PLANO DE NEGÓCIOS PARA ABERTURA DE UMA LOJA DE AÇAÍ NA CIDADE DE ITAPOÁ SC
Tipo de documento:Plano de negócio
Área de estudo:Administração
A loja pretende vender açaí e seus acompanhamentos, sorvetes e sucos, oferecendo uma gama diversificada de produtos, tendo o açaí como seu principal produto, almeja um rápido retorno do investimento, pois este produto é amplamente conhecido no mercado e tornou-se uma sobremesa bastante consumida. Para execução do projeto, o investimento inicial estimado é de R$ 41. considerando licenças e alvarás, equipamentos, instalação, pessoal e capital de giro. LISTA DE ILUSTRAÇÕES Ilustração 1. Matriz de SWOT. Ilustração 8. Renda mensal?. Ilustração 9. Em qual região da cidade de Itapoá você reside?. Ilustração 10. Fluxograma de Produção 39 Ilustração 17. Fluxograma de Compras 39 LISTA DE QUADROS Quadro 1: Pontos Fortes e Fracos dos Concorrentes 30 Quadro 2: Plano de Contingências 33 Quadro 3: Cargos e Descrição Resumida de Cada Cargo 39 Quadro 4: Cronograma de implementação 62 LISTA DE TABELAS Tabela 1: Principais Produtos x Preços Praticados 31 Tabela 2: Plano de Contingências 37 Tabela 3: Cargo x Salário x Carga Horária Semanal 40 Tabela 4: Investimentos da Área de Vendas dos Produtos 43 Tabela 5: Investimentos Iniciais na Área Administrativa 44 Tabela 6: Preços x Capital de Giro 30 dias 44 Tabela 7: Projeção das Receitas 2020-2026 46 Tabela 8: Custo fixo Mensal e Anual 47 Tabela 9: Gastos Diretos com Matéria Prima 47 Tabela 10: Gastos Diretos com Mão de Obra 48 Tabela 11: Custos Totais 49 Tabela 12: Projeção de Custos (2020-2026) 50 Tabela 13 Despesas 51 Tabela 14: Projeção das Despesas (2020-2026) 53 Tabela 15: Depreciação Anual 54 Tabela 16: Projeção do Demonstrativo do Resultado do Exercício – DRE 55 Tabela 17: Projeção do Fluxo Financeiro para o Período de 2019-2020 57 Tabela 18: Cálculo do VPL 58 Tabela 19: Cálculo do TIR 59 Tabela 20: Cálculo do Payback Time e Payback Descontado 60 SUMÁRIO 1 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO 10 1.
A contextualização do negócio 10 1. Análise do macroambiente 10 1. Análise do microambiente 11 1. Missão 18 2. Visão 19 2. Valores 19 2. Objetivos, metas e ações 20 2. Objetivo geral 20 2. O produto 31 3. O preço: estudo e composição 31 3. Praça 32 3. Promoção 32 3. Pessoas 33 3. Benefícios sociais 40 6 PLANO ECONÔMICO-FINANCEIRO 42 6. O investimento inicial e o capital social integralizado 43 6. A projeção das receitas e o período considerado 44 6. Descrição dos fatores ou variáveis para a composição da receita 46 6. A projeção dos custos no período considerado 47 6. O valor anual uniforme equivalente (Value) 60 7. O valor econômico adicionado (EVA) 61 7. Plano de Implementação 62 RESULTADOS E CONCLUSÕES 64 REFERÊNCIAS 65 APENDICE A – ENTREVISTA COM POSSÍVEIS CLIENTES. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO Este capítulo do projeto aborda a base de contextualização do plano de negócios desenvolvido e análise do ambiente em que a empresa será instalada, bem como se realiza o estudo de macro e microambiente e análise de forças e fraquezas, gerando informações concretas para auxiliar o gerenciamento e a viabilidade do projeto.
Contextualização do negócio Constituir uma loja de açaí na cidade de Itapoá é uma ideia que surgiu devido ao crescimento do seguimento no país e no mundo, o que era apenas um produto da culinária regional, tornou-se hoje um alimento recorrente no cardápio de milhares de pessoas. De acordo com Kotler e Armstrong (1998, p. “o microambiente consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes”. Elaboração de cenários relativos ao macroambiente Para planejar as atividades e os investimentos da empresa é necessário levantar dados e informações que servirão de embasamento para a tomada de decisões. A avaliação das variáveis externas é de suma importância para que a gerência defina o planejamento estratégico e organizacional da empresa, estas informações proporcionam dados pertinentes à economia, demografia, legislação vigente, aspectos culturais e tecnologias disponíveis, formando um conjunto de forças que podem interferir positivamente ou negativamente no desenvolvimento da organização.
Neste contexto, avaliam-se também os cenários externos, que são aqueles fora do controle da organização, estão além de sua capacidade de gerenciamento, como clima, desastres naturais, taxas de juros, legislações. II - Oportunidades: O consumo de alimentos obteve crescimento neste período de pandemia, conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, proporcionando oportunidades para este ramo do mercado. III - Diretrizes: Utilizar os benefícios fiscais e de liberação de crédito desenvolvidos pelo governo para colocar em prática o plano de negócios. c) Tecnológicos: A tecnologia é constante na vida de todos, no contexto do comércio, é possível automatizar diversos processos de forma a diminuir custos e trazer mais agilidade às rotinas. A utilização de equipamentos e aparelhos voltados para o ramo de alimentos faz com que o produto seja produzido em maior quantidade e o resultado final seja mais homogêneo, trazendo maior qualidade aos produtos.
Outro aspecto positivo proporcionado pela tecnologia são as redes sociais utilizadas pela população, que auxiliam no momento de divulgar a marca e produtos, através de ferramentas de comunicação como o Facebook e Instagram, é possível expandir a marca e tornar a loja conhecida de maneira mais ágil e eficaz. Essas condições despertam um novo perfil de cidadão que se destaca por criar núcleos de consumo diferenciados, principalmente no segmento de entretenimento. As características da sociedade em que o negócio será inserido e desenvolvido são de grande importância, pois irão influenciar diretamente no crescimento positivo da organização, não é viável abrir uma casa de shows em uma região rural cuja maior parte dos moradores tem idade acima de 40 anos, por exemplo, este será um ambiente completamente desfavorável.
Desta forma, é necessário analisar as características da população da região onde a organização planeja se instalar, para ser assertiva em sua escolha. Uma ideia cada vez mais implementada é a criação de espaços PET nos estabelecimentos, esta prática proporciona maior comodidade e conforto aos consumidores, que podem levar seus animais de estimação para passear e aproveitar para relaxar. Esta modalidade de atendimento vem se moldando aos padrões sociais, que valorizam seus animais de estimação e os tratam como parte da família. III - Diretrizes: Respeito à diversidade cultural, de classe, raça, etnia, gênero, credo e qualquer outra particularidade. Promover atendimento profissional e de qualidade. Cenário: futuros clientes Os consumidores procuram um serviço ou produto para satisfazer suas necessidades e pagam por ele, ao longo dos últimos anos a definição de consumidor e seu perfil sofreram grandes modificações, os indivíduos procuram por novas sensações e experiências, não se contentando apenas com o convencional.
Segundo Kotler (1993), clientes são organizações ou pessoas, internas ou externas à empresa que são impactadas pelos produtos. Deve-se procurar ao máximo entender as necessidades e desejos de nossos clientes, fazendo com que sua experiência dentro da empresa seja fantástica. Analisando o ambiente interno a gestão irá determinar suas forças e fraquezas e fazendo a análise do ambiente externo poderá definir as oportunidades e ameaças, segue a matriz SWOT na ilustração 1. Ilustração 1. Matriz de SWOT Forças Fraquezas Ambiente Interno • Produto diferenciado • Qualidade no Atendimento • Preço competitivo • Delivery • Espaço pequeno • Falta estacionamento Oportunidades Ameaças Ambiente Externo • Localização • Seguimento em crescimento • Turismo • Cidade em crescimento • Oscilação da economia • Quedas energia no verão • Novos concorrentes Fonte: Primária (2020) Na matriz SWOT apresentada acima é possível identificar algumas fraquezas, ameaças, forças e oportunidades.
Sagu Açaídera possui vários pontos positivos, que serão um grande diferencial de seus concorrentes, com um bom produto, atendimento prezando a satisfação do cliente, uma gestão de qualidade, as fraquezas e ameaças serão derrubadas. DESCRIÇÃO DA EMPRESA Neste capítulo serão enfatizados os aspectos condizentes com a missão, visão e valores da organização, possibilitando uma visão detalhada do que se pretende montar, bem como a definição de sócios, proprietários e fatores legais para a abertura da loja. “A visão é a imagem que a organização define a respeito do seu futuro, ou seja, do que ela pretende vir a ser”. A Visão Sagu Açaídera é “Tornar-se a maior e melhor loja de venda de açaí no Litoral do Estado Santa Catarina”.
Valores Os valores são as atitudes, crenças e competências que dão sustentação ao crescimento da organização, proporcionando significado e definindo uma identidade. Segundo Oliveira (2018, p. “Valores representam o conjunto dos princípios, crenças e questões éticas fundamentais de uma empresa, bem como fornecem sustentação para todas as suas principais decisões”. Estrutura Organizacional Uma empresa necessita de uma boa estrutura organizacional, com este embasamento é possível analisar com facilidade o funcionamento e as rotinas organizacionais da empresa, sua hierarquia, facilita a comunicação entre os departamentos e uma empresa estruturada passa mais confiabilidade para futuros parceiros financeiros. O organograma da empresa é apresentado na ilustração 2. Ilustração 2. Funcionagrama da empresa A empresa contará com um diretor, que é o proprietário e atuará nas quatro áreas funcionais, contabilidade como serviço terceirizado e terá dois colaboradores que atuarão na parte de operações, produzindo os produtos.
Logotipo O logotipo foi pensado e desenvolvido para diferenciar a marca dos concorrentes, demonstrando uma identidade visual, algo que os clientes fixem na memória e que produza boas sensações. Com o crescimento exponencial da tecnologia, é preciso ficar atento às mudanças e se adaptar rapidamente, nas pequenas empresas torna-se essencial andar lado a lado com a inovação, a fim de se manter a frente de seus concorrentes. O regime jurídico O empreendimento inicialmente apresentará com uma receita bruta anual projetada entre R$360. trezentos e sessenta mil reais) e R$ 4. quatro milhões e oitocentos mil reais) com natureza jurídica de Sociedade Limitada (Ltda). O regime de tributação é o Simples Nacional, proporcionando tratamento tributário diferenciado e simplificado. Ilustração 5. Qual o seu gênero? Fonte: Primária (2020) A segunda pergunta realizada foi sobre a média de idade dos possíveis consumidores, e foi constatado que a grande maioria (48,1%) estão entre 16 a 30 anos, seguido das idades de 7 a 15 anos e 31 a 55 anos que ficaram ambas com 19,2% e por último acima de 55 anos com 13,5%, conforme mostra a ilustração 6.
Ilustração 6. Qual é sua idade? Fonte: Primária (2020) A terceira pergunta se tratava do grau de escolaridade do público alvo, onde foi obtido as seguintes respostas, 44,2% ensino médio, 23,1% ensino fundamental, 17,3% superior e 15,4% com pós-graduação, como mostra a ilustração 7. Ilustração 7. Renda mensal? Fonte: primária (2020) Quinta pergunta foi sobre qual região da cidade de Itapoá os entrevistados moravam, nota-se que a grande maioria 33,7% reside no bairro de Itapema, seguido por 21,2% no bairro Itapoá, 16,3% Barra do Saí, 15,4% pontal e 13,5% em outros bairros da cidade, como mostra a ilustração de número 9. Ilustração 9. Em qual região da cidade de Itapoá você reside? Fonte: primária (2020) Pergunta de número 6 foi sobre a frequência que com que os entrevistados saem de suas casas para comer açaí, 25,2% saem aproximadamente 2 vezes por semana, 24,3% saem 3 vezes ou mais na semana, 22,3% 1 vez na semana, 15,5% 1 vez por mês e 12,6% não costumam comer açaí.
Segue o gráfico na ilustração 10. Ilustração 10. Qual sua opinião sobre a abertura de uma loja de açaí na cidade de Itapoá? Fonte: primária (2020) 3. Análise dos concorrentes As organizações precisam entender seus concorrentes, diretos e indiretos, no ramo alimentício, por exemplo, qualquer empresa que trabalhe com venda de alimentos será sua concorrente, indireta, ou diretamente, mesmo que não sirva o mesmo produto. É necessário prestar atenção a todos que integram o setor e identificar se seu produto será bom o suficiente para concorrer com os demais. Na cidade de Itapoá, são poucos os concorrentes diretos e são distantes do local em que se deseja montar a loja, a fim de se manter a frente da concorrência, o diálogo com os fornecedores deverá ser tratado com polidez, a fim de comprar produtos de qualidade a um preço baixo, repassando para os clientes preços acessíveis, outro foco será no ambiente, o objetivo é organizar um ambiente descontraído, onde todas pessoas se sintam à vontade.
Um grande diferencial será a variedade de condimentos que poderá acompanhar o açaí, frutas, chocolates e cremes. Abrange bem material (tangível) ou imaterial (intangível) oferecido a um mercado, visando à satisfação de um determinado tipo de consumo’’. A loja terá sorvetes de diversos sabores e com várias coberturas. Os produtos oferecidos encontram-se nas imagens da figura 4. O principal produto da loja será o Açaí, que poderá ser servido em copos, tigelas e taças de diversos tamanhos com uma variedade de acompanhamentos, chocolates, cremes, frutas e outros. O preço: estudo e composição O valor cobrado pelos produtos servidos é calculado considerando os custos dos produtos, tributos e o lucro da empresa. Pessoas O novo P do marketing, “Pessoas’’ trata da importância de se ter uma equipe qualificada para entender e atender as necessidades dos consumidores, portanto é fundamental para os negócios contratar colaboradores qualificados, treinar, capacitar e motivar de forma a criar uma equipe de sucesso.
Sagu Açaídera buscará capacitar seus colaboradores para ouvir as necessidades dos clientes e encontrar o produto que a satisfaça, fidelizando o consumidor. Plano de contingências Com a ideia de antecipar problemas futuros que possam prejudicar o negócio, foi criado um plano de contingências, com ideias de possíveis problemas e soluções rápidas, que orientem o comportamento da equipe em situações atípicas e de emergência, conforme o quadro 3. Quadro 2: Plano de Contingências Problemas Soluções Falta de profissionais Manter a pasta de currículos sempre atualizada, tendo profissionais a disposição caso alguém falte Queda de energia Energia solar e gerador de emergência Queda de faturamento baixa temporada Produtos alternativos, que combinem com o inverno, cafés, waffles, fundues.
Assaltos Câmera vigilância, conscientizar colaboradores em caso emergência colaborar com o assaltante, entregar tudo que lhes for pedido, seguro do estabelecimento. Ilustração 15. Fluxograma de atendimento ao cliente Fonte: primária (2020) Ilustração 16. Fluxograma de produção Fonte: primária (2020) Ilustração 17. Fluxograma de compras Fonte: primária (2020) 4. Logística A logística é a arte de planejar e realizar projetos, relacionada ao transporte e armazenagem de produtos, sua implementação de forma adequada e priorizando rapidez e agilidade, contribui para o destaque frente aos concorrentes. No quadro 4, apresentam-se os cargos da empresa e descrição resumida de cada um. Quadro 3: Cargos e descrição resumida de cada cargo Cargos Descrição Diretor Administração geral, planejar, organizar, dirigir e controlar. Mídias sociais Analise de mercado Cozinheiro Preparo dos alimentos antes do horário atendimento, Confecção dos pedidos e Limpeza da cozinha.
Caixa Abertura de caixa Fechamento de caixa Abertura da loja e limpeza do salão. Cobrança dos pedidos e feedback dos clientes. Cozinheiro 1. Atendente 1. Caixa 1. Fonte: Primária (2020) 5. Benefícios sociais Benefícios são vantagens oferecidas pela empresa a seus colaboradores, acrescentando na remuneração de forma indireta, podem servir como estímulo para que estes se sintam motivados. Colaboradoras grávidas. A empresa concede seis meses de licença-maternidade e 20 dias de licença-paternidade. No retorno às atividades, a colaboradora passa a ter direito ao cheque-mãe, uma espécie de auxílio-creche. São 250 reais mensais para mulheres com filhos de até 12 anos de idade. Pais viúvos, pais de crianças com necessidades especiais ou com filhos de união homoafetiva também têm direito ao benefício.
No plano econômico-financeiro, será abordada a viabilidade para abrir o negócio proposto, também serão analisados todos os benefícios e custos do projeto. Nesta etapa é importante apresentar em detalhes todos os tópicos que compõe a abertura da empresa e os investimentos iniciais, bem como realizar projeções futuras utilizando informações concretas e confiáveis. Seu contexto deverá abordar os investimentos iniciais, estimativa de investimentos fixos, capital de giro, estimativa de faturamento, estimativa dos custos totais, estimativa de lucratividade e possível prazo de retorno do investimento. O plano de negócios é importante para traçar metas e objetivos claros e por meio destas informações, prever possíveis riscos ao negócio, desta forma pode-se analisar as situações que surgirão ao longo do caminho e tomar medidas protetivas para as mais variadas situações.
O investimento inicial e o capital social integralizado O investimento inicial mostra os valores que precisam ser gastos para que o projeto saia do papel para a realidade. Tabela 5: Investimentos iniciais na área administrativa Descrição Quantidade Preço unitário (R$) Preço total (R$) Cadeira 1 200,00 200,00 Escrivaninha 1 400,00 400,00 Mesa com cadeiras 1 1. Computador 1 2. Ventilador 3 300,00 900,00 Roteador 1 200,00 200,00 Impressora 1 300,00 300,00 Despesas com abertura 1 2. Total R$ 7. Fonte: Primária (2020) Na tabela 6, é demonstrado o capital de giro para os primeiros 30 dias de operação. Total investido 41. Fonte: Primária (2020) 6. A projeção das receitas e o período considerado Receita são todos os valores recebidos de uma empresa, eles provêm de vendas de bens ou prestação de serviços, são os valores pagos pelos clientes pelas atividades exercidas pela empresa. A projeção de vendas foi realizada por meio de uma estimativa tendo como base alguns preceitos da abertura de empresa projetados pelo Sebrae no ano de referência de 2019 apresentando-se assim uma receita mensal de R$27.
correspondentes há 26 dias mensais trabalhados. Tabela 8: Custo fixo Mensal e Anual DESCRIÇÃO PREÇO TOTAL – MENSAL (R$) PREÇO TOTAL – ANUAL (R$) Imposto Simples Nacional 1. Depreciação 1. Água 120,00 1. Energia elétrica 600,00 7. Telefone e internet 150,00 1. Cozinheiro 1 R$ 1. Caixa 1 R$ 1. Atendente 1 R$ 1. Total 8. Fonte: Primária (2020) Por meio das informações das tabelas acima, pode-se dizer que o somatório dos gastos mensais ficaria descrito conforme os valores correspondentes ao quadro 14. O seu objetivo central de tal método são os critérios de rateio, porém podem-se apresentar distorções em relação aos resultados apurados por produto o que acaba por dificultar a tomada de decisões pela gerência em relação à determinação dos preços de venda por exemplo. Quando se trata de fins fiscais, como para o cálculo do Imposto de Renda, é obrigatória a utilização do método de custeio por absorção.
O sistema de custeio utilizado pela empresa Sagu Açaídera será o de directibilidade onde o preço do produto vendido será composto por tudo àquilo que gera o gasto no processo de fabricação, fazendo com que os custos se dissolvam entre os vários produtos vendidos na loja, mantendo um preço justo em todos os produtos. A projeção das Despesas no Período Considerado Além dos custos a empresa possui também gastos com as despesas, que engloba os montantes relativos a administração da empresa, por meio da área comercial, de marketing, desenvolvimento dos produtos e área financeira. A previsão das despesas da empresa encontra-se descrita na tabela 13. Pode-se dizer que a depreciação nesses casos acaba por compor o ativo permanente da empresa, sendo este um ativo como imóveis, máquinas, equipamentos ou até mesmo veículos.
Quando tal bem possui empregabilidade diretamente com a produção que é realizada na empresa, sua taxa de depreciação é contabilizada juntamente com os custos. Agora, os bens que não são utilizados diretamente para a produção da empresa são lançados como despesas da mesma. Essa diferença em relação aos lançamentos condiz com o custo que pode ser atribuído diretamente ao produto final o que acaba por facilitar as análises do retorno que aquele mesmo produto está gerando. Em relação ao seu lançamento como despesas, dificilmente seu retorno estará vinculado aos produtos bem como os serviços que são oferecidos pela empresa. Computador 2. Ventilador 300,00 10% 30,00 Roteador 200,00 10% 200,00 Impressora 300,00 10% 30,00 TOTAL 1. Fonte: Primária (2020) 6. O Demonstrativo de Resultados e os Balanços Projetados no Período Considerado A demonstração de resultados, nada mais é do que a demonstração contábil que se destina a evidenciar a composição do resultado por meio das operações da empresa em um determinado período estipulado para análise.
Para tal, foi evidenciado o confronto das informações pertinentes as receitas, custos, despesas, Balanço Patrimonial, constituindo-se de um relatório em relação as operações que a empresa realiza nesse intervalo de tempo. Análise do investimento Um investimento é considerado como uma proposta de aplicação de recursos que se encontram escassos, que possuem aplicações alternativas em um negócio, ou ainda, pode-se designar como sendo um sacrifício para a obtenção de um benefício. Para tanto, a análise de investimentos é fundamental para a realização eficaz dos recursos que acabam por se tornarem escassos dentro do ambiente organizacional. Diante dessa perspectiva, tem-se que a decisão financeira tomada pela empresa durante sua gestão pode se apresentar como sucesso ou insucesso. Os fatores que são relacionados com a sobrevivência das empresas dentro de um mercado que a cada dia está mais competitivo possui relação com a forma como cada organização planeja seus negócios e qual a atenção dada às suas finanças.
Logo, observa-se que a análise econômica e financeira de uma empresa precisa ser criteriosa e rígida e o seu projeto de investimento é a base para a sua realização, uma vez que pode ser previsto os efeitos causadores de insucessos e até mesmo prejuízos que se apresentam no decorrer dos anos. Neste caso, o gerenciamento é tido como um dos principais fatores para a realização de um bom fluxo de caixa. Para tanto, todas as informações que são preenchidas em tal planejamento devem ser verídicas, uma vez que as decisões tomadas pela empresa são embasadas nelas. O fluxo financeiro é formado pelo resultado do DRE subtraindo a depreciação que acaba por não ser considerada como saída, por não exigir desembolso do caixa.
Na tabela 17 é apresentado o fluxo financeiro, e sua projeção para os anos de 2019-2020: Tabela 17: Projeção do Fluxo Financeiro para o Período de 2019-2020 2019 (R$) 2020 (R$) Resultado DRE 0 R$ 2. Depreciação (+) 0 1. R$ 16. R$ 49. R$ 90. R$ 138. Taxa de desconto (i) 13,50% VPL R$ 79. Taxa de desconto (i) 13,50% Payback Time 1,76 Payback descontado 2,04 Fonte: Primária (2020) Por meio das análises dos valores obtidos nota-se que o investimento terá uma taxa de retorno a partir do segundo ano aproximadamente. O Ponto de Equilíbrio: Financeiro e Econômico Outro conceito fundamental dentro da perspectiva de análise de um investimento é a verificação em relação ao ponto de equilíbrio, onde o mesmo é responsável por indicar o valor mínimo que é necessário se obter com lucro para que as receitas se igualem aos custos e despesas da empresa.
Quando uma empresa conquista esse valor é excluída a hipótese de prejuízo e, quando o valor é superado se obtém lucro. Diante do pressuposto acima, pode-se dizer que o ponto de equilíbrio financeiro é expresso por meio de um comparativo entre as entradas e saídas da empresa. O Valor Anual Uniforme Equivalente (VAUE) O valor anual uniforme equivalente (VAUE) consiste em achar uma série uniforme anual equivalente (pela TMA) ao fluxo de caixa do investimento. Plano de Implementação Para o início das atividades da empresa no mês de junho de 2020, foi montado um cronograma com as metas e datas. Quadro 4 - Cronograma de implementação Metas abr/20 maio/20 jun/20 Preparação da documentação de abertura da empresa X X X Seleção e contratação de funcionários X X X Compra de equipamentos/móveis/utensílios X X X Divulgação da empresa X X X X X X Início do funcionamento X X X X Fonte: Primária (2020) A implantação do empreendimento iniciará em abril de 2020, tendo em vista a necessidade de documentações para a abertura de uma empresa.
A seleção e contratação de pessoal serão realizadas no final de abril e início de maio, visto que é um processo que demanda um pouco mais de tempo, também para preparar as documentações necessárias para contratação dos mesmos. A compra de máquinas e equipamentos, móveis e utensílios acontecerão no decorrer do mês de maio. A divulgação da empresa ocorrerá a partir do mês de maio e logo após em junho está prevista a abertura da empresa e início de seu funcionamento. gov. br/bib/jspui/handle/1408/13944 Acesso em: 03 nov. CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. ed. ed. São Paulo: Atlas, 2017. FERREL, WMP |. OC Fundamentos de Marketing: Conceitos e Práticas - Tradução da 6ª edição norte-americana .
[Cengage Learning. ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998. KOTLER, P; Princípios de marketing. n. Disponível em: file:///C:/Users/Leonardo% 20Pereira/Downloads/110-DIAGN%C3%93STICO-ESTRAT%C3%89GICO-COMO-DIRECIONADOR-DE-A%C3%87%C3%95ES-EMPRESARIAIS. pdf Acesso em: 17 abr. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. Disponível em: http://www2. videolivraria. com. br/ pdfs/4842. pdf. R$ 3. até R$ 4. acima de R$ 4. Em qual região da cidade de Itapoá você reside? ( ) Pontal ( ) Itapoá ( ) Itapema ( ) Barra do Saí ( ) Outros 6. Você costuma sair com que frequência para comer açaí? ( ) 1 vez por mês ( ) 1 vez por semana ( ) 2 vez por semana ( ) 3 ou mais vezes na semana ( ) Não costumo comer açaí 7.
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