Portfólio Município Vitalidade Ciências Contábeis - Unopar e Anhanguera 2021.2
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Contabilidade
ATIVIDADE 3 11 2. ATIVIDADE 4 15 2. ATIVIDADE 5 17 2. ATIVIDADE 6 20 2. ATIVIDADE 7 23 2. DESENVOLVIMENTO 2. ATIVIDADE 1 As informações contábeis devem ser de qualidade, objetivas, claras e concisas, para que os usuários possam avaliar a situação econômico-financeira da organização, bem como fazer inferências sobre tendências futuras, de forma a sempre atender aos próprios objetivos da empresa. Além das informações contidas nas demonstrações financeiras divulgadas pela entidade, os usuários internos também podem obter dados históricos e informações internas mais precisas. As Demonstrações Financeiras são muito importantes, pois refletem com precisão o desempenho dos negócios e a situação financeira da empresa. Além disso, ajuda todos os stakeholders, incluindo administração, investidores, analista financeiro etc, a avaliar e tomar decisões econômicas adequadas, comparando o desempenho passado e atual e, portanto, prever o desempenho futuro e o crescimento da empresa (ROBBINS; DECENZO, 2004).
Você pode avaliar a eficiência do departamento, as margens de lucro, as relações dívida/patrimônio líquido e muito mais. Se você tem investidores, ou está procurando investidores, essas informações impulsionarão seu desejo de investir e determinarão se os gastos são investimentos dignos que geram lucro. A exatidão das demonstrações financeiras ajuda a formular obrigações fiscais, ilustra que todos os GAAP (princípios contábeis geralmente aceitos) são seguidos e apóiam a tomada de decisão dos investidores. Finalmente, ele lhe dá uma compreensão de quão saudável sua empresa realmente é. Investopedia. Tem por objetivo analisar se o valor das demonstrações financeiras aumentou ou diminuiu em relação à informação do período anterior. Ou seja, a análise horizontal permite verificar a posição patrimonial da empresa (analisada pelo balanço) e seu desempenho (analisado pela DRE ou DFC).
Assim, ao apresentar a evolução de cada conta nas demonstrações financeiras, o AH permite comparações para tirar conclusões sobre a evolução da empresa. A análise vertical (AV) também é chamada de análise estrutural. Essa análise é feita de cima para baixo ou de baixo para cima, indicando que os resultados têm efeito cascata e são utilizados para determinar o percentual de participação de determinado indicador nos resultados. RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES 2. RECEITA PATRIMONIAL 1. RECEITA AGROPECUÁRIA 1. RECEITA INDUSTRIAL 44. RECEITA DE SERVIÇOS 1. SUBTOTAL 69. TOTAL 69. Quadro 2 - Balanço Orçamentário do Município Vitalidade de 2019 e 2020 – Despesa Orçamentária DESPESAS REALIZADAS 2019 AV (%) AH (%) 2020 AV (%) AH (%) DESPESAS CORRENTES 58. PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS 29. JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA 992. Podemos destacar também as aplicações financeiras e estoques, que tiveram um aumento de quase 15% durante o período, o que não aconteceu com os as inversões financeiras, onde houve redução, destacando ainda a redução das transferências de capital, que tiveram um decréscimo significativo no período analisado.
No entanto, a receita recorrente teve uma elevação de quase 16%. Quando é feita uma análise horizontal de qualquer demonstração financeira, como balanço ou demonstração de resultados, é feita uma comparação horizontal dos valores de dois períodos comparáveis. Isso nos permite identificar e determinar as mudanças ou variações que cada item das demonstrações financeiras sofreu em relação ao ano ou período anterior com o qual a comparação está sendo feita. ATIVIDADE 2 A contabilidade pública apóia a formulação de planos nas áreas de educação, cultura, saúde, lazer, iluminação pública, infraestrutura, etc. Impostos 12. Taxas 1. Contribuições de Melhoria 35. RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES 1. RECEITA PATRIMONIAL 1. AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS 40. TRANSFERÉNCIAS DE CAPITAL 1. OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL 430.
TOTAL 68. Quadro 4 - Balanço Orçamentário Detalhado do Município Vitalidade de 2019 – Despesa Orçamentária Despesas Realizadas Despesas Prevista Despesas Empenhada Despesas Liquidada Despesas Pagas Saldo DESPESAS CORRENTES 58. Quadro 5 - Balanço Orçamentário Detalhado do Município Vitalidade de 2020 – Receita Orçamentária RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS Receita Prevista Receita Realizada Saldo RECEITAS CORRENTES 74. RECEITA TRIBUTÁRIA 15. Impostos 14. Taxas 901. Contribuições de Melhoria 48. – Operações de Crédito Externas 316. – ALIENAÇÃO DE BENS 156. AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS 40. – TRANSFERÉNCIAS DE CAPITAL 895. OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL 130. RESERVA DE CONTINGÊNCIA 830 – – – 830 SUBTOTAL 78. TOTAL 78. INDICADORES DA EXECUÇÃO DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA 2019 2020 Desempenho de arrecadação 1,01 1,04 Desempenho relativo da arrecadação 0,01 0,04 Eficiência na arrecadação de impostos 1,02 1,08 Participação da receita corrente 0,95 0,96 Participação da receita de capital 0,05 0,04 INDICADORES DA EXECUÇÃO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 2019 2020 Desempenho da despesa orçamentária 0,99 0,99 Desempenho relativo da despesa -0,01 -0,01 Participação da despesa corrente 0,87 0,87 Participação da despesa de capital 0,13 0,13 2.
ATIVIDADE 3 A análise de indicadores é o processo pelo qual analista ou investidores avaliam pontos-chave e múltiplos das demonstrações financeiras. É por meio desse processo que é possível ter uma noção muito clara da situação financeira da empresa, como uma imagem. Custos fixos e variáveis: Como apontamos no tópico anterior, toda empresa deve compreender o custo de obter suas finanças dentro do prazo. Portanto, nos principais indicadores orçamentários, os gastos mensais devem ser considerados fixos e variáveis. Afinal, são eles que ajudam a fazer previsões e planos de investimento e retenção de custos. Custos fixos são os custos que chegam ao setor financeiro mensalmente, como aluguel ou parcelamento do imóvel, folha de pagamento, taxas e impostos; Os custos variáveis incluem qualquer investimento regular ou único, como o custo de reforma, rescisão e novo equipamento para um departamento.
Portanto, os especialistas tendem a recomendar que seu setor financeiro forme uma reserva para contingências para complementar a média dos custos fixos e variáveis. Isso porque é ele quem mostra quanto dinheiro a empresa ganha ou perde com o investimento. É por meio dele que é possível saber qual deles é valioso. As respostas que você obtém ao usá-lo permitirão que você tome decisões mais precisas, o que trará melhores resultados. Os indicadores também são uma importante ferramenta de controle da gestão e verificação da eficiência da gestão pública, pois permitem a comparação das condições entre cidades ou entre diferentes períodos de uma mesma cidade. Até certo ponto, os indicadores podem ser vistos como fotos. Através desse processo de arrecadação, o Estado adquire receitas que são utilizadas no financiamento do aparelho estatal, além de servirem de fonte de renda para a provisão de bens e serviços à população.
Sendo assim, é de suma importância que a arrecadação tributária seja realizada de forma eficiente, evitando dificuldades financeiras, tanto para os Municípios quanto para os Estados e a União. Nesse sentido, a avaliação da eficiência da administração tributária dos municípios estima-se através da capacidade fiscal desses municípios para o período analisado, onde foi possível observar um aumento de 0,3. O indicador de receita correte é o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender às despesas classificáveis em despesas, onde de acordo com os números encontrados, percebe-se uma estabilidade entre os anos de 2019 e 2020.
A receita de capital é a soma das provenientes da realização de recursos financeiros oriundos da constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; dos recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinado a atender às despesas classificáveis em Despesas de Capital, observando uma leve redução da participação do município Vitalidade. São autorizações de despesas que não são calculadas ou adequadamente especificadas na Lei Orçamental Anual, conforme descrito na Lei nº 4. BRASIL, 1988). Abrir crédito adicional, que é um método desenvolvido para pagar despesas urgentes e imprevisíveis, assim como o decreto municipal de desastre público, usado para combater a COVID-19. A Lei nº 4. não exige a especificação de recursos extraordinários de crédito, ou seja, eles ocorrerão independentemente de haver recursos financeiros para custear as novas despesas.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que, mesmo diante de uma situação social relevante, os gestores locais devem verificar se foram preenchidas as condições expressas na Constituição Federal de 1988 para abertura de créditos extraordinários. São elas: vigência no exercício financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses daquele exercício, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro subseqüente; abertura somente para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública observada o disposto no art. O crédito adicional especial é para despesas que não têm dotação orçamentária específica, ou seja, a prefeitura não previu no orçamento que incorrerão em determinadas despesas, por isso criou um crédito especial que contempla o valor no corrente orçamento e cumprir as obrigações acordadas.
ATIVIDADE 5 Os projetos de construção promovem o desenvolvimento econômico, criam oportunidades de emprego e podem mudar a vida das pessoas que vivem ou trabalham na área afetada pelo projeto. No entanto, todo negócio tem certos tipos de impactos, que podem ser positivos ou negativos, e têm propriedades sociais, econômicas ou ambientais. O acesso a ele é restrito porque contém informações mais confidenciais sobre a atividade. RIMA (Relatório de Impacto do Meio Ambiental) é um relatório que contém as conclusões do EIA. Os dados devem ser apresentados de forma objetiva e adequados ao entendimento do público. As informações devem ser traduzidas para uma linguagem de fácil compreensão e explicadas por meio de imagens, gráficos e tabelas, a fim de observar as vantagens e desvantagens do projeto e seu impacto no meio ambiente.
Através do art. Informações importantes a constarem no EIA; seus Objetivos; Descrição do Projeto e a Avaliação dos Resultados. Portanto, a característica da RIMA é refletir as conclusões da pesquisa do EIA, da forma mais objetiva e de fácil compreensão possível. As informações contidas na RIMA podem ser traduzidas de forma mais simples em uma linguagem mais popular e ilustradas com mapas, diagramas, slides, cartas e outros indicadores em linguagem técnica simplificada. O EIA é responsável por coletar materiais, analisá-los, apoiar pesquisas bibliográficas e pesquisas que antecipem possíveis consequências ambientais, que podem ser causadas por trabalhos relacionados. RIMA é um relatório simplificado desenvolvido para esclarecer termos técnicos, este relatório contém investigações e conclusões que permitem que os órgãos públicos analisem as condições de trabalho.
A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) também define outras condições gerais para o seguro de transporte de cargas. Todas as seguradoras devem cumprir esses termos e lidar com diferentes aspectos da apólice. Dentre eles, por exemplo, é necessário determinar o limite da importância segurada, ou seja, a importância notificada pelo segurado deve corresponder ao valor real do objeto segurado. O limite máximo de garantia (LMG) também deve ser especificado. Define o limite máximo de subscrição da apólice, ou seja, o valor máximo que a seguradora arcará caso esteja contemplada no contrato. O seguro de transporte internacional de carga: É um método utilizado para negócios de comércio exterior. Como o transporte internacional geralmente envolve vários métodos, o seguro tem cobertura abrangente e multimodal para garantir a proteção das mercadorias desde a origem até o destino final.
Além da indenização por eventuais perdas e danos à mercadoria transportada, essa modalidade de seguro também cobre impostos, fretes e outras despesas semelhantes. Sua estrutura é baseada nos chamados Incoterms (termos de comércio internacional), que propõem o entendimento das responsabilidades, direitos e obrigações específicas e mútuas entre o comprador e o exportador. Como o seguro nacional, um contrato separado deve ser assinado. Você também pode minimizar situações estressantes e economizar tempo alugando o seguro ideal que atenda às suas necessidades. A compreensão constante de como funciona a apólice de seguro, independentemente de sua natureza, pode continuar a proteger a cobertura de seguro relacionada a commodities, viagens, saúde e até previdência privada. ATIVIDADE 7 O E-social (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é uma iniciativa do governo federal de coletar informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias em uma única plataforma online.
Portanto, os formulários individuais saem do site e dão lugar a um banco de dados unificado, onde os empregadores devem inserir informações sobre seus funcionários por meio de contratos formais (ESOCIAL, 2021). Por meio dele, pode ser enviado um documento a todos os órgãos, que contém todas as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas Por exemplo, podemos citar: Informações sobre os contratos de trabalho: datas de início, salário dos funcionários, eventuais promoções, férias, avisos prévios, condições especiais, licenças etc; Folhas de pagamento; Condições de trabalho; Atestados médicos e ocupacionais; Declarações de imposto de renda da pessoa jurídica; Recolhimento de imposto de renda das pessoas físicas; Comprovantes do recolhimento de FGTS; Comprovantes de recolhimento de multas relacionadas ao FGTS; Comprovantes de recolhimento das contribuições previdenciárias; Relação Anual de Informações Sociais (RAIS); Geração do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF); Termos de rescisão dos contratos de trabalho.
