EEHPA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Alecson Almeida dos Santos São Vicente do Sul, X de maio de 2018. LISTA DE FIGURAS Figura 1-Equipamento Educacional de Hardware e Periférico Aberto (EEHPA) 14 Figura 2 componestes do EEHPA 15 Figura 3 imagem extraida do video uma viagem dentro do compudador 17 Figura 4 Simulador de Defeitos 18 Figura 5 Extraida do software montapc VICTOR VIEIRA, 2013 19 Figura 6 Extraida do software um Ambiente Virtual para Ensino de Instalação e Manutenção de Microcomputadores: DANIELA CABRAL,2012 21 Figura 7 Extraida do simontapc pelo autor SANTOS,2013 22 Figura 8 - Aplicando o Questionario na Turma de 1º MSI 26 Figura 9 - aplicando questionario na turma da ADS 11 26 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS ADS- Analise e desenvolvimento de sistemas EEHPA- Equipamento Educacional de Hardwares e Periféricos Abertos MSI- Técnico em manutenção e suporte a informática OA- Objetos de Aprendizagem TI- Técnico em informática UNITINS- Fundação Universidade do Tocantins LISTA DE GRAFICOS Gráfico 1 Nivel de conhecimento de montagem e manuteção de microcomputadores 26 Gráfico 2- pergunta II sobre o facilidade de entendimento usando o EEHPA 27 Gráfico 3 - coontribuição do OA no entendimento de um computador 28 Gráfico 4- na utilização do EEHPA nas aulas anteriores 29 Gráfico 5 - EEHPA como OA eficiente para o ensino-aprendizado 30 Gráfico 6 - As aulas ficaria mais interessantes utilizando metodologias diferentes 31 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 10 1.

Objetivos 11 1. Objetivo Geral 11 1. Objetivos Específicos 11 1. Quais as Diferenças entre os trabalhos apresentados com o EEHPA 22 3 MATERIAL E MÉTODOS 24 3. Metodologia 24 4 Resultados e Discussões 26 5 Considerações Finais 32 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 33 ANEXOS ------------------------------------------------------------------------------------------------34 Agradecimentos Agradecer primeiramente as duas mulheres da minha vida, minha mãe que sempre me apoiou e me aconselhou a estudar sempre, e a minha noiva que sem ela não teria continuado no curso e nem terminado esse trabalho de conclusão de curso, por me apoiar sempre e me forçar muitas vezes a estudar. Agradeço ao meu CO-Orientador pelos ensinamentos e conselhos e sem dúvida paciência também. Agradeço ao meu colega e grande amigo Cristiano Nicola pelos conselhos e risadas e sempre não deixar eu desistir do curso muito obrigado! Agradeço aos professores do eixo da informação pelos ensinamentos transmitidos, Agradeço ao professor Daniel Boemo por todo o carinho e ensinamento nas aulas de programação; Agradeço ao coordenador do Curso e Professor Alex Marin que nunca desistiu de me ensinar até que um dia eu consegui concluir banco I, II ; Agradeço aos colegas Rogerio e Edson pela parcerias e risadas, Agradeço ao Braulio Marques que me ajudou bastante na escrita, a (tia lena) que foi como uma segunda mãe para mim, ao pessoal do CIET que me aturou por 4 anos; Por fim muito obrigado a todos! RESUMO Trabalho de Conclusão de Curso Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO EDUCACIONAL DE HARDWARE E PERIFÉRICO ABERTO (EEHPA) COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM AUTOR: ALYNE DOS SANTOS KÄFFER ORIENTADOR: ANDERSOM MONTEIRO Data e Local da Defesa: São Vicente do Sul, X de Maio de 2018.

Resumo. Com o objetivo de apresentar uma alternativa a esse problema e contribuir com um maior aproveitamento e entendimentos dos conteúdos por parte das/dos estudantes, foi criado o equipamento educacional de hardwares e periféricos abertos (EEHPA). Desta forma, busca-se tornar as aulas mais intuitivas e práticas, favorecendo a formação técnica na referida disciplina. Assim sendo, alia-se às pretensões do Instituto Federal Farroupilha no que tange a qualificação profissional das/dos estudantes que ingressam na Instituição para fazer cursos técnicos da área da informática em concomitância com o Ensino Médio. Neste cenário, as disciplinas de manutenção de computadores são dadas em laboratórios específicos, trazendo dificuldades e ocasionando desperdício de tempo no processo de demonstração das peças do computador, pois há a necessidade de desmontar a máquina para a observação, e posterior a isso, montagem da mesma.

O projeto EEHPA, permite a visualização dos componentes de hardware que compõem um computador, sem a necessidade de desmontar/montar, pois as peças ficam dispostas de uma forma visível e palpável. Objetos de Aprendizagem Existem muitos conceitos sobre Objetos de aprendizagem. Segundo (TAROUCO, 2014) Objeto de Aprendizagem (OA) apresenta-se como uma vantajosa ferramenta de aprendizagem e instrução, a qual pode ser utilizada para o ensino de diversos conteúdos e revisão de conceitos. Já para (WILEY, 2000) objeto de aprendizagem é “qualquer recurso digital ou não digital que pode ser reusado para apoiar a aprendizagem”. Os objetos de aprendizagem são materiais educacionais com objetivos pedagógicos que servem para apoiar o ensino-aprendizagem. TAROUCO et al. O EEHPA representa um computador desktop montado de maneira que os alunos possam identificar cada um de seus componentes (dispositivos, cabos de energia, cabos de dados, placas, etc.

e as ligações entre eles (Figura 1). Estes componentes ficam distribuídos em uma bancada vertical, e são etiquetados, para facilitar a sua identificação. Tenham uma visão geral e segmentada da máquina visando com qualquer conteúdo que o professor queira trabalhar em aula. O EEHPA foi criado com o objetivo de explicar o funcionamento de um computador e seus componentes, bem como suas conexões e suas funcionalidades. Viagem dentro do computador Trata-se de um vídeo disponibilizado pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), o qual mostra uma viagem de forma descontraída de dentro de um computador (Figura 3). Figura 3 imagem extraida do video uma viagem dentro do compudador Neste vídeo, são apresentadas informações sobre o funcionamento do hardware do computador, como: os pixels no monitor, objeto de movimentação do mouse, os dados na memória principal, a leitura dos dados no disco rígido (hard disk), o desempenho do processador durante a execução.

Em uma explicação bem simples de narrador como se estivesse contando uma história todos os componentes de um microcomputador e suas funções para o funcionamento de um computador para o entendimento dos estudantes, os componentes são representados como pessoas trabalhando para o melhor entendimento. está disponível para todos as pessoas no youtube site de compartilhamento de vídeos. não foi encontrada nem uma documentação oficial para downloads do objeto. Não foi encontrado nem uma documentação nem repositório oficial a respeito desta ferramenta. O download está no blog Microlins a onde se encontra vários materiais sobre hardware. os pontos positivos são que o software é bem leve e simples instalação. Foram encontradas informações que orientam o usuário para as opções escolhidas, o OA pode motivar e despertar no usuário um interesse pelo conteúdo, o OA foi disponibilizado como uso gratuito, e tem muitas opções de defeitos tanto da parte de software quando de hardware.

pontos negativos do OA Possui conteúdos desatualizados com os hardwares dos computadores atuais, a versão do OA não é multiplataforma, O OA não permite o avanço para etapas seguintes, sendo executado de forma Sequencial pelo usuário, não foi encontrada nenhuma documentação ou ficha técnica. O protótipo apresentado no Global Science and Technology, em abril de 2013, visa equipar estudantes e professores da instituição, com uma tecnologia que possibilite um aprendizado atrativo e criativo por meio de um sistema de realidade virtual, Conforme Figura 6. O protótipo é um ambiente virtual desenvolvido por meio da biblioteca GLScene, que é um conjunto de componentes de software e hardware que facilita o desenvolvimento de aplicações tridimensionais, especialmente na criação de jogos, o que permite cenas em 3D.

A Figura 2 mostra a operação do sistema por um aluno, onde é possível observar os controles de navegação e de orientação dos objetos virtuais. Com esta interface é possível selecionar o componente de hardware e transladá-lo até o seu respectivo local de encaixe. Com as setas em vermelho é possível alterar as posições do objeto selecionado no eixo X e Y. Neste módulo, são apresentados os defeitos mais comuns nos PC. O usuário por meio de um menu de perguntas, pode escolher um defeito e sequencialmente a possível solução. Como se trata de um protótipo não foi possível realizar testes de avaliação, mas de acordo com o artigo apresentado, pontos positivos do AO que o mesmo pode motivar e despertar no usuário um interesse pelo conteúdo, a facilidade de uso tanto do professor como do aluno, existe dois níveis de atividades básico e avançados e um quiz ao final com questões de erro e acerto.

Os pontos negativos são: O OA não possui para intergrupo, sua avaliação é individual com notas no final dos módulos, necessita de um PC com configurações mínimas para o uso do software, ainda não está disponível para usuários, pois o projeto ainda não foi finalizado. Análise dos Trabalhos Relacionados com o EEHPA Todos os trabalhos apresentados nas sessões anteriores são considerados tecnologias que auxiliam as disciplinas de hardware. Apesar do projeto ainda está em fase de conclusão, como podemos observar na seção 2. o MontaPC com suas condições que podem oferecer uma boa interação aos estudantes, porem permite apenas opções de ensino para a disciplina de montagem de microcomputadores. Outra contrariedade que pode ser considerado é a não permissão para download, já que o MontaPC está sendo desenvolvido apenas para a execução online pela web.

O “Ambiente Virtual para Ensino de Instalação e Manutenção de Microcomputadores” ainda não está concluído, em razão de se tratar de um projeto em desenvolvimento. Podemos observar na seção 2. MATERIAL E MÉTODOS Este Capítulo apresenta as ferramentas e metodologias utilizadas para a realização deste trabalho. Foram analisados a aceitação dos estudantes na utilização o EEHPA com uma nova metodologia técnico-pratica com a opinião dos alunos realizado neste trabalho (após a apresentação oral do EEHPA em sala de aula). Para avaliar a percepção do OA (EEHPA) dos estudantes foi utilizado um questionário descrito na seção 3. Metodologia A avaliação do nível de aprendizado e facilidade de entendimento dos componentes de um computador ao aplicar uma metodologia diferente da tradicionalmente utilizada nas aulas de hardware.

Tem com base nos aspectos técnico-práticos e pedagógicos que permitem uma avaliação inédita no que se refere aos recursos educacionais, com os resultados obtidos, foi feita uma avaliação qualitativa de maneira descritiva usando a escala de Likert1. Como representado no gráfico 3. Na quarta pergunta IV) Para você, se o EEHPA tivesse sido utilizado em aulas anteriores, você teria compreendido melhor o funcionamento de um microcomputador? ; 48,6% dos alunos da ADS, 30% dos alunos do MSI, 30,7% dos alunos do subsequente em TI responderam que concorda fortemente com a pergunta, 35,1% dos alunos da ADS, 30,1% dos alunos do MSI e 69,2% do subsequente em TI responderam que concorda com a pergunta, 14% dos alunos da ADS, 8,4% dos alunos do MSI e 23% dos alunos do subsequente em TI responderam que não concorda, nem discorda da pergunta, 2,7% dos alunos da ADS responderam que discorda da pergunta ao outros cursos tanto o MSI quanto TI não discordaram da pergunta como representado no gráfico 4.

Na quinta pergunta V) Você considera que o EEHPA seja um objeto de aprendizagem eficiente para ensino-aprendizagem da disciplina (Montagem Manutenção de Computadores/Hardware)?; 48,6% dos alunos da ADS, 61% dos alunos do MSI e 23% dos alunos do subsequente em TI responderam que concorda fortemente com a pergunta, 51,3% dos alunos da ADS, 36,1% dos alunos do MSI e 69,2% dos alunos do subsequente em TI responderam que concorda com a pergunta, 1,2% dos alunos do MSI e 7,6% dos alunos do subsequente em TI responderam que não concorda nem discorda da pergunta e 2,4% dos alunos do MSI responderam que discorda da pergunta como representado no gráfico 5. Na sexta pergunta VI) Para você, as aulas ficariam mais interessantes com a utilização de outros objetos de aprendizagem e/ou jogos educacionais em detrimento as aulas convencionais em quadro e apresentação de slides ?; 48,6% dos alunos da ADS, 60% dos alunos do MSI e 15,3% dos alunos do subsequente em TI responderam que concorda fortemente com a pergunta, 40,5% dos alunos da ADS, 28,9% dos alunos do MSI e 69,2% dos alunos do subsequente em TI responderam que concorda com a pergunta, 8% dos alunos da ADS, 8,4% dos alunos do MSI e 15,3% dos alunos do subsequente em TI responderam que não concorda nem discorda da pergunta, 2,4% dos alunos do MSI responderam que discorda da pergunta os demais alunos dos demais cursos não responderam que discorda ou discorda fortemente da pergunta como representa no gráfico 6.

Os gráficos apresentados neste capítulo servem para a identificação da aceitação do EEHPA usando uma nova metodologia de ensino. J. TAMUSIUNAS, F. TAROUCO, L. M. R. Jornada Acadêmica da UEG campus Santa Helena de Goiás, [S. l. v. n. OLIVEIRA, C. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC, SEED, [S. l. p. SANTOS, K. l. s. n. TAROUCO, L. M. F. D. S. Objetos de aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014. VIEIRA, V. et al. Criação do Objeto Digital de Aprendizagem MontaPC. Anais do Computer on the Beach, [S. l. doc>. Acesso em: 02 junho 2017. ANEXOS Anexo I- questionário aplicado para os alunos em sala no Google Forms Questionário Para Avaliação do EEHPA como Objeto De Aprendizagem Este questionário tem como objetivo avaliar o Equipamento Educacional de Hardwares e Periféricos Abertos (EEHPA) como Objeto de Aprendizagem.

São apresentadas algumas questões e você não gastará muito tempo para respondê-las. Este questionário é um instrumento muito importante para avaliar o seu grau de satisfação e experiência. Discordo fortemente Discordo Não concordo, nem discordo Concordo Concordo fortemente 6) Para você, se o EEHPA tivesse sido utilizado em aulas anteriores, você teria compreendido melhor o funcionamento de um microcomputador? * Marcar apenas uma. Discordo fortemente Discordo Não concordo, nem discordo Concordo Concordo fortemente 7)Você considera que o EEHPA seja um objeto de aprendizagem eficiente para ensino aprendizagem da disciplina (Montagem Manutenção de Computadores/Hardware)? * Marcar apenas uma. Discordo fortemente Discordo Não concordo, nem discordo Concordo Concordo fortemente 8)Para você, as aulas ficariam mais interessantes com a utilização de outros objetos de aprendizagem e/ou jogos educacionais em detrimento as aulas convencionais em quadro e apresentação de slides? * Marcar apenas uma.

Discordo fortemente Discordo Não concordo, nem discordo Concordo Concordo Fortemente 9) Na sua percepção, qual a principal contribuição do EEHPA na sua aprendizagem? * 10) Na sua percepção, houve algum conteúdo que você acredita que sua aprendizagem tenha sido prejudicada em virtude da utilização do EEHPA? *.

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