Fazer atividade física ajuda a amenizar os sintomas do TDAH

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Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

Estudos mostraram que crianças com TDAH que se exercitavam tinham avaliações melhores em testes de atenção e apresentavam menos impulsividade POR QUE?  AUMENTA O FLUXO DE SANGUE: pensamento, planejamento, emoções e comportamento.  MELHORAM OS VASOS SANGUÍNEOS: habilidade de pensar.  AUMENTA A ATIVIDADE CEREBRAL: comportamento e atenção QUAIS OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NO TRATAMENTO DE TDAH? Melhora do foco, humor e funções executivas Melhora do desempenho cognitivo e função cerebral. Minimizam o comportamento disruptivo, como interromper, falar palavrões, bater e se recusar a participar de atividades Desenvolvimento da memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva QUAIS OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NO TRATAMENTO DE TDAH? Melhora de capacidades sociais e comportamentais O aprendizado do convívio social, respeito, conhecimento das regras, podem favorecer os circuitos neurais recém-desenvolvidos Melhora do controle inibitório e comportamento desafiador Melhora nas tarefas motoras e cognitivas QUAIS OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NO TRATAMENTO DE TDAH? Proteção contra o declínio cognitivo Melhora o comprometimento emocional Efeitos positivos contra depressão, ansiedade e responsividade ao estresse.

Fortalecimento motor e emocional FACILITADORES PARA auxiliar na prescrição do exercício físico para pessoas com TDAH  estabelecer o planejamento do treinamento a curto, médio e longo prazo  propor atividades intervaladas e dinâmicas que atraiam o participante e mantenham sua concentração  adequar o ambiente físico de forma lógica, para ajudar a organização mental durante o desenvolvimento da sessão FACILITADORES PARA auxiliar na prescrição do exercício físico para pessoas com TDAH  Propor atividades que aumentem o tempo de concentração, controlem a impulsividade e amenizem a hiperatividade, como exercícios de equilíbrio ou de cooperação entre duas crianças  Instruir de forma clara e expressiva  Propor atividades lúdicas que sejam de interesse da criança A escola tem potencial para assumir um papel estratégico na promoção de programas de intervenção física que possam beneficiar sujeitos com sintomas de desatenção e hiperatividade O professor de educação física é o responsável pelo desenvolvimento, aplicação e avaliação do programa de intervenção na escola As crianças devem ser instruídas a avaliar seus desempenhos por seus próprios padrões e não por resultados de competições ATIVIDADE FÍSICA NO MEIO ESCOLAR E OS BENEFÍCIOS PARA O TDAH DEVIDO A TODOS OS BENEFÍCIOS PARA O SUJEITO COM TDAH QUE O EXERCÍCIO FÍSICO TRAZ É RECOMENDÁVEL O SEU USO COMO UM TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR COMPLEMENTAR REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DAOU, M.

br/2019/03/25/exercicios-fisicos-e-tdah-mantenhaseu-filhoativo/#:~:text=A%20no%C3%A7%C3%A3o%20de%20que%20atividades,um%20estudo%20ampliou%20a%20discuss%C3%A3o. text=A%20pesquis a%20mostrou%20que%20atividades,o%20funcionamento%20cognitivo%20das%20crian%C3%A7as. Acesso em 09 dez 2020. FRANÇA, A. P. et al. Exercise impact on sustained attention of ADHD children, methylphenidate effects. Atten Defic Hyperact Disord. v. n. S. Educação física e TDAH: uma revisão sistemática. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia, Jacobina/BA, 2016. SULKES, S. B.

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