Estimulo a leitura de livro e compartilhamento dos mesmos em alunos do 3º ano

Tipo de documento:Projeto de intervenção

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

O 3º ano é a fase final da alfabetização e procuramos tornar essa fase mais interessante para a criança, e se tudo caminhar como previsto, para a família também. No decorrer do trabalho tivemos que propor adequações devido a pandemia de COVID 19, mas acreditamos que o final foi o esperado por nos e pela escola. A interação da família com as crianças e a escola se deu melhor que o esperado. Palavras Chaves: Leitura. Escrita. Significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz”. Ainda conforme com o Pacto, a alfabetização deve seguir um ciclo que se iniciará nos anos iniciais do ensino fundamental e compreenderá um período sequencial de três anos (600 dias letivos), sem interrupções.

Esse período será dedicado a introduzir a criança na cultura escolar, na aprendizagem da leitura e da escrita, na ampliação das capacidades de produção e compreensão de textos orais em situações familiares e não familiares e na ampliação do conjunto de referências culturais dos alunos nas diferentes áreas do conhecimento. Findado o ciclo de alfabetização, a criança terá o direito de saber ler e escrever textos para atender a diferentes propósitos de sua vida diária. Estabelece ainda que haja a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no ensino fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.

O Plano Nacional de Educação foca as metas 5 e 9 (art. II) na alfabetização de crianças, jovens e adultos visando a erradicação do analfabetismo: META 5: alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental. META 9: elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional. Analisando o censo realizada pelo IBGE (2010) entre os anos de 2000 e 2010, a taxa de analfabetismo no Brasil, em crianças até os 8 anos de idade, caiu 28,2%, com variações entre os estados da federação (Norte e Nordeste ainda possuem alta taxa de analfabetismo), alcançando uma taxa de alfabetização média de 84,8%.

Essa mudança se deu no ano de 2019. O novo SAEB será aplicado nos anos impares para todas os anos de escolaridade, em atenção a BNCC, no fundamental I serão avaliados alunos do 2º ano e não mais os do 3º ano como ocorria até então. Em nossa pesquisa, infelizmente não encontramos dados gerais que possam ser comparados aos do IBGE ou da PISA. Ficando assim uma lacuna na posição escolar/real da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para que o processo de alfabetização ocorra de forma efetiva existem vários fatores envolvidos no processo, mas três, em especial, merecem ser destacados. A leitura não é algo tão subjetivo como muitos pensam, ela tem o poder do conhecimento e da informação e este poder talvez seja sua maior característica.

De acordo com Freire (2011), o indivíduo, antes de adquirir a leitura da palavra, já tem a leitura de mundo, mas está só se completa e se descortina ao sujeito se este tem o domínio da palavra. Partindo do descortinar do mundo provocado pela leitura, Martins (2006, P. afirma que a leitura é : “um processo de compreensão de expressões formais e simbólicas, não importando por meio de que linguagem”, para chegar a essa compreensão o autor ainda enfatiza que a questão da leitura não é uma experiencia individual e deve ser caraterizada como decodificação de signos linguísticos, por meio dos quais o indivíduo decifra sinais, sendo também um processo mais abrangente de compreensão, em que o indivíduo dá sentido aos sinais.

Martins (2006) ainda afirma que a leitura é um diálogo entre texto a ser lido e o leitor, podendo este ser um texto sonoro, escrito, visual e até mesmo gestual. Através de um “fingimento”, o leitor reage, reavalia, experimenta as próprias emoções e reações. GÓES, 1990, P. Para a formação de bons leitores, o professor também deve ser um bom leitor, vivenciar a leitura com prazer e passar essa experiencia para seu aluno, focando na importância da leitura para a vida e para o mundo, sendo exemplo e inspiração na formação de novos leitores. Cabe ressaltar que nem todo o tipo de leitura se apoia na linguagem. Como o caso dos pictogramas ou das partituras musicais e principalmente que código pode ser difundido de diferentes formar como: visualmente, auditivamente e de forma tátil, como o sistema Braile.

Data Atividade Número de participantes 16/08 Visita a Biblioteca Municipal Djalma de Andrade 5 alunos 20/08 Visita a Biblioteca Municipal Djalma de Andrade 5 alunos 23/08 Visita a Biblioteca Municipal Djalma de Andrade 5 alunos 27/08 Visita a Biblioteca Municipal Djalma de Andrade 5 alunos 30/08 Visita a Biblioteca Municipal Djalma de Andrade 5 alunos 16/09 a 20/10 Os ensaios ocorrerão as 2ª e 4ª e 6ª feiras, devido ao rodizio de crianças na escola. Ensaios para a apresentação da peça Todos os alunos participantes da peça estarão presentes neste momento, mas respeitando o distanciamento e outros protocolos da COVID 19. Apresentação final Presencialmente somente as crianças que participaram da peça, professor, pedagogo, direção e membro da biblioteca. A Peça será transmitida de forma online para todas as famílias e comunidade através dos canais de comunicação e mídias online: Google Mett e YouTube.

RESULTADOS ESPERADOS Esperamos com este trabalho ampliar o gosto pela leitura das crianças e da comunidade escolar da referida escola, desenvolver o habito do uso/visita a bibliotecas públicas e/ou privadas, o gosto pelo teatro, o desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita da criança envolvida e interação entre comunidade escolar e escola. planalto. gov. br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274. htm acessado em: 14/08/2021. Lei n. Planejando a Próxima Década. Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/Sase): Brasília, DF. Disponível em: http://pne. mec. Disponível em: http://www. pacto. proex. ufu. br/sites/pacto. Ministério da Educação: Resolução Nº 7, De 14 De Dezembrode 2010.

Disponível em: http://portal. mec. gov. br/dmdocuments/rceb007_10. GÓES, Lucia Pimentel. A aventura da Literatura para crianças. São Paulo: Melhoramentos, 1990. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP): Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em leitura, matemática e ciências no Brasil, disponível em: http://portal. inep. Ilhas no tempo. ª ed. São Paulo: Nova Fronteira, 2001. MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 2006 (Coleção Primeiros Passos; 74).

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