O MÉTODO PILATES NA TERCEIRA IDADE
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Serviço Social
Área específica do artigo: Educação Física. Resumo O pilates é um método de treinamento que combina dinamismo e força muscular com respiração e controle da mente. Foi criado no início do século 20 por Joseph Hubertus Pilates, que baseou outras disciplinas semelhantes, como ioga ou ginástica, e deu origem a um método focado na busca do equilíbrio e controle do corpo, bem como na estabilidade, firmeza espinhal e correção postural. O método Pilates chegou a ser uma modalidade de treinamento muito popular mediante um sistema de exercícios que permite trabalhar a totalidade do corpo, corrigindo a postura e realinhando a musculatura, desenvolvendo desta forma a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável. Estes benefícios poderiam ajudar a suavizar ou reduzir problemas físicos assim como atrasar o possível deterioramento inerente da velhice.
Assim como a perda de massa e força/potência muscular derivada principalmente da sarcopenia, perda de massa óssea e produção hormonal e perda de equilíbrio corporal. Esses fatores levam o idoso a ter autonomia reduzida e riscos de queda (REBELATTO et al. No contexto do declínio da capacidade funcional das pessoas, a diminuição da capacidade muscular associada ao envelhecimento está diretamente relacionada ao fato da capacidade de gerar força muscular. Que a prática regular de exercícios físicos traz múltiplos benefícios à nossa saúde, aumenta a expectativa de vida e reduz o risco de inúmeras doenças, é uma realidade bem conhecida que, no entanto, não permeia da mesma maneira em todas as idades (DE OLIVEIRA; ALMEIDA; GORGES, 2015). No entanto, existem modalidades que não exigem grandes esforços e podem ser iniciadas a qualquer momento.
Desenvolvimento O QUE É O MÉTODO PILATES O método Pilates, ou simplesmente Pilates, é um sistema de treinamento físico e mental criado no início do século 20 por Joseph Hubertus Pilates, que o criou com base em seu conhecimento de diferentes especialidades, como ginástica, trauma e ioga; unindo dinamismo e força muscular com controle mental, respiração e relaxamento (CURI, 2009, p. Em seus princípios, foi chamado Contrologia, pelo próprio Joseph H. Pilates, pois, enfatiza o uso da mente para controlar o corpo, mas, busca equilíbrio e unidade entre os dois. O método concentra-se no desenvolvimento dos músculos internos para manter o equilíbrio corporal e dar estabilidade e firmeza à coluna, tornando-o amplamente utilizado como terapia de reabilitação e, por exemplo, para prevenir e curar dores nas costas.
É praticado em todo o mundo e sua popularidade está aumentando devido ao fato de ser praticado por pessoas famosas do mundo da música, cinema, dança e/ou esportes (CURI, 2009; TOZIM et al. p. O método Pilates em pessoas idosas não vai parar de envelhecer em uma pessoa, mas diminui consideravelmente, física e mentalmente. Ter um corpo tonificado nos idosos, o motiva a realizar atividades que outras pessoas não poderiam devido à falta de mobilidade ou lesões musculares, havendo também melhora significativamente o humor, pois eles parecem mais independentes e ágeis (ROSA et al. Ainda segundo Rosa et al (2012, p. De qualquer forma, é altamente recomendável que alguém participe das aulas introdutórias de Pilates antes de ingressar em um grupo avançado, a fim de estar ciente do que pode e não pode fazer e, de certa forma, se autorregular na prática do Pilates e entender os sinais do instrutor em relação às modificações do exercício.
A tabela acima apresenta dados onde o sexo feminino em ambos (praticante e não praticante), obteve 59% aos praticantes e 53% não praticante. A dimensão da pesquisa sucedeu na idade entre 65 a 69 anos com 55% das pessoas que praticam o método pilates e 47% das pessoas que não fazem pilates. Mas, relacionado ao estado civil houve uma hegemonia das pessoas casadas com 68% das pessoas idosas praticantes de pilates e 67% das pessoas idosas que não fazem o pilates (FERREIRA et al. Pilates na terceira idade: Exercícios para Prevenção de Quedas Os idosos têm muitos fatores de risco para contrair doenças devido ao processo de envelhecimento. Com a idade, o organismo humano experimenta deterioração da função neuromuscular e da massa muscular, o que contribui para um distúrbio do equilíbrio.
Figura 4 - Agachamento Fonte: Humanes (2018) Do agachamento, passa para a posição quadrúpede: 1. Mobilização escapular, unir e separar as escápulas. Inclinações da pelve em direção à retroversão e anteversão. Gato 4. Transfira o corpo para trás, trazendo as nádegas para os calcanhares e para trás, para melhorar a mobilidade do quadril, a pelve e a coluna lombar permanecem estáveis 11. Círculos com os braços. Figura 8 - Movimentos do braço Fonte: Humanes (2018) Elevação da pélvis: 1. Contração voluntária do assoalho pélvico. Respirações torácicas. Ativação do transversal. Flexão do quadril. Extensão do quadril. Nota: Faça o outro lado. Figura 12 - Decúbito Lateral Fonte: Humanes (2018) Preparação do Super-Homem: 1. Estenda apenas uma perna e depois a outra.
É necessário observar que o Método Pilates não é a única disciplina que pode otimizar a saúde; há uma grande variedade de exercícios que podem ser praticados por idosos sem exigir alto desempenho ou causar lesões; o exercício deve fazer parte da nossa rotina diária, pois oferece os melhores benefícios para a manutenção do corpo. Referências CURI, Vanessa Sanders. A influência do método pilates nas atividades de vida diária de idosas, 2009. DE OLIVEIRA, Francisco C; DE ALMEIDA, Fagundes A; GORGES, B. Effects of Pilate’s method in elderly people: Systematic review of randomized controlled trials. jan. jun 2016. HUMANES, Rafael. Pilates tercera edad: ejercicios para prevención de caídas. Pilates evidence. com/instituto-de-qi-gong/como-se-pr%c3%a1ctica-el-qigong. html. Acesso em: 11 mar.
REBELATTO J. R; CALVO J. G, Siqueira et al. Pilate’s method in personal autonomy, static balance and quality of life of elderly females. J Bodyw Mov. Ther, [s. l. no 2. SANTOS, Jéssica Luísa Ribeiro dos. Pilates aprimorando o equilíbrio em idosos: Revisão Integrativa. Revista Longeviver. TOZIM, Beatriz Mendes, et al.
1030 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes