MARKETING DE CONTEÚDO COMO FAZER SUA EMPRESA DECOLAR NO MEIO DIGITAL

Tipo de documento:Resenha

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Nancy Assad é autora de cinco livros publicados com temas sobre marketing, liderança, comunicação estratégica e marketing digital, co-fundadora da NA Comunicação e Marketing, atua no mercado há mais de 14 anos oferecendo serviços estratégicos de marketing focados nos conceitos omnichannel, comunicação corporativa e marketing estratégico, com o objetivo de potencializar resultados como: reputação da marca, construção de imagem, aumento de vendas, posicionamento, entre outros. No seu livro Marketing de conteúdo: como fazer sua empresa decolar no meio digital, de 2016 defende que, a produção de conteúdo como instrumento de marketing não é apenas um recurso no mix de planejamento, mas uma disciplina com alto grau de complexidade e que tem protagonismo estratégico no futuro das grandes marcas e anunciantes.

No capítulo 1, o livro começa traçando o cenário de conteúdo digital, Nancy afirma que vivemos em um momento de intensa transformação em ritmo acelerado há alguns anos desde o advento da informática, internet, web e redes sociais, estamos na era digital, o que nos trouxe novos paradigmas que mudaram a maneira de pensar e fazer marketing, publicidade, jornalismo, relações públicas e iniciou uma visão inédita para a ciência da comunicação. No marketing digital, as ações de comunicação tiveram de se adaptar e se reinventar para acompanhar o ritmo de mercado e continuar atingindo seu público-alvo, que não está mais na frente da TV ou folheando jornais, mas sim diante de um computador, tablet ou smartphone.

Define o marketing digital como um conjunto de ações de comunicação realizadas por meio da web para divulgar e comercializar produtos e serviços de forma rápida e assertiva. No capítulo seguinte, entenderemos mais sobre persona, como conhecer um novo consumidor, construir uma persona e fazer um projeto editorial. É preciso definir o perfil de cada alvo, conhecer a fundo seu consumidor ou usuário, o termo que melhor define esse ser é a persona, ela determina o sucesso ou o fracasso da sua empresa porque é preciso construir um relacionamento com as pessoas da sua rede, que confiam na sua empresa e no que sua empresa publica como se fosse um amigo real, sendo assim, se o serviço não for bom, o usuário se sentirá magoado e se estiver satisfeito, falará bem de sua marca.

O novo consumidor é crítico, questionador e instigante para conquista-lo as marcas precisam tomar algumas atitudes: ser multimídia e multicanal, personalizar seu consumidor e oferecer comodidades para a compra. A criação de personas é uma interpretação do estilo de vida do seu público-alvo, fundamental para a geração de conteúdos assertivos, relevantes e úteis para cada público. Direcione sua ação para um ou dois perfis que sejam mais importantes para os objetivos do seu negócio. Sobre o capítulo seguinte, Nancy trata dos melhores formatos de conteúdo para uma marca: imagem – devem fazer parte de todas as páginas por serem persuasivas e poderem causar empatia imediata; vídeo – serve para se apresentar, divulgar, veicular depoimento, transmitir conteúdo, entre outros; áudio – altamente persuasivo, gerando mais aproximação e credibilidade.

Para definir o formato mais assertivo em uma empresa, é imprescindível trabalhar sempre pautado por uma estratégia de conteúdo. No capítulo 7, a autora explica como escrever no mundo digital, o que difere a redação online da impressa é a exigência que ela sofre de ser mais que um texto, pois na web ela é só parte de uma página, estando relacionada com uma imagem. Para ter sucesso com conteúdo web, o texto deve conter título, o próprio texto e links. Ser assertivo é ser objetivo. No Twitter, é importante estabelecermos hashtags personalizadas e padronizadas para identificar sua empresa e engajar o público, e links reduzidos para acesso ao site. Como o espaço é reduzido, seja assertivo em textos e imagens. O LinkedIn usa uma linguagem mais formal, como foco profissional.

Nessa rede, deve-se publicar novidades de seu mercado de atuação, fazer network e participar de grupos estratégicos para divulgar sua marca. O Instagram é uma rede visual cuja aparência é fundamental, portanto, invista em imagens de qualidade desde o primeiro post. O marketing de conteúdo pode ser feito por todas as marcas e atingir os mais diversos públicos e esses excelentes resultados comprovam a efetividade das ações de conteúdo aplicadas nos negócios e sua alta lucratividade. O livro nos mostra uma lista de itens necessários para realizar um bom planejamento de marketing de conteúdo, abordando os diversos temas relacionados e como melhorar a conversão de potenciais clientes em clientes de uma forma bem estruturada e organizada, com uma linguagem informal de fácil compreensão como se o autor e o leitor estivessem conversando pessoalmente.

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