DESAFIO PROFISSIONAL- A utilização das tecnologias de informação e comunicação voltadas para as práticas educacionais nas instituições de ensino

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Autora do livro: Educação: Princípios Ativos da Arte de Educar. Na obra, a autora aborda a importância de entender o significado de tecnologia: um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento cientifico em diversas áreas de pesquisa. As tecnologias estão presentes na vida humana desde sempre, é só ficar atento ao modo de como vivemos, em vários momentos ocorreram mudanças revolucionarias no modo como o homem vivia. Nas revoluções históricas estava sempre a investigação de alguma ferramenta que expandiu a nossa capacidade de ação sobre o mundo, ou que expandiu a nossa capacidade de comunicação e de expressão. A técnica não se distingue nem da arte,nem da ciência, nem de qualquer processo ou operação para conseguir um efeito qualquer: o seu campo estende-se tanto quanto o das atividades humanas. O professor, como principal influenciador no conhecimento do aluno, tem como principal objetivo motiva-los a buscar e produzir opiniões criticas e construtivas para o crescimento individual e intelectual da sociedade contemporânea. É preciso deixar claro que o educador não é o principal fornecedor de aprendizagem mas sim influenciador,induzindo o uso correto para fins educativos e mostrando aos alunos que existe muito mais a se aprender do que a matéria abordada na escola, motivando a autonomia individual do aluno para opiniões formadas em prol de maior conhecimento critico.

Atualmente existem vários meios para buscar informações como, televisão, rádio, internet e até mesmo redes sociais. O docente deve buscar conhecimento constantemente, se aprimorando, se especializando nos novos meios tecnológicos afim de tornar suas aulas mais interessantes e motivadoras para seus alunos, deve preparar sua aula,ministrá-la, refletir, e assim repensar sua forma de transmitir o conteúdo, rever estratégias, reorganizar sua pratica e planejar uma nova ação, o educando quer construir junto com os professores, busca informações a todo tempo e interroga-os, muitas vezes por não estar a par do assunto, os professores se encontram em uma situação delicada na qual, também acabam aprendendo com seus alunos. É necessário estar buscando se introduzir no mundo tecnológico em que seu aluno vive diariamente, só assim saberá lidar com o novo modelo de aluno e deverá instigar sua melhor forma de pensar e aprender.

A tecnologia não é a solução para a melhor qualidade da educação mas ela pode contribuir com a ação do professor pois serve para aprimorar a ação humana. Pode trazer ótimos resultados obtendo sucesso no âmbito escolar, sendo um meio para aprendizagem significativa. Pretende-se alcançar indivíduos que respeite as diferenças do próximo e valorize suas potencialidades. A tecnologia tem seus prós e contras, por isso é necessário buscar associar materiais pedagógicos com a tecnologia de forma que a aula fique harmoniosa e interessante. dez\mar. Priess, Edla Yara. As tecnologias na sociedade, na escola e na vida. Educação Mediada por Tecnologia. Joinville: SOCIESC, 2014. Disponível em: Acesso em: 6 mar.

667 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download