PIM VI - Gestão Comercial e Financeira

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Marketing

Documento 1

A. PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar entregue à Universidade Paulista - UNIP como requisito para a obtenção de média semestral do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial. Orientador: Profª. XXXXXXXXXXXXXXXXX. Cidade 2020 RESUMO O comércio está mudando com as inovações e se tornando mais competitivo, produzindo mais em tempo hábil e com menos gastos. Produtividade. Inovação. Sumário 1. Introdução 3 2. Apresentação da Empresa. Analisando o empreendedorismo na internet, e-commerce e seu crescimento, perfil dos consumidores e sobre a segurança em comprar pela internet, coleta e análise de dados. As plataformas e tecnologias quando estabelecidas amparam o desenvolvimento de estratégias digitais e o marketing digital define o planejamento estratégico que aproveita as plataformas e tecnologias digitais. O sucesso no marketing está no discernimento das especificidades de cada plataforma, tecnologia e estratégias digitais.

O desenvolvimento de um aplicativo se torna viável pelo número de pessoas que possuem acesso à internet atualmente. O sistema facilita a ampla visão da empresa e dos serviços permitindo o controle de agenda e aumento dos lucros. Como a única companhia aérea em 71% de rotas, se tornou líderes em 71 cidades brasileiras em termos de decolagens transportando aproximadamente de 23 milhões de passageiros no mesmo ano. Os voos são para destinos internacionais, como Fort Lauderdale, Orlando, Lisboa e Porto com uma vasta frota otimizada e alto padrão de qualidade de serviço. O programa de fidelidade TudoAzul criado pela companhia como estratégia para gerar lucros chegou a aproximadamente 11 milhões de membros contribuindo para os números positivos da empresa. São mais de 10 mil funcionários treinados, capacitados e motivados em ser Tripulantes-Azul.

Companhia atua no setor da aviação. Ocorreu um aumento de 1,9% no CASK total, com crescimento de 37,2% no preço do combustível por litro, o EBITDAR foi de R$763 milhões, com margem de 30,7%. A posição total de caixa contabilizou R$4,0 bilhões, representando 44% das receitas dos últimos doze meses. Referente à Responsabilidade Social, em 2017, A Companhia teve destaque por apoiar três organizações sociais que trabalham com temas necessários para o desenvolvimento do país, como acesso à saúde, à leitura e à energia. Essas Organizações incluem: a Operação Sorriso, uma organização internacional de serviços médicos sem fins lucrativos que fornece cirurgias de fissura labiopalatina para crianças em todo o mundo; a Vaga Lume, uma organização brasileira sem fins lucrativos que atende 163 comunidades da Amazônia Legal com projeto para formação de bibliotecas comunitárias e formação de mediadores de leitura local; e a Litro de Luz, que ilumina áreas públicas e residências de comunidades ribeirinhas, quilombolas e urbanas e instalam postes e lampiões alimentados por painéis solares.

As comunidades que recebem essas soluções de iluminação se engajam em todas as etapas do processo, desde o mapeamento comunitário até a posterior manutenção dos equipamentos. O sistema considera os recursos de dados como entrada e os processa em produtos, como saída. Ou seja, os dados coletados são processados e transformados em informações essenciais para a empresa, tais como: softwares mais modernos integram os dados, relatórios, gráficos, tabelas, entre outros fatores que contribuem para o controle dos indicadores. Segundo O´Brien (2004 p. “sistemas de informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, rede de comunicação e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização”. A tomada de decisão adequada realizada com confiança e processos assegurados permite uma visão ampla dos aspectos operacionais desde o início até a finalização dos processos, considerando todas as motivações internas e externas como estratégias nos negócios para alcançar os objetivos.

Também são proibidas as instalações de softwares. A Companhia Azul e seus Tripulantes devem cumprir todas as leis, normas, portarias e regulamentos em vigor nos locais onde mantém operações no Brasil e no exterior. As dúvidas sobre a interpretação e aplicação de uma lei, norma, portaria ou regulamento são encaminhadas ao Departamento Jurídico da Azul por e-mail. O uso da tecnologia da informação ocorre por meio do acesso aos Equipamentos, sistemas de informação, internet, computação em nuvem e facilidades de TI que são realizados conforme os padrões éticos da Azul. O uso dos recursos de informática por parte da empresa garante o desenvolvimento gradativo da Companhia que os utiliza com cautela e prevenção. A empresa passa a ser mais conhecida e beneficiada com as modificações no ambiente digital.

Sugere-se para a Azul além do aplicativo e página na web, o uso de links patrocinados, redes sociais, e-commerce e e-mail marketing, além das campanhas veiculadas nas redes sociais. O e-mail marketing com suas especificidades permite um maior monitoramento dos resultados, sendo mais efetivo e aprimorado do que outros tipos de meios. Sendo utilizadas também pela empresa para divulgação dos lançamentos, promoções, brindes, ofertas, premiações entre outros. Por exemplo, o assunto, o layout e a segmentação, as taxas de aberturas e cliques, oferecendo maior quantidade de compra relacionada às promoções e publicidades das marcas que a Azul trabalha. Sumário. As técnicas específicas nos procedimentos e a boa administração do negócio e o excelente atendimento ao cliente proporcionam para a empresa o sucesso absoluto.

Os serviços e vendas são realizados da mesma forma que no site convencional, com qualidade, produtos, profissionais e equipamentos da empresa. Diante dos aspectos e das necessidades modernas a idealização de um aplicativo para a Azul para serviços e atendimento, onde os clientes poderão receber um serviço de alta qualidade, rápido e com a comodidade esperada, sem a necessidade de se deslocar das residências, enfrentar filas ou trânsito, entre outros contratempos. Sumário Executivo. • Consideração (Trate ao outro como gostaria de ser tratado). • Integridade (Honre sua palavra e aja de forma ética). • Paixão (Use a paixão pelo que faz para servir as pessoas). • Inovação (Inove em tudo o que puder e busque renovar-se sempre). • Excelência (Faça o melhor para obter resultados excepcionais).

Análise de Mercado e Concorrência No âmbito de mercado ocorrem diversas situações importantes que proporciona vantagens competitivas, por exemplo, logística diferenciada em relação aos principais concorrentes, produzindo um ganho de mercado, maior faturamento, alta qualidade dos produtos oferecidos no mercado melhor que a dos concorrentes, custo viável de produção e ótimos preços dos produtos e serviços. Segundo Barnet e Hesterly (2007), “a vantagem competitiva é uma das ferramentas da administração estratégica, e pode ser definida quando uma empresa atinge a valores econômicos superiores aos seus principais concorrentes”. A empresa deve definir quais as ações serão praticadas, realizar a análise dos concorrentes, e determinar as suas metas relacionadas às concorrentes, analisando a capacidade de produtividade surgem as oportunidades que proporcionam as vantagens competitivas.

A Azul tem capacidade de abertura de novos mercados, e consegue evitar as concorrentes com estratégias de rota, sendo a única companhia aérea com mais de 70% de sua rota. As principais estratégias de mercado são para driblar as concorrentes, por exemplo, diferencial nos principais aeroportos com espaços reservados para os clientes; operações com aviões específicos para cada área de mercado; ampla abrangência de cidades atendidas; produtos diferenciados, comodidade nas aeronaves, proporcionando conforto com assentos de couro, atendimento personalizado, entre outros benefícios. Por meio da análise de concorrentes a empresa Azul pode desenvolver um conjunto de planos que descreve as ações conforme os procedimentos das concorrentes. A análise de concorrentes possibilita a percepção de mercado e dispõe das informações para analisar as reações das concorrentes, auxiliando portando a empresa nas tomadas de decisão.

As negociações com fornecedores e parceiros de negócios ocorrem de forma transparente e com lisura nos relacionamentos comerciais. Todos os potenciais fornecedores e parceiros de negócios da Azul são avaliados e selecionados por meio de critérios claros, honestos e sem qualquer discriminação. Toda decisão deve ser pautada na qualidade técnica e econômica, onde não sendo permitidos favorecimentos ou privilégios de nenhuma natureza. As variáveis consideradas no macroambiente empresarial são fundamentais para a identificação das questões que aumentam os lucros e permitem a expansão da empresa. O ambiente demográfico define as características que compõem o lugar de alocação da organização, definindo as pessoas, cultura, renda familiar, entre outros que contribuem para o desempenho.

Analisar todos esses fatores auxilia na busca das estratégias e na elaboração do plano de marketing. Os pontos fortes e fracos, ameaças e interesses, e outros fatores importantes devem ser analisados para o desenvolvimento e conquistas. Os aspectos e as necessidades modernas demonstram a viabilidade na aplicação de um aplicativo para a empresa Azul para serviços e atendimento personalizado, onde os clientes poderão receber um serviço de alta qualidade, rápido e com a comodidade esperada, onde os serviços são realizados com qualidade. Excelência: Faça o melhor para obter resultados excepcionais”. A criação da identidade da marca é resultado dos investimentos da empresa, principalmente na comunicação, atuando com responsabilidade para ser permanente para os consumidores e se tornar íntegra perante os concorrentes.

A empresa Azul necessita de conhecimento sobre as vontades e as necessidades dos clientes para que as estratégias aplicadas possam satisfazer as expectativas atingindo os resultados esperados pelas organizações. Entende-se que o conhecimento das necessidades emocionais e dos desejos dos clientes são processos relacionados ao plano de Branding na estruturação da identidade da marca. A criação da identidade da marca é resultado dos investimentos da empresa, principalmente na comunicação, para ser permanente para os consumidores e se tornar íntegra perante os concorrentes. Para atingir o sucesso a empresa deve adaptar seu mix de marketing de maneira que adicione seu posicionamento e valores referentes à concorrência. Cada um dos P´s é transformado em variáveis específicas, as estratégias de marketing e seus 4ps e as suas descrições e ramificações para melhor compreensão de cada 1 dos P’S, onde são demonstradas as responsabilidades dos profissionais que atuam em cada uma das quatro áreas: Produto: Variedade de produto, Qualidade, Design, Características, Nome de marca, Embalagem, Tamanhos, Serviços, Garantias e Devoluções.

Preço: Lista de preços, Descontos, Condições, Prazo de pagamento e Condições de crédito. Praça: Canais, Cobertura, Sortimento, Localizações, Estoque e Transporte. Promoção: Promoções de vendas, Propaganda, Força de vendas, Relações públicas e Marketing direto. Plano financeiro. O propósito do plano financeiro é apresentar de maneira básica os resultados aprimorados relativos ao conjunto de ações realizadas num determinado período. São planejados de acordo com a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos, a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto, as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais.

As análises dos benefícios econômicos gerados por investimentos são caracterizadas pelos processos complexos e indefinidos em relação à avaliação dos projetos tradicionais de investimento. Os aspectos que colaboram para as limitações estão diretamente associados ao contexto sigiloso de grande parte das aplicações, que envolvem fatores estratégicos da empresa Azul e aos resultados produzidos pelas transações que integram a companhias. Diante das dificuldades apresentadas nesse segmento secundário, a companhia mostrou agilidade e inovou sua estrutura organizacional, redimensionando as despesas, as variedades de produtos, custos, quadro de funcionários, ajustando aos novos níveis de consumo. A empresa estima alcançar as metas em 2020 a partir do lançamento dos novos serviços, que não possuem concorrentes nesse ramo, contribuindo para o desenvolvimento da empresa tanto no Brasil quanto nos países que atua, o crescimento das vendas de serviços e viagens está relacionado à legislação vigente, que podem contribuir ou estabilizar a empresa.

Anexos. Foram utilizadas para a elaboração dessa pesquisa as informações disponibilizadas para os investidores e partes interessadas. Os documentos utilizados são Apresentação de Resultados, Código de Conduta, Políticas e estatutos da empresa Azul. Como exemplo, o Semana Azul (jornal interno de comunicação dos Tripulantes) e a Intranet Azul (https://intranetazul. voeazul. com. br (veículo online de atualização diária) divulgam quaisquer alterações no Código, que estão disponíveis na intranet da Companhia. As relações entre a Azul, seus colaboradores, acionistas, conselheiros, fornecedores, clientes, concorrentes e órgãos públicos são pautadas nas melhores práticas, e não permitem as situações que possam causar prejuízos decorrentes de interesses pessoais de colaboradores e acionistas. São diversos os motivos que influenciam a empresa, tanto positivamente quanto negativamente.

Com o acompanhamento do plano de negócios amplia as possibilidades para realizar ajustes sempre que constatar riscos em determinadas circunstâncias adaptando os processos em cada etapa. O aplicativo elaborado cria uma nova percepção e grandes possibilidades para a empresa propiciando novos negócios que podem alterar a maneira de atuação no mercado. Compreende-se que a missão e visão da empresa colaboram com os objetivos organizacionais que determinam as estimativas em determinados prazos. As ações e planos recomendados para atingir o consumidor, por meio de planejamento de comunicação, tem como finalidade administrar as estratégias e as diversas ações e etapas. br/. Acesso em 27 de maio de 2020. JONES, Gareth R. e GEORGE, Jennifer M. Administração contemporânea. A. Sistemas de informações e as decisões gerencias na era da Internet.

ed. São Paulo: Saraiva, 2004. p.

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