O DESAFIO DE SE FORMAR UM LEITOR PROFICIENTE NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Filosofia
PALAVRAS-CHAVE: Leitura; Ensino fundamental; Proficiência; Cognição. INTRODUÇÃO A sociedade e suas necessidades geram e sofrem influência sobre o desenvolvimento, bem como, sobre as tecnologias e processos. Em que o advento da internet propiciou a integração de conhecimentos levantados em locais geográficos variados, logo, retirando ou minimizando as fronteiras geográficas, permitindo um compartilhamento de informações, pesquisas e técnicas recebeu colaboração em escala mundial, com velocidade nunca vista antes, causando reflexos irreversíveis no comportamento e forma de pensar das pessoas alcançadas pelas ferramentas digitais. Sendo esta, conhecida como sociedade da informação (SI), do conhecimento, da aprendizagem ou alicerçada em rede pelo poder da informação, marcada pela presença dos impactos advindos das tecnologias, como a internet e mídias digitais (COUTINHO e LISBÔA, 2011).
Porém, apesar de tamanha produção e disseminação de dados, ainda é vivenciada uma realidade cada vez mais marcante, a deficiência da proficiência na leitura, gerando impactos negativos na formação e desenvolvimento das aptidões cognitivas. E de forma lúdica, oferecer ações de recuperação e aprofundamento na leitura de forma prazerosa para que sejam capazes de compreender e interferir no mundo a sua volta. Será avaliado o percentual de desenvolvimento da leitura, de forma comparativa em relação ao estado anterior à pesquisa. JUSTIFICATIVA Cada vez mais nota-se a necessidade de incentivo e atuação em prol do desenvolvimento da capacidade de proficiência na leitura, uma vez que, apesar da diminuição do índice de analfabetismo, ainda assim, percebe-se a presença de uma leitura sem a apropriação do conteúdo, ou seja, apenas ocorre a decodificação da mensagem, sem sua completa compreensão.
Impactando na vida social do indivíduo, uma vez que tal competência desenvolve o campo cognitivo, conferindo a possibilidade de analisar a situação em sua totalidade, para então efetuar uma tomada de decisão consciente (ELLESTRÖM, 2017). Mediante sua relevância, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica e orienta acerca da necessidade de ajustes por parte do corpo docente, para adaptar o processo do ensino de forma a se adequar a realidade de cada região, diminuindo desigualdade, bem como, a médio e longo prazo mudar o cenário Nacional atual em relação as competências cognitivas e apropriação dos conteúdos, além de interação social e tomada de decisão em meio da sociedade, com competências complexas de para a comunicação, conforme apresenta a Secretaria de Educação Fundamental (1998): [.
Será feito uma pesquisa e levantamento bibliográfico, na literatura disponível acerca das estratégias de leitura e o incentivo para o desenvolvimento da leitura de forma proficiente. Inicialmente, será feita a busca em revistas cientificas online, anais de congressos, artigos, pesquisas, livros publicados, e livros clássicos sem distinção. Após, será selecionado as estratégias mais indicada na literatura ao perfil de (a partir dos 12 anos de idade no Ensino Fundamental II), usando os termos leitura proficiente e estratégias de leitura no ensino fundamental. Em seguida, para ser efetuada posterior comparação e análise, será aplicada uma pesquisa experimental acerca da competência da leitura e compreensão textual, nos alunos em seu estado inicial. Para tal, será apresentado textos de diversos gêneros, leitura de imagens, charges que oportunizem aos alunos se apropriarem dos conhecimentos e utilizarem conscientemente em práticas argumentativas orais e escritas.
Sendo este fruto do trabalho mental como informa Lars (2017), corroborando com o relatado por Ingedore e Maria Luiza (2011), que informa que este segmento era considerado como um campo além da ciência, ou seja, que não se era possível estudar cientificamente a mente, pensamento e aprendizado, mas, mediante novos estudos, comprovou-se se tratar de uma área passível de pesquisas científicas. De forma que, sendo um campo amplo, a ciência cognitiva gera reflexos nos demais aspectos da vida humana, uma vez que se trata da forma do pensamento e como a mente trata as informações recebidas, sendo o motivo pelo qual é definido como trabalho mental. Portanto, para se desenvolver as competências referentes ao entendimento deve-se estimular este, usando para tal metodologias eficazes. Em que a leitura proficiente age diretamente neste propósito, conferindo e propiciando as aptidões cognitivas necessárias (COSTA, 2018).
CRONOGRAMA Para o cumprimento deste trabalho, será dividido em subtarefas a serem desempenhadas ao longo de 24 meses, a partir de seu início. Souza. Desafios do BNCC em torno do ensino de língua portuguesa na educação básica. Revista de Estudos de Cultura, n. p. ELLESTRÖM, Lars.
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