Problemas Éticos em Ambientes Organizacionais

Tipo de documento:Estudo de Caso

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma resenha crítica de notícia veiculada em meio de comunicação acerca do caso ocorrido em uma empresa ligada ao setor automotivo, localizada em Taubaté, no interior de São Paulo, em que a vítima entrou com representação em via judicial contra a empresa, sob a alegação de violações a princípios éticos, como racismo e humilhação. A ética, de modo geral e no contexto cotidiano, pode ser entendida como o conjunto de princípios que norteiam a conduta de indivíduos ou de grupos; já no âmbito científico, o termo representa um ramo da filosofia, e sua acepção é concernente ao estudo do julgamento dos paradigmas constituintes da moral (ANTUNES, 2018, p. O estudo de ética em ambientes organizacionais incorre, invariavelmente, na atribuição dessa qualidade à organização de modo generalizado, considerando a empresa como o conjunto formado por todas as pessoas que nela trabalham.

De acordo com Antunes (2018, p. a antropomorfização de uma organização não significa necessariamente a atribuição de qualidades humanas, mas principalmente a constatação de que o capital humano não é somente um amontoado de pessoas, e tem a finalidade de viabilizar a discussão da ética nesse contexto. Suas palavras são corroboradas pela leitura de Mendes (1995, p. acerca de escritos freudianos datados da década de 1930, que registram que o trabalho, por fazer parte do meio externo em relação ao indivíduo, pode representar matriz de prazer ou sofrimento em função das condições externas oferecidas, que podem ou não atender aos desejos inconscientes. Tal conceito torna relevante a compreensão dos aspectos pertinentes às relações desenvolvidas em ambientes organizacionais, que são passíveis da ocorrência de violações de princípios éticos fundamentais.

Para a empresa, a violação a princípios éticos pode trazer graves consequências, tais como: perda de confiança por parte de clientes; falta de engajamento dos funcionários, que ao notarem o desalinhamento dos valores da empresa em relação aos seus próprios, podem planejar deixar a empresa; fornecedores podem evitar relações comerciais, a fim de evitar a associação de suas imagens com a da empresa em questão (ANTUNES, 2018, p. Um dos principais papéis da empresa em relação aos funcionários é proporcionar condições satisfatórias para realização do trabalho, e isso não deve se limitar aos aspectos físicos e ambientais, pois deve-se também levar em conta a sanidade das relações interpessoais, especialmente naquelas hierarquicamente verticalizadas.  Empresa é condenada por racismo depois de chefe amarrar funcionária.

S. l. maio 2020. Disponível em: https://economia. p. DOI https://doi. org/10. S1414-98931995000100009. Disponível em: https://www.

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