Custos e Inflação interna
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Finanças
Índices de Inflação 6 2. O que é? 6 2. Como é Calculado 6 2. Inflação Interna da Empresa 7 2. Dólar, Impactos na Compra de Insumos 3. Sejam empregados, sejam empregadores, todos têm motivos para se preocupar com o rumo que a nossa economia vem tomando nos últimos anos. Toda essa preocupação com nosso atual momento econômico faz com que muitos empreendedores deixem para depois investimentos que já poderiam estar sendo implementados, e novos empresários aguardam uma alteração no paradigma para, só assim, procurarem iniciar algum projeto. Desta forma, mesmo com a tentativa de pessoas ligadas aos mais altos escalões do governo em tentar desviar as atenções quanto às dificuldades encontradas, dando ao cenário encontrado definições e interpretações que lhes convém, é possível enxergar uma situação de estagnação econômica, deixando de estar no campo das hipóteses para assombrar a todos no campo das certezas.
Tudo isso se deve a diversos fatores, dentre eles uma notável falta de investimentos em estruturas consideradas primordiais para um desenvolvimento de um país, fazendo com que o Brasil deixe de ter um poder de competição com as demais nações, seja interna ou externamente. Não é complicado observar como há uma subversão de nossa política econômica aos desejos de partidos ou mesmo empresas com um grande poder no mercado, agravando a desestruturação e despreparo da economia do país, algo que fomenta uma incapacidade em lidar com as dificuldades que, com o tempo, aparecem. Conclui-se então que muitos são os fatores que acarretam uma inflação dentro de uma empresa, que necessita estabelecer parâmetros para que os lucros não caiam de uma forma exponencial, gerando prejuízos que, por vezes, são irreparáveis, o que faz com que diversos empreendedores não consigam manter seus negócios.
Focaremos então em desenvolver uma espécie de “índice de adaptação de preços próprios” visando um monitoramento incisivo do mercado, e suas oscilações, algo próximo de um sistema feito para medir a inflação interna de uma empresa, onde a mesma pode analisar os momentos de mudanças e não sofrer perdas e nem alterações consideráveis nos ganhos devido a aumento de produtos consumidos. Ou seja, tem-se por objetivo, com base na estrutura de custos de uma empresa de gráfica, desenvolver um embasamento para a variação de preços observados nesta empresa, fazendo com que se mantenham os lucros anteriormente obtidos, de modo a proporcionar expectativa quanto ao crescimento de atuação e de vendas. INFLAÇÃO Sucintamente falando, podemos definir a inflação como um aumento constante e de forma abrangente no nível de diversos preços.
Desta forma podemos também dizer que ela é a média desse aumento dos valores de uma determinada espécie de bens de consumo ou mesmo de serviços ofertados. Os institutos que calculam a inflação fazem uma pesquisa junto a certa classe de consumidores (por exemplo, os que ganham até 6 salários mínimos) e descobrem o que eles consomem (carne, arroz, feijão, passagem de ônibus, material escolar, médico, dentista, manicure, escola, etc. e quanto do orçamento familiar é gasto em cada produto. Por exemplo, uma família pode gastar 30% do seu orçamento em comida, 50% em escola e 20% em transporte. A medida de inflação será então uma média da variação dos preços de comida, escola e transporte, com pesos de 30, 50 e 20% respectivamente.
É possível que, em determinado mês, só a mensalidade escolar tenha subido, digamos 10%. Por consequência, o contrário também é verdade, caso tais custos diminuam, o lucro aumenta. Logo, é necessário que a empresa se adapte às mudanças no mercado, tanto nacional quanto internacional, caso contrário a manutenção de sua atividade comercial pode sofrer impactos que lhe causem prejuízos em seus ganhos, levando-a um consequente fechamento de portas. DÓLAR - IMPACTO NA COMPRA DE INSUMOS O impacto do aumento do dólar nos custos para a empresa é visível em todo e qualquer setor. É possível reparar que a valorização da moeda estrangeira traz, na maior parte das vezes, um certo aumento nos custos dos insumos utilizados pela empresa. Já quando observamos uma desvalorização, os preços se mantêm no valor anteriormente constatado.
Nos demais Grupos e itens também ilustram essa relação. Vejamos: • No Grupo 01, no ano de 2017, o item Plastificação Bobina 60 MT, do 3º ao 4º trimestre, o valor vai de R$98,00 para R$103,25, enquanto a média do dólar, no mesmo período, vai de R$3,25 para R$3,93; • No Grupo 02, no ano de 2017, os papéis OFF-SET 660x90 mm – 240g – FOLHA¸ do 1º Trimestre ao 2º, o valor vai de R$0,752 para R$0,820, no mesmo período onde o dólar vai de R$3,14 para R$3,22; • No Grupo 03, das Peças e Suprimentos – Máquina de Impressão, no ano de 2016, o item X SPOT Blade, no 3º Trimestre ao 4º Trimestre, os valores vão de R$310,00 para R$380,87, em comparação com o dólar no mesmo período que já foi citado anteriormente.
