IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS NO AMBIENTE DE TRABALHO POR MEIO DA ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO-APR
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:Segurança do trabalho
Redução de ocorrências. ABSTRACT The present article purpose is to discuss the Preliminary Risk Analysis, considering the methods and procedures for the identification of risks in the work environment, which are essential to establish control measures that allow ther education of adverse occurrences that bring harmtobo them ployees and companies. Keywords: Identification of risks. Control measures. Reduction of occurrences. Sendo assim, serão apresentadas técnicas de avaliação, objetivos e implantações da APR para a segurança do trabalhador e gestão da empresa. TÉCNICAS PARA AVALIAÇÕES DE RISCOS Atualmente existem muitas técnicas capazes de avaliar os riscos de segurança e saúde ocupacional no ambiente de trabalho, sobre as tarefas que são executadas, ou pela própria empresa, ou seja, o uso de técnicas de maneira sistêmica que tende a operar e organizar de maneira segura e eficiente o ambiente de trabalho, sendo importante para sustentabilidade do meio empresarial e organizacional (KHEYRKHAHAN M.
KHODAMI A. TATLARI Z; 2012). O modo de avaliação deve ser levado em conta, devido aosfatores de cuidados na organização, para não causar danos ao processo de trabalho, devendo ser descritas se todas as preocupações foram tomadas. TATLARI Z; 2012), 3. ANALISE PRELIMINAR DE RISCO – APR Segundo Cicco, Fantazzini, (2003) a APR é entendida como o estudo de fases e concepções e/ou gestão de sistemas para a objetivação de processos para determinar os riscos que podem estar presentes no local de trabalho. Esta análise é realizada para conhecer o ambiente de trabalho, em fases de projeto e processos, produtos e sistemas, de maneira a investigar e propor soluções. Para Sherique (2011), as etapas de análise devem passar por detalhes básicos para coletar informações, sendo elas: a) Etapa de revisão segundo os problemas conhecidos: visa buscar por características para adotar medidas similaridades ou já conhecida por outros sistemas; b) Etapa de revisão da missão a qual se destina a avaliação: com objetivo de alertar as exigências e cada função e procedimentos para se estabelecer os limites de atuações e planejar todo o sistema; c) Etapa de determinação dos principais riscos: com o princípio de apontar os riscos e o nível de consequências a que ele está relacionado, causando danos de perdas materiais ou humanas, aos operantes de equipamentos e materiais.
d) Etapa de revisão como forma de eliminar e/ou controlar: propõe a investigação com o objetivo de eliminar e controlar os riscos, estabelecendo assim, as melhores opções conforme as exigências do sistema empresarial; e) Etapa de análisedos métodos e restrições dos danos: com a finalidade de buscar maneiras possíveis e eficientes para eliminação dos danos gerados devido à perda de eventual controle sobre os riscos; f) Etapa de identificação das medidas e ações corretivas e/ou preventivas: propõe identificar a equipe pela execução de cada ação corretiva e preventiva, visando designar funções a cada responsável para que cumpram seu papel da maneira como esperada (SHERIQUE, 2011). A APR é uma avaliação obrigatória nas seguintes NR’s (NETO, 2012): • NR 12- Máquinas e Equipamentos; • NR 18- Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção; • NR 20 - Inflamáveis e Combustíveis Inflamáveis; • NR 33 - Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados; • NR 34 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval; • NR 35 - Trabalho em Altura; • NR 36 - Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados; 3.
Principais objetivos da implantação da APR A análise preliminar pode ser desenvolvida caso siga alguns objetivos para a sua implantação, como (AMORIM, 2010): • Conhecimento do local em que será realizada a analise; • A identificação previa do risco; • Realizar orientações e treinamentos para que os trabalhadores conheçam os riscos aos quais estão expostos em suas atividades dentro do ambiente de trabalho; • Realizar a organização e execução das atividades; • Estabelecer procedimentos seguros; • Realizar todas as atividades (execução do trabalho) de maneira planejada e segura; • Prever os acidentes que podem ocorrer no meio de trabalho; • Realizar a instrução dos trabalhadores frente aos riscos, bem como, sensibiliza-los frente a execução dos trabalhos; Esta análise ainda deve ser realizada sempre como primeira instancia, ou seja, antes da execução de trabalhos pela própria empresa, ou de organizações contratadas.
Em seguida é necessário listar os riscos de acordo com as categorias que estão subdivididos, ou seja, riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômico e de acidente. Como auxilio para a elaboração pode ser usado a tabela do anexo IV da NR-05 da Portaria Nº25 de 1994, conforme a Tabela 2 abaixo. Tabela 2: Classificação dos Principais Riscos Ocupacionais em Grupos, segundo a sua natureza e a padronização das cores correspondentes. Tipos de Medidas da análise preliminar de risco –APR Na análise ainda existem dois tipos de medidas a serem executadas para total entendimento, sendo elas (FARIA, 2011): • Medidas Preventivas: medidas que são colocadas em prática assim que o risco for localizado, sem que tenha ocorrido qualquer acidente até a presente data. Mas vale lembrar, que essa medida não impede a probabilidade de acidentes.
• Medidas Corretivas: são aquelas tomadas após o acontecimento de um acidente, podendo ser de modo restritivo, ou punitivas, ou seja, como forma de alertar os demais envolvidos no processo, ou punir os culpados pela ocorrência, tanto em relação a empresa, como para seus trabalhadores. Características dos tipos de Riscos Os riscos podem ser divididos em três formas, sendo de características humanas, técnico ou tecnológico e os riscos incontroláveis (DE CICCO, 2003): a) Risco humano: são causados de forma direta ou indireta, com a participação das pessoas e ocorrem de maneira voluntária. Como por exemplo: corrupção, desvio e contrabandos. cONSIDERAÇÕES FINAIS Portanto o presente trabalho buscou identificar e analisar os passos para a identificação, ocorrência, classificação e formas de agir para a prevenção dos riscos, etapas que devem ser tratadas segundo a Análise Preliminar de Riscos –APR.
Sendo que atualmente as empresas e organizações devem possuir maior atenção, buscando se adequar a cada processo para assegurar sobre a saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho, visto que hoje, existem diversas normas regulamentadoras e leis implementadas pelo Ministério do Trabalho que buscam alertar sobre os riscos e suas ocorrências. Sendo de suma importância a gestão e organização empresarial, colocando em prática todas etapas para o gerenciamento eficaz. Desta maneira, conclui-se que a realização e a prestação de serviço por uma empresa ou organização, deve ser pautada pela política de segurança, tanto de forma geral, como pessoal, a cada indivíduo, sendo importante o conhecimento sobre as normas regulamentadoras e os órgãos fiscalizadores, segundo a área de atuação de cada empresa, visando sempre a necessidade e obrigatoriedade da utilização dos equipamentos de proteção.
Por isso, a importância da gestão administrativa e os diferentes cargos em uma organização, para que juntos possam melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, sem prejudicar com o andamento da produção, devido a riscos inesperados. São Paulo: Atlas, 1997. BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Disponível em: <http://trabalho. NR 36: Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. ed. rev. Perguntas e Respostas. ª Ed. São Paulo, Editora LTR, 2000. FERDOUS R. KHAN F. KHEYRKHAHAN M. KHODAMI A. TATLARI Z. Analyzing the existing hazards in structuring the metal frame of the building with PHA method, Management Science Letters.
MARKOWSKI A. NETO, Nestor W. Como evitar acidentes de trabalho. Disponível em: <https://segurancadotrabalhonwn. com/como-evitar-acidentes-de-trabalho/>. Acesso em: 26 de Setembro de 2018. ZSIDISIN G. ELLRAM L. CARTER J. CAVINATO J. An Analysis Of Supply Risk Assessment Techniques, International Journal of Physical Distribution & Logistics Management.
161 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes