Pesquisa de marketing

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Marketing

Documento 1

• Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). AD1 Considerando os conceitos discutidos na Unidade de Aprendizagem de Pesquisa de Marketing, realize uma pesquisa, preferencialmente nos sites de dos grandes institutos de pesquisa, tais como IBGE, IBOPE, DATAFOLHA, etc. sobre pesquisas de marketing realizadas no período de (2016-2017). Em seguida, escolha um exemplo de pesquisa e descreva os aspectos teóricos referentes às etapas de planejamento, tais como: (1) objetivos de pesquisa; (2) descrição da metodologia da pesquisa; (3) detalhamento do processo de amostragem e coleta de dados; (4) resumo dos principais resultados, e finalmente; (5) qual benefício essa informação trará para o mercado. OBS: a fonte e data da pesquisa devem ser citados ao final da AD. As marcas devem mostrar para os consumidores que a escolha consciente vai além dos benefícios financeiros, como por exemplo as embalagens menores que ajudam a consumir na medida certa, sem desperdício, ou mesmo uma embalagem tipo refil, que barateia o custo do produto ao mesmo tempo que beneficia a natureza.

É preciso mostrar empatia, pois as marcas também sofrem com a crise, para que os consumidores não se voltem contra as empresas. Essas são algumas das conclusões que o estudo apresenta para que as marcas sigam  para enfrentar a crise: - Reconhecer o poder dos consumidores e deixar isso explícito para eles - Valorizar suas escolhas conscientes ou ponderadas e dar motivos/razões que justifiquem de algum modo essa escolha - Transmitir ideia de solidez, da compra como investimento - Customizar: consumidor pode escolher do jeito dele - Resgatar a noção de lazer, divertimento, momento de respiro para esquecer da crise - Utilizar-se de um tom de transparência e parceria, não paternalismo. Nota: Abaixo encontra-se a continuidade da matéria, que compõe outra pesquisa do IBOPE.

Para realizar o exercício solicitado, utilizaremos somente “A Crise Econômica e a Dinâmica das Compras da Família Brasileira” que foi apresentado até o momento. Na crise, a racionalização do consumo prevalece e aproxima os valores de consumo elitizado e popular. Ainda assim, é possível encontrar traços mais populares ou mais elitistas na comunicação como exemplo:  - o comercial do perfume do O Boticário que trata o produto como uma joia rara, “para poucos” traz um valor elitista - o comercial de Honda, que mostra o vínculo familiar entre o marido e a mulher tentando (ou não) dar conta das despesas domésticas que mostra valores populares - o comercial de Coppertone Sport que destaca o Valor do Trabalho ao valorizar o esforço e a ralação para vencer, mostrando valores populares.

Esse é um estudo dinâmico que está em constante atualização. Seu objetivo é auxiliar as marcas a entenderem seus consumidores e o momento em que vivem. O IBOPE Inteligência está trabalhando na extensão desse estudo para toda a América Latina: “LATAM, CONTEXTO E TENDÊNCIAS, que será lançado nesse ano. Descrição da metodologia da pesquisa; A metodologia aplicada foi quanti-quali (quantitativa e qualitativa), pois traz uma amostragem que nos permite refletir o universo brasileiro em questão e traz análises mais detalhadas sobre aspectos de transformação do comportamento que permitem uma maior compreensão do que se faz relevante para o novo consumidor. Detalhamento do processo de amostragem e coleta de dados; Como o documento disponível no site trazia pouca informação sobre este aspecto, foi enviado um e-mail para o IBOPE (quali+inovacao@ibopeinteligencia.

com. br) solicitado maiores detalhes destes aspectos. O IBOPE utilizou-se de uma amostra probabilística, que representasse a distribuição da população brasileira, valendo-se do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho). Os motivos eram diversos, o cuidado com o meio ambiente, o consumo consciente, a crise economica. Com isso era fundamental entender, neste cenário de transformação, quais seriam os valores relevantes para o consumidor e como poderia a empresa transformar estratégia deste produto 2) A partir do problema de pesquisa proposto, descreva qual será o objetivo geral da pesquisa. pontos) Entender quais os fatores relevantes que influenciam o consumidor em um processo de decisão de compra afim de redesenhar a estratégia de produto e reverter o cenário de queda nas vendas e, consequentemente, participação de mercado.

Em função do objetivo geral, liste, pelo menos três, objetivos específicos da pesquisa que será proposta. pontos) • O que o consumidor valoriza e leva em consideração como atributos de produto / marca no processo de compra; • O quanto o consumidor entende o produto “amaciante de roupas” como relevante em sua cesta de compras e qual a prioridade; • Como o consumidor entende que precisa se adaptar no cenário de crise econômica e quais suas principais preocupações. • Procedimentos de amostragem: amostragem probabilística, aleatória extratificada. ◦ Serão utilizados dois métodos para realização da pesquisa, sendo o inicial digital, cuja coleta é feita por meio de uma plataforma de pesquisa automatizada e, analisado a amostragem faltante para finalizar a pesquisa de acordo com os parâmetros definidos, será complementada de forma tradicional (telefone e face a face).

• Método de tabulação: serão utilizados os dados primários, aqueles conseguidos através da pesquisa diretamente. Considerando que parte das perguntas serão respostas fechadas, e parte perguntas abertas, teremos 2 momentos de trabalho nos dados: ◦ Para perguntas fechadas: os dados serão transcritos para um programa Excel afim de gerar os dados consolidados e os mesmos poderem ser analisados através de gráficos. ◦ Para perguntas abertas: estas serão classificadas em categorias e então será feita a tabulação em Excel.

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