Estudo de caso: Aplicação de metodologias ágeis em manutenção de software

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Lingua Portuguesa

Documento 1

Palavras-chave: Metodologias Ágeis. Manutenção de software. Scrum. Kanban. Lean. Problematização do tema O processo de desenvolvimento de software não se limita somente a sua criação, mas também a sua manutenção, que é o contínuo melhoramento do que se foi desenvolvido à medida que novas necessidades surgem ou em caso de correção de erros que possam vir a ocorrer após a entrega. Contudo, como a etapa de manutenção ocorre após a conclusão do projeto e entrega da versão final e funcional do programa, algumas empresas podem hesitar na aplicação de metodologias para otimizar essa parte do processo. Problemas como falta de planejamento, organização, resistência a mudanças e controle da equipe na atividade de manutenção, podem ser alguns dos problemas percebidos nas empresas.

Justificativa/Relevancia Buscando minimizar os problemas que podem surgir com a falta do uso de metodologias ágeis no processo de manutenção de software, este artigo não se prende somente a análise e explanação do tema abordado, mas utiliza de um estudo baseado em uma empresa real, podendo assim fazer paralelos entre o que se é foi estudado com o que acontece diariamente na empresa. O principal diferencial deste trabalho está no estudo e aplicação de metodologias ágeis não somente na criação de um software, onde tais metodologias são diversamente aplicadas e exemplificadas em livros, artigos e cases, mas numa abordagem pouco explorada, mas importante, que é o processo de manutenção de software. ” Para Pressman (2011) o processo de desenvolvimento de software não e algo imutável, sendo que, as metodologias proporcionam um conjunto base de atividades, aplicável a projetos simples ou mais complexos, separadas em cinco etapas principais: comunicação, planejamento, modelagem, construção e entrega.

Percebe-se que com o advento da engenharia de software e o uso de metodologias fez com que problemas como não cumprimento do orçamento e prazo, baixa qualidade do software e inconformidade de requisitos, frequentemente relacionados à complexidade do processo de desenvolvimento de software, passassem a ser gerenciáveis. As primeiras metodologias criadas foram moldadas de acordo com as necessidades do mercado da época como reforça Pressman (2011), esses modelos foram necessário para trazer a ordem em meio ao caos que existia no desenvolvimento de software. Essas metodologias ficaram conhecidas como metodologias clássicas ou tradicionais, onde a principal caraterística é que são voltados a documentação. Entre as metodologias tradicionais destaca-se o modelo cascata e o incremental, amplamente utilizados e estudados no processo de desenvolvimento de software. Figura 1 - Ciclo do Scrum Fonte: Knowledge21.

Disponível em: http://www. knowledge21. com. br/sobreagilidade/scrum/#!prettyPhoto;. culturaagil. com. br/kanban-do-inicio-ao-fim/. Acesso em jan. Manutenção de Software Parte importante do ciclo de vida de um software, a manutenção de software pode ocorrer na forma de melhoria ou a correção de erros encontrados durante o teste do software ou mesmo durante sua utilização pelos usuários finais, garantindo a contínua melhoria e qualidade do sistema. Toda equipe tem um coordenador, que é responsável por distribuir as atividades para seus analistas, acompanhar e gerenciar a execução do cronograma de atividades, entre outras. Cada analista durante o mês é responsável pela análise e a criação do próprio cronograma do mês seguinte, informando prazos para entrega e o que se espera do chamado.

Metodologia e processos A empresa não possui em seu processo de desenvolvimento e manutenção de software uma estruturada baseada em uma metodologia em específico, mas tem sua própria metodologia onde se utiliza de princípios e características de diversas metodologias tradicionais. Para o processo de manutenção ou melhoria do software é solicitado através de abertura de chamados pelos diretores e representantes dos setores a medida que novas necessidades vão surgindo, O sistema de chamados foi desenvolvido pela própria empresa, e todas as solicitações são direcionadas aos coordenadores das equipes. Após distribuição das tarefas, o acompanhamento é baseado nas datas em que cada analista estimou como data de entrega, sendo que somente como o atraso é o que indica o não comprimento estimado do cronograma.

No final de cada sprint, uma reunião com equipe permite que os membros possam levantar os pontos positivos e negativos e reavaliar o que foi feito, e assim todos podem aprender e melhor nos próximos sprints. A utilização do kanban é sugerida como ferramenta não para substituir o sistema, mas para tornar mais fácil o acompanhamento das atividades, que ao contrário do sistema que notifica somente em caso de já existir o atraso. O que se sugere neste artigo é o kanban em seus princípios e qualidades para o desenvolvimento ágil, podendo ser utilizado em paralelo com o sistema existente, sendo que hoje existem softwares que substituem a necessidade de ter o kanban fisicamente. Por fim, a implementação LEAN e de seus princípios básicos, permitiria a busca pela melhoria contínua do processo de manutenção de software, atuando contra o desperdícios e buscando alcançar melhores resultados.

O LEAN ajudaria na implantação do Scrum e kanban, mas também em novas ferramentas e metodologias que poderiam ser aplicadas. FARIA, Andre. Desenvolvimento Ágil com Kanban - Java Magazine 84. Disponível em <https://www. devmedia. com. Conceitos básicos sobre Metodologias Ágeis para Desenvolvimento de Software (Metodologias Clássicas x Extreme Programming). Disponível em <https://www. devmedia. com. br/conceitos-basicos-sobre-metodologias- ageis-para-desenvolvimento-de-software-metodologias-classicas-x-extreme- programming/10596>. Lean Software Development: An Agile Toolkit. PRESSMAN, Roger s. Engenharia de Software: Uma abordagem profissional, 7. Ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2011. mindmaster. com. br/scrum/ >. Acessado em 15 de Out.

660 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download