Portanto, se a sua empresa não estiver pronta, você terá que ser individualmente responsável pelo descumprimento de cada obrigação, o que trará inúmeras dores de cabeça e enormes prejuízos (ESOCIAL, 2021). A implementação do E-social apresenta novos requisitos para o trabalho das empresas e dos profissionais de recursos humanos. Isso porque a plataforma exige que a empresa ajuste seus processos internos de forma a cumprir tanto o prazo de migração para a plataforma quanto o prazo de envio de informações comerciais. Caso contrário, a organização será punida por não seguir as regras. Além disso, como agora tudo está acontecendo em ambiente virtual, à fiscalização é a mesma e pode ser feita online, inclusive com multas em tempo real. Executa cálculos manuais mais precisos: Como é necessário acessar todo o cadastro funcional dos funcionários e verificar a situação de cada pessoa, é possível calcular com mais precisão os salários e benefícios que devem receber o que reduzirá o risco de problemas com a cobrança de ações trabalhistas (ESOCIAL, 2021).
Acesse vários arquivos: Para preencher as informações necessárias no e-Social, vários documentos da empresa precisam ser coletados. Portanto, ao se preparar para receber o programa, você poderá organizar seus arquivos e selecionar os arquivos mais importantes. Mantenha tudo organizado para que você possa localizar facilmente quaisquer problemas quando eles surgirem. Portanto, use essa alteração para resolver todos os problemas pendentes e manter seus negócios em ordem. Além das informações contidas nas demonstrações financeiras divulgadas pela entidade, os usuários internos também podem obter dados históricos e informações internas mais precisas. A contabilidade pública apóia a formulação de planos nas áreas de educação, cultura, saúde, lazer, iluminação pública, infraestrutura, etc. e é um dos principais recursos para o alcance de objetivos sociais.
O plano é elaborado com base em um balanço patrimonial que atende às normas da regulamentação de contabilidade pública. Esses saldos devem ser relatados regularmente nas seguintes quatro declarações: Balanço Orçamentário; Balanço Financeiro; Balanço Patrimonial, e Demonstração das Variações Patrimoniais A continuidade das atividades da empresa pode depender de um bom contrato de seguro, que é executado de forma a manter a capacidade da entidade de cumprir suas promessas sem causar danos ou danos mínimos à sua imagem. S; MACHADO, D. P. MARTINS, V. Q. Análise das Demonstrações Contábeis e Indicadores Sociais da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE–GT), REFAE- Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. AIRES, A. P. A. O déficit do sistema previdenciário brasileiro: análise econômica para o período de 1995-2018.
Espacio Abierto Cuaderno Venezuelano de Sociologia. CAJAZEIRA, J. E. R. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria à prática. ed. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988 DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. ed. São Paulo: Atlas, 2017. Minha Biblioteca]. R. CARVALHO, N. KASSAI, J. R. S. Introdução à gestão ambiental empresarial: abordando economia, direito, contabilidade e auditoria. São Paulo: Atlas, 2015. Minha Biblioteca]. Disponível em: < https://integrada. minhabiblioteca. Acesso em: 22 jul. ESOCIAL: Manual de Orientação do e-Social. Disponível em: https://www. gov. br/esocial/pt-br/documentacao-tecnica/manuais/manual-de-orientacao-doesocial-mos-v-s-1-0. com. br/#/books/9788597021264/ >. Acesso em: jul. MARTINS, E. DINIZ, J. br/#/books/9788597014013/ > Acesso em: jul. PADOVEZE, C. L; FRANSCISCHETTI, C. E. Contabilidade atuarial: fundamentos- seguro e previdência, contabilização e tributação, noções de cálculo atuarial.
INÁCIO, V. F. Contabilidade do setor público. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A. Disponível em: < https://bit. ly/3jYML3j >. Acesso em: 09 jul. SCHALCH, Debora. Seguros e resseguros: aspectos técnicos, jurídicos e econômicos. M. Contabilidade governamental: um enfoque administrativo da nova contabilidade pública. ed. São Paulo: Atlas, 2011. Minha Biblioteca].
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