PROJETO DE ESTÁGIO:METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUÇÃO INCLUSIVA DIAGNÓSTICO E PROPOSTAS PARA O ENSINO MÉDIO

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA 4 2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO 6 2. METODOLOGIA 6 2. CRONOGRAMA 7 REFERÊNCIAS 8 APÊNDICES 9 1 PARTE I: PESQUISA 1. DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA Área de concentração: Educação inclusiva Tema: Metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem na Educação inclusiva para estudantes da Educação Infantil 1. OBJETIVOS • Pesquisar sobre metodologias de ensino-aprendizagem voltadas à Educação Infantil, considerando as especificidades da Educação inclusiva; • Diagnosticar a realidade de uma escola de Educação Infantil quanto aos aspectos relacionados à Educação inclusiva, a fim de conhecer os principais desafios enfrentados; • Planejar, a partir do diagnóstico, possíveis estratégias e ensino-aprendizagem a serem implementadas na Escola. Para Vygotsky (1998, p. a aprendizagem não é, por si, considerada desenvolvimento, mas uma correta organização da aprendizagem da criança conduz ao seu desenvolvimento mental, ativando processos internos que poderão se traduzir em aprendizagem.

Mais recentemente, a obrigatoriedade de matrícula das crianças de 4 a 5 anos na educação infantil, possibilitada com a alteração feita na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), por meio da Lei nº 12. de 4 de abril de 2013, refletiu em grande demanda nas escolas públicas de Educação Infantil, o que inclui as crianças com necessidades especiais. Para este público, a inclusão, muitas vezes, se dá só estatisticamente. É na escola, através das práticas pedagógicas, a partir de experiências significativas que levem a criança a desenvolver suas habilidades, que irão surgir de acordo com cada situação estratégias de ensino para que tanto a criança dita “normal”, quanto a criança com necessidade especial na Educação Infantil, possam construir seus conhecimentos.

Se o professor quiser promover a motivação, deve planejar tarefas adequadas ao aluno. “Adequadas” aqui significa aquela que “ofereçam perspectivas de êxito com esforço razoável”.   Se a tarefa é difícil demais para o aluno, não será possível estabelecer metas que sejam razoavelmente atingíveis, e não será possível atribuir o fracasso à falta de esforço, que estará diretamente relacionada à falta de capacidade, gerando sentimentos de incompetência, insegurança, ansiedade e frustração; o que em cadeia acaba afetando a motivação intrínseca (ECCHELI, 2008, p. A autora reconhece que a realização de desafios mais fáceis favorece a percepção de autoeficácia nas fases iniciais da aquisição de novas habilidades: “mas, posteriormente, se for mantido o baixo nível de dificuldade das tarefas apresentadas, elas deixam de representar um desafio, podendo trazer prejuízos à motivação” (2008, p.

” (BERGMANN; SAMS, 2018, p. Esse conceito de personificação é trazido pelos autores de uma maneira bem intensa, porque é justamente nesse ponto que, para eles, existe a maior falha do método tradicional, a forma de ensino distribuída de forma igualitária, tanto do material disponibilizado quanto a aula presenciada.   Ao defendermos um permanente esforço de reflexão dos oprimidos sobre suas condições concretas, não estamos pretendendo um jogo divertido em nível puramente intelectual. Estamos convencidos, pelo contrário, de que a reflexão, se realmente reflexão, conduz à prática (FREIRE, 2015, p. Para os autores, métodos tradicionais e rígidos podem ser associados a uma linha de montagem industrial, sem distinção e variação, pessoas e máquinas programadas para se chegar a tal ponto.

org. br/escola/259253-emei-crianca-feliz/sobre) se observa ainda que a mesma não possui biblioteca, laboratórios de ciência e de informática, sala de diretoria, sala de leitura, sala de atendimento especial e sala de professores, dados que deverão ser checados na etapa seguinte do estágio, de modo a podermos preparar com mais qualidade e adequação os materiais que pretendemos oferecer. Como auxiliar da pesquisa de campo, além da observação a distância, a partir de materiais acessíveis sobre a escola que nos auxiliam a compreender melhor a sua realidade e o entorno social em que se insere, desenvolvemos um questionário com perguntas consideradas essenciais para entender como a escola se prepara para o processo de educação inclusiva, quais os fatores que limitam essa atuação e as possíveis soluções encontradas, especialmente no que se refere às metodologias de ensino-aprendizagem.

Como etapa final deste estágio, o Projeto de Extensão, que precisa ser realizado a partir desse diagnóstico do perfil da escola em estudo, considerando especificamente os seus desafios e necessidades, optamos por compreender melhor a importância das narrativas no ambiente escolar. Assim, escolhemos como materiais de apoio aos docentes o desenvolvimento de podcasts com histórias adequadas aos estudantes desse estágio de formação, ou seja, a Educação Infantil. Postagem do produto virtual. Verificar cronograma da disciplina no AVA em Notas e Avaliações – Postagem/Entrega da versão completa do paper. Etapa 4 Realização da Socialização de Estágio. Verificar cronograma da disciplina de estágio no AVA em Notas e Avaliações – Socialização do paper. REFERÊNCIAS BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron.

Curitiba: Editora UFPR, 2008. FLORIANI, Marlei Adriana Beyer. Educação inclusiva. Indaial: Uniasselvi, 2017. FREIRE, Paulo. A Educação especial no Brasil: da exclusão à inclusão escolar. Disponível em: <http://www. lerparaver/bancodeescola>. Acesso em: 8 de junho de 2020. SANTOS, Cristiane Sousa. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: Vygotsky, L. S. LURIA, A. R.

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