Look da Artista

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Considerações 15 4. Referencias Bibliográficas 16 1. Introdução As estratégias para desenvolvimento e conquistas de uma organização estão diretamente relacionadas com as ferramentas que utilizam para superar os concorrentes e conquistar a posição no mercado, evidenciando de forma diferente os seus produtos. A tecnologia e a inovação vêm contribuindo para que as organizações, por meio dos produtos e marcas, se destaquem no ambiente competitivo. Para a produção de um planejamento efetivo e eficaz, os princípios de comunicação devem estar relacionados às estratégias e aos objetivos de mercado. Conforme Sampaio (2002), “a marca é a síntese da experiência de valor vivida pelos consumidores em relação a cada um dos inúmeros produtos, serviços, empresas, instituições ou, mesmo, pessoas com as quais eles se relacionam”.

SAMPAIO, 2002, p. A marca vem sendo utilizada no decorrer dos tempos com o propósito de discernir e diferenciar um produto ou serviço da concorrência. Para fidelizar os clientes os gestores estudam meios como intuito de atingirem o reconhecimento da marca. Segundo Schultz & Barnes (1999): “O termo marca, de brand ou brandr, vem da antiga palavra norueguesa que significava to burn, “queimar”. O marketing entra com sua função de planejamento e o estudo das informações estratégicas para a construção do produto. As empresas por meio do branding visam o posicionamento da marca, a qualificação e o fortalecimento, com base na orientação e desenvolvimento, mudando inclusive a postura para atingirem os objetivos essenciais. Em resumo conclui-se que o que define o branding é a fidelidade do cliente pela marca.

As inclusões de tecnologias e das plataformas online propiciaram aos consumidores conectados em rede a conquista de mais autonomia. Os clientes tomam decisões que refletem na reputação dos fornecedores, induzindo e sendo induzidos por outros usuários que lidam no meio online. GABRIEL, 2010, p. O fundamento do marketing digital representa um canal com uma relação direta e apreciável. As inúmeras tecnologias e plataformas digitais, que são diferentes de estratégias, podem determinar as ferramentas digitais de marketing. A maneira como a plataforma é utilizada determina as possíveis técnicas que poderão ser úteis. Entende-se que as plataformas e tecnologias quando estabelecidas amparam o desenvolvimento de estratégias de marketing digital, ou seja, o marketing digital é definido pelo seu planejamento estratégico que aproveita as plataformas e tecnologias digitais.

Portanto devem ser utilizadas de maneira assertiva para uma intensa presença online, de acordo com a marca ou o site. O uso das hashtags (#) auxilia no mundo dos negócios, colaborando para que as organizações obtenham cada vez mais popularidade dentro das redes sociais, pois permite aos usuários a localização de imagens ou assuntos relacionados a um mesmo conteúdo. Com o progresso das redes sociais o marketing realizado mediante a internet tem aumentado de maneira bastante significativa. O e-commerce (comercio eletrônico) contribui em todos os processos que abrange o marketing estratégico com os planejamentos, propagações e execuções dos serviços. Segundo Sandhusen, Richard (2010): “A finalidade desses processos é o de atingir de forma assertiva o público-alvo do empreendimento, sendo importante dessa forma ter uma gestão de marketing no meio de hospedagem e assim ter o conhecimento do perfil dos hóspedes que se pretende captar, além de divulgar de forma adequada a infraestrutura, serviços e preços, de acordo com o segmento de mercado em que o meio de hospedagem está inserido”.

As campanhas veiculadas nas redes sociais com o os conteúdos com o uso de ferramentas de apoio produzem ótimos lucros para a empresa e um bom relacionamento com os clientes. As estratégias de marketing atualmente estão presentes nas redes sociais mais conceituadas e utilizadas pelos consumidores são: a Wikipédia, o Youtube e Flickr, Instagram, Twitter, blogs, o Facebook e MySpace (sites de relacionamento) e os sites colaborativos (mídias sociais que armazenam multimídias). Os sistemas de busca apresentam técnicas para atrair mais usuários com o intuito de acessarem os sites. O Search Engine Marketing (SEM), é um método de marketing na internet que compõe a publicidade de sites, ampliando a visibilidade nas páginas de resultados do Search Engine (SERPS), propositadamente com o auxílio de propaganda paga.

O SEM possui dois domínios de áreas: O tráfego por meio de esforços de SEO livres, orgânicos ou naturais e o tráfego por meio de promoção de pesquisa paga, como PPC (Pay Per Click). O LP (Links Patrocinados) é um padrão baseado no conceito de crescimento de anúncios sem que haja cobrança por exposição, dessa forma o serviço só gera cobrança dos usuários interessados que clicarem no link. No e-commerce conhecido com comércio eletrônico, as negociações são realizadas exclusivamente pela internet favorecendo as empresas na administração de seus negócios. O e-commerce é utilizado para comercializar produtos ou serviços online, de forma instantânea e de fácil acesso para os usuários em qualquer parte do mundo, por se tratar de comércio à distância.

Segundo Fagundes (2009): “O comércio eletrônico através da internet é o ramo de atividade econômica que mais cresce no mundo. As jovens empresas que ingressam no comércio on-line têm atraído o maior número de investidores do mercado de ações, aumentando o valor de mercado de forma alucinante”. Dessa forma o e-mail marketing deve ser entendido como uma das estratégias para divulgação de campanhas na internet. Estudo de Caso: Look da Artista. A loja Look da Artista foi inaugurada há 4 meses pelos proprietários Anna e Valentim com a missão de ofertar roupas masculinas e femininas de alta qualidade e preço justo, com modelos inspirados nas roupas de artistas famosos da TV. Em uma cidade com meio milhão de habitantes, o objetivo da loja é satisfazer seus clientes que tem uma média de idade de 15 a 39 anos e pertencem a classe C e D.

As vendas da loja física após um mês de lançamento não atingiram os resultados esperados. Considerando que o público-alvo da loja tem uma estimativa de faixa etária entre 15 a 39 anos, a imagem escolhida tenta transmitir uma sensação mais descontraída, com o intuito de chamar a atenção e ficar firmada na mente dos consumidores. Segue abaixo a proposta de logotipo para a Look de Artista. Fonte: (Próprio Autor) O símbolo escolhido, a estrela cadente, simboliza: inspiração, ação, renovo, modificação, sorte e principalmente a ideia de celebridade, pois a loja vende roupas inspiradas nos modelos dos artistas da TV. As letras desenhadas simbolizam a felicidade, a alegria. Os olhos na letra refletem a ideia de olhar, acompanhar, com a intenção de atrair a curiosidade dos consumidores para a marca.

Os clientes que realizam contato com a loja precisam receber retorno, com um atendimento prestativo demostrando interesse em corresponder às expectativas, desse modo gerando a Look gera uma satisfação e fidelização do consumidor. Para construir uma marca forte, a empresa pode publicar conteúdos de páginas que falam de moda de artistas famosos, as últimas tendências da atualidade na TV, entre outras publicações dos artistas que estão em destaque no momento que combinam com as tendências da loja. Com a criação de um e-commerce da Look, o investimento no desenvolvimento da loja com a inovação trará vantagens competitivas. Esse crescimento garante uma maior credibilidade perante os consumidores, proporcionando o crescimento das vendas. As vendas online aumentam os lucros da empresa em relação aos custos, e com isso o investimento contínuo para renovação de estoques.

Os principais conceitos das relações do marketing digital e sua prática facilitam a comunicação e seus processos. Por meio dos estudos dos resultados conclui-se que a utilização dos métodos de informações digitais, com o intuito de proporcionar melhorias, beneficiam tanto à empresa quanto os consumidores. A prática correta dos meios online propiciam vantagens competitivas em relação à concorrência, facilitando as tomadas de decisões aplicadas e embasadas nas modificações em tempo hábil. A pesquisa apresentou vários aspectos importantes com o uso da internet, avaliando as condições financeiras e as oportunidades de mercado. Os estudos do ambiente digital propiciaram o entendimento para a vida profissional, ensinando como atingir novos consumidores e fidelizar os clientes ativos, obtendo conhecimento e interação com as novas ferramentas como os links patrocinados, redes sociais, e-commerce e e-mail marketing.

Marketing na era digital. São Paulo: Novatec Editora, 2010. GUIMALHÃES, Ricardo. Branding: Uma nova filosofia de gestão, IN: Revista ESPM, São Paulo: V. ano 9, p. ed. – São Paulo: Saraiva, 2010 (Essencial)). Cap. p. TORRES, Cláudio.

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