Estudo de Caso Infecções Estreptocócicas
Tipo de documento:Proposta de Dissertação
Área de estudo:Enfermagem
RESULTADOS DE EXAMES LABORATORIAIS / IMAGENS. FISIOPATOLOGIA DA(S) DOENÇA(S). TERAPÊUTICA ADOTADA. COLETA DE DADOS DE ENFERMAGEM. DIAGNÓSTICO(S) DE ENFERMAGEM. No momento dos exames iniciais o paciente encontrava-se em estado regular geral, ictérico, com quadro de desidratação e febre alta, além disso havia edema generalizado nos membros inferiores e superiores. Exantema micropapular difuso em membros superiores, inferiores, tronco, face, mãos e pés, sendo áspero, pruriginoso, com petéquias evidentes no lado esquerdo do corpo. O conduto auditivo direito encontrava-se hiperemiado, a membrana timpânica opaca e com efusão serosa. Oroscopia com tonsilas grau II, com discreta hiperemia de pilares e sem exsudato. A ausculta cardíaca com sopro holossistólico em foco mitral, taquicardia, pressão arterial 108 x 56 mmHg. A coleta das amostras para culturas pode ser feita em qualquer lesão, na garganta e por meio do sangue.
A ressonância magnética ou tomografia de tecidos moles também são de grande valia para a localização de focos de infecção. No caso estudado, os resultados das culturas de bactérias colhidas apontaram a presença de S. pyogenes na secreção otológica do ouvido, que supurou no quarto dia de internação do paciente. FISIOPATOLOGIA DA(S) DOENÇA(S) A Síndrome do Choque Tóxico muitas vezes é confundida com o choque séptico, mas possui várias características e sintomas que a distinguem, como o exantema, descamação em pés e mãos, comprometimento muscular, hiperemia faríngea e insuficiência renal aguda e de rápida progressão. Posteriormente aos tratamentos iniciais de suporte ao choque, o paciente mantinha hipotensão e saturação venosa central < 70%, então foram associadas noradrenalina 1mcg/kg/minuto e, posteriormente, hidrocortisona 100mg/m2 de superfície corpórea.
No segundo dia de internação na unidade de terapia intensiva, o quadro evoluiu com falência de múltiplos órgãos, sendo necessárias hemotransfusão (hemácias e plaquetas) e vitamina K. O ecocardiograma transtorácico realizado não mostrou vegetações intracardíacas. Apesar do tratamento realizado, apresentou-se hiperemia e edema generalizado do membro superior esquerdo, com tempo de enchimento capilar > 5 segundos e pulso radial fino, petéquias difusas e hematomas em região média lateral destoante do membro contralateral, constatou-se o quadro de fasciíte necrosante, tornando necessária a realização de uma fasciotomia, onde houve a coleta de cultura de pele, tecido subcutâneo e músculos. COLETA DE DADOS DE ENFERMAGEM O paciente descrito é um jovem lactente, com idade de 1 ano, do sexo masculino, residente da cidade de Joaçaba/SC, onde mora com os pais e dois irmãos mais velhos.
Dominio 11 Segurança /Proteção Classe 1 Infecção 00004 Risco de infecção Vulnerabilidade à invasão e multiplicação de organismos patogênicos, que pode comprometer a saúde. Fatores de risco: Alteração na integridade da pele e tabagismo. Dominio 12 Conforto Classe 1 Conforto físico 00133 Dor cronica Caracterizado por: Expressão facial, mudança no padrão de sono e relatos de outra pessoa sobre comportamento da dor/mudanças na atividade. Relacionado a: Agente lesivo, gênero feminino, historia de abuso de substancia e idade > 50 anos. Dominio 11 Segurança/ proteção Classe 1 Infecção 00046 Integridade da pele prejudicada Caracterizada por alteração na integridade da pele. O conhecimento prévio também é embasamento para o suporte inicial, que deverá analisar as condições do paciente, possíveis áreas afetadas, acompanhar a evolução do quadro clínico e agir rapidamente em caso de complicações severas.
O tratamento terapêutico e o acompanhamento adequado são imprescindíveis para a recuperação completa do paciente, objetivando sempre que este não sofra reações adversas e possíveis sequelas. REFERÊNCIAS ÁLVARES PA, MIMICA MJ. Síndrome do choque tóxico. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo.
110 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes