Plano de Estágio
ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 15 4. ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 17 5. CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS. PLANOS DE AULA 20 CONSIDERAÇÕES FINAIS 24 REFERÊNCIAS 25 INTRODUÇÃO Este trabalho visa apontar a importância do Estágio Supervisionado para um acadêmico em pedagogia, possibilitando uma visão geral do curso, e assim colocar em prática toda teoria estudada, assimilando as metodologias aprendidas. O Estágio Supervisionado para o curso de pedagogia visa a propiciar oportunidades ao estagiário de investigar e refletir acerca do cotidiano da escola, seu entorno e da prática docente do professor da Educação Infantil no espaço escolar. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, no qual estimula o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais.
De acordo com RCNEI, Brasil, (1998), a instituição de educação infantil é um dos espaços de inserção das crianças nas relações éticas e morais que permeiam a sociedade na qual estão inseridas. A Educação Infantil é um período de ampliação do conhecimento, é o processo inicial para a construção da sua identidade. Diante disso um ensino de qualidade, é essencial para um desenvolvimento positivo. Para que esse processo ocorra de forma satisfatória, o educador precisa conhecer a realidade de seu aluno, suas dificuldades e como agir em prol de seu desenvolvimento. A metodologia usada foi a mais didática possível, como uma facilitadora, e não um transmissor de informações, o foco não foi passar só informações e sim discutir, refletir, pois é assim que se dar o conhecimento.
É de suma importância que desde os primeiros anos de escolarização as crianças convivam em ambientes que possam manipular objetos, brinquedos e interagir com outras crianças e principalmente que possam aprender, pois o brincar é uma importante forma de comunicação. O lúdico auxilia na aprendizagem, pois ajuda na construção da reflexão, autonomia e da criatividade da criança. Segundo RONEI, Brasil, (1998), brincar é umas das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Certamente, como discutido por vários estudiosos, a brincadeira pode proporcionar uma situação privilegiada de aprendizagem. Durante as últimas décadas, alterações ocorridas na estrutura social e econômica da sociedade, devido aos processos de modernização, urbanização e inserção da tecnologia, têm proporcionado mudanças nos hábitos cotidianos da vida da criança.
Nessas condições, as crianças em idade de escolarização são geralmente presenteadas com brinquedos, na maioria das vezes eletrônicos, ou a atividades desenvolvidas em pequenos espaços, que limitam aventura lúdica e experimentação ampla de movimentos (NETO, 2006). Para Vigotski (1995, p. a subordinação dos processos biológicos ao desenvolvimento cultural, demonstrando que “a cultura origina formas especiais de conduta, modifica a atividade das funções psíquicas, edifica novos níveis no sistema do comportamento humano em desenvolvimento”. Não se pode dizer que a tecnologia não tem espaço nas brincadeiras, mas a criança deixar de conviver com situações do seu cotidiano, para ter acesso a um mundo imaginário imposto por adultos. Pelo enfoque pedagógico, discutem-se fundamentalmente questões de natureza curricular, de ensino e de aprendizagem escolar.
As leituras demonstram de maneira geral a relevância do trabalho do pedagogo na Educação infantil, anos iniciais, gestão pedagógica e também em áreas não escolares. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar? O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento norteador para os eixos administrativo, pedagógico e financeiro da instituição de ensino. Deve ser construído pela comunidade escolar e atualizado sempre que necessário. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP? A BNCC representa um norte para os professores no que se refere o processo de ensino aprendizagem de cada etapa, e o profissional deve conhecer essas etapas para trabalhar de forma assertiva com suas ações, respeitando o desenvolvimento do aluno.
A BNCC é também de grande relevância para sociedade de maneira geral por possibilitar um ensino igualitário para todas as redes de ensino, ou seja, garante o direito de aprendizagem e o desenvolvimento pleno dos estudantes assegurando formação básica comum a todas as instituições de ensino independente de classe social. No que se refere ao PPP é direcionado por uma fundamentação pedagógica que permita acompanhar o educando em seu desenvolvimento considerando suas particularidades e ao mesmo tempo oferecendo suporte afetivo e educativo aos alunos com suas limitações e contexto que vivem. Ao relacionar a BNCC e o PPP, é possível afirmar que são documentos norteadores, entretanto a BNCC é uma orientação independente do contexto, já o PPP é direcionado ao contexto individual da instituição de ensino e deve ser atualizado sempre que necessário, ao contrário da BNCC.
Os espaços físicos e o Projeto Pedagógico são recursos preciosos para o saber ser e saber fazer; estes espaços e ações pedagógicos levam aos alunos terem liberdade para exercitarem dons e talentos. A geração atual necessita do novo, a mesmice desmotiva esse público que tem fácil acesso a tantas informações. São seres pensantes, capazes de transformar a realidade social, e têm energia suficiente para fazer várias coisas ao mesmo tempo, sem perder o foco. As aulas são atrativas, envolventes e surpreendentes. A sala de aula não é limitada a paredes. Na escola, são os temas que atendem às demandas da sociedade contemporânea, ou seja, aqueles que são intensamente vividos pelas comunidades, pelas famílias, pelos estudantes e pelos educadores no dia a dia, que influenciam e são influenciados pelo processo educacional, ou seja, inclusão das questões sociais no currículo escolar.
Qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola? É importante que se faça um maior detalhamento para esclarecer como esses temas podem ser inseridos no contexto da Educação Básica de forma a contribuir com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e ética. Nesse sentido, os Temas Contemporâneos Transversais têm a condição de explicitar a ligação entre os diferentes componentes curriculares de forma integrada, bem como de fazer sua conexão com situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades, contribuindo para trazer contexto e contemporaneidade aos objetos do conhecimento descritos na BNCC. Dos TCTs listados, quais podem ser trabalhados de forma transversal no seu curso de graduação? Pode ser trabalhado o Multiculturalismo, Diversidade Cultural, Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.
O Guia apresenta uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos TCTs, baseado em quatro pilares. Elas também podem ser recebidas com música, com cumprimentos especiais e serem convidadas a ocuparem um espaço específico. Hora da roda: Neste momento cabe ao educador organizar o espaço, para que todos os que desejam possam falar, para que todos estejam sentados de forma que possam ver-se uns aos outros, além de fomentar as conversas, estimulando as crianças a falarem, e promovendo o respeito pela fala de cada um. Através das falas, o professor pode conhecer cada um de seus alunos, e observar quais são os temas e assuntos de interesse destas. Na roda, o educador pode desenvolver atividades que estimulam a construção do conhecimento acerca de diversos códigos e linguagens, como, por exemplo, marcação do dia no calendário, brincadeiras com crachás contendo os nomes das crianças, jogos dos mais diversos tipos.
Hora da brincadeira: Brincar é a linguagem natural da criança, e mais importante delas. A partir da leitura do texto, disponível no link abaixo, e da situação-problema nele apresentada, você deverá redigir a solução em forma de relato, que conduzirá a elaboração de seus planos de aula. O acesso às tecnologias é um fator preponderante para o a implantação do ensino híbrido. Os alunos e professores precisam familiarizar-se com as tecnologias existentes e desenvolver a capacidade de manipular, interagir e produzir conteúdo dentro do ambiente virtual para que as atividades interativas on line tenham sucesso. Temos consciência de que, embora, muitos alunos tenham familiaridade com as novas tecnologias, é preciso que eles sintam a necessidade de utilizá-las voltada para os ambientes educacionais. Os professores, por sua vez, precisam estar atentos ao uso das novas tecnologias, se apropriarem destas ferramentas buscando novas formas de lidar com os conteúdos de suas disciplinas a fim de que estejam mais próximos da realidade de uma geração que já nasceu utilizando as novas tecnologias e de outra bastante resistente ao uso delas.
º Momento: (20 min) Depois da atividade de movimento com o ritmo e coreografia da música, os alunos serão organizados em círculo assentados no chão, para conversar sobre o que acharam do clip e o que mais lhes chamou a atenção, inclusive sobre caveiras e esqueletos. Os alunos podem citar filmes, desenhos e personagens que lembram o clipe. Os alunos serão incentivados ao diálogo sobre o tema da aula: Poderão ser feitas as seguintes perguntas para incentivar: Gostaram de dançar esta música? Por que? Qual movimento da coreografia mais gostou de fazer? Algum destes movimentos foi mais difícil? Quais partes do corpo mais movimentaram? Durante o dia, em outras atividades, repetimos estes movimentos? Quais? Quando? Por que conseguimos ficar em pé, sentar, correr, dançar? Como será que nosso corpo consegue se mexer tanto? Do que nosso corpo precisa para fazer estes movimentos? 3º Momento: (30 min) Em seguida a professora irá levar quebra cabeça e ainda com os alunos sentados em círculo, irão jogar o Jogo da Memória - de quem é este esqueleto? Os alunos serão acompanhados para sanar dúvidas e estimular a participação de todos.
Depois do jogo, e ainda assentados no círculo, será realizada uma roda de conversa sobre as imagens e suas formas de locomoção, podendo andar, nadar, saltar, voar, rastejar. É possível que os alunos questionem sobre a estrutura óssea de outros animais, como a formiga, o polvo, a lagosta, a pulga e outros. SANTOS. José Luiz dos. O que é cultura. ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. br/plano-de-aula/2338/com-o-tempo-tambem-conseguimos-ver-o-tempo#atividade-titulo-da-aula. Acesso em 14 de junho de 2020. Disponível em: https://www. youtube. com/watch?v=cGhY5oLHaHU Acesso em 14 de junho de 2020. Enfim, todas as experiências e conhecimentos adquiridos me farão uma profissional melhor. REFERÊNCIAS BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos Temas Contemporâneos Transversais, ética/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://portal. br/cne/arquivos/pdf/028. pdf. Acesso em 12 Jun. BRASIL. Lei n° 9. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. KISHIMOTO, M. Tizuko. O Brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998. B. J. FARIA, E. T. Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas. R. LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
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