FISIOTERAPIA RESPIRATORIA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DA ASPIRAÇÃO DE MECÔNIO
Tipo de documento:Proposta de Pesquisa
Área de estudo:Marketing
A fisioterapia é uma especialidade relativamente nova e se manifesta ainda mais tardiamente na UTIN. No entanto, a fisioterapia tem obtido tanto sucesso na prevenção e tratamento de complicações respiratórias, principalmente em grandes centros, que esse profissional é considerado um importante membro de uma equipe multidisciplinar. A metodologia escolhida para este trabalho foi com ênfase na revisão da literatura, onde apontou resultados promissores da fisioterapia para o tratamento da síndrome, contudo, conclui-se que apesar dos dados positivos, é necessário aprofundar a pesquisa para consolidar a temática cientificamente. Palavras-Chave: SINDROME. ASPIRAÇÃO. Técnicas e instrumentos 12 8. Análise dos dados 13 8. Aspectos Éticos 13 9 RECURSOS 14 5 CRONOGRAMA 15 REFERÊNCIAS 16 1 INTRODUÇÃO Este presente projeto tem como temática o tratamento respiratório frente a Síndrome de Aspiração do Mecônio - SAM.
Sendo assim, apesar dos avanços da saúde na questão, a síndrome ainda é causa de morbi-mortalidade ainda no período neonatal, ao qual as taxas de ocorrência da síndrome durante o parto pode ser de até 20% para o líquido amniótico meconial, portanto, é uma temática crucial a ser investigada para dirimir os problemas relacionados tanto para a mãe como também para o feto (SILVA; SANTOS, 2021). A síndrome de aspiração mecônio é considerada uma das principais causas de desconforto respiratório neonatal, estando associado à elevada morbidade e mortalidade em unidades de terapia intensiva neonatal. Benefícios Os benefícios desta pesquisa partem desde o entendimento a respeito da temática proposta, referente a Síndrome de Aspiração do Mecônio – SAM, na qual é uma fisiopatologia importante a ser pesquisada.
JUSTIFICATIVA Está presente pesquisa justifica-se por intermédio de duas vertentes. A primeira é quanto ao impacto que o trabalho possui em debater os problemas relacionados a Síndrome de Aspiração Mecônio, ao qual está relacionada diretamente com a mortalidade e também o sofrimento fetal em face dos problemas mecânicos da respiração, bem como da ocorrência de infecções bacterianas, na qual é oportuno e necessário que o ambiente acadêmico esteja continuamente investigando e discutindo os problemas da sociedade e da natureza. Além disso, a segunda vertente dar-se pelas contribuições que a pesquisa traz para o pesquisador. Através da pesquisa tem-se a coadunação entre teoria e prática acadêmica, a pesquisa proporciona momento de autonomia aos pesquisadores, de modo a aprimorar habilidades como análise, crítica, comparação entre autores, métodos e instrumentos, assim como faz crescer profissionalmente e academicamente o pesquisador.
Antes da realização do parto, o feto pode fazer a eliminação do mecônio por causas naturais ou pela situação de estresse devido o parto, o que também implica no aumento da respiração e faça com que o feto termine por respirar líquido amniótico com mecônio que por ventura termina em seus pulmões (ALVES; LINS, 2021). O tratamento para desobstruir as vias aéreas é fundamental pois é necessário restabelecer a plana respiração do feto, além disso, é crucial outras medidas como uso de surfactantes e antibióticos, bem como tratamentos subsequentes para a eventualidade de outras patologias, entre os sintomas mais comuns para a síndrome é a angustia no ato da respiração, emitindo grunhidos na qual a pele e também lábios podem apresentar tons em azul (ALVES; LINS, 2021).
O diagnóstico também pode ser realizado ou confirmado pela presença de mecônio no líquido amniótico e radiografia do tórax, a culturas de sangue fazem a detecção de bactérias específicas presentes no líquido, onde o prognóstico dos fetos com a síndrome normalmente é satisfatório, tendo boa recuperação, contudo, há distúrbios que podem gerar hipertensão pulmonar persistente, problema pode ser falta para o feto (ALVES et al, 2021). Em recém-nascidos que apresentam a Síndrome de Aspiração do Mecônio, a ventilação mecânica é um método comumente utilizado, as complicações respiratórias relacionadas a síndrome levam a lesões pulmonares. Na fisioterapia, faz-se necessário a introdução de ar nas vias aéreas para tentar desobstruir, entre outros métodos que tem a finalidade de combater inflamações, atelectasia e hiperinsuflação (ALMEIDA et al, 2017).
Os critérios de exclusão serão os seguintes: a) Não serão incluídos resumos, resenhas e demais recortes. b) Serão excluídos os trabalhos fora do período especificado. c) Serão excluídos textos de demais plataformas, assim como de blogs e demais sites. Técnicas e instrumentos O instrumento de análise será obtido primeiramente pela leitura dos títulos dos trabalhos, que posteriormente seus respectivos resumos. Os trabalhos incluídos serão fichados e realizada a leitura na integra, bem como a coleta das informações de interesse para avaliação estatística. Early neonatal deaths associated with perinatal asphyxia in infants ≥2500 g in Brazil. J. Pediatr. Rio J. • Nov-Dec 2017. set. edu. br/al_sempesq/article/view/15010> CARVALHO, Anildo de Sousa; FRANCO, Jefferson Maia; MACIEL, Maria C.
Borges; ALVES, S. Filipe Lopes; STERMER, P. br/index. php/saude/article/view/2743> GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2002 TRENTINI, M. faema. edu. br/handle/123456789/2986> SANTINO, Thayla Amorim; MOREIRA, Anne S. Gomes; COUTINHO, Giselda Felix; BARROS, Sheila M. Macedo da Silva.
250 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes