Portifolio unopar
HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 9 2. SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 12 3 CONCLUSÃO 14 REFERÊNCIAS 15 1 INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo abordar as disciplinas trabalhadas no semestre e utilizar os conhecimentos adquiridos para a resolução de uma situação hipotética de reestruturação de um restaurante, sendo necessários estudos e reflexões acerca da realidade, contextualizando com o que foi estudado. Na primeira parte do trabalho serão abordados os conceitos da disciplina de empreendedorismo, onde serão abordados conceitos sobre os modelos de gestão e a aplicação do modelo canvas, onde será realizado o modelo para o restaurante Appetito, fonte de estudos desse trabalho; a segunda parte aborda temas da disciplina de ética, política e sociedade e traz reflexões acerca do processo de motivação dos colaboradores para contribuir para a felicidade dentro da organização, trazendo conceitos de virtude e caráter e como o ambiente organizacional pode contribuir para o desenvolvimento destes.
Posteriormente, serão trabalhados conceitos da disciplina de homem, cultura e sociedade, onde será abordada a temática dos impactos de um restaurante na sociedade, uma vez que é notório que as empresas possuem impactos sociais e ambientais, principalmente na sociedade em que estão inseridas. Logo após será sugerida a implantação de um sistema de informação para melhorar os processos e mudar a realidade do restaurante, uma vez que este se encontrava estagnado, graças a falta de atitude do antigo proprietário. Para isso, é importante utilizar as ferramentas corretas e da maneira correta para que se obtenha êxito na atividade comercial e que a empresa obtenha sucesso. O plano de negócios é a primeira coisa que vêm à mente quando o assunto é criar uma empresa ou lançar um novo produto no mercado, no entanto existem modelos de gestão que facilitam uma visão satisfatória do negócio sem que seja necessário investir tanto tempo e dinheiro na elaboração de um plano de negócios.
O modelo canvas é um bom exemplo disso, uma vez que este demonstra, através de seus blocos, as principais atividades, parceiros, clientes, custos e receitas. Além disso, O modelo de negócios é uma ferramenta conceitual que inclui uma série de elementos e as relações entre eles, permitindo que se expresse uma lógica de como a empresa ganha dinheiro. É uma descrição da proposta de valor da empresa a um ou mais segmento de clientes, bem como da arquitetura da companhia e de sua rede de parceiros para criação, comercialização e entrega de seu capital de valor e relacionamento, de forma a gerar lucro e fontes sustentáveis de receita. Cada um é motivado por razões diferentes. Todos precisam de motivação até para levantar da cama para ir trabalhar.
Devido a isso, cabe às empresas trabalharem no sentido de buscar entender o que motiva os seus colaboradores, no sentido de garantir que estes deem o melhor de si e estejam engajados com a proposta da empresa, assim sendo, será possível desenvolver um trabalho com qualidade e contribuirá para a qualidade de vida no trabalho. Entende-se que, [. a motivação pode ser u sentimento vindo de dentro para fora, quando o próprio indivíduo possui maneiras de se automotivar ou, pode vir através de fontes externas, por outras pessoas ou situações que levam esse profissional a buscar o melhor de si em suas ações. O caráter, em si, é considerado uma virtude. O ser humano tende a agir com o meio ambiente e a sociedade de acordo com o próprio caráter.
Se este caráter é saudável, proporciona o contato com o meio ambiente e a conscientização na tomada de decisões. Um homem com caráter saudável possui a tendência de agir pautado sob a visão humana e a empatia, possibilitando uma boa relação com os outros e com o ambiente, dentro e fora das organizações. Em contrapartida, existe aquele homem que possui um caráter que pode ser chamado de neurótico, que age de acordo com os próprios interesses e sem considerar as consequências, agindo como um ser egocêntrico e antipático. Já o segundo conceito trata da ideia de fazer as escolhas corretas. De acordo com ele, os seres humanos fazem escolhas todos os dias e a todo o momento, no entanto algumas atitudes possuem mais impactos do que outras.
Escolher corretamente, em grego, é chamado de proairésis. As empresas devem seguir o raciocínio de livre escolha dentro do ambiente interno, fazendo com que os colaboradores tomem suas decisões por meio de sua vontade e desejo, desde que suas escolhas não vão de encontro à virtude e caráter, tampouco à cultura da organização. É preciso compreender que todas as escolhas possuem impactos sobre a vida das pessoas, que fazem com que se aproximem ou se distanciem da felicidade, vai depender somente do sentido de suas escolhas. Rocha (2016, p. aponta que: Desde então houve uma ampliação do poder do empresariado e a busca pelo incessante pelo lucro resultou em um agravamento da degradação do meio ambiente e da condições sociais. Neste paradigma em que se baseia a obtenção do lucro máxim acima de qualquer consequência, empresas muitas vezes poluem, desmatam, mata animais e esses impactos na biodiversidade causam prejuízos aos potenciais humanos A sociedade, no importante papel de fiscalizadora, tem exigido mudanças na organizações para que suas atividades sejam menos degradantes socioambientalmente.
Na atividade de um restaurante não é diferente, este pode causar impactos positivos na sociedade, como a geração de emprego e renda mencionados anteriormente, no entanto sua atividade pode impactar diretamente no meio ambiente, caso não sejam tomadas as medidas de segurança indicadas. Um restaurante gera resíduos orgânicos com as partes dos alimentos consideradas impróprias para o consumo, além dos resíduos orgânicos advindos dos restos de alimentos que não foram consumidos em sua totalidade, contribuindo para o acumulo de resíduos orgânicos no meio ambiente. Uma vez que passará a ser vista como uma empresa responsável social e ambientalmente, preocupada com a vida das gerações futuras e com o bem-estar da geração atual. A empresa só tem sucesso no mercado se souber lidar com as necessidades de seus consumidores e a responsabilidade socioambiental pode ser a chave para esse sucesso.
SISTEMA DE INFOrMAÇÃO GERENCIAL Para o bom funcionamento de uma empresa e para que ela se mantenha competitiva no mercado é imprescindível que ela tenha um bom relacionamento com seus clientes e esteja munida com informações atualizadas a respeito desses, com o intuito de se anteciparem às necessidades e desejos de seus consumidores e lançar estratégias para que comprem cada vez mais. Felipe, o gestor do Appetito precisa trazer mudanças que beneficiem o restaurante, uma vez que o antigo dono não tinha uma preocupação com o comportamento do consumidor, tampouco lançava estratégias para atrair e fidelizar os seus clientes. As mudanças no Appetito não devem estar apenas no nome e infraestrutura do restaurante, é preciso investir em planejamento e ações que mudem a imagem do restaurante, incentivando o relacionamento cada vez mais próximo de seus clientes.
Depois é preciso treinar os colaboradores que serão usuários do sistema, como atendentes e vendedores e o pessoal do marketing, que analisará os dados coletados e extraídos do CRM. Seguidos todos esses passos e analisando possíveis falhas e oportunidades de melhorias, o sistema conseguirá atingir seu objetivo de estreitar a relação da empresa com o cliente. O quadro a seguir apresenta resumidamente as atribuições de cada área da empresa com relação ao CRM. Quadro 1 – Atribuições de cada área para implantação do CRM TI Escolher o melhor software para ser implantado na empresa, realizar as adaptações necessárias para a implantação do CRM, de acordo com os objetivos definidos no planejamento. Alinhas o software às necessidades da organização e correção de possíveis falhas.
Também foi possível perceber que as empresas impactam diretamente na vida das pessoas, por isso que o conceito de responsabilidade social e ambiental precisa ser entendido como uma necessidade de todas as empresas, uma vez que estas contribuem grandemente para a poluição de rios e do ar, que trazem impactos diretos para a saúde das pessoas. Por essa razão, é importante que as empresas repensem suas atitudes e busquem um desenvolvimento sustentável. Além disso, a implantação de um sistema de informação pode contribuir para aumentar as chances de sucesso do restaurante reestruturado, uma vez que possibilita a integração das áreas da empresa, trazendo benefícios a longo prazo para a organização, uma vez que o sistema escolhido pode aproximar a empresa dos seus consumidores, construindo um relacionamento estreito e duradouro, trazendo muitos benefícios para a organização.
Todos os objetivos propostos foram atingidos, através de pesquisas e formulação de hipóteses e propostas. A elaboração deste trabalho pode trazer muitos benefícios para a atuação profissional, uma vez que a situação fictícia trabalhada aqui está baseada na realidade do mundo empresarial, mostrando a importância do marketing e do planejamento para o sucesso de qualquer empresa no mercado, que hoje está tão competitivo. n. LEITE et al. A motivação no ambiente de trabalho: um estudo de caso na feira de importados. São Paulo: INOVARSE, 2016. MCPHIE, Emily C.
96 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes