PCC - Filosofia Moral e Ética Aprovado
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Filosofia
Comentátios e Citações 10 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11 REFERÊNCIAS 12 1 INTRODUÇÃO O principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade tem sido a ética. Sem ética, ou seja, sem a referência a princípios humanitários fundamentais, comuns a todos os povos, nações e religiões a humanidade já teria sido levada à auto-destruição. A ação ética ou moral é uma dimensão constitutiva da condição humana, que se manifesta: na consciência pessoal do bem e do mal, do justo e do injusto ; na existência de mais ou menos doutrinas e códigos morais socialmente reconhecidos e elaborados. Na prática, é quase impossível não confundir ética e moral, mas para efeitos teóricos considere-se o seguinte: Ética é a ciência e investigação lógica dos valores.
Considera as vantagens e desvantagens envolvidas em cada espécie de ação humana, e sugere através de análise sistemática uma determinada forma de comportamento como mais apropriada a obtenção de felicidade. Esses valores se referem a certas concepções de bem, de agradável, de bom, de justo, de belo e de verdade. O objetivos da análise dos vídeos a seguir é proporcionar uma reflexão sobre os conjunto de valores e princípios que guiam um determinado grupo ou cultura. “A fábula da corrupação” (Fonte; https://www. youtube. com/watch?v=Q-pl-oqK_z8 ) é um curta metragem de fundo moral onde os animais servem de metáfora para as atitudes humanas. com/watch?v=uTC34mQGyZ8 ) nos mostra os efeitos da alienação pós-modernidade.
Um mundo em que a internet, como as redes sociais, se estabeleceu como um monopólio radical, assumindo total controle de nossa privacidade. Além disso o vídeo também nos transmite importantes ensinamentos defendidos por Bauman (1998), e seus argumentos de que vivemos em uma modernidade líquida, uma vez que tudo que era sólido (como nossas crenças, nossos acordos ou nossos valores, por exemplo) agora foi liquefeito. Bauman a define como uma figura de constante mudança e transitoriedade, ligada a fatores educacionais, culturais e econômicos. A metáfora da liquidez tenta demonstrar a inconsistência das relações humanas em diferentes áreas, não nos comprometemos mais um com o outro, então aparece um individualismo que corrói o conceito de cidadania. youtube. com/watch?v=g_IlJJQGz6A&list=PLYWpe7AYoMmbDvRSgCs-CpIHmbxxUO8GL&index=26) , temos uma meyáfora sobre a busca pelos sonhos, e acima de tudo a superação dos limites.
Muitas vezes somos obrigados a viver na horizontalidade de um olhar, quando podemos mudar a perspectiva, verticalizando as percepções sobre as coisas e gentes. “Kiwi” trata do desejo do ser humano ir além da linha do horizonte de expectativas, ultrapassar suas próprias limitações. No caso do pássaro, este impedido de voar na forma convencional, resolve inovar, invertendo a lógica daquele mundo. De fato, este é um assunto pertinente que têm sido tema de debate em várias esferas de nossa sociedade. A educação para a paz é um conjunto de conhecimentos, valores, atitudes e habilidades que nos permitem viver em harmonia conosco, com os outros e com a natureza. Na escola, é uma maneira de viver com colegas, de resolver conflitos, exercer autoridade e reagir contra a injustiça.
Guimarães, 2004) A Declaração da Organização das Nações Unidas (ONU apud Boschi, 2016 ) sobre uma Cultura de Paz , realizada em 13 de setembro de 1999, surgiu como uma forma de trazer os homens para este milênio ao diálogo favor no resolução de conflitos, desenvolver capacidades para apreciar as diferenças e tomar ações construtivas com outras pessoas para estabelecer paz duradoura além do desenvolvimento econômico e social. A escola como instituição da sociedade não pode ignorar essa reflexão, pois é afetada por essa violência estrutural é o onde as idéias se constroem. Para Martins, os objetivos da prática profissional do Serviço Social no setor educacional são: Contribuir para o ingresso, regresso, permanência e sucesso da criança e adolescente na escola; Favorecer a relação família-escola-comunidade ampliando o espaço de participação destas na escola, incluindo a mesma no processo educativo; Ampliar a visão social dos sujeitos envolvidos com a educação, decodificando as questões sociais; Proporcionar articulação entre educação e as demais políticas sociais e organizações do terceiro setor, estabelecendo parcerias, facilitando o acesso da comunidade escolar aos seus direitos (MARTINS, 1999, p.
Tema do Projeto “Cultura da Paz nas Escolas” - Objetivo do projeto • Discutir sobre a cultura da escola, seus valores e situações intolerância no cotidiano escolar. • Proporcionar atividades de discussão e criar meios favoraveis para que o aluno possa refletir de forma crítica sobre as temáticas abordadas. • Criar instâncias de conversação onde os alunos e as alunas expressem suas inquietudes e problemas. • Estabelecer na sala de aula um clima de abertura e confiança que permita aos alunos e alunas comunicarem-se de forma adequada entre eles. A ideia é que tais temas sejam inserados em feiras culturais. Na fase final, serão estabelecidas reuniões com as diferentes equipes envolvidas no projeto, a fim de conhecer em profundidade o resultado do trabalho realizado e de dar um feedback nos diferentes papéis que cada um desempenhou, de modo a que, se no futuro surgirem situações semelhantes, existam estratégias para lidar com tais problemas.
Em que período? Trata-se de um projeto contínuo, portanto as etapas propostas serão executadas ao longo de 1 ano , e as propostas serão aplicadas em horário letivo escolar. Onde? Escolas da das Redes estaduais e privadas - Com quem? Por se tratar de um trabalho que exige muito dinamismo, participação e conscientização, o projeto “UNIDOS”, é destidado principalmente a professores e alunos do ensino fundamental e médio, mas abrangerá também toda a comunidade pedagogica de onde se desenvolverá, 2. Considerações e citações Num contexto filosófico, ética e moral têm significados diferentes. Como já mencionamos anteriormente a ética parte da reflexão individual, enquanto a moralidade tem uma natureza mais abrangente: se uma pessoa não cumpre as normas sociais, é provável que ela receba punição, seja social ou legal, uma vez que a moralidade não pode ser determinada por uma única pessoa, mas tem a ver com idéias compartilhadas sobre o que é bom e o que é ruim ou o que deve ser motivo de punição.
Oliveira, 2016) A moral e a ética se amplicam em todos os campos. Temos a ética profissional que está concentrada nas normas e condutas do individuo em seu campo de atuação. No contexto da responsabilidade social, trata da contribuição das empresas para o desenvolvimento sustentável. Qualquer empresa que deseje se comprometer com uma política de responsabilidade social corporativa deve combinar transparência e ética para suas ações, levando em consideração as expectativas das partes interessadas em sua gestão, de toda a organização e parceiros, para um compromisso global. Venturi, 1995). CONSIDERAÇÕES FINAIS Começamos um novo século em meio a profundas transformações econômicas, sociais, políticas e culturais. A situação de crise de valores que afeta nossas sociedades em muitas ocasiões tem como conseqüência o desenvolvimento de atitudes e comportamentos distantes dos valores morais, éticos considerados importantes para o nosso contexto.
Um dos maiores desafios para as famílias hoje, no contexto das várias mudanças que nossa sociedade vem enfrentando , é educar as novas gerações de um ponto de vista ético, faz-se necessário portanto, que cada ser humano esteja consciente de que não bastam as reflexões, é preciso mudar conceitos, ter condutas condizentes com o que harmoniza a sociedade em todos os seus segmentos. O objetivo da reflexão ética é determinar não os valores mais motivadores, no nível subjetivo, mas aqueles que podem racionalmente justificar nossa ação, aqueles que constituem boas razões para agir em uma direção ou outra. Dissertação (Mestrado). Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. Disponível em: https://grupopesquisacomunica.
files. OLIVEIRA, J. R. G. O advogado e a ética. Disponível em: http://kplus. Brum de: LIMA, Marcelo Machado da Costa. Filosofia, ética e cidadania. ª Ed. Rio de janeiro: SESES, 2016. único.
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