Marketing de influência: um novo caminho para a moda através dos influenciadores digitais

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Marketing

Documento 1

O foco era voltado para atingir a maior quantidade de consumidores possíveis, o que resultou em produtos produzidos em larga escala, com designs básicos e valores mais acessíveis. Porém, em 1970 houve uma grande mudança na economia ocidental causada pela crise do petróleo, o crescimento econômico se destacou em países da Ásia, com isso a incerteza tomou conta da década de 1980 e o perfil do consumidor mudou, tornou-se mais exigente perante os produtos, no qual forçou o marketing a se moldar ao novo sistema, surgindo assim o marketing 2. que se tornou mais estratégico ao passar o foco para cliente ao invés de focar no produto, passando a ser o principal foco para gerar demanda. Com a chegada da globalização em 1989, o mundo mudou, os computadores pessoais se popularizaram, assim como a internet, que foi a principal responsável pela democratização da informação, onde a grande maioria está conectada de maneira participativa, dando opiniões, compartilhando ideias e interagindo em questão de segundos.

Por consequência o marketing teve que se reestruturar novamente, dessa vez o conceito 2. Dessa forma surge a necessidade de entender como o marketing dissemina as lovemarks¹ por meio do Instagram e os influenciadores digitais, e quais os fatores que decorrem sobre o marketing e as marcas de moda. Em decorrência disso, ficou definido trabalhar nesse projeto com o marketing de influência, para melhor compreender os avanços desse setor, analisando as principais técnicas utilizadas para aumentar a aceitação das marcas perante os internautas e identificar as principais ferramentas utilizada para distribuir de maneira eficaz os conteúdos. Será abordado também o ponto de vista dos influenciadores digitais, cujo trabalho é criar conteúdo de maneira efetiva que corresponda com o seu público alvo. Terá como objetivo principal analisar o modo como os seguidores das influencers recebem a mensagem que derivam das marcas de moda.

PROBLEMA Como as marcas de moda no estado do rio de janeiro se beneficiam com os influenciadores digitais? OBJETIVOS GERAIS Pesquisar como os seguidores dos influenciadores recebem as informações de marcas de moda. ” (LEWIS, 2004, p. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 93,2 % da população que está conectada a rede de internet, utiliza o acesso por meio de um aparelho celular, desse modo surge a solução para ter acesso ao consumidor através da popularização das redes sociais, que facilitam a conexão de grupos por meio de afinidade e valores, onde interagem entre si no ambiente virtual (Paulino Sulz, 2019). As grandes marcas encontraram um caminho para chegar até o cliente sem que o cliente se sinta pressionado, esse contato ocorre diariamente onde a mensagem que a marca quer passar é transmitida através de pessoas denominadas de influencers digitais que trabalham com a produção de conteúdo nas redes sociais e que apresentam o estilo de vida que o público alvo almeja ter e consumir, por consequência o consumidor é influenciado a obter o determinado produto/serviço a todo momento.

Com base nos dados citados acima, se faz necessário a elaboração desse projeto para que seja compreendido o modo como os seguidores dos influencers digitais recebem e processam as informações que derivam das marcas de moda. Será necessário também entender qual é o papel do marketing de relacionamento e quais as estratégias que são utilizadas para a captação de clientes. No decorrer desse processo serão lidos os livros Marketing 3. e Marketing 4. ambos escritos pelo pai do Marketing Philip Kotler, Marketing e Moda de Marcus Cobra, Moda e seu papel social de Daiane Crane, Vida para o Consumo de Zygmunt Bauman, entre outros. Para complementar as informações serão estudados TCCs e artigos que se relacionam com o tema. Faz necessário o uso da pesquisa exploratória, onde será utilizada como ferramentas o questionário com perguntas abertas e fechadas de cunho qualitativo, que será aplicado em seguidores das digitais influencers, juntamente com entrevistas com os influenciadores do ramo de moda e empresas que usufruem do marketing de influência.

Já para o escritor do livro “Marketing: Criando valor para os clientes. ” J. Peter o “marketing é o processo de planejar e executar a definição do preço, promoção, distribuição de idéias, bens e serviços com o intuito de criar trocas que atendam metas individuais e organizacionais” Peter (2000, p. Marcus Cobra disserta que o marketing não é apenas um processo para gerar lucros, mas sim uma filosofia, na qual a empresa deve segui-la para atingir seus objetivos. “Mais importante do que entender a sua definição é compreender que marketing deve ser encarado como uma filosofia, uma norma de conduta para a empresa, em que as necessidades latentes dos consumidores devem definir características dos produtos ou serviços a serem elaborados e as respectivas quantidades a serem oferecidas” (COBRA, 1997, p.

Imagem 1: Pirâmide de Maslow Fonte:https://www. rafaelrez. com/marketing/piramide-de-maslow/ A pirâmide das necessidades abre uma oportunidade para que os desejos sejam despertados nos consumidores, na qual transforma as necessidades em um impulso para consumir. Desse modo o marketing agrega valores para satisfazer as dores que os clientes nem sabe que sentem na maioria das vezes. Entende-se também que a uma das funções do marketing seja criar um relacionamento com cliente através da troca de valores entre a marca e os consumidores de modo que esse processo se inicia antes mesmo do planejamento do produto, pois como criar o produto ideal se o cliente não o achar relevante. A EVOLUÇÃO DO MARKETING O conceito de Marketing sofreu alterações com decorrer do tempo de acordo com as necessidades sociais de cada época.

É possível identificar pelo menos quatro grandes mudanças no conceito de marketing, sendo elas, a era da produção, a era de vendas, era do marketing de massa e a era do relacionamento. Na era da produção a tecnologia era resumida a maquinários e linhas de produção,o funcionário era visto como uma peça da máquina e os clientes não tinham poder de escolha, pois a produção era limitada no quesito variedade, como demonstra a famosa frase de Henry Ford (1908-1927) sobre o clássico modelo T que foi citado por Phillip Kotler no livro Marketing 3. p. “O carro pode ser de qualquer cor, desde que seja preto. o foco não é mais o cliente e sim o ser humano, que possui sentimentos e convicções, ou seja, não basta atingir apenas a mente dos consumidores, mas sim seus corações.

Esse “Boom” de informação teve por resultado a mudança no perfil do cliente, que por sua vez, está em busca do algo a mais, do que é oferecido para proporcionar experiências marcantes. Nesse ponto o foco não é mais convencer o cliente a comprar o produto, mas sim fazer com que o cliente escolha a sua marca. Nessa época surgem conceitos como Mix de Marketing, de modo que ao seguir um guia de quatro variáveis auxiliam na adequação de empresas perante a demanda e o mercado no qual deseja ingressar ou permanecer. Essa técnicas são utilizadas até os dias de hoje, porém com o rápido avanço da tecnologia e o surgimento do Novo Consumidor, que por sua vez está cada vez mais ansioso e sempre em busca de experiências que se enquadram em seu estilo de vida ou no que almeja vivenciar; o marketing passa por uma reestruturação novamente, de modo que é necessário despertar o interesse em uma época, na qual as pessoas estão acostumadas a simplesmente evitar o que não lhes agrada e ir direto para o próximo, dessa necessidade surge então o marketing de Relacionamento, que por sua vez irá tratar do marketing nessa era digital e a importância de criar e manter um relacionamento entre marca e consumidor.

MARKETING DE INFLUÊNCIA O marketing de relacionamento é conceituado por Enge (2012) como sendo “o processo de desenvolvimento de relacionamento com pessoas influentes, que podem ajudar na visibilidade de um serviço ou produto”(Enge, 2012) É uma ciência utilizada para influenciar pessoas em seus estilos de vida de modo que o produto/serviço seja introduzido na vida do consumidor de maneira orgânica, através de pessoas que detém da habilidade de influenciar outros seres humanos por meio do carisma, status social ou organizacional. Sua lógica pode ser ilustrada por Brown e Hayes (2008), os autores exemplificam que o marketing de influência pode ser comparado com uma campanha política entre os Republicanos e os Democratas (EUA), na qual “quando uma nova campanha eleitoral começa, existem alguns estados-chave, apenas três ou quatro de 50, cujos pontos de vista e tendências são observados para influenciar os outros 47” (BROWN e HAYES, 2008, p.

Sendo assim, é possível direcionar os esforços de uma marca para pessoas que transmitem o estilo de vida que a marca quer passar para o seu público alvo, buscando sempre a aproximação e a construção de um relacionamento com o cliente, para que dessa maneira, acompanhem a marca sem que sintam alguma semelhança com comerciais de televisão cenográficos. O engajamento do cliente pode ser feito de duas maneiras, sendo elas pagas ou não remuneradas diretamente. A primeira situação a marca contrata os serviços dos influencer para endossar seus produtos/serviços perante seu público, essa ação se popularizou com o termo “publi”. Nessa situação a moda é utilizada como ferramenta de inserção do indivíduo na sociedade, afirmando-se como indivíduo único que demonstra sua personalidade e essência ou dividindo suas, cujo objetivo seja o pertencimento a determinados grupos ou a obediência ao seguir códigos de vestimenta para identificação profissional ou hierárquico, como por exemplo a farda para soldados.

Nos casos citados acima ambos estão ligados a padrões pré concebidos pela sociedade, sejam eles direcionados para o aumento dos níveis de consumo ou a ditadura da beleza eles em suma maioria será um fator determinante sobre o certo eo errado no quesito social, pois como explicado acima, além de identidade e inclusão a moda é o combustível de uma indústria bilionária que tem por objetivo o lucro constante da insatisfação social. Sabe-se que a indústria da moda é a um dos pilares da economia mundial sendo responsável por empregar no Brasil cerca de 151. colaboradores, como demonstra os dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) em uma pesquisa com empresários do ramo em 2019, na qual expressa que “O saldo da geração de empregos no setor têxtil e de vestuário, no período de janeiro a setembro de 2019, foi de 14.

e na indústria de transformação 137. ” (COBRA,p. Para criar essa ligação com o cliente é necessário entender quais são as “dores” e os desejos dos clientes para que assim seja criado o produto ideal que se encaixe na vida do cliente de maneira orgânica. Posto isto, o papel do marketing na moda é assegurar que o cliente se sinta apaixonado pela marca, e proporcionar experiências marcantes para o consumidor, sendo elas através do dia-a-dia das pessoas, tornando-as itens de desejo na sociedade, sendo disputadas pela juventude de modo que o preço não seja um empecilho, mas sim uma valorização da marca (COBRA, p. Conclui-se então que a moda e o marketing em conjunto tem por meta atingir os consumidores certos para sua marca, de modo que a marca proporciona de maneira ativa experiências no estilo de vida das pessoas, gerando assim, sentimentos afinidade e representatividade, pois se tornará parte da memória afetiva do indivíduo.

PLATAFORMAS DIGITAIS As plataformas digitais são modelos de negócios que atuam no âmbito tecnológico conectando empresas e pessoas de modo a gerar um relacionamento baseado em valores que se transformam ao decorrer do tempo, de acordo com o perfil e os desejos dos consumidores. com que leva o crédito de ser a primeira rede social virtual, pois seus usuários já tinham perfis e adicionavam pessoas, como nos formatos atuais. O site conseguiu a marca de 3,5 milhões de membros, porém em 2001 foi retirado de circulação. Nos ano 2000 outras redes sociais já estavam ativas na internet, como por exemplo o Orkut e o MySpace. Algumas das redes sociais que estão ativas atualmente tiveram seu início nessa época como o Facebook e o Linkedin.

Em 2016 segundo uma pesquisa da Hootsuite apresentada no site Resultados Digitais (2017), apontou que até o final de 2016 cerca de 2,8 bilhões de pessoas no mundo inteira utilizavam as redes sociais diariamente. Sua essência é baseada no compartilhamento de fotos e vídeos entre os usuários da plataforma. Foi fundado no ano de 2010 por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, em seu lançamento se tornou o mais baixado na Apple Store, atingindo a marca de 1 milhão de usuários em dezembro do mesmo ano. A empresa que em 2011 tinha 6 funcionários já possuía cerca de 10 milhões de usuários. No ano seguido foi comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares. Nos dias atuais são mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo, sendo assim, a alta popularidade do Instagram surgiu uma oportunidade de motivar outras pessoas através de posts diários compartilhando determinados estilos de vida que utilizam por medição de popularidade as curtidas e as visualizações.

Desse modo os líderes de opinião são detentores de influência sob o comportamento do cliente, de maneira a mudar a opinião dos consumidores tanto para o lado positivo quanto para o negativo (Bertrandias & Goldsmith, 2006). Posto isso, os consumidores tendem a acatar as recomendações dos digitais influencers digitais, pois são considerados especialistas do assunto e compartilham suas opiniões “sinceras”, de maneira crucial que influenciam as decisões de compras do consumidor, essas informações são vistas pelos usuários como uma “ajuda amiga” na hora da compra. CONSIDERAÇÕES FINAIS Após apresentar o referencial teórico é possível entender que o mundo da moda e do marketing mudaram devido ao avanço tecnológico dos anos 1990, na qual ambos tiveram que se adequar para continuar tendo relevância e lucratividade.

Os dois tiveram que se adequar com as necessidades dos clientes que estavam cada vez mais ansiosos e informados por causa da internet. Sendo assim, migraram para o mundo virtual em busca de criar um relacionamento direto e instantâneo com o consumidor através das plataformas digitais e das redes sociais, com isso a comunicação ficou mais fácil, assim como o entendimento das dores do cliente e quais seus hábitos diários. “Nesses momentos de tesarac a sociedade se torna cada vez mais confusa e caótica, até conseguir se reorganizar. ”(LOBO, 2009) 10. CRONOGRAMA CRONOGRAMA PRÉ PROJETO MINHAS TAREFAS DATA DE INÍCIO DATA DE ENTREGA % CONCLUÍDO APÊNDICE K + CRONOGRAMA 01/04/2020 03/04/2020 100% ESCOLHA DO TEMA 03/04/2020 06/04/2020 100% ESCREVER A INTRODUÇÃO 06/04/2020 13/04/2020 100% CRIAR A PROBLEMÁTICA 13/04/2020 15/04/2020 100% ATRIBUIR OBJETIVOS ESPECIFICOS 15/04/2020 20/04/2020 100% ATRIBUIR OBJETIVOS GERAIS 15/04/2020 20/04/2020 100% BUSCAR JUSTIFICATIVA 29/04/2020 06/05/2020 100% FAZER REFERENCIAL TEÓRICO 29/04/2020 06/05/2020 100% FAZER METODOLOGIA 06/05/2020 11/05/2020 100% ESCREVER CAPITULO 1 11/05/2020 13/05/2020 100% ESCREVER CAPITULO 2 13/05/2020 20/05/2020 100% ESCREVER CAPITULO 3 11/05/2020 13/05/2020 100% ESCREVER CAPITULO 4 13/05/2020 20/05/2020 100% ESCREVER CAPITULO 5 20/05/2020 22/05/2020 100% ESCREVER CAPITULO 6 E 7 20/05/2020 22/05/2020 100% CONCLUSÃO 22/05/2020 25/05/2020 100% INSERIR BIBLIOGRAFIA 06/04/2020 25/05/2020 100% ABNT 22/05/2020 25/05/2020 25% REVISAR O TRABALHO 25/05/2020 26/05/2020 100% ENTREGA/FEEDBACK ORIENTADOR 26/05/2020 02/06/2020 0% ÚLTIMAS CORREÇÕES 02/06/2020 08/06/2020 0% REVISAR O TRABALHO 2 08/06/2020 09/06/2020 0% ENTREGA FINAL 09/06/2020 10/06/2020 0% IMPRESSÃO 11/06/2020 11/06/2020 0% ÚLTIMA ORIENTAÇÃO 12/06/2020 12/06/2020 0% QUALIFICAÇÃO 15/06/2020 17/06/2020 0% BIBLIOGRAFIA ABIT, Perfil do Setor.

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