EMPLOYER BRANDING

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

Para entender todo esse processo, a pesquisa adotou a metodologia bibliográfica e a abordagem qualitativa que deram suporte para responder a seguinte problemática; “Devido a evolução ditada pela globalização e das tecnologias, como as empresas tem dirimidas ações para investimento no ramo de negócios considerando os colaboradores internos como ponto fundamental para o sucesso da marca e da imagem de sua organização?” O referencial teórico trouxe autores dos últimos dez anos, que foram consultados por fontes digitais e físicas. Ferramentas de busca como o Google Classrom, Scielo e outros mecanismos digitais de buscas que oportunizaram a leitura e compilação de dados escritos que possibilitaram discutir o tema, que foi discutido em uma única seção. Espera-se que esse estudo fomente a importância das empresas olhar não somente lucros e dados, mas sim as pessoas que brilhantemente compuseram positivamente cada quadro de interesse da empresa, sobretudo ela deve olhar para o capital humano como um dos seus maiores patrimônios.

employer branding Para Santos (2017) o mercado de trabalho assume novas posturas ao passo que a sociedade e o seu contato com novas tecnologias também mudam. Com isso, depois de muito tempo tem se traçado novas formas de realizar negócios, de contratação de pessoal e de como manter boa e harmoniosamente relação entre eles. Com isso elaboram-se diversas devolutivas aos colaboradores como plano de carreira, benefícios e bônus em dinheiro e diversos tantos outros atrativos. Com isso, as mentes mais brilhantes dentro da organização sentem-se valorizados e constituem um grau de permanência maior dentro da empresa. Isso diminui segundo Rua e Carvalho (2017) o turnover. O turnover acarreta na empresa gastos elevados, pois a contratação de um novo profissional exige formação, tempo para que se habitue a uma engrenagem que nunca para e acima de tudo nem sempre o profissional substitui com qualidade o anterior, que buscou outro trabalho por ser não somente mais rentável, mas sim que o valorize por seu potencial e dedicação.

Para o autor em um grupo de trabalho, por mais composto de pessoas brilhantes e dedicado que existam, há entre eles choques de relações. Segundo a Figura 1 demonstrada por Justos a tendência de um novo marketing sobre o employer branding é uma ação crescente, que não só reduz custos na contração de novos funcionários, mas exponencialmente aumentam o lucro e a imagem da organização. Entretanto para que isso aconteça, autora traz a inúmeras ações a serem consideradas: estudo do público alvo e do mercado, ter os objetivos da empresa muito bem definidos, melhoramento e treinamento dos colaboradores internos e tantas outras ações que colocam seus colaboradores internos como ramificadores da marca e da empresa que atuam. Figura 1 – Benefícios do Employer Branding FONTE: Justo (2016) Stocker et al (2020) a empresa precisa considerar como plano essencial de sua gestão a retenção dos melhores colaboradores.

Isso poderá atender os interesses dos colaboradores que percebem que a empresa onde trabalham, não prospera apenas o lucro capital ou mercantil, mas dirime ações de valorização na formação, na melhor remuneração e outras ações. Isso proporciona do colaborador respostas rápidas, maior empenho e maior engajamento na missão da organização. Deixa de ser um órgão estático no recrutamento e guarda de pessoal para ser um elemento dinâmico em toda a gestão, pois é partir dele que colaboradores com grandes potenciais serão escolhidos, mantidos e aperfeiçoados. Espera-se que quando realizar a pesquisa in loco sejam apurados se a empresa observada terá ou não um plano de gestão considerando o Employer Branding. Caso observado esse modelo no processo de gestão, poderá ser analisado quais os pontos positivos diante de um processo de seleção de pessoal valorizando talentos e quais as ações que dão suporte para o interesse deles por ser manterem no quadro de pessoal.

REFERENCIAL TEÓRICO BADINCA, A. F. Disponível em https://www. twygoead. com/site/wp-content/uploads/2016/06/Ebook-Guia-do-Employer-Branding. pdf. Acesso em 13 de outubro de 2020. STOCKER F; CORREA, A. S; SOUZA, I. P. D. de; BATISTA, S.

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