Leitura e interação

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

A análise desenvolvida nos gêneros textuais constitui-se de um processo de identificação e analogia dos elementos usados por seus autores para a comunicação com o leitor, assim como sua compreensão, cujo processo analítico categoriza-a como uma pesquisa qualitativa, porque envolveu a dedução de dados derivados dos gêneros textuais, além de poder ser classificada como pesquisa exploratória e bibliográfica, por conter um levantamento de dados bibliográficos; e ainda uma pesquisa documental, devido ao fato de que se utilizou um material submetido a um tratamento analítico. Esse trabalho acadêmico desenvolvido possibilita entender por meio dessa análise como são usados os textos em sala de aula a partir da perspectiva da estrutura do capítulo I, do livro didático mencionado.

Palavras-chave: Leitura. Gêneros textuais. Interação. dos quais o terceiro processo é explorado nesse trabalho na análise de gêneros textuais. Fundamentação teórica A leitura é um processo no qual há uma relação entre componentes constituintes de uma mensagem, logo se faz necessário compreender a estrutura: emissor - canal – receptor, que fazem partes dos elementos de uma comunicação. Todo texto foi escrito para e por “alguém”, com uma finalidade. Quem o escreve é dotado de um conhecimento de mundo, aquele que permite entender a ideologia do escritor e da sua época. O autor é um sujeito, que tem a pretensão de permitir que seja alcançado o seu conteúdo exposto na sua escrita. A. p. Baseando-se no contexto da sala de aula, os autores supracitados, por meio deste fragmento mencionado, revelam que há um conhecimento por parte do leitor, os quais são usados pelo docente para preparar o discente.

Logo, interpreta-se que o conhecimento de mundo do leitor é relevante para a compreensão de textos. Essa compreensão, de acordo com Bortoni-Ricardo (2008), é constituída de um processo, no qual há a interferência de elementos variantes, os quais podem determinar sua complexidade, e argumenta que possivelmente estudiosos consideram a função dos conhecimentos anteriores do leitor no ato de ler. Análise dos gêneros textuais A análise desse trabalho tem como foco observar como a leitura dos gêneros textuais ocorre dentro do capítulo 1, do livro Português: linguagens, de 6º ano, dos autores Wiliam Cereja e Thereza Cochar, no intuito de identificar a interação ocorrida entre leitor, texto e autor, cuja tríade remete à relação entre os elementos constitutivos da comunicação, a partir de como é tratada a leitura no referido livro.

A primeira seção do capítulo 1, intitulada Era uma vez, contém o conto As três penas, na página 12 a 14. Relata-se a história de três filhos concorrentes à herança de seu pai, quem institui uma competição. Cada um dos filhos recebe uma pena como guia na tarefa, a qual deveria cumprir para obter o trono do reino. Percebe-se que o autor do conto utiliza fatores para capturar a atenção do leitor (nesse caso, uma criança). para ter uma idéia geral de. A criança deve aprender a adaptar suas estratégias de leitura e de abordagem ao texto aos seus próprios objetivos. Daí a dupla validez de uma prática em que o professor define, antes da leitura, os objetivos da mesma, assim modelando uma atitude importante de acesso ao texto (p.

No caso da tirinha de Mafalda, nas páginas 22 e 23, situada na seção A língua em foco, há também uma interação entre o destinatário do texto e o seu criador, a partir de elementos do conhecimento de mundo, em especial, culturais adquiridos ou apreendidos pelo leitor, cujos fatores usados para a construção textual submetem-se a linguagem verbal e a linguagem não verbal, visto que a personagem usa um gesto com a finalidade de expressar um símbolo da cultura oriental, e, consideravelmente, um signo da mídia representativo da sociedade dessa referida cultura. Em seguida há um anúncio da página 24, dentro dos exercícios da seção A língua em foco. O locutor usa a estética consistida da desestruturação da oração para usá-la em uma sequência indutiva, cujo método de inversão estrutural linguística demonstra a criatividade e ousadia da empresa, para convencer o leitor – futuro cliente, de que a construtora anunciada tem muito êxito.

A página seguinte contém uma reportagem, com uma manchete intitulada: “Publicitários buscam símbolo positivo para a terceira idade”. Apesar de ser um recorte de jornal o tema abordado pelo redator atrai o público infantil, pois demonstra uma história decorrente da ação de uma criança, diante de seus colegas de escola, de defender a ideia de que sua avó “é muito mais bonita porque ela corre”, além desse fato resgata e/ou implementa no leitor infantil os valores de família, o respeito à terceira idade, e a visão da sociedade com relação ao idoso. O redator além de usar o seu conhecimento jornalístico incrementou um fato cotidiano, e também agradável para expressar um tema complexo composto pela legislação referente aos direitos e deveres do idoso, e sua representação simbólica: o pictograma de um boneco curvado, que anteriormente continha uma bengala, cuja proposta seria eliminar esse elemento degradante da imagem do idoso, e o retrata como pessoa incapaz.

Essa reportagem serve para confrontar a imagem de um idoso decaído e sem ação obtida pelo leitor, com a nova forma construída pelo redator (emissor) a partir de um recorte da uma realidade. Na seção seguinte Semântica e discurso, na página 28, há uma tirinha de Gaturro, da 4ª Ed, ano 2007, volume 6, que agrega ou resgata na mente do leitor a noção de regras de trânsito. Nesse texto, o autor tanto fornece essa informação de normativas quanto também constrói a mentalidade de responsabilidade e respeito às normas de trânsito, por meio da linguagem não verbal – o uso de placas de sinalização, também utilizada na imagem inserida do 32º Anuário do Clube de Criação de São Paulo, formada pela junção de várias placas de trânsito em várias direções.

Nesse caso, também haveria a ajuda do docente no entendimento e no processo de captação da mensagem do escritor. O aluno criaria novas formas de entender o contexto, e sobre essa concepção Vygotsky expressa que “(. há algo mais: as aquisições novas (a linguagem), de origem social, entram em interação com outras funções mentais, o pensamento, por exemplo. O exercício aborda apenas a questão da fonética, no entanto poderia ter explorado mais o significado existente nos elementos imersos nesse referido gênero textual. De qualquer forma, o leitor consegue entender ao aprofundar e imaginar os elementos expressos e expostos no texto e em seu uso na realidade. Para finalizar o capítulo 1, do referido livro, há a seção Divirta-se. Essa possui uma tirinha de Fernando Gonsales, número 4563, e consta de uma paródia realizada para retratar uma cena do conto Cinderela, cujos personagens são em forma de caricaturas, e encenam o encontro do príncipe com a protagonista, com o objetivo de verificar se esta é a dona do sapato de cristal deixado no baile.

A atuação dos personagens compõe-se de um aspecto cômico no intuito de distrair o leitor. In: Ensino e Pesquisa. Vol. n. BORTONI-RICARDO, S. M. Português: Linguagens. º ano. ª ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2015. Leitura texto e sentido. In: _____Ler e compreender: os sentidos do texto. ed. reimp. São Paulo: Contexto, 2008.

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