ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

NOME DO AUTOR RIBEIRÃO DAS NEVES 2018 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 4 2 DESENVOLVIMENTO 5 2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 9 2. INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA 10 2. OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA 11 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14 REFERÊNCIAS 15 ANEXO A – Ficha da Avaliação Escola-campo 16 ANEXO B – Planos de Aula 17 1 INTRODUÇÃO O Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais fazem parte das atividades do Curso de Pedagogia e compreende uma das atividades acadêmicas mais importantes para a aprendizagem profissional, cultural e social, assegura aos profissionais da área de educação o exercício de suas funções dentro do ambiente escolar, obtendo já o acesso às normas da instituição escolar, diante disso, ressalta-se que a realização deste relatório se deve ao desenvolvimento das atividades práticas relacionadas às teorias apreendidas durante o Curso de Pedagogia.

O Estágio Supervisionado é uma exigência da instituição de ensino FAEL, como um dos requisitos para a conclusão do Curso de Pedagogia. Esse estágio foi desenvolvido em uma Escola Estadual, em que possui alunos do nível básico de ensino, a realização do estágio ocorreu no primeiro ano do Ensino Fundamental, com alunos na faixa etária de 6 anos de idade, em processo de alfabetização. Segundo relata a resolução n 1º de 15 de maio de 2006 às diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia aplicam para formação inicial no exercício da docência na Educação Infantil, Ensino fundamental, Ensino médio normal, profissional e em outras áreas que precisam do conhecimento pedagógico. O estudante de pedagogia deverá estudar e ter informações e conhecimentos para consolidar o exercício de sua profissão, a fim de firmar em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva.

O formando do curso de pedagogia deverá estar apto para compreender, cuidar e contribuir no desenvolvimento físico, intelectual e social dos alunos, atuar com as crianças do Ensino Fundamental I e na Educação Infantil, demonstrar consciência da diversidade racial, ecológica, classes sociais, religiões, sexuais, necessidades especiais entre outras, facilitarem as relações entre a instituição educativa, a família e a comunidade. O estágio é uma importante uma atividade do curso de formação de professores, ele busca a interação do aluno com a futura profissão, com objetivo de completar a formação, buscando também a prática educativa com a finalidade da preparação plena dos profissionais da educação, é no estágio que será colocada em prática às aprendizagens teóricas do acadêmico, é o momento de experimentar e por em prática o que já foi estudado, visando à melhoria do ensino e aprendizagem.

A alfabetização é o primeiro desafio do professor das séries iniciais e compreende uma etapa em que a criança está fazendo muitas descobertas. O estágio foi realizado no primeiro ano do Ensino Fundamental. Alfabetização é a fase inicial do processo de aprendizagem, caminho para inserir novos conteúdos na formação do ser humano. Consiste no aprendizado da leitura e da escrita, decodificação dos sinais gráficos. Segundo Lima (1996, p. A alfabetização é uma parte constituinte da prática de leitura e escrita, ela tem uma especificidade, que não pode ser desprezada. É a esse desprezo que chamo de “desinventar” a alfabetização. É abandonar, esquecer, desprezar a especificidade do processo de alfabetização. A alfabetização é algo que deveria ser ensinado de forma sistemática, ela não deve ficar diluída no processo de letramento.

Acredito que essa é uma das principais causas do que vemos acontecer hoje: a precariedade do domínio da leitura e da escrita pelos alunos. A crise econômica mundial, que ocorre na idade contemporânea, da evidência à pobreza, tornando a exclusão social com maior visibilidade e força. Mais tarde, os efeitos dessa exclusão despontam, gerando desemprego prolongado onde muitos passam a ser socialmente excluídos. Nesta época, a exclusão passa a ser tema centralizador nos diversos meios da sociedade. A exclusão se deve as práticas sociais internalizadas nas pessoas em se afastar do que é diferente, por muito tempo foi assim. Atualmente, graças a muitas lutas e desafios das pessoas com necessidades especiais, familiares e profissionais da educação e de outras áreas, essas práticas exclusivas estão sendo rompidas pelas inclusivas, buscando uma integração e socialização de todos os seres humanos, como sujeito de direitos.

quadra, 1 espaço para garagem, 1 horta. INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA A escola contempla uma política de educação inclusiva em que a secretaria de educação dispõe de professores regentes para auxiliar os demais com capacitações acerca da inclusão de alunos com necessidades especiais. Na escola tem 18 alunos inclusivos, desses 9 possuem laudo médico com direito à professora de apoio, os outros ficam com os profissionais que só tem um aluno, as auxiliares de serviços gerais também dão suporte às professoras quando precisam. A secretaria de educação dispõe de uma política de educação para ensinar os demais alunos à respeitarem os que apresentam alguma necessidade especial. A escola utiliza materiais diversificados para trabalhar a ludicidade com os alunos inclusivos, porém, esses materiais são de confecções próprias com materiais recicláveis, por falta de recursos.

Aula 2 – Português (2 horas) Nessa aula as crianças aprenderam através das rimas a comparar as semelhanças sonoras das palavras, para que elas ampliassem o vocabulário e entendessem que as palavras mesmo diferentes possuem partes sonoras iguais. Foram utilizadas rimas de poema infantil, depois elas escreveram em papel pardo as palavras que rimam. Foi 30 minutos de sensibilização, 1 hora para desenvolver atividade, 30 minutos de fixação. Sensibilização: fazer a leitura do poema INFÂNCIA, da autora Sônia Miranda, pois a partir vamos brincar com as palavras, uma vez que ao ouvir e ler rimas sobre o nome de crianças e brincadeiras, irá tornar o momento da aula bastante prazeroso. Desenvolvimento: Convidar os alunos, um por vez, para localizar e circular no poema o nome de uma criança, por exemplo, CAROLA.

Eles fizeram leitura e escrita dos encontros vocálicos. Foram 30 minutos de sensibilização, leitura e diálogo, 1 hora de atividades e mais 30 minutos de fixação do conteúdo. Sensibilização: propor aos alunos a leitura das vogais juntas perguntar a cada um e esperar a leitura para que todos possam participar do conteúdo de uma maneira descontraída. Desenvolvimento: Passar para eles as placas para que todos leiam um após o outro em voz alta para ver o nível de aprendizado de cada um e depois escreva as mesmas no quadro para fixar. Atividade: Colocar os encontros vocálicos que estará em plaquinhas dentro de uma caixa pedir para cada um tirar uma plaquinha e depois transcrever em seu caderno os mesmo de acordo com o que está escrito em cada uma.

Por isso, é fundamental a realização do estágio e a oportunidade de realizar a docência ainda em formação, pois, com isso, foi possível compreender as necessidades e realidades dos alunos para elaborar atividades que facilitassem a aprendizagem dos alunos. REFERÊNCIAS CASTRO, Aline T. K. Ayres; SALVA, Sueli. O estágio como espaço de aprendizagem profissional da docência no curso de pedagogia. edu. br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/716/ritamonografia. pdf?sequence=1, acesso em: 10 de nov. de 2018. LIMA, Adriana Flávia Santos de Oliveira. uel. br/prograd/fope/materiais/livro_02. pdf>, acesso em: 10 de nov. de 2018. SOARES, Magda.

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