O Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil A importância do professor licenciado em Artes
Tipo de documento:Plano de negócio
Área de estudo:Serviço Social
FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL 15 7 METODOLOGIA 18 8 CRONOGRAMA DO PROJETO 20 9 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS 21 10 AVALIAÇÃO 22 CONSIDERAÇÕES FINAIS 23 REFERÊNCIAS 24 INTRODUÇÃO Atualmente, para ser um bom profissional, é necessário que se conheça os meios e os processos de ensino-aprendizagem, para que ao mesmo tempo em que se ensina, também se aprenda. Quando iniciei o curso de graduação Artes Visuais – Licenciatura, pude constatar o quão importante se faz essa formação no ensino de Artes e, principalmente, para a Educação Infantil, onde o professor polivalente é quem leciona a disciplina de Artes e que, infelizmente, acaba que utilizando metodologias ultrapassadas em nossas escolas, o que pouco contribui para a construção de conhecimento em Arte das crianças. Metodologias que, muitas vezes, estão relacionadas no colorir e decoração de datas comemorativas.
Posto isso, esta pesquisa busca analisar e compreender a importância do ensino de Arte na educação infantil, por professores licenciados em Arte, entendimento esse que muitos professores e instituições de ensino não possuem. O projeto está organizado, a partir do referencial teórico, por tópicos. vol. O tema deste projeto de ensino tem como ponto central a importância de um professor especializado na disciplina de arte, na Educação Infantil, uma concepção que atua no desenvolvimento dos alunos e, também, em relação a mediação de conteúdos significativos, críticos-reflexivos que vão auxiliar na aprendizagem da vida como um todo e, o que vemos atualmente, são professores polivalentes tentando ministrar suas aulas da melhor forma, mas sem preparo. Para que as crianças possam criar suas produções, é preciso que o professor ofereça oportunidades diversas para que elas se familiarizem com alguns procedimentos ligados aos materiais utilizados, aos diversos tipos de suporte e para que possam refletir sobre os resultados obtidos.
RCNEI, MEC/SEF, 1998, p. vol. Como experiência pessoal, durante meu estágio em uma escola privada, nas aulas de arte pude constatar a necessidade desse processo. É preciso o comprometimento com a sensibilização das crianças, comprometimento que possibilitem experiências, descobertas e a expressividade do aluno, permitindo o conhecimento e reconhecimento em sua volta. Mas isso só será possível no espaço escolar se os seus educadores também passarem a entenderem este processo. É lamentável que a disciplina de Arte ainda sofra com o descaso de escolas, professores e, por extensão, alunos no Brasil. DUARTE JR. PROBLEMATIZAÇÃO O papel principal da educação é promover um ensino significativo aos alunos, com o propósito de garantir a eles uma formação de qualidade para o exercício da cidadania e ofertar recursos para integrar-se como sociedade.
A Educação Infantil é uma fase importante na vida das crianças, onde se trata de suas primeiras experiências no convívio escolar. Nesta perspectiva, o primeiro contato escolar se torna a base da construção de seu conhecimento, e com as Artes Visuais, permite que as aulas sejam trabalhadas de maneira significativa pelos educadores, por ser considerada como forma de linguagem e por integrar-se no dia a dia de todos. Quando nos deparamos em uma sala de aula na Educação Infantil, vemos apenas um professor, com a função de alfabetizar e contribuir para o desenvolvimento social e intelectual de seus alunos. Um de seus métodos de ensino são as atividades artísticas, visto que utilizam de vários materiais como ferramentas de ensino, a arte do lúdico ou até mesmo com base em uma proposta mais direcionada.
Ao realizar este projeto, neste item de problematização, compreendo a necessidade de que todos os educadores reflitam sobre suas práticas, um olhar que possa transformar sobre a relevância do ensino de Artes Visuais na Educação Infantil. Atualmente, precisamos considerar a realidade que implica nas produções artísticas e encadear práticas pedagógicas que se tornem significativo para as crianças, como através da abordagem triangular da Arte-Educadora Ana Mae Barbosa, a contextualização, a leitura e o fazer artístico. Essa preocupação traz um significado de que não só a escola, como também o professor, pode refletir nas condições de ensino e de aprendizagem da Arte, colocando o aluno como construtor ativo nesse processo e o professor, enquanto mediador e incentivador entre o desenvolvimento de criação do aluno e o repertório da Arte.
REFERENCIAL TEÓRICO 6. ARTE NA EDUCAÇÃO Biasoli (1999), afirma que “o conceito de Arte tem sido objeto de variadas interpretações: Arte como técnica, como geração de materiais artísticos, como lazer, como liberação de impulsos, como expressão, como linguagem, como comunicação. “no Brasil, esta concepção foi sintetizada na Abordagem Triangular cuja proposta é de tratar Arte como conhecimento que pode ser abordado na conjunção das ações de leitura de imagens, contextualização e fazer artístico. Atualmente, há uma preocupação oficial com a instituição de princípios curriculares, sintetizadas em documentos como PCN2 e RCNEI3 que, ao tratar de Arte, tem tomado como referência de concepções contemporâneas sobre o assunto, a Abordagem Triangular de Ensino da Arte. ” Assim, a Arte-Educadora Ana Mae Barbosa iniciou o desenvolvimento dessa abordagem para o ensino de Arte, inspirada pelas tendências internacionais, a partir desta proposta, a aprendizagem em Artes, ocorre em três conjunturas, na articulação entre a experimentação, a codificação e a informação, ou seja, ações estruturadas e baseadas na prática(fazer artístico), leitura de obra(reflexão) e contextualização(contexto histórico/social).
“A aprendizagem artística envolve, portanto, um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que visam à criação de significações, exercitando fundamentalmente a constante possibilidade de transformação do ser humano” (PCNs, MEC/SEF, 1997, p. vol. A criança associa as experiências vividas às suas possibilidades de compreensão e leitura de mundo. Queiramos ou não, é evidente que a criança já vivencia a Arte produzida pelos adultos, presente em seu cotidiano. É óbvio que essa Arte exerce vivas influências estéticas na criança. É óbvio, também, que a criança com ela interage de diversas maneiras (FERRAZ; FUSARI, 1993, p. A manifestação infantil resulta na formação de linguagem e comunicação, otimizada no processo de socialização, ou seja, agindo expressivamente, a criança compreende, vive e descobre formas de ser e estar no mundo.
Pasolini escreveu sobre esta experiência “com as coisas” e disse: “Eu, quando falo com você, posso até esquecer, ou querer esquecer, o que me foi ensinado com as palavras. Mas não posso jamais esquecer o que me foi ensinado com as coisas. ” (p. A fala do cineasta Pier Paolo Pasolini nos mostra que nos entregamos as nossas vivencias, permitimos que nossa emoção, memória, atenção e desatenção nos apoderem e que nossa experiência se transmita a fim de que se propague dentro de cada um, concebendo a “experiência estética”. Um outro exemplo que encontrei para meu projeto, foi no afetuoso texto de um poeta uruguaio Eduardo Galeano (1940), que contou sobre a impressão/comoção de um menino ao avistar o mar pela primeira vez, um texto que explica muito bem a experiência estética que a proximidade do menino com a natureza pôde lhe proporcionar: “Diego não conhecia o mar.
FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Refletir sobre as Artes Visuais na educação infantil é também pensar na maneira mais correta e precisa de trabalhar este conteúdo. Ao analisar o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, podemos verificar que explana sobre os conteúdos a serem trabalhados nesta faixa etária e toma como importância o fazer artístico e o contato com objetos de Arte. Reconhece também que o processo de criação e construção individual da criança tem indicativos relevantes à medida que é acompanhado e valorizado por uma prática educativa intencional. O trabalho com as Artes Visuais na educação infantil requer profunda atenção no que se refere ao respeito das peculiaridades e esquemas de conhecimentos próprios à cada faixa etária e nível de desenvolvimento.
Isso significa que o pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição da criança devem ser trabalhadas de forma integrada, visando a favorecer o desenvolvimento das capacidades criativas das crianças. Face à criança, é como se ele fosse um representante de todos os habitantes adultos, apontando os detalhes e dizendo à criança: isso é o nosso mundo. Arendt (1979 apud BARBIEIRI, 2012, p. No que tange a Arte, a formação do pedagogo é imprescindível, especialmente no exercício da função pedagógica na Educação Infantil utilizando-se de conteúdos e práticas artísticas, nestas circunstâncias, o pedagogo se torna especialista e mais preparado para suas aulas. Já diante de um ensino de Arte que se acomoda em imprecisões e interpretações, o resultado é a continuidade da polivalência nas escolas e nos concursos públicos como professor da educação básica.
Rejane Coutinho (2002, p. Além de contribuir para a formação do futuro docente, o ensino da arte também ajuda o sujeito a se inserir melhor na sua cultura. MARTINS, Miriam Celeste, 2012, Globo Educação). É nesse ponto de vista que o ensino de arte modifica e expande os sentidos necessários à leitura de manifestações culturais e imagéticas, e é o professor de Arte que fundamentado por uma formação acadêmica, que terá maiores condições de determinar contextualização, a percepção dos estudantes, a sociedade e valores, utilizando e construindo metodologias de ensino apropriadas e formas de avaliação coerentes. METODOLOGIA O projeto será desenvolvido através de uma abordagem teórica sobre o ensino de Artes na Educação Infantil e o professor como formador, fundamentada nos autores, Ana Mae Barbosa, Ferraz e Fusari, Miriam Celeste Martins, Coutinho e através de teses, dissertações, Parâmetros Curriculares Nacionais, Referencial Curricular Nacional na Educação Infantil e publicações.
Primeiramente, foi feita a leitura do roteiro do projeto de ensino, para que fosse possível entender qual é a proposta de trabalho. Tendo como eixo questionamentos como: - Os professores compreendem a seriedade do ensino de Arte? - Quais benefícios que o ensino de Arte traz para a Educação Infantil? - Qual a importância de um professor licenciado em Artes? Baseando-se nestas questões, a dissertação foi dividida em três importantes elementos. A primeira, se trata da Arte na Educação, uma importante compreensão, no sentido da viabilização do conhecimento sobre as áreas da Arte e sua representação no ensino. A segunda, compete no ensino de Arte na Educação Infantil, uma proposta de formação de linguagem e comunicação e, por último e não menos importante, a formação do professor de Arte na Educação Infantil, uma qualificação imprescindível na relação de ensino professor/aluno e que muitas vezes se torna um tema esquecido e desvalorizado nas escolas.
CRONOGRAMA DO PROJETO Etapas do Projeto Período 1. Planejamento - Escolha do tema. Elaboração da problematização em que envolve o tema. Início da elaboração da introdução do projeto. Início da elaboração do referencial teórico, baseando na fundamentação teórica escolhida. dias 3. Avaliação - Término da elaboração do referencial teórico. Pretendo alcançar a conscientização das instituições de ensino e do professor em relação a sua postura, formação e na valorização do ensino de Artes na fase infantil, buscando compreender o que é fundamental no ensino para desenvolver os conhecimentos destes. No entanto, se faz importante, para os alunos saber que a arte, seja nas linguagens da música, teatro, danças e artes visuais, são conhecimentos e que eles têm direito a seus conteúdos estruturantes e específicos de cada área.
Cada linguagem artística tem seus elementos significativos e é responsabilidade do educador em se preparar e conhecer como se dá esse processo. A Arte consiste na inevitabilidade do ser humano em se comunicar. A Arte se torna o reflexo de uma coletividade e, a atenção às manifestações artísticas, é fundamental para compreender e refletir criticamente o cotidiano, tendo como ponto central a busca do sentido da evolução humana, o que torna a Arte como importante ferramenta no auxílio do processo de aprendizagem dos seus alunos. C. Concepções e Práticas Artísticas na Escola. In: FERREIRA, S. Org. O ensino das artes: construindo caminhos. Disponível em: https://repositorio. ufmg. br/bitstream/1843/BUBD-A9FF7C/1/poliana_corre__o_avaliador_banca_29_12_15. pdf BARBIERI, Stela. Interações: Onde está a Arte na Infância.
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