Jogos Empresariais - PIM VIII

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Administração

Documento 1

Faça as considerações positivas e negativas sobre esse cenário para o negócio. Por meio dessa escolha, qual vantagem competitiva foi estabelecida como objetivo para ser explorada? A região 2 foi escolhida para a construção da fábrica por ser uma região intermediária de renda e previsão de demanda. Outro motivo importante levado em consideração para esta tomada de decisão foi o fato da região 2 possuir o menor custo logístico para transporte de materiais para as demais regiões, principalmente para transporte até a região 1, possibilitando uma vantagem competitiva com um menor gasto em logística. Um fator negativo sobre esta escolha foi que no decorrer do jogo a liderança na região 3 foi obtida enquanto na região 2 a empresa ficou quase em último lugar nas vendas, Neste sentido, se tivesse sido escolhido a região 3 para a localização da fábrica, grande soma em custos logísticos teria sido economizado, no entanto devido ao resultado final do exercício, entende-se que a região 2 constitui uma boa escolha.

II) Analise os pontos positivos e negativos das regiões concorrentes e pondere sobre quais poderiam ser as vantagens competitivas a serem exploradas nas outras regiões. Os preços foram decididos respeitando até 20% do valor indicado e foram aumentando conforme a evolução da qualidade do nosso produto, principalmente por possuir qualidade superior que a dos concorrentes. Como ponto de atenção tem-se que não obteve-se o objetivo de alto Market share na região 1, assim talvez devesse ter praticado o mesmo preço da região 2. IV) Justifique a política de preço e propaganda por região. Politica de preços – definiu-se os preços de acordo com a renda de cada região:. Região 1: maior renda, maior preço, próximo do limite orientado e pagamento à vista.

Houve perda de vendas somente no primeiro período pois optou-se em aumentar a fábrica em etapas para não descapitalizar o caixa. Em relação a quantidade de funcionários, foi considerada a quantidade exata necessária conforme o manual, não foram consideradas demissões e afastamentos, pois os custos com estes e treinamento eram muito altos, respeitou-se os números de supervisores com o máximo de colaboradores e os lotes de produção foram calculados para se usar esta quantidade exata de pessoas, maximizando o uso de mão de obra. VI) O modelo de ensino-aprendizagem dos jogos empresariais tem por objetivo proporcionar ao aluno um cenário simulado próximo ao mundo organizacional real, ou seja, oferece situações como: tomadas de decisões em grupo, realizar análises de mercado, traçar estratégias de ação etc.

Faça um comentário geral sobre a aprendizagem empresarial no jogo. Considere pontos impactantes que poderiam ser refletidos no cotidiano organizacional. VIII) No cenário mundial contemporâneo percebem-se as inúmeras transformações de ordem econômica, política, social e cultural que se adaptam aos novos modelos de relações entre instituições e mercados, organizações e sociedade. No âmbito das atuais tendências de relacionamento, verifica-se a aproximação dos interesses das organizações e os da sociedade resultar em esforços múltiplos para o cumprimento de objetivos compartilhados. Portanto, a responsabilidade social revela-se, então, um fator decisivo para o desenvolvimento e o crescimento das empresas. Pergunta-se: no planejamento estratégico desenvolvido para a empresa nos jogos empresariais foram estabelecidos objetivos voltados à responsabilidade social? Se sim, indique quais.

Caso a resposta seja não, delibere e escreva quais ações poderiam ser inseridas para que a organização seja responsável socialmente sem ferir seus interesses estruturais. Travar o tamanho da fábrica e trabalhar com números constante de colaboradores, auxiliou a manter os custos fixos baixos e não haver oscilação de folga ou falta de pessoal e/ou produto. Sobre a propaganda (promoção), acredita-se que investir o máximo permitido deu visibilidade a empresa, maximizando as intenções de compra por considerar o melhor veículo de mídia em cada região. Em relação a praça, considerou-se as previsões de demanda para o planejamento e mesmo as previsões não tendo sempre se concretizado para todas as regiões, esta informação foi fundamental para a estruturação de todas as outras áreas.

Também se tomou proveito do e-NEWS, além de ler as informações, adquirindo material pago ajudou a traçar alterações de curso para obter melhores resultados.

420 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download

Precisa de ajuda com os estudos?
Estamos prontos para te ajudar!

Suellen

Vou te ajudar com seu TCC, artigo ou trabalho acadêmico

Suellen está escrevendo
by Edugram
Quando você clica no botão, você aceita os termos da política de privacidade