Deste modo, fica ainda mais claro que nosso ambiente econômico tem uma forte relação com as variações do dólar, seja de aumento ou diminuição. Alimentos, veículos, insumos ou mesmo viagens tem seus valores ditados de acordo com cenários estrangeiros e nacionais, fortalecendo a ideia de que, mesmo longe, todas as atividades se relacionam de certo modo, e o ramo gráfico não se abstém desses fatores. CUSTOS DE PRODUÇÃO Os custos de produção se referem aos valores dos bens e serviços consumidos por uma empresa na produção de outros bens e serviços que ela mesma desenvolve e comercializa. A importância dessa fase está na identificação da renda observada em todos os sistemas de produção da empresa.
Isso serve para apoiar o planejamento atual e futuro. Outros custos empresarias dos quais se tem notícia e devemos dar importância são: • Custos Diretos: estão relacionados com o que é vendido, representando particularidades em torno do que a empresa desenvolve, produz ou comercializa. Aqui, incluem-se insumos e materiais secundários, como papéis, capas de acetato ou mesmo espirais; • Custos Fixos: este custo é definido após um cálculo anual de índices variáveis dos quais a empresa tem acesso referente a custos de materiais diretos e o valor que foi pago aos funcionários, necessitando ser delimitado para arcar com custos fixos da empresa, custos que são observados, independente do que é gasto com produção ou vendas; • Custos de Investimentos: tais custos são levantados quando à uma necessidade de saber o que será gasto em inovações, valores pagos de uma só vez com itens que trarão melhorias no que é desenvolvido dentro do negócio.
Dentro de uma gráfica, a titulo de exemplo, uma impressora que faça mais cópias em menos tempo, ou mesmo que forneça uma economia com gastos em tinta. Em uma comparação da mesma quantidade de folhas com o valor médio de 2016, R$ 0,02638, e com o valor médio de 2017, R$ 0,030960, percebemos uma variação de R$58. um percentual de 14,79% de aumento. • Já no ano de 2017 foram vendidas 15. folhas e a média de custo no ano R$0,030960, com um montante total de R$485. Já em 2016 o valor médio foi de R$0,02638. Contudo, esse não é o único benéfico quem a inflação interna para a empresa, é possível ainda citar o melhor acompanhamento das variações de custos e preços em comparação à receita anterior, possibilitando a identificação de despesas desnecessárias que venham atrapalhando um crescimento.
Outro ponto importante que a inflação interna trás para a empresa é o fato de possibilitar uma avaliação mais precisa da própria empresa como um negócio propriamente dito, realizando planejamentos e projetos que possam se adaptar as mudanças no cenário econômico. Por fim, mas não menos importante, a inflação interna da empresa faz com que o empreendedor determine valores limites em relação ás compras que serão efetuadas por meio de fornecedores, fazendo com que seja possível fazer uma comparação entre as melhores alternativas de investimento para um aprimoramento da empresa e suas atividades, juntamente com a relação de valores necessários para tais aperfeiçoamentos. Mas para isso, é preciso agilidade ao tomar decisões primordiais ao funcionamento da empresa em um meio comercial, justificando assim a necessidade de obtenção de números e médias que permitam uma melhor e mais rápida medição das alterações nos valores gastos, auxiliando um cálculo mais preciso da inflação sofrida.
UTILIZAÇÃO DA INFLAÇÃO INTERNA E REAJUSTE DE PREÇO Com o indicador de inflação é possível realizar melhores cálculos, como foi dito anteriormente, retirando da empresa uma maior necessidade de cálculos mensais dos custos padrões, passando a utilizar apenas as atualizações fornecidas pelos índices da inflação interna. Faz-se necessário estabelecer índices comparativos entre a inflação sofrida pela própria empresa com os números levantados e os indicadores do mercado, juntamente com os preços de vendas, possibilitando a obtenção de conclusões mais precisas do gerenciamento dos custos e dos lucros internos. Todavia, não se deve também ter como base apenas nos custos de produção como um item determinante para a elaboração de um preço final no bem ou serviço fornecido.
Sendo assim, se faz necessário maximizar as vendas, obtendo então um lucro maior sem alteração dos preços. Com isso em mente, a empresa precisa obter os números precisos quanto à inflação percebida em cada momento, para então elaborar estratégias de vendas e adequação ao mercado, deixando uma alteração de preços para o cliente como uma opção intermediária. CONSIDERAÇÕES FINAIS Os efeitos da inflação nas finanças da empresa não é um tema tão novo assim, sendo considerado um tema aberta e amplamente debatido, com diversos estudos realizados, seja pela própria empresa ou por quem pretende entender um pouco mais a respeitos das mudanças em um cenário econômico dos negócios que atuam em nosso país.
Indicadores Econômicos. Disponível em: <https://br. advfn. com/indicadores/ipca/> Acesso em: 20 de janeiro de 2018; 2. Como se mede a inflação. Disponível em: <http://www. redalyc. org/html/2737/273720539003/>Acesso em: 20 de janeiro de 2018; 5. Inflação Interna. Disponível em: <http://portalibre. Disponível em: <https://ndonline. com. br/joinville/noticias/os-impactos-do-dolar-mais-caro-para-os-consumidores>Acesso em 21 de janeiro de 2018; 8. Entenda a desvalorização do dólar no Brasil. Disponível em: < http://economia. ufsm. br/contabilidade/article/view/6229/3729> Acesso em: 20 de janeiro de 2017.
162 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes