DISCUSSÕES Para o desenvolvimento deste trabalho realizamos revisões bibliográficas de artigos científicos, textos e livros procurando coletar e descrever informações sobre a importância e técnicas empregadas no processo de recrutamento interno e externo na organização e gestão de recursos humanos. Neste sentido, foram trabalhados os conceitos básicos do tema proposto, os pontos positivos e negativos dos processos de recrutamento interno e externo. Verificamos que as empresas podem fazer uso de diferentes técnicas de recrutamento, desde os tradicionais até os mais modernos, sendo que os mesmos devem ser escolhidos de acordo com a sua necessidade, buscando sempre aprimoramento e seleção daqueles profissionais mais qualificados para exercerem determinada função. Diante dos resultados alcançados, podemos sinalizar que a competitividade cada vez mais crescente do mercado de trabalho resultou em mudanças no processo de recrutamento; cada vez mais as empresas possuem urgência nas contratações e para isso necessitam de profissionais qualificados e criativos para tornar o processo interessante e motivador para os candidatos.

São Paulo: Manole, 2009. Recursos Humanos: O Capital humano das organizações. ed. São Paulo: Atlas, 2006. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. MARRAS, J. P. Gestão de pessoas em empresas inovadoras. São Paulo: Futura, 2005.

36 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download