DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E QUALIDADE DE VIDA

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO: A docência no Ensino Superior encontra-se em expansão no Brasil, sendo objeto de desejo de vários profissionais. O presente trabalho demonstrou as consequências da sobrecarga de trabalho para docentes do Ensino Superior, investigando também as possíveis causas relacionadas e os impactos para a educação brasileira. Foi constatado que o excesso de carga horária desempenhado por vários profissionais do Ensino Superior pode estar associado a possíveis demandas por uma maior remuneração, bem como em decorrência da valorização da prática de pesquisas científicas além do ensino em sala de aula.

Thus, new strategies were shown to be promising tools for promoting professional appreciation and ensuring a better quality of life for teachers, fact that may increase the quality education in higher education institutions in Brazil. KEY-WORDS: Learning. Teacher. Yield. University. Termos gerais relacionados ao objetivo do trabalho foram utilizados para as buscas, tais como “Ensino Superior”, “docência” e “qualidade de vida”, sendo selecionados apenas trabalhos publicados na íntegra para compor o presente trabalho. Em seguida, a seleção foi realizada por meio da leitura dos respectivos títulos e resumos, bem como a leitura completa de cada trabalho, os quais estão apresentados a seguir. DESENVOLVIMENTO Estudos que investiguem os fatores determinantes à redução da qualidade de vida em docentes de Ensino Superior são necessários e de grande importância, visto que a melhora das condições de trabalho, por exemplo, podem potencializar os resultados almejados pela prática docente, uma vez que vários desafios enfrentados por docentes do Ensino Superior podem refletir numa reduzida qualidade de vida desses profissionais.

Ainda mais, os resultados da avaliação dos cursos de Ensino Superior consideram alguns indicadores referentes a avaliação da produtividade docente, de modo que baixos níveis de qualidade de vida podem desencadear resultados insatisfatórios para a instituição e os respectivos cursos avaliados, nos quais as notas podem ficar abaixo dos valores esperados (ARAÚJO et al, 2015). Sendo assim, além da titulação e formação profissional, a produção científica do corpo docente é um dos parâmetros considerados na avaliação dos cursos de Ensino Superior (ARAÚJO et al, 2015). Dessa forma, várias estratégias e medidas são avaliadas como possíveis potencializadores da melhora na qualidade de vida em docentes do Ensino Superior, tais como a valorização profissional. Tais medidas são necessárias até mesmo para incentivar a permanência do corpo docente na instituição, visto que a sobrecarga profissional atualmente relaciona-se com desordens psicossociais nos docentes (ARAÚJO et al.

Por conseguinte, Araújo e colaboradores (2015) sugerem a prática de suporte institucional, bem como um local ou programa de apoio social aos docentes para reduzir os problemas relacionados a diminuição dos níveis de estresse ocupacional. Sendo assim, programas de atenção e promoção da saúde de docentes do Ensino Superior constituem ferramentas que possibilitam a melhora da qualidade de vida do profissional e, portanto, refletem para uma melhora na qualidade de ensino institucional (ARAÚJO et al. Ainda mais, conforme apontado por Bonsoi (2012), grande parte das desordens psicossociais e/ou psicossomáticas apresentadas pelos professores são desconhecidas da administração institucional, de forma que tais medidas podem representar promissoras alternativas para auxiliar na melhora da qualidade de vida dos docentes e, consequentemente, aprimorar a qualidade de ensino ofertado por tais profissionais.

Educ. Soc. v. n. p. L. S. Estresse Ocupacional em Docentes de uma Instituição de Ensino Superior da região metropolitana de Goiânia. REVISA. v. L. Elementos teóricos e técnicos da política pública de saneamento ambiental: análise de seus principais aspectos e atuais problemas em Salvador. f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Fantin-Cruz, I. BEHRENS, M. A. Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, v. n. Menta, A. S. A relação do estresse com a hipertensão arterial em gerentes de banco, do ponto de vista da terapia ocupacional. Multitemas, v. p.

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