Produção de laranja e a demanda pela fruta na pandemia - Portfólio
Tipo de documento:Portfólio
Área de estudo:Administração
PASSO 2: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO 6 3. PASSO 3: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO 10 4. PASSO 4: MACROECONOMIA 13 5. PASSO 5: PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 14 6. REFERÊNCIAS 17 1. html?localidade=0&tema=76343, acesso em 29 de janeiro de 2021. A laranja deve ser mantida ao portfólio; banana, manga e mamão, além de amplamente produzidas possuem valor agregado, que elevam a possibilidade de lograr vendas com uma boa margem de contribuição. Através do planejamento estratégico, é possível inserir estas frutas para entregar variedade ao portfólio de frutas do Sr. Edvaldo, pois têm potencial para produção na região. Sendo possível, também, aproveitar a atual carteira de clientes varejistas para ofertar as novas frutas. Tal ideia é reforçada por Morgan (2016) que afirma que a teoria contingencial explana sobre a adequação de uma companhia a um ambiente, pois deve ser reconhecida como um sistema aberto em contínuo relacionamento com o exterior à organização.
Diante do exposto, um fator externo à empresa que afetou o cotidiano global é a presença do coronavírus (COVID-19), que é uma doença infecciosa que disseminou-se em escala internacional a partir do ano de 2019 tendo seus primeiros indícios na China, até chegar em outros países, como o Brasil (Satomi et al. Pelo fato deste vírus espalhar muito rápido, tomando-se em conta o contexto brasileiro, a desigualdade social e demográfica, são empecilhos à escolha de estratégias para mitigar a pandemia (Barreto et al. No âmbito econômico, o relatório de projeções semanais para o mercado e economia brasileira divulgado pelo Banco Central (Bacen), o Focus, previa crescimento de 2,5% do PIB do Brasil para 2019, todavia, o crescimento evidenciou uma situação contínua de estagnação da economia que teve um crescimento de 1,1% ao ano (Oreiro; De Paula, 2020).
Outro fator relevante externo à organização que deve ser observado, além da pandemia, é o período de entressafras, em que há um intervalo entre uma safra e outra, de um período de colheita para o próximo. e a receita operacional bruta (ROB) das empresas, o que permite perceber a proporção na qual as contas contábeis detém sobre o total comercializado pelas empresas. Partindo para análise, é possível perceber que a empresa orgânica possui um valor de receita operacional bruta maior do que a mecanicista, menos devoluções dentro e fora do estado. Ainda na empresa orgânica, os descontos financeiros entregues a clientes foram maiores de forma estratégica, para manter a boa relação com os consumidores. O custo da mercadoria vendida possui menor proporção em vista da sua ROB, o que indica que a empresa fez compras que possibilitassem maior margem, além de terem o valor de despesas como um todo menor que a mecanicista.
Tais fatores são estratégicos, e, influenciam diretamente no resultado auferido pelas empresas. Conforme Porter (2004), cinco forças competitivas básicas definem o grau de concorrência entre companhias, demonstradas na figura 1: Figura 1 - Forças que dirigem a concorrência na indústria. Fonte: Porter, 2004. Estes 5 aspectos evidenciam a necessidade de mudanças estratégicas a fim de se obter o melhor da empresa, anima o seu posicionamento mercadológico, e demonstram pontos fortes e fracos da empresa. Conforme exposto na imagem 1, são eles: • Competitividade da concorrência; • Poder de barganha dos fornecedores; • Poder de barganha dos clientes; • Risco de novos entrantes; • Ameaça de substitutos. Para tanto, utilizando-se desta estratégia, e contextualizado para o posicionamento “Produzindo qualidade e cultivando amizades” da Fazenda Costa Mello, o resultado pode ser visto conforme a tabela 4 em proporção de importância para a empresa: Tabela 4 – Resumo das 5 forças competitivas de Porter.
Com uma boa relação, os produtos serão adquiridos com qualidade, e a quebra de mercadoria (mercadoria estragada ou com avaria) será amenizada. Esta estratégia influencia diretamente no efeito financeiro, que é demonstrado pelo resultado econômico da organização. Passo 4: Macroeconomia Após o surgimento do coronavírus, o mercado de trabalho sofreu fortes pressões devido ao aumento de desemprego em vários setores, tais como comércio, indústria e agrícola. Para 2021, o presente cenário demonstra esperança, uma vez que a pandemia esteve diminuindo, todavia, obteve oportunidades de ser elevada nas taxas de contaminação. O cenário esperado, com o controle e diminuição da presença do vírus, sobretudo para o setor agropecuário, é de que haja aumento expressivo de renda, da ordem de R$ 147 bilhões, conforme o time de Macroeconomia do Banco Safra.
Isto se dá pelo tempo dispendido para recuperação das nações. Passo 5: Planejamento Tributário O planejamento tributário é fundamental para o efetivo crescimento de uma empresa. Para sua realização, alguns fatores são importantes, como o faturamento anual da empresa, expectativa futura de faturamento, despesas mensais e atividade desenvolvida. O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 1033-3/01 - Fabricação de sucos concentrados de frutas, hortaliças e legumes possibilita a opção pelos regimes do Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. O Simples Nacional é um regime recolhido às microempresas e empresa de pequeno porte. Como o próprio nome já diz, a apuração do lucro baseia-se em uma presunção de porcentagem estabelecida pela Receita Federal, ou seja, independente do resultado líquido obtido pela empresa (lucro ou prejuízo), ela pagará uma porcentagem sobre o seu faturamento, porcentagem esta que, a Receita julga ser o lucro da instituição.
Os requisitos para o enquadramento neste regime é um faturamento inferior a R$ 78 milhões e que não opere em alguns ramos específicos, tais como bancos e empresas públicas. As alíquotas de presunção podem variar a depender da atividade exercida pela empresa. Para a atividade de Fabricação de sucos concentrados de frutas, hortaliças e legumes aplica-se o percentual de 8% de presunção para o IRPJ, sendo 15% a alíquota sobre o resultado obtido, além de estar sujeito ao adicional de 10% sobre a parcela do lucro presumido que exceder o valor resultante da multiplicação de R$ 20. pelo número de meses do período de apuração. Liceu On-line, São Paulo, v. n. p. jan. jun. RECEITA, 2015). REFERÊNCIAS x BARRETO, M. D.
L. ET, A. C. et al. Situação e perspectivas da fruticultura de clima temperado no Brasil. Brasil frutícultura, Pelotas, v. out. IBGE. Censo agropecuário 2017: lavoura permanente e temporária. IBGE, 2017. Disponivel em: <https://censoagro2017. ibge. Rio de Janeiro: Campus, 1997. KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1998. LOPES, C. D. Valor econômico. Valor. globo, 2020. Disponivel em: <https://valor. D. VASCONCELOS, A. C. D. Teoria contingencial e intangibilidade: um estudo nas empresas listadas na BM&FBovespa. p. ISSN 6. SATOMI, E. ET, A. Fair allocation of scarce medical resources during COVID-19 pandemic: ethical considerations. TRENTO, E. J. O MERCADO E A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS. Emater, Curitiba, 2010. SILVA, L. n. p. jun.
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