ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
Específicos 4 3. CARTA DE AUTORIZAÇÃO ASSINADA PELO DIRETOR 5 4 AUTORIZAÇÃO DO ESTÁGIO POR PARTE DO RESPONSÁVEL 6 5 DADOS GERAIS DO ESTÁGIO EM PSICOPEDAGOGIA 8 6. RELATÓRIOS DE ATENDIMENTOS 11 7. RELATÓRIOS DE ANÁLISES 25 8. RELATÓRIO DE DEVOLUTIVA 28 9. Responsável Maria da Silva, portador(a) da Cédula de identidade – RG nº: 3765987, autoriza (a)criança Samuel Silva Almeida a realizar o Atendimento Psicopedagógico, pela estagiária Fabiana Belo da Silva, RG nº: 297891571, neste estabelecimento, atendendo à solicitação da Faculdade HSM de São Paulo. a. As seções serão realizadas todas as sextas-feiras, das 16:30 às 17:30; b. Freqüência e pontualidade em todas as seções; c. As seções deverão ocorrer sem interrupção, até o desligamento; d. Atender a solicitação para reunir-se com pais, em caso necessário; e.
Por ocasião das férias escolares ou dos pais, a interrupção deverá ser criteriosa e discutida com o profissional, bem como o retorno da mesma; f. Em ocorrendo à necessidade de ausentar-se da seção, a comunicação deverá ser realizada com no mínimo 24 horas de antecedência, e, o agendamento da reposição deverá ser feito dentro do mesmo mês, de acordo com a disponibilidade do psicopedagogo e da instituição. Assinatura do (a) do Estagiário Assinatura do(a) responsável RG. DADOS GERAIS DO ESTÁGIO EM PSICOPEDAGOGIA Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional Disciplina: Psicodiagnóstico 1. e M. M. A. Idade: 7 e 8 anos Data: 05/09/2018 Sessão nº 1 RELATÓRIO Temática(s): OBSERVAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DESCRIÇÃO DE ATENDIMENTO: Constato com a instituição, compreendendo as necessidades das crianças que serão atendidas A instituição oferece atendimento clínico e institucional às crianças com dificuldades de aprendizagem.
Ao chegar na escola em que as crianças estudam fui apresentada à direção escolar e conversamos sobre as dificuldades dos aprendentes que participarão do atendimento e das necessidades deles e interesse dos pais, a própria escola encaminhou as crianças, por apresentarem dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita. Após, as devidas apresentações informei a ela como seria o atendimento, que aconteceria em grupo e que serviria para auxiliar a criança e encaminhá-la para atendimento clínico se houvesse necessidade. Quando questionada sobre as dificuldades de aprendizagem do aluno, ela explicou que, a criança não recebe muita estimulação em casa, por ela não saber ajuda-lo, devido à pouca escolaridade, por isso, acreditava que a criança tinha tanta dificuldade, mas relatou que conforme pode ela e outros familiares ajudam.
A mãe alegou que a criança é um pouco indisciplinada, gosta de passar o tempo brincando, jogando vídeo game e quando manda fazer atividades da escola diz que não quer fazer porque não sabe. Ela disse que se preocupa com a criança e com seu futuro escolar e que fará o possível para ajuda-lo e participar do processo de aprendizagem dele. Após as explicações da mãe, firmamos um contrato de 15 sessões, que serão realizadas todas as segundas e quartas-feiras no horário das 16h30min. A menina possui mais dois irmãos mais novos, para a mãe é difícil atender exclusivamente a menina, sendo que tem outros dois filhos para auxiliar também e que o pai trabalha muito, então, o tempo que passam juntos é mais para o lazer.
Após as explicações da mãe, firmamos um contrato de 15 sessões, que serão realizadas todas as segundas e quartas-feiras no horário das 16h30min. Aluno (a) Professor (a) / Supervisor (a) de estágio Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional Disciplina: Psicodiagnóstico MODELO DE FICHA PARA RELATÓRIO DE ATENDIMENTO Nome: S. S. A e M. Os dois conversavam e interagiam sobre o que fariam com aqueles materiais. S. S. A. disse: vou desenhar a escola. Foram observados os seguintes aspectos da E. O. C. A: - S. S. Mas M. M. A apresentou maior lentidão, porém, os dois tem uma boa coordenação motora. Aluno (a) Professor (a) / Supervisor (a) de estágio Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional Disciplina: Psicodiagnóstico MODELO DE FICHA PARA RELATÓRIO DE ATENDIMENTO Nome: S.
S. S. A, disse: não M. M. A, disse: não Perguntei o porquê? – ambos disseram que era porque um era uma bola e outro não, então, eu fiz o mesmo procedimento com a boa, achatei-a, e perguntei novamente, então, responderam que sim. Fizemos o outro teste, com fichas: Coloquei 5 fichas, de tamanhos iguais, em fileiras, uma bem junto da outra e fiz uma outra fileira com a mesma quantidade e do mesmo jeito. OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 2ª ed. Aluno (a) Professor (a) / Supervisor (a) de estágio Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional Disciplina: Psicodiagnóstico MODELO DE FICHA PARA RELATÓRIO DE ATENDIMENTO Nome: S. S. sim. M. M. A: - sim. Alguém merece castigo? Quem? Por quê? S.
A: O menino porquê fez a mancha na toalha da mãe. Ambos tem consciência de que as crianças da situação fizeram algo errado, porém, para M. M. A o que foi avaliado foi o tamanho do estrago no objeto da mãe, ela não se preocupou se foi de propósito ou não. Diferente de S. M. A. Idade: 7 e 8 anos Data: 14/09/2018 Sessão nº 6 RELATÓRIO Temática(s): Área esquema corporal e motricidade, jogo “pular corda”, “andar em cima da corda”, pular amarelinha, identificar partes do corpo DESCRIÇÃO DE ATENDIMENTO: Nessa sessão, as crianças chegaram muito animadas, pois, sabiam que iriam brincar e estavam ansiosas. O primeiro jogo realizado por o de “pular corda”, depois andaram em cima da corda, pularam amarelinha e identificaram as partes do corpo.
S. S. A sentiu mais dificuldade, talvez, porque é mais novo e passa muito tempo brincando com seus aparelhos de celular e videogame, não é muito de brincar com atividades físicas, apesar de gostar muito. Foi possível identificar que, S. S. A mesmo sendo mais novo que M. pdf, acesso em: 17 de jan. de 2019. Aluno (a) Professor (a) / Supervisor (a) de estágio Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional Disciplina: Psicodiagnóstico MODELO DE FICHA PARA RELATÓRIO DE ATENDIMENTO Nome: S. S. A e M. Ambos projetaram suas famílias e idealização de família naqueles desenhos, S. S. A sente falta de brincar com os pais, mas sabe que é muito amado por sua família, mesmo sendo muito humildes trabalham muito para dar conforto a ele, porém, ele passa muito tempo mexendo em aparelhos tecnológicos, a mãe não consegue ajuda-lo devido suas dificuldades e, talvez, ele gostaria de ter irmãos, por isso fez o desenho com uma família de duas crianças.
Já M. M. Também solicitamos ao paciente que conte ou escreva uma história relacionada ao desenho. Nessa sessão os dois chegaram bem animados, contando como foi a semana. Pedi para que eles fizessem o desenho, conforme o teste, de uma pessoa que ensina e outra que aprende e que depois eles me contariam sobre o desenho. S. S. Aluno (a) Professor (a) / Supervisor (a) de estágio Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional Disciplina: Psicodiagnóstico MODELO DE FICHA PARA RELATÓRIO DE ATENDIMENTO Nome: S. S. A e M. M. A Idade: 7 e 8 anos Data: 19/09/2018 Sessão nº 9 RELATÓRIO Temática(s): Teste Técnicas Projetivas por vinculo – teste livre (o que mais gosta) DESCRIÇÃO DE ATENDIMENTO: Nessa sessão eu dei a eles o que mais gostavam de brincar, para que pudessem explorar a atividade e fazer o que lhe agradava.
de 2019. Aluno (a) Professor (a) / Supervisor (a) de estágio Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional Disciplina: Psicodiagnóstico MODELO DE FICHA PARA RELATÓRIO DE ATENDIMENTO Nome: S. S. A e M. M. psiqueasy. com. br/wp-content/uploads/2018/05/Jogo-Juntando-Letras. pdf. Acesso em: 17 de jan. psiqueasy. com. br/wp-content/uploads/2018/05/Jogo-Juntando-Letras. pdf. Acesso em: 17 de jan. br/wp-content/uploads/2018/05/Brincando-com-os-sons-Livro. pdf, acesso em: 17 de jan. de 2019. Aluno (a) Professor (a) / Supervisor (a) de estágio Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional Disciplina: Psicodiagnóstico MODELO DE FICHA PARA RELATÓRIO DE ATENDIMENTO Nome: S. S. S. A Idade: 7 anos Data: 28/09/2018 Sessão nº 14 RELATÓRIO Temática(s): Entrevista de Devolução e Encaminhamento com os pais - ANAMNESE DESCRIÇÃO DE ATENDIMENTO: S.
S. A chegou com sua mãe para entrevista de devolução e encaminhamento, além da elaboração da anamnese do mesmo. S. Segundo a professora na sala de aula S. S. A se distrai muito com os colegas, conversa, brinca, demora para fazer as atividades. Tem dificuldade de leitura e escrita, principalmente, em assimilar os sons das palavras. Diante disso, ficou evidente que ele precisa ser estimulado, em conversa com a mãe falamos sobre os momentos que eles passam juntos, ela disse que ele fica muito nos jogos, enquanto ela cuida dos afazeres de casa. A mãe de M. M. A relatou que ela tem mais dois irmãos, mais novos que ela, que ela trabalha e o esposo também e eles tem que dividir a atenção com os três, com o pais, só fazem atividades de lazer aos finais de semana.
A mãe ajuda na tarefa de casa, porém, relata que ela tem muita dificuldade, principalmente, com leitura e escrita. Ela reprovou um ano na escola, ela não conseguia fazer as provas, mas as tarefas ela fazia com a ajuda da mãe. S. A e M. M. A Idade: 7 e 8 anos Data: 28/09/2018 Sessão nº 15 RELATÓRIO Temática(s): Informe diagnostico ao professor e gestor DESCRIÇÃO DA ANÁLISE: A última sessão foi para apresentar um informe diagnóstico para a professora dos aprendentes e ao gestor da escola. Informei aos responsáveis da instituição que durante as sessões ambos sentiram dificuldades, mas foram muito participativos e ressaltei a importância da brincadeira e dos jogos para melhorar o desenvolvimento escolar das crianças.
O atendimento institucional será realizado com um grupo perfazendo o total de 70 horas de estágio institucional, seguindo o roteiro abaixo: ATENDIMENTO TIPO DE ANTENDIMENTO HORAS 1 Observação da Instituição (Conversa com o Gestor) 2h Análise da observação 2h 2 Entrevista inicial de queixa e contrato com responsável 1 1h Entrevista inicial de queixa e contrato com responsável 2 1h Análise das entrevistas e contrato com pais/responsáveis 2h Supervisão do atendimento 2 h 3 Primeira entrevista com os Sujeitos/ Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem - EOCA / 1º Sistema de hipóteses 1h Análise da entrevista e do teste 2h Supervisão do atendimento 2h 4 Aplicação de provas operatórias: conservação, quantidade 1h Análise da Aplicação de provas operatórias: conservação, quantidade 2h Supervisão do atendimento 2h 5 Aplicação de teste de Construção de regras de conduta 1h Análise do teste de construção de regras de conduta 2h Supervisão do atendimento 2h 6 Área esquema corporal e motricidade, jogo “pular corda”, “andar em cima da corda”, pular amarelinha, identificar partes do corpo 1h Análise da área de esquema corporal 2h Supervisão do atendimento 2h 7 Teste Técnicas Projetivas por vinculo – família 1h Análise do teste das técnicas projetivas – família 2h Supervisão do atendimento 2h 8 Teste Técnicas Projetivas por Vínculo – escola 1h Análise das Técnicas Projetivas por Vínculo – escola 2h Supervisão do atendimento 2h 9 Teste Técnicas Projetivas por Vínculo – o que mais gosta 1h Análise da Técnicas Projetivas por Vínculo – o que mais gosta 2h Supervisão do atendimento 2h 10 Hora do jogo psicopedagógico/ hora lúdica “Jogo Juntando as Letras” 1h Análise da sessão lúdica 2h Supervisão do atendimento 2h 11 Teste de Sondagem da escrita e compreensão do texto oral “Jogo aumenta um” 1h Análise do teste de Sondagem da escrita 2h Supervisão do atendimento 2h 12 Sessão Lúdica “jogos da memória” 1h Análise da sessão lúdica 2h Supervisão do atendimento 2h 13 Aplicação do teste de Consciência Fonológica 1h Análise do teste de Consciência Fonológica 2h Supervisão do atendimento 2h 14 Entrevista de Devolução e Encaminhamento.
h Com os pais, separados com 1 hora cada atendimento. ANAMNESE 2h Análise da devolutiva 2 h 15 Informe Diagnóstico 1horas Análise diagnóstico 2h Supervisão de atendimento 2h Total do estágio 70 horas CONCLUSÃO A realização do estágio possibilitou uma aproximação prática com o trabalho profissional do atendimento psicopedagógico, contribuiu para estimular a busca por novos métodos de melhorar o desempenho escolar dos sujeitos, proporcionando a eles, meios de superação das dificuldades de aprendizagens. Os aprendentes atendidos na instituição demonstraram que falta estímulo para os mesmos e atividades diferenciadas, eles precisam ter o vocabulário ampliado e serem estimulados também em casa pelos pais, pois, não basta a atuação da escola, a família é fundamental nesse processo.
A atuação psicopedagógica nas instituições escolares tem sido cada vez mais importantes, pois, permite também essa avaliação com a família, para que juntos possam promover um ensino de qualidade a criança, atendendo suas necessidades. Acesso em: 17 de jan. de 2019. Fonte: https://danielajanssen. com. br/3-sessao-psicopedagogica-passo-a-passo/, acesso em: 17 de jan.
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