PORTFÓLIO AS VÁRIAS FORMAS DE TRABALHO ESCRAVA SERVIL E ASSALARIADA

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Religião

Documento 1

Com base nisso, viu-se na construção social dos conceitos e formatos de trabalho características que permitem uma maior compreensão acerca das relações discutidas ao longo do semestre. Assim, esse trabalho tem como função precípua tratar das concepções do trabalho ao longo da história e os três formatos que este adquiriu: escravo, servil e assalariado. Dessa forma, o presente trabalho se divide em duas partes: (i) fundamentação teórica acerca dos conceitos e características em torno do Trabalho; e (ii) a elaboração de um plano de aula para alunos do nono ano que visa a explicação deste conteúdo de forma dinâmica. Com essa abordagem, espera-se atingir objetivo do trabalho. DESENVOLVIMENTO 2. Para explicar o primeiro modelo, é preciso definir o momento histórico em que esta ocorreu, pois, ao longo do tempo, houve diversos tipos de escravidão, os quais, se entendidos como da mesma forma, podem se configurar como um anacronismo.

De acordo com Cardoso, Rede e Araújo (1998, p. “o escravizado é aquele que nas relações de trabalho está privado do controle do próprio esforço produtivo bem como do processo que garante sua subsistência material”. Exposto isso, pode-se pensar na escravidão ocorrida na Antiguidade, período este em que, como afirmado, o escravizado não possuía autonomia e sua trajetória ocorria conforme a sociedade determinava. No entanto, salienta-se que nesse período, as possibilidades de áreas de trabalho escravo eram grandes: havia o trabalho das minas, nas propriedades rurais, nas funções administrativa das propriedades dos senhores. Desse modo, o tempo do trabalhador servil divide-se em dois; o templo de produção para pagar a dívida existente e o tempo produtivo para manter a sua existência.

Baseado no pagamento permanente dum tributo, esse sistema proporciona um ambiente com péssimas condições de trabalho, na medida em que a mão de obra era explorada. Por fim, tem-se o modelo de trabalho assalariado. Esse sistema ganhou forças após Revolução Industrial, pois nesse período a escravidão estava em declínio e os países estavam começando a aderir ao capitalismo. De forma sucinta, o trabalho assalariado se configura como a venda da força de trabalho por parte do trabalhador, o qual recebe uma remuneração como troca.   • • Após a dinâmica reflexiva com as imagens, inicie a explicação em relação aos três diferentes modelos de trabalho.   • Ao explicar acerca da escravidão, ressalte a diferença entre aquela realizada na Grécia e a realizada no Brasil Colonial.

Utilize o seguinte poema ao discutir o preconceito racial da Modernidade:  Negro forro, de Adão Ventura Minha carta de alforria não me deu fazendas, nem dinheiro no banco, nem bigodes retorcidos. Minha carta de alforria costurou meus passos aos corredores da noite de minha pele • Questione os alunos acerca das atrocidades realizadas no Brasil e se eles conseguem observar as consequências desse tipo de trabalho na atual configuração social Brasileira.   • Explica acerca do tipo de trabalho servil, dando ênfase na ausência de mobilidade social. google. com/search?q=trabalho+na+antiguidade&client=ms-android-asus-tpin&prmd=insxv&sxsrf=AOaemvIhHj2O5wdRISVC2m_2csGYjVy1lw:1631990058095&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjNzcHdlInzAhWrq5UCHUboBmYQ_AUoAXoECAIQAQ&biw=360&bih=593&dpr=3#imgrc=6ajhZvMAHiTk6M. Imagem sobre trabalho na Idade Média. Disponível em: https://www.

dw. j0j9&client=ms-android-asus-tpin&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8#.   3 CONCLUSÃO Por meio da realização desta produção, foi possível compreender as diversas concepções do conceito de Trabalho ao longo da história, evidenciando que essa prática, importante para a manutenção da sociedade, passou por inúmeras transformações. Ressaltou-se, também, que essas alterações não se mantiveram apenas no plano de concepção, mas de formato de execução laboral. Desse modo, situação-problema de analisar esse contexto e transformá-lo em um conteúdo para os anos finais do ensino fundamental, mostrou-se bastante enriquecedora para poder proporcionar uma situação hipotética, na qual foi possível haver uma aproximação com o papel de um professor de história. Desta forma, os artigos disponibilizados para a leitura e para auxiliar no processo de pesquisa bibliográfica foram de suma importância para uma maior compressão desta temática, além de serem importantes fontes para um aprimoramento do conhecimento já adquirido durante o semestre dentro das disciplinas norteadoras.

p. dez. Disponível em: https://www. google. com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www. google. com/search?q=trmpos+modernos+youtube&oq=trmpos+modernos+youtube+&aqs=chrome. i57j69i176j69i59l2j69i58. j0j9&client=ms-android-asus-tpin&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8#. Acesso em: XXXXX.

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