ESTAGIO SUPERVISIONADO

Tipo de documento:Proposta de Dissertação

Área de estudo:Administração

Documento 1

Ms. Marcos Aurélio SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO. Objetivo Geral. Objetivos Específicos. Objetivos. Missão, Princípios, Visão, Valores e NegóciodoSindicato. Principais Objetivos da Empresa. Sistema de Autoridade. Estrutura Organizacional. Layout da Empresa. Melhoria e Qualidade. Administração Mercadológica. Produtos e Serviços. Preço. Praça e Canais de Distribuição. Retenção e Monitoramento de Pessoas. Administração Financeira. Caracterização da Estrutura Administrativo Financeira da Empresa. Situação Econômica da Empresa. Situação Financeira da Empresa. Forças Competitivas. Comércio Eletrônico. PLANOS DE AÇÃO. CONSIDERAÇÕES FINAIS. REFERÊNCIAS. Caracterizar a empresa e diagnosticar as áreas de materiais, operações, marketing, pessoas e finanças; Construir relatório, apresentando as informações colhidas no período do estágio e indicando a área a ser aprofundada nas próximas etapas.

Justificativa Acredita-se que realizar o estágio é um dos momentos mais relevantes na trajetória de um acadêmico, pois este é o momento do encontro da teoria com a prática, ou seja, quando podemos observar e atuar em uma determinada empresa, com o auxilio da teoria que estudamos no decorrer do curso de Administração. Esta experiência é fundamental para o acadêmico ter contato com o todo de uma empresa, e não apenas um determinado setor, quando aprendemos como funciona o todo percebemos quanto uma boa administração é importante. Quando o acadêmico sai “dos bancos” da universidade e vai estagiar em uma empresa, ele traz consigo uma grande responsabilidade: representar a universidade naquele ambiente, portanto, é preciso estar ciente que ele está ali para agregar valor, ou seja, contribuir com a empresa, é preciso “vestir a camisa” da empresa e se colocar como um membro da equipe na busca de melhorias.

Desta forma a universidade ganha com a troca e enriquecimento do conhecimento, pois, quando o estágio é bem realizado todos ganham: o acadêmico ganha experiência da prática de atuar em uma empresa, a empresa ganha em agregar valores no sentido de ter uma visão e contribuição diferente em seu ambiente e a universidade ganha reconhecimento e fortalecimento da sua imagem diante da sociedade. Orivaldo Guimarães da Costa para a gestão do triênio 1995-1998, em 1999 o Sr. Orivaldo Guimarães da Costa foi reeleito para gestão do Sindicato no triênio de 1999-2002. No triênio 2002-2005 o Presidente em exercício foi o Sr. Lauro Musialak. Em 20052008 o Sr. Percebemos que a gestão da entidade é composta por pessoas com mesmo perfil (cargos, escolaridade e poder aquisitivo), o que é determinante para a tomada de decisões, pois abrange a maioria das indústrias representadas pelo Sindicato.

Neste sentido o Presidente do Sindicato exerce o papel de líder da entidade, visando tomar as decisões em conformidade com as diversas opiniões dos membros da Diretoria e do Conselho da entidade. O quadro 1 apresenta os principais cenários futuros para o sindicato. Quadro 1 – Aspectos relevantes do cenário para o SIMAVA. ASPECTOS DOS CENÁRIOS ASPECTOS RELEVANTES DO CENARIOPOLÍTICO DESCRIÇÃO Eleições em nível nacional; imprevisível. Participar em feiras, congressos e eventos do setor. Divulgar, através das mídias adequadas, os ativos do setor de base florestal, a partir de ações e campanhas do CIPEM. Fonte: Elaborado pelo autor através do planejamento estratégico da empresa. Missão, Princípios, Visão, Valores e NegóciodoSindicato O quadro 2 apresenta o sentido de existir do sindicado SIMAVA.

Quadro 2 – Estratégia do SIMAVA. Neste sentido, os objetivos do SIMAVA são: • Apoiar ações de fortalecimento da Imagem do Setor de Base Florestal; • Desenvolvimento das Competências dos profissionais, níveis operacional, gerencial dirigentes em geral do setor; • Auto-sustentabilidade do SIMAVA; • Construir sede do SIMAVA. No processo de desmembramento dos objetivos em metas parciais, foram definidos critérios quantificáveis que serão adotados como parâmetro de desempenho, para que os resultados possam ser avaliados na etapa de controle. Esta avaliação será feita segundo quatro perspectivas, conforme descrito no quadro 3. Quadro 3 – Perspectivas de avaliação do desempenho das ações do SIMAVA. Perspectiva Cliente Processos internos Aprendizagem e crescimento Financeira Descrição Tem foco no ganho de reconhecimento, comprometimento e fidelização por parte dos associados; Visa melhorar a gestão dos processos; Orientada aos recursos e à capacidade operacional da organização; Busca o equilíbrio financeiro entre orçamentos de receita e despesas.

Fonte: Elaborado pelo autor com base no PE do SIMAVA. As ações e projetos propostos pretendem assim, atingir favoravelmente a imagem institucional do SIMAVA e o quadro de seus associados. Uma vez delineada as perspectivas institucionais do sindicato, estabeleceu-se os objetivos e metas que estão relacionados no quadro 5. Quadro 5 – Objetivos e metas traduzidos em ações do SIMAVA. OBJETIVOS E METAS OBJETIVOS METAS 1. Realizar cursos (SEBRAE); 2. Realizar cursos (SESI/SENAI); 3. Associar 30 novos associados em 2015-2017; 3. Reavaliar valores de mensalidades em janeiro. Auto-sustentabilidade do SIMAVA 3. O Sindicato possui um Conselho Fiscal composto por oito membros. A figura 1 ilustra como está disposto o nível de influencia do conselho. Figura 1 – Nível de influencia do conselho do SIMAVA. Fonte: Elaborado pelo autor. Ao Conselho Fiscal compete: Cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto; Reunir-se Reunir para examinar os livros, os registros e os documentos contábeis; Analisar e exarar parecer sobre os balanços e os balancetes mensais apresentados pela Diretoria, para posterior poster encaminhamento e decisão em Assembléia Geral; Fiscalizar a aplicação de verbas; Emitir parecer e sugerir medidas sobre qualquer atividade econômica, financeira e contábil solicitadas pela Diretoria; Requerer reunião da Diretoria quando necessário para esclarecimentos acerca de assuntos fiscais; fiscais; Decidir sobre a suplementação de valores solicitados pela Diretoria para quaisquer atividades.

PRÉVE, 2012, p. Ao Vice Presidente compete: Substituir o Presidente sob designação, em todas as atividades; Apoiar os trabalhos administrativos; Executar outras atribuições que lhe forem outorgadas pela Diretoria; Supervisionar e dirigir os trabalhos da Secretaria executiva; Zelar e contribuir para a boa ordem da administração; Cumprir ás decisões emanadas da Diretoria; Assinar sob designação e prévia autorização da Presidência, juntamente com o tesoureiro, documentos bancários para movimentação financeira e para fins correlatos. Ao 1º Secretário compete: Preparar a correspondência do expediente do Sindicato; Ter o arquivo sob sua guarda; Dirigir e fiscalizar os trabalhos da Secretaria executiva; Redigir e ler as atas das sessões da Diretoria, do Conselho de Administração e das Assembleias. Ao 2º Secretário compete: Auxiliar o 1º Secretário em tudo que for atinente ao exercício que demanda o cargo e substituí-lo quando o assim se fizer necessário.

Ao 1º Tesoureiro compete: Administrar com zelo os bens e ativos financeiros; Ter sob sua guarda e responsabilidade os valores, os numerários, os documentos contábeis, os livros de escrituração, os contratos, os convênios e os documentos correlatos; Efetuar as despesas autorizadas pela Diretoria e pelo Conselho Fiscal; Apresentar a Diretoria a proposta de orçamento, os planos e despesas e os relatórios para estudos e decisões; Assinar com o Presidente, e sob prévia autorização do mesmo, junto com o Vice-Presidente, os documentos referentes à área financeira, tais como abertura de contas, emissão de cheques, de movimentações financeiras e os correlatos; Apresentar ao Conselho Fiscal os balancetes mensais e o balanço anual. Figura 03 – Layout SIMAVA. Fonte: Elaborado pelo autor. O prédio sede do sindicato contém 01 (uma) sala de recepção, 01 (uma) sala de reunião, 01 (uma) cozinha, 01 (uma) sala de almoxarifado e 01 (um) banheiro.

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DO SIMAVA O SIMAVA, fundado em 1990 e, realiza ações voltadas ao apoio e desenvolvimento do setor de base florestal, pois, configura-se hoje no principal canal de comunicação entre as partes interessadas, ou seja, empresários; agentes fomentadores e agentes fiscalizadores da atividade; órgãos governamentais; instituições financeiras; entidades representativas do setor (CIPEM, FIEMT, FNBF) entre outros, com objetivo de manter atualizados seus associados principalmente quanto à legislação e novas tecnologias. Atualmente 34 (trinta e quatro) indústrias e 01 (um) Projeto de Manejo fazem parte do quadro de filiados do SIMAVA e segundo informações do Relatório Analítico FETHAB MÊS 05-2018, no município de Juara existem 07 (sete) indústrias a serem filiadas ao sindicato, no município de Porto dos Gaúchos existe 03 (três) indústrias a serem filiadas e no município de Tabaporã existem 06 (seis) indústrias a serem filiadas, no município de Novo Horizonte do Norte não existem indústrias madeireiras.

Quadro 7 –Distancias dos municípios em relação à sede SIMAVA. Base Territorial SIMAVA Distancia da sede Sindicato (km) Município Juara Sede Município Novo Horizonte do Norte 28 km Município Porto dos Gaúchos 50 km Município Tabaporã 130 km Distrito Paranorte 145 km Distrito Novo Paraná 75 km Distrito São João 110 km Fonte: Elaborado pelo autor. As principais ações já realizadas pelo SIMAVA em 2018 foram: Atende as demandas diárias das indústrias filiadas em parceria com CIPEM; Compõe o Conselho Municipal FETHAB; Repassa informações de interesse dos filiados (via e-mail, telefone ou reunião mensal); Parceria com SESI – Serviço Social da Indústria Atendimento das demandas de saúde nas indústrias (palestras educativas e motivacionais, aplicação vacinas, aferição de pressão arterial e cálculo do IMC dos trabalhadores).

Participação Florestal Tech 2018 – FORMÓBILE – São Paulo Compõe o COMADE (Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Juara – MT); 3. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Numa constituição de uma empresa é necessário bens para o desenvolvimento das tarefas do cotidiano. O SIMAVA é uma entidade em que o seus produtos são serviços prestados as empresas associadas, não tem caráter de empresa comercial, portanto, seus estoques, compras, armazenagem e distribuição são realizados para consumo próprio, ou seja, não é comercializado nenhum produto físico nesta empresa. Gestão de Estoques 3. Política de Estoques O Sindicato desenvolve um Projeto de Manutenção anual que financia os custos com material gráfico, material de escritório e material de limpeza e cozinha.

Para aquisição desses materiais é necessário realizar antecipadamente o orçamento dos valores em 03 (três) empresas fornecedoras, no caso: gráficas, papelarias e supermercados da cidade. O orçamento dos valores é realizado no início do ano, e a empresa que oferecer os materiais pelo menor valor fornecerá os produtos durante o ano decorrente. Sistema de Planejamento e Avaliação dos Níveis de Estoques O planejamento e o controle de estoque demonstram a importância de manter o estoque em volume baixo sem deixar faltar suprimentos para os processos, levando a empresa resultados financeiros positivos. Para assegurar o objetivo deste planejamento, existem vários meios para atingi-los: Assegurar o suprimento adequado de matéria-prima, material auxiliar, peças e insumos ao processo de fabricação;Manter o estoque o mais baixo possível para atendimento compatível as necessidades vendidas; Não permitir condições de falta ou excesso em relação a demanda de vendas; Manter os custos nos níveis mais baixos possíveis, levando em conta os volumes de vendas, prazos recursos e seu efeito sobre o custo de venda do produto.

Pozo (2004, p. O estoque não é constituído apenas pela demanda, mas deve possuir um giro e um nível adequado para assegurar os pedidos dos clientes. A disponibilidade destes produtos não pode exceder o estoque, deverá existir um equilíbrio, entre os custos da manutenção deste estoque e o custo da aquisição de novos produtos. Todas as compras são pagas com cheque à vista. Em todos os seus processos o setor de compras possui um tomada de decisão que irá intervir quanto a quantidade, a origem, os custos e credibilidade dos sistemas de fornecimento, tanto interno como externo, relacionadas à estrutura e os aspectos econômicos da organização. POZO, 2004) Conforme os pedidos de compra a logística pode perder sua eficiência, pois afeta diretamente nos produtos estocados e no seu fornecimento.

Sendo assim, é de responsabilidade do departamento de compras obterem fontes seguras na reposição de suprimento. Armazenagem O sistema de armazenamento consiste na estocagem de produtos em um determinado local que serve para o processo de manuseio. Projeto em Operações e Serviços No sindicato não existe um Projeto definido em Operações e Serviços, a estratégia utilizada para atender os objetivos da entidade são parcerias com outras entidades: CIPEM, FAMAD e FIEMT. E a partir destas parcerias acontece parte do atendimento das demandas das indústrias filiadas, visto que, nem todas as demandas são atendidas, principalmente por se tratar de problemas individuais das empresas filiadas, o que limita a atuação do sindicato que tem como objetivo principal atender demandas do setor de base florestal.

Planejamento e Controle da Produção O gerenciamento da capacidade produtiva do sindicato acontece especificamente através de análise da demanda e capacidade de atendimento em curto, médio ou longos prazos. Quando a demanda chega até o sindicato (via e-mail, contato telefônico, grupo de Whatsap, ou visitas técnicas as indústrias) é feita uma breve análise da demanda, se tratando demandas do cotidiano que são comuns à equipe de trabalho ela é imediatamente atendida (curto prazo). Se a demanda requer posicionamento da Diretoria, o Presidente é imediatamente acionado, e na sua ausência quem responde pelo sindicato é o vice-presidente, após ter o posicionamento dos Diretores atende-se a demanda (médio prazo). Pessoas ou Força de Vendas A captação de clientes é realizada por visita as indústrias madeireiras ainda não filiadas, e é apresentado de forma verbal quais os serviços prestados e os benefícios de ser filiados.

A partir dai se a empresa se interessa em filiar-se, começam a parte burocrática com preenchimento de ficha de filiação, e é feito o cadastro junto ao sindicato. Concorrência O SIMAVA não possui concorrência, visto que atua por base e outros sindicatos não podem atuar em sua base definida. Posicionamento e Participação de Mercado Atua em aproximadamente 80% das indústrias madeireiras de sua base, que inclui as cidades de Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã. Plano de Marketing Possibilitar meios de o produto chegar até o seu público na forma de satisfazer suas necessidades é o que motiva o marketing em seu planejamento estratégico e o Mix de marketing proporcionam os caminhos para serem analisados com objetivo de alcançar as metas estabelecidas pela organização.

A seleção prepara o candidato com todas as informações sobre o funcionamento da empresa, conduta, ética, missão, visão e seus objetivos. Para Marras (2000), agregar pessoas é atividade fundamental da estratégia de toda organização que procura aplicar o recrutamento e a seleção como parte de um mesmo processo: a provisão de recursos humanos. Modelagem do Trabalho e Avaliação de Desempenho Segundo Dessler (2003), a avaliação de desempenho pode ser definida como a avaliação da relação entre o desempenho atual ou passada de um funcionário e seus padrões de desempenho. O Processo de avaliar o desempenho dos colaboradores de uma organização consiste em permanecer com os padrões pré-estabelecidos, eliminando assim as deficiências e incentivando sempre a melhoria no desempenho.

Buscando saber as potencialidades de cada um, a avaliação permite a melhoria dos indivíduos, podendo assim ser reconhecido pelos seus méritos e transformações em relação ao desenvolvimento da organização. MILKOVICH e BOUDREAU, 2000, p. O agrupamento das atividades atribuídas ás pessoas dentro de uma organização compõem um fato organizacional denominado de cargo. Para Lacombe (2004) é um conjunto de atribuições de natureza e requisitos semelhantes e que têm responsabilidades específicas a serem praticadas pelo seu ocupante (do cargo). Estes cargos são definidos por uma hierarquia demonstrada através de um organograma. Depois de definidos as subdivisões das atividades, é que se determina o perfil dos ocupantes destes cargos e após o salário. Essas novas aprendizagens proporcionam uma melhor eficácia no desenvolvimento das tarefas, além de um incentivo motivacional, onde a empresa demonstra a valorização da mão de obra oferecida, conseguindo reter assim grandes talentos.

A necessidade de qualificar pessoas surge quando o conhecimento é necessário para a permanência na empresa. De certa forma, a empresa faz uma modelagem daquilo que necessita, preparando e desenvolvendo habilidades, capacidade de identificar problemas nos processos e de criar soluções. Na visão de Chiavenato (2008), a qualificação, a capacitação e o aperfeiçoamento é um entrelaçamento de ações de caráter pedagógico, devidamente vinculadas ao planejamento da instituição, que visa promover continuadamente, o desenvolvimento dos servidores, para que desempenhem suas atividades com mais qualidade e eficiência. O quadro 8 apresenta os objetivos estratégicos de treinamento e desenvolvimento da entidade. Ao se observar a Lei n. no art. verifica-se a definição de acidente de trabalho como sendo “aquilo que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou pelo exercício do trabalho do segurado especial, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, de caráter temporário ou permanente".

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), verificar as condições de Higiene e Segurança no ambiente de trabalho consiste "num estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de acidentes e enfermidades”. A tarefa de cuidar da integridade física e mental de seus colaboradores, respeitando seus limites, é da empresa, através dos gestores, prezando sempre a saúde dos mesmos. Quadro 9 – Composição da diretoria da entidade. Presidente: Manoel dos Santos e Silva Júnior; Vice-presidente: DIRETORIA AntonioLuisBenedet; 1º Secretário: Ricardo Bianchin; 2º Secretário: (EFETIVOS) Antonio Aparecido Martins Azoia; 1º Tesoureiro: Celso Ricardo Borba Azoia; 2º Tesoureiro: Antonio Netto Burile da Silva. CONSELHO FISCAL (EFETIVOS) Ricardo Tadeu Ossani: Voniclei Gasparini e Carlos Alberto da Silva Costa. SUPLENTES Júnior César Zanoni Vieira e Vinicius Tiago Paes Simão dos Santos.

Fonte: Elaborado pelo autor. Os serviços prestados pelos membros da diretoria são de forma voluntaria e sem remuneração, desta forma não possui retiradas do caixa da empresa para fins de sócios. O sindicato não possui dividas junto a bancos ou comercio local, pois suas compras são avista, todas realizadas através de orçamentos. Área em que será trabalhada a Análise e Proposição de Melhorias Durante a realização do estagio, foi observado que a empresa não possui um sistema gerencial, utiliza-se de planilhas e agendas, com isso passa tais informações a contabilidade, que realiza um serviço terceirizado de gestão financeira e contabilidade, com isso a empresa não consegue ter seus relatórios atualizados diariamente, levando tempo para solicitar e um tempo maior para ter esse retorno.

Neste sentido, vale ressaltar que a área de Operações e Serviços é uma possibilidade de aprofundamento das etapas posteriores do estágio. Isto pode-se dar especificamente na área de Gestão de Processos como base para a implantação de um sistema de Gerenciamento da Informação. “Estratégia é a perseguição incessante pela vantagem”. BOAR, 2002, p. Com a evolução das empresas e do mercado, é indispensável o uso de um recurso inteligente, gerado pelos sistemas de informação. Sistema Os sistemas podem ser visualizados em diversos âmbitos da vida, como o da física, da biologia, da tecnologia, entre outros, contudo, o funcionamento são os mesmos, eles interagem entre si com um objetivo único. As organizações utilizam-se de sistemas para obter informações de todos os setores, podendo facilitar os processos internos e externos.

Os sistemas são envolvidos por uma hierarquia, pois em um ambiente pode haver vários outros sistemas, esse ambiente é denominado de ecossistema. Portanto, o sistema é um subsistema do ecossistema. Os sistemas podem ser estruturados por subsistemas que os integram. OLIVEIRA 2002) 4. Classificação do Sistema Os sistemas podem apresentar características, quanto a sua natureza e quanto á sua constituição. • Sistema Permanente - não possui prazo de existência. • Sistema Temporário - Possui prazo definido de operação. Com as classificações, podemos averiguar que um sistema pode se enquadrar simultaneamente em diferentes categorias, de acordo com sua necessidade. Informação A informação é composta por um conjunto de dados, que através de um processamento, gera conhecimento e significados diferentes a quem a recebes. Para Cruz (1998, p. Características da Informação O uso das informações são inúmeras, com características particulares e únicas, que podem influenciar em todos os ambientes que estão inseridos.

Para Matoso (1996) as características se dividem em: • Inesgotável – a quantidade de informações não se restringe. • Partilhável – a partilha além de possibilitar a informação a todos, e sem redução, pode aumentar em qualidade, quantidade e eficiência. • Combinável - combinações de informações geram mais informação. • Armazenável – o armazenamento das informações é simples não gerando perdas ao longo do tempo. Na composição do sistema de informação, alguns componentes auxiliam nesse processo, seja ele manual ou computadorizado. Classificação dos sistemas de informação As classificações do sistema de informação estão relacionadas com os níveis de segmento de uma organização: estratégico, tático ou operacional. ROSINI E PALMISANO 2012) Conforme sua funcionalidade e suporte deverá haver um determinado sistema de informação para cada nível, suprindo suas necessidades e finalidades.

No nível operacional se enquadra o Sistema de Processamento de Transações; no nível tático se enquadram o Sistema de Informação Gerencial e o Sistema de Apoio à Decisão, por fim, no nível estratégico, enquadra-se o Sistema de Apoio ao Executivo. ROSINI E PALMISANO 2012) Sistemas de processamento de transações (SPT) tem comofinalidade capturar, processar e armazenar transações e produzir uma variedade de documentos relacionados às atividades habituais. Uso da Tecnologia da Informação na organização A computação era vista como um mecanismo multifuncional que permitia automatizar suas tarefas. Com as inovações tecnológicas, toma espaço equipamentos menores no lugar das grandes máquinas. Com a globalização e os avanços tecnológicos, que abrangem as áreas de comunicação e informática, permitiu a ligação de mercados no mundo, através da troca de informações, aumentando a difusão de informações entre elas.

Portanto, a tecnologia da informação (TI) agrega e tem agregado um avanço significativo as organizações de forma positiva, sendo utilizadas em todos os níveis da empresa (estratégico, tático e operacional). O uso da TI tem contribuído para a lucratividade e desenvolvimento das organizações. E os objetivos, de certa forma, são meios para diferenciação da concorrência. A reunião das atividades de todas empresas estão determinadas a projetar, produzir, comercializar, entregar e sustentar um produto, apresentado por uma cadeia de valores e diferentes entre ela e outra cadeia concorrentes, desta forma, pode haver uma obtenção da vantagem competitiva. PORTER, 1992). Outro meio viável para a obtenção da vantagem é a exploração de pontos antes não explorados, a fim de transforma-los atrativos aos olhos dos clientes, se tornando um potencial aos seus concorrentes.

PORTER, 1992). PORTER, 1999). Ao dificultar a entrada de novos concorrentes, aumentando as vantagens do seu produto e suprindo todas as necessidades do seu cliente, que por sua vez satisfeito, a ameaça da busca por concorrente provavelmente não irá ocorrer. A ameaça de produtos substitutos são aqueles produtos produzidos diferente do existente, que atende as mesmas necessidades. Os substitutos devem ser analisados por parte das organizações, pois poderá perder lucratividade e também seus clientes, pois os concorrentes diminuem o custo/benefício do produto. WRIGHT; KROLL; PARNELL, 2007). O email possibilita enviar e receber mensagens coletivamente permite ter uma lista de endereços eletrônicos, armazenar os conteúdos recebidos, entre outras funções. LAUDON E LAUDON, 2000) O correio eletrônico é uma das ferramentas da internet mais utilizada na comunicação do trabalho, pois possibilita uma maior rapidez na comunicação e estreitam as relações entre a hierarquia da empresa.

LAUDON E LAUDON, 2000) 5. Matriz SWOT A Matriz SWOT é um método muito objetivo de avaliar o cenário de uma organização nas suas dimensões interna e externa. As fraquezas e forças fazem parte do ambiente interno e as oportunidades e ameaças compõem o ambiente externo. A partir das informações obtidas na formulação da Matriz SWOT do Sindicato sugerimos possibilidades para a formulação de estratégias, entre elas: • Trabalhar a partir dos pontos fracos, reduzindo-as, eliminando-os, ou transformandoos em pontos fortes; • Trabalhar prioritariamente a partir dos pontos fortes, aumentando-os; • Trabalhar a partir das ameaças, com objetivo de transformá-las em oportunidades; e • Trabalhar prioritariamente as oportunidades. Na Cartilha do SEBRAE encontra-se informações sobre Ferramenta: Análise SWOT, segundo o autor é considerada uma ferramenta clássica da administração.

A Análise SWOT não tem um pai ou mãe definidos, mas muitos acreditam que ela tenha sido desenvolvida na década de 1960 por professores da Universidade Stanford, a partir da análise das 500 maiores empresas dos Estados Unidos. Portanto, como qualquer outra ferramenta considerada clássica na administração, a Análise SWOT também foi pensada considerando o contexto da grande empresa e, posteriormente, passou a ser adotada também em outras situações, como em empresas de menor porte. A Análise SWOT pode ser usada de diversas formas, mas o empreendedor de empresas de menor porte pode empregá-la como uma ferramenta de autoconhecimento (nesse caso, o conhecimento mais aprofundado a respeito do seu negócio), análise contextual e guia para a definição de um plano de ação.

O modelo 5W2H, muito conhecido e é de fácil aplicação visto que apresenta os três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional, as empresas deverão registrar as ações em cada nível. Dessa forma, cada área da empresa poderá contribuir na execução de ações que vão levar ao alcance dos objetivos gerais e, conseqüentemente, ao cumprimento da missão. Por isso, ao se pensar estrategicamente em todos os níveis, deve-se alinhar as ações aos objetivos gerais, missão e visão de futuro da empresa, assim, estrategicamente a empresa irá obter melhor desempenho. Recomenda-se a divulgação ampla dos planos de ações de todas as áreas e níveis na empresa visando a adesão às ações, aos propósitos a serem alcançados.

Tabela 1 – Plano de Ação do SIMAVA Nome da Organização:SIMAVA Responsável pelo P. Executiva Gestão instalação Financeira manutenção e Técnico sistema do sistema de gestão Sede Sindicato Junho - Juara R$ 1. financeira. Realizar treinamento para a utilização do sistema no dia-adia do sindicato, facilitando a tomada de decisões dos Diretores partir a das informações geradas pelo Sistema. Fonte: Beriela (2019) Elaboramos o Plano de ação, com base no planejamento estratégico e visando alcançar parte das metas e objetivos do sindicato no ano de 2019. Sugerimos a elaboração do plano de mídia do sindicato para o ano de 2019, pois percebemos que o setor de Base Florestal é visto como “vilão do meio ambiente” na mídia em geral.

Realizar o estágio no SIMAVA foi muito gratificante, pois tive contato com uma rotina de trabalho diferente da minha e consegui com esta experiência ter uma noção real das teorias que estudei no Curso de Administração, posso destacar que o que mais me surpreendeu foi a forma que o setor de base florestal extrai a matéria prima, até então tinha uma imagem distorcida sobre o setor e através da observação e atuação junto ao sindicato percebi o quanto o setor madeireiro foi injustiçado ao longo dos anos. Pude constatar que a união e a organização do setor de base florestal possibilitou a sua sobrevivência, na rotina do estágio acompanhei a “luta diária” que o sindicato e outras entidades travam para que as indústrias possam continuar funcionando, gerando emprego e renda, arrecadando impostos e gerando divisas para os municípios da base do sindicato.

Apesar de ter uma equipe de trabalho reduzida o SIMAVA vem cumprindo a missão de defender o setor de base florestal e favorecer o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, a sua diretoria é atuante e as entidades parceiras dão respaldo necessário para sua boa atuação. REFERÊNCIAS BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista. ed. São Paulo : Pioneira, 1997. GIL, Antônio Carlos. São Paulo: Atlas, 2004. SILVA, Maria A. C. Estratégias Competitivas na Indústria da Construção Civil. V Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, Anais, vol. Análise SWOT (Matriz): Conceito e aplicação. Disponível em: http://www. portal-administracao. com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao. html. br/index. php/revistadeadm/article /viewFile/1081/1825.

Acesso em 05/05/2019 às 12:03 hs. Planejamento. Plano de Negócios.

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