Portfolio Individual - Estágio Curricular Obrigatório II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Lilian Amaral da Silvia Souza Tutor Eletrônico: Simara Correa Lima Gomes Tutor de Sala: Duscinélia Maria dos Anjos Prazeres Seabra 2019 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4 DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 7 ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 11 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 12 PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 14 DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS 27 CONSIDERAÇÕES FINAIS 33 REFERÊNCIAS. INTRODUÇÃO O presente relatório do Estágio Supervisionado em Educação Fundamental I foi realizado na Escola Municipal Maria Isabel da Silveira, com o objetivo de colocar em prática conteúdos vistos ao longo do curso de Pedagogia, considerando que o estágio constitui-se num importante instrumento de conhecimento e de integração do estagiário na realidade e no trabalho em sua área profissional.
Nas observações em sala de aula foi registrada a prática docente do 4°ano do turno matutino, também o relacionamento entre professor-alunos e as diversas atividades realizadas no ambiente de ensino, tais como roda de história, brincadeiras, roda de conversa, atividades envolvendo desenhos livres, atividades que envolvem cuidado com a higiene,meio ambiente, gentileza e conteúdos didáticos regulares em suas determinadas disciplinas. A organização da instituição favoreceu a realização do estágio, tornando-o, um ponto de apoio produtivo para reflexões relacionadas a metodologia empregada para ensinar criança no período da Educação Fundamental. Para a realização desse estágio, foi elaborado um projeto sobre o meio ambiente, incluindo a contação de uma história para iniciar o projeto, atividades diversificadas e música.
A proposta política pedagógica da escola é apenas um ponto de partida para que aconteçam novas reflexões, tomada de consciência dos principais problemas da escola, das possibilidades de solução e definição das responsabilidades coletivas e pessoais para eliminar ou atenuar as falhas detectadas. É muito importante que se privilegie a liberdade de expressão, a igualdade e trabalho participativo. Isso gera satisfação e constantes melhorias no trabalho. É nesta perspectiva que o PPP da escola deverá ser trabalhado e enriquecido na dinâmica da prática pedagógica. Identificação da escola: A Escola Municipal Maria Isabel da Silveira, está situada na Rua Maria Adilson s/n, bairro Tomba Surrão, na cidade de Lençóis Bahia. Visão do futuro: Seremos uma escola de referencia e qualidade de ensino em nossa cidade, primando pela qualidade e criatividade no ensino que ministramos, pelo trabalho participativo, eficaz, inovador e responsável desenvolvido pela nossa equipe, respeitando nossos alunos, pais e comunidade escolar, contribuindo para uma sociedade onde se efetive o princípio da igualdade.
Nossa missão: Assegurar um ensino de qualidade, estimulando práticas sócio educativas e inclusivas que contribuam para garantir o acesso e a permanência dos alunos, formando cidadãos críticos, capazes de agir na transformação de nossa sociedade, tornando-se um espaço onde se vive, onde se constrói e se prepara para a vida. O cardápio de merenda escolar é elaborado pela nutricionista do município, tomando cuidado de observar a listagem de alimentos saudáveis e a quantidade necessária para crianças. O Projeto Político Pedagógico da instituição visa educar as crianças passando noções de higiene, boa alimentação e socialização, oferecendo uma merenda a base de alimentos nutritivos, com um cardápio variado, incluindo frutas e legumes.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 1° dia de observação Escola: Maria Isabel da Silveira Data: 18/09/2019 Professora Regente: Marilene Estagiária: Mirelly Rodrigues Turma: 1° ano Bom dia! O dia começou com a professora regente solicitando que continuassem com os trabalhos (construção dos livros), que estava incompleto, e os alunos deram continuidade. “ Como vivem as plantas”, que consistia em criarem bonecos de meia com cabeça de capim ( feitos com sementes de alpiste), a professora começou a aula com uma atividade. Passado esse processo, a professora pediu para que abrissem os cadernos de português; ela passou um dever de casa relacionado a desmatamento, que é causado pelo homem na natureza; após isso finalizou a aula. ° dia de observação Escola: Maria Isabel da Silveira Data: 23/09/2019 Professora Regente: Marilândia Pereira Estagiária: Mirelly Rodrigues Turma: 4° ano O dia foi iniciado com toda a equipe docente reunida no pátio da escola onde a professora do 2° ano realizou uma leitura de roda apresentou o projeto que estava sendo executado com sua turma “O projeto da gentileza”.
Após isso me dirigi a sala do 4° ano para observar a aula da professora Marilândia, que dividiu a sala em 3 grupos para elaborar um trabalho de ciências relacionado às plantas ( como que as plantas preparam o próprio alimento – fotossíntese); foi solicitado aos alunos que fizessem um desenho ilustrativo, demonstrando como acontece esse processo. Os trabalhos foram apresentados e todos os grupos mostraram domínio no assunto. No caso de bagunça durante a aula, a professora deixa o aluno de castigo na sala de aula resolvendo problemas matemáticos no momento do intervalo. Depois do intervalo, a professora pediu para os alunos que abrissem os livros de português (estavam em um projeto de leitura, que consistia em uma professora responsável de cada turma trabalhar com um livro em sua classe, para toda segunda cada turma apresentar o livro em que foi trabalhado).
No livro de português, a atividade proposta era interpretação de texto, pois foi percebido pela professora que era um assunto que precisava muito ser trabalhado na III unidade de estudos. Iria ser trabalhado como que se organizam as notícias no jornal e quais as técnicas que são utilizadas para chamar a atenção do leitor. Os alunos participaram da correção da atividade, e logo depois a aula foi finalizada. Atividades lúdicas e jogos são os materiais que a professora indica para subsidiar o trabalho de regência. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O ensino fundamental consiste em um dos níveis da educação básica, obrigatória no Brasil. Ele tem duração de nove anos e é direcionado na maioria das vezes às pessoas com idade entre 6 e 14 anos.
O objetivo principal do ensino fundamental é a formação básica do cidadão. De acordo com o artigo 32 da lei nº 9394/2006, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) do Brasil, é necessário que o aluno já tenha o domínio da leitura e da escrita para o desenvolvimento e a capacidade de obter novos conhecimentos através destas habilidades. Os pais eles precisam de um local para falar com os professores, para encontrar com seus filhos, enfim, para se relacionar com todos. As crianças necessitam de espaços para brincar, jogar, aprender, fazer suas necessidades fisiológicas, comer. No entanto, quando falamos em educação fundamental, temos que pensar na organização dos espaços. Diante dessa realidade Pimenta (1997, p. nos afirma que: Os Estágios Supervisionados são “as atividades que os alunos deverão realizar durante o seu curso de formação, junto ao futuro campo de trabalho”.
Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos. Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade, respeitando o próximo. Objetivos Gerais: • Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos da Educação Fundamental acerca dos temas que envolvam Meio Ambiente, cidadania, respeito, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e com o desenvolvimento sustentável; • Despertar nas crianças valores e idéias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras; • Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações; • Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar, e também questões de convivência para melhorar o clima escolar uns para com os outros.
Conteúdos: • Higiene pessoal e do meio; • Reciclagem: interpretação oral, escrita e desenho; • Atividade oral e escrita; • Música, dança, documentário e filme educativo; • Contos, poemas; • Ler estórias e filmes sobre meio ambiente. Recursos: • Papéis A4; • Pesquisas em revistas; • Lápis de cor; • Tesoura; • Cartolina; • Fita adesiva; • Livros; • TV, computador, caixa de som, Datashow; • Copos reutilizáveis; • Algodão; • Feijão. “BARBAZUL” Barbazul era um aristocrata imensamente rico, temido e evitado por muitas pessoas por sua aparência feia, principalmente pela grande barba azul. Ele foi casado diversas vezes, e ninguém sabia o que tinha acontecido com suas esposas, e por isso, era mais evitado ainda pelas mulheres do local. Toda vez que Barbazul visitava seus vizinhos, a procura de uma nova esposa, as garotas sempre se apavoram e cada uma tenta o passar para outra.
Quando conhece alguma família que tenha várias filhas, ele sempre convence a mais nova de fazer uma visita em seu castelo, oferecendo primeiramente um enorme e delicioso banquete, e logo depois, as convence de casar-se com ele. Então assim, ele arranja uma esposa, uma moça jovem com que oferece as mesmas coisas, e tendo a convencido, se casaram, e moraram juntos durante pouco tempo, até que um dia ele anuncia que deve deixar o país por um tempo e entrega todas as chaves do seu castelo para a esposa, e diz para ela que tem o direito de se divertir com todos os tesouros dos cômodos, mas ela não pode abrir uma porta, uma porta que tem uma chave sublinhada, e que ficava em uma sala embaixo do castelo, e avisa que ela não pode entrar nesta sala por qualquer circunstância.
Desenvolvimento Metodológico: • Plantar um pé de feijão para a horta da escola; • Conversar com os alunos e cantar a música “Tempo de mudar”. Bom dia pessoal! Eu hoje trouxe uma linda canção sobre o planeta terra e nosso meio ambiente, tenho certeza que vão adorar, agora eu vou distribuí a letra da música para que possam acompanhar com atenção, e logo em seguida vamos cantar todos juntos. “TEMPO DE MUDAR – MAISA part. ELIANA” (Maísa) Pra quem já esqueceu Esse planeta também é seu (Eliana) Se você gosta de ser feliz E quer fazer todo mundo ser também Se você gosta do azul do mar E quer viver com a natureza, então vem (Maísa) Dessa vez a nossa voz Vai ser maior do que todos nós, então vem (Eliana) Vem que pode ser melhor Ainda dá tempo de mudar (Maísa e Eliana) Não demora lembra que o planeta tá sofrendo lá fora Tá na hora da gente ajudar E pra quem quiser saber a hora é agora O planeta não pode esperar (Maísa) Se você gosta de ser do bem E aproveitar o melhor que a vida tem Se você gosta de dar a mão E tem amor no seu coração, então vem (Eliana) Essa é a nossa vez De desfazer o mal que se fez, então vem Vem que aqui é seu lugar Ainda dá tempo de mudar (Maísa e Eliana) Não demora lembra que o planeta tá sofrendo lá fora Tá na hora da gente ajudar E pra quem quiser saber a hora é agora O planeta não pode esperar Lembra que o planeta tá sofrendo lá fora (2x) Tá na hora da gente ajudar E pra quem quiser saber a hora é agora Não dá mais pra esperar (Eliana) Juntos você e eu Vamos salvar o que se perdeu (Maísa) Pra quem já esqueceu Esse planeta também é seu (Maísa e Eliana) Não demora lembra que o planeta tá sofrendo lá fora Tá na hora da gente ajudar E pra quem quiser saber a hora é agora O planeta não pode esperar Ainda dá tempo de mudar Ainda dá tempo de mudar Fonte: https://www.
letras. youtube. com/watch?v=1Cs883NS88E; • Pedir que assistam em trios; • Após a exibição discutir com os alunos as questões abaixo: - Por que alguém resolve viver com esta filosofia de vida? - O que ações como as do “Profeta” podem gerar nas pessoas? - Você diria que ele é sonhador? • Terminada a discussão, solicitar que acessem um videoclipe para ouvir e assistir Marisa Monte – Gentileza, disponível em https://www. youtube. com/watch?v=mpDHQVhyUrY. Duração de 3min2seg; • Distribuir a letra para que os alunos possam cantar; • Refletir com os alunos a letra da música; • Dar um tempo para que os alunos possam registrar toda a discussão e pensamentos em forma de síntese para que possam utilizar o material na campanha que irão desenvolver ao longo das aulas.
Após a leitura, continuei a aula com a disciplina de Ciências, com o assunto “Mudanças de estados físicos da matéria”, ou seja, de tudo que se encontra no planeta Terra. Antes de acabar a aula, peguei na cozinha da escola alguns materiais que tinha levado como complemento da aula, que foi água líquida em um determinado recipiente, água congelada e a água já um pouco morna, como também outros materiais para termos uma aula mais significativa; a aula foi bem produtiva e os alunos demonstraram total atenção. Depois do intervalo, prossegui com a aula de Geografia com a ajuda do livro didático com o tema “É importante preservar a natureza”; sendo Meio Ambiente o tema do meu projeto, achei importante reforçar nas disciplinas; e com base nisso, cada aluno respondeu o porquê dessa importância, e após esse processo, trabalhei sobre Relevo e Hidrografia.
º dia de regência: Escola: Maria Isabel da Silveira Data: 27/09/2019 Professora Regente: Marilândia Pereira Estagiária: Mirelly Rodrigues Turma: 4° ano Belo dia! Começados a aula com o ensaio da estória “O Pássaro sem cor”; logo após pedi para os alunos que abrissem os cadernos de Português e que fizessem o cabeçalho, com o tema da aula “ Pensando na Escrita”, que consistia em um ditado para avaliar a escrita de cada um, com o conto “ Barbazul”, que no final chamou a atenção e alimentou a curiosidade dos alunos, pois no livro estava pela metade e eles se comprometeram em continuar escrevendo com uma versão autoral de cada um; a aula foi muito boa e pude perceber através das participações. Os alunos permaneceram toda a aula escrevendo e imaginando diferentes situações e no final da primeira aula, cada um leu sua versão para a classe e todos se comportaram muito bem! Após o intervalo, os alunos tiveram aula de Ed.
Após o passeio, os alunos retornaram para a escola, onde propus um diálogo aberto sobre o passeio. O diálogo com os alunos foi uma atividade reflexiva sobre o meio ambiente no qual eles fazem parte e a importância da preservação para o equilíbrio do planeta de forma sustentável, sobre os papéis de cada um na conservação. Por fim, a aula foi muitíssimo produtiva, pois pude perceber total compreensão da parte dos alunos e isso foi muito gratificante. º dia de regência: Escola: Maria Isabel da Silveira Data: 02/10/2019 Professora Regente: Marilândia Pereira Estagiária: Mirelly Rodrigues Turma: 4° ano Comecei a aula levando os alunos para o laboratório de informática e expliquei que eles iriam conhecer um poeta, cujo a luta pessoal é em função das pessoas exercitarem seu lado gentil que, como uma corrente, gera mais gentileza entre elas.
Solicitei que acessassem o vídeo “Profeta Gentileza” em trio como foi dividida a classe para uma melhor discussão do conteúdo proposto. Através desse momento, pude observar a importância da relação professor-aluno, para que haja disciplina, respeito e uma aprendizagem significativa. O tema elaborado no projeto foi muito bem recebido pelas crianças, que tiveram um desenvolvimento significativo no conteúdo. Portanto, o estágio é o primeiro contato do futuro educador com a realidade escolar, oportunizando compartilhar construções de aprendizagem. Com a aplicação dos conteúdos teóricos na prática, pude concluir que o mesmo é fundamental para que como futuros pedagogos, estejamos comprometidos com a educação, e interessados em fazer mudanças num ambiente escolar, buscando melhoras no ensino, proporcionando a nossas crianças uma aprendizagem que valorize os conhecimentos que elas já trazem consigo, e a partir deles, construir novos, para que a aprendizagem ocorra de maneira concreta, assim a criança será capaz de conviver e transformar o ambiente que vive através da educação.
REFERÊNCIAS FREIRE, Paulo. Projeto Político Pedagógico da escola Maria Isabel da Silveira situada na Rua Maria Adilson s/n no município de Lençóis Bahia.
2425 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes