EDUCAÇÃO INFANTIL O LÚDICO NA SALA DE AULA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Sendo professora de Educação Infantil, tenho visto o imenso prazer e o estado de felicidade no rosto das crianças quando estão envolvidas num ambiente de aprendizagem baseado na ludicidade.  A quantidade de energia, zelo e conhecimento que eles aplicam para resolver um problema ou investigar os assuntos/questões é imensurável.  O ambiente de aprendizagem adequado à idade, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (2018) e orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009), oferece amplas oportunidades para as crianças que apoiam o conhecimento e as habilidades das crianças, também facilita as crianças com habilidades de resolução de problemas, controle de emoções, criatividade, tomada de decisões, trabalho em equipe, resiliência, compartilhamento e socialização em grupos pequenos e maiores, o que orienta ainda mais as crianças a fazer melhores escolhas na vida e ensinar-lhes habilidades ao longo da vida.

Para uma melhor compreensão do processo de desenvolvimento e aprendizagem através do brincar, várias teorias vieram à tona, dando aos educadores uma visão sobre este assunto.  Ao longo do último século, os educadores recorreram a uma série de teorias de desenvolvimento e aprendizagem, incluindo a teoria psicanalítica (Freud), a teoria comportamental (Skinner), a teoria da aprendizagem social (Bandura) e teorias do desenvolvimento cognitivo (Piaget, Vygotsky). Brincar fornece o processo mais natural e significativo pelo qual as crianças podem construir conhecimento e compreensão, praticar habilidades, mergulhar naturalmente em uma ampla gama de conhecimento de mundo e se envolver em ambientes de aprendizagem produtivos e intrinsecamente motivadores. Segundo Vygotsky (1991, p. O brinquedo proporciona um campo muito mais amplo para as mudanças quanto a necessidades e consciência.

A ação na esfera imaginativa, numa situação imaginária, a criação de propósitos voluntários e a formação de planos de vida reais e impulsos volitivos aparecem ao longo do brinquedo, fazendo do mesmo o ponto mais elevado do desenvolvimento pré-escolar. A criança avança essencialmente através da atividade lúdica. desde que respeite a natureza do ato lúdico, apresenta caráter educativo e pode receber também a denominação geral de jogo educativo. Com base nas disciplinas voltadas a Educação Infantil apresentadas durante todo o curso de Licenciatura em Pedagogia, foi possível desenvolver um critério de progresso e aprendizagem certamente esperados. Na Base Nacional Comum Curricular (2018) e nas Diretrizes Nacional para Educação Infantil (2009), descreve os muitos papéis que os educadores assumem no ensino e a gama de estratégias que eles usam para apoiar a aprendizagem.

Estes incluem: Envolver-se em situações compartilhadas sustentadas dentro da experiência de ensino para ampliar o pensamento das crianças, proporcionando um equilíbrio entre aprendizagem liderada pela criança, iniciada pela criança e apoiada pelo educador, reconhecendo momentos espontâneos de ensino à medida que ocorrem. Os professores devem observar atentamente as crianças durante os períodos de brincadeira não apenas para fins de avaliação, mas também para facilitar interações sociais e comportamentos motores apropriados. Assim, a ludicidade é reconhecida como a essência ou espírito do brincar” (p. A ludicidade pode ser vista como a disposição de enquadrar ou ressignificar uma situação para incluir possibilidades de prazer, exploração e escolha. A brincadeira tem sido reconhecida há muito tempo como uma forma central de aprendizagem das crianças (Dewey, 1944; Froebel, 1887; Piaget, 1971; Vygotsky, 1978).

Na aprendizagem lúdica, as crianças experimentam ideias, testam teorias, experimentam sistemas de símbolos, exploram relações sociais, assumem riscos e reimaginam o mundo. Em vez disso, achamos útil enquadrar nosso trabalho em torno de uma constelação de recursos que chamamos de aprendizado lúdico. Os documentos Brinquedos e Brincadeiras (2012) junto com a Base Nacional Comum Curricular (2018), orientam e incentivam os docentes a seguir princípios em sua prática pedagógica para facilitar a qualidade da educação, e ajustar a nossa metodologia para se adequar ao tempo, lugar e contexto de aprendizagem abrangendo todo o currículo. Para um projeto de aprendizagem significativo e para alcançar os objetivos de aprendizagem, é fundamental manter uma visão dos princípios e práticas.  Eu tomaria as seguintes etapas como orientação para preparar meu projeto baseado em brincadeiras: • Prática Reflexiva : Um dos outros aspectos importantes é refletir sobre sua prática atual e acompanhar o que deu certo, o que pode ser melhorado e como pode ser feito.

 Rever, repensar e refletir para analisar a eficiência do programa, coletar evidências para avaliar deficiências é uma boa prática para aprender métodos inovadores de ensino e aprimorar seus conhecimentos para fazer melhor.  Apoiando o princípio aprendizagem contínua e prática reflexiva. • Ambiente Físico e Saúde e Segurança : O Ambiente Físico é um fator importante que não pode ser ignorado.  Proporcionar às crianças espaços de aprendizagem limpos e convidativos, tanto no interior como no exterior, é essencial.  Manter a saúde e a segurança como prioridade máxima a limpeza e o ambiente livre de perigos, os espaços devem ser organizados e fornecidos às crianças em todos os momentos em um ambiente educacional para que as crianças tenham uma forte sensação de bem-estar.

• Ensino intencional: Eu apoio o ensino intencional, pois é importante facilitar o conhecimento e as experiências de aprendizagem para as crianças que são apropriadas à idade e desafiar seus conhecimentos prévios para dar-lhes uma forma e ampliá-los.  As crianças têm um milhão de maneiras de aprender e se expressar e é responsabilidade do educador ajudar uma criança a encontrar seu 'lado bom'.  Reconhecer o espírito de cada criança, sua abertura para o mundo e seu senso de admiração.  Todas os dias as crianças serão ensinadas através da imaginação, bem como da experiência, e é por meio dessas experiências que elas desenvolverão um amor duradouro pelo aprendizado.  Trazer um currículo cuidadosamente estruturado para atender as crianças em seus diferentes estágios de desenvolvimento.

 Isso significa que o conteúdo apresentado será adequado à idade cultivando uma compreensão saudável à medida que as crianças aprendem e crescem.  As aulas serão ministradas com um ritmo tríplice, envolvendo o pensamento, o sentimento e a vontade.  Brincar também permite uma experiência de aprendizado alegre que pode promover o amor pelo aprendizado mais tarde na vida. Esses resultados de aprendizagem servem como base do currículo e ajudam o professor a planejar, fazer, revisar sua metodologia com base nos interesses das crianças e independentemente de sua cultura, formação, capacidades de aprendizagem, circunstâncias sociais e deficiência física. REFERÊNCIAS ANTUNES, Celso. O jogo e o brinquedo na Escola. IN. Porto Alegre: Artmed, 2005. PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: jogos, sonhos e imitação.

Rio de Janeiro: LTC, 1990. SÁNCHEZ, P. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. CARDOSO, Maykon Dhonnes de Oliveira; BATISTA, Letícia Alves. Educação Infantil: o lúdico no processo de formação do indivíduo e suas especificidades. Revista Educação Pública, v.  Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil / Secretaria de Educação Básica.  – Brasília : MEC, SEB, 2010. BRASIL. Brinquedos e brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica / Ministério da Educação.  Secretaria de Educação Básica.